Tom Sawyer, Detetive

PARA LER A HISTÓRIA, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO:

Capítulo 1 : Um Convite para Tom e Huck

Capítulo 2 : Jake Dunlap Reaparece

Capítulo 3 : Um Furto de Diamantes

Capítulo 4 : Os Diamantes Mudam de Pés

Capítulo 5 : Tragédia no Bosque

Capítulo 6 : Planos para Pegar os Diamantes

Capítulo 7 : Uma Noite Sem Dormir

Capítulo 8 : Encontro com o Fantasma

Capítulo 9 : Júpiter Dunlap é Encontrado

Capítulo 10 : Tio Silas é Preso

Capítulo 11 : Começa o Julgamento

Capítulo 12 : Tom Sawyer Soluciona o Caso

Tradução de Valdir Dala Marta, Campo Grande – MS – Brasil; copyright 2003/2004.

Resumo de “Tom Sawyer, Detetive”:

Aqui vai uma ajuda para você escrever um resumo do livro “Tom Sawyer, Detetive”, tarefa dada pela sua professora ou pelo seu professor.

Vou citar, relativamente a cada capítulo, as principais ações ocorridas. Você pode resumir ainda mais, se quiser. E não se esqueça de dar o seu “toque pessoal”: troque algumas palavras ou frases, acrescente alguma explicação. E NÃO SE ESQUEÇA DE LER O LIVRO INTEIRO, SEU ESPERTINHO ! A história é muito boa, e o resumo não substitui a sua leitura completa.

Antes de começar, não esqueça que Tom Sawyer, nessa história, tem mais ou menos 12 anos, a mesma idade de seu companheiro de aventuras, Huckleberry Finn. Tom, órfão de pai e mãe, mora com sua Tia Polly, uma senhora muito rigorosa, numa pequena cidade do Estado norte-americano de Missouri. Huck, órfão de mãe, tem um pai, digamos, um tanto ausente, e porisso prefere morar na rua, dormindo às vezes dentro de um barril de rum (parecido com aquele usado pelo Chaves para se esconder).

NO TEXTO ABAIXO, SÓ COPIE O QUE ESTÁ EM AZUL !

Capítulo 1 :

Em outro Estado norte-americano, o Arkansas, mora o pastor Silas, sua esposa Sally e seus filhos. Silas e Sally são tios de Tom Sawyer.

Tio Silas está passando por sérias dificuldades, pois vem sendo molestado por um vizinho, o fazendeiro mais rico do pedaço, um tal de Brace Dunlap. ( EXPLIQUE POR QUÊ ).

Sua esposa e sua filha mais velha, Benny, resolvem convidar Tom e Huck para visitá-los, para que o pastor se distraia um pouco.

Tom e Huck, entusiasmados com a possibilidade de novas aventuras, conseguem a permissão de Tia Polly e arrumam as malas.

Capítulo 2 :

A distância entre a cidadezinha onde moravam e a fazenda do Tio Silas, no Arkansas, era muito grande. Os garotos tomam um barco a vapor (na época, era o que havia de mais moderno) e iniciam a viagem.

Tom Sawyer, sempre farejando mistérios, descobre que no barco há um passageiro que nunca sai de sua cabine! “Aí tem coisa!”, pensa ele.

Disfarçados de garçons, Tom e Huck conseguem que o passageiro lhes abra a porta. E os garotos quase morrem de susto: era uma pessoa conhecida, um dos gêmeos Dunlap ! Essses gêmeos eram irmãos daquele encrenqueiro do Arkansas, Brace Dunlap.

Como todos, no Arkansas, pensavam que o gêmeo Jake Dunlap havia morrido, Tom concluiu que o gêmeo que estava ali só podia ser o Júpiter Dunlap.

Mas era mesmo o Jake Dunlap, que estava bem vivo. Vivo, mas encrencado: estava sendo perseguido!

Capítulo 3 :

Jake Dunlap participara, juntamente com dois outros bandidos, do furto de dois diamantes muito valiosos. Furtaram os diamantes e fugiram. Durante a fuga, no entanto, cada um queria enganar os outros e ficar com os diamantes.

Primeiro foi o Bud Dixon quem ficou com os diamantes, escondendo-os num lugar onde ninguém lembraria de procurar. (CONTE QUE LUGAR FOI ESSE, E COMO ELE FEZ).

Capítulo 4 :

Mas depois Jake descobre o ardil do Bud e se apossa dos diamantes, fugindo de Bud Dixon e do outro comparsa, o Hal Clayton. (CONTE COMO FOI, E ONDE OS DIAMANTES VIAJARAM).

Jake conta aos garotos que tem certeza de que os outros dois bandidos o alcançaram e que estão nesse mesmo barco, disfarçados.

Tom e Huck se comprometem a ajudá-lo. Numa noite escura e chuvosa, quando o barco atracou na margem do rio, para reabastecer-se de lenha, fizeram com que Jake saísse do barco, disfarçado de carregador de lenha, e sumisse na escuridão.

Mas eles percebem que logo em seguida dois outros homens saem também do barco, correndo. Deviam ser os perseguidores do Jake!

Capítulo 5 :

O lugar onde o barco atracara não era muito longe da localidade onde morava Tio Silas e o encrenqueiro Brace Dunlap.

Na tarde seguinte, o barco atracou próximo a essa localidade, e Tom e Huck ali desceram. Já estava escurecendo quando os garotos, ao se aproximarem do Bosque de Sicômoros, viram pessoas correndo, em seguida gritos de socorro, e depois o silêncio!

“Pobre Jake!” pensaram os garotos; “Os dois bandidos o mataram!”

Logo em seguida, viram que outros dois homens, atendendo aos gritos anteriores, entraram no bosque e se puseram a perseguir os dois primeiros (certamente os comparsas de Jake Dunlap).

A Lua Cheia apareceu, iluminando a estrada e os espaços onde não havia árvores. E eles viram passar, muito calmamente … o fantasma de Jake Dunlap!

Assustados, Tom e Huck cortaram caminho para chegar logo à casa do Tio Silas.

Capítulo 6 :

Antes de chegarem à casa de Tio Silas os garotos combinaram que não iriam dizer nada sobre o reaparecimento de Jake Dunlap e o seu assassinato no bosque.

Tom Sawyer, espertamente, deduziu que os diamantes ainda estavam com o morto, e pensou num jeito de se apropriar deles para ganhar o prêmio oferecido pelos seus verdadeiros donos.

Capítulo 7 :

Naquela noite, todo o mundo na casa estava triste e preocupado com o estado de Tio Silas. O pastor estava muito nervoso, à beira de um ataque de nervos. Porque um dos gêmeos, Júpiter Dunlap, que trabalhava com ele, e com quem freqüentemente brigava, havia desaparecido!

Tom e Huck passaram grande parte da noite conversando. De madrugada ouviram barulho do lado de fora e viram uma pessoa, parecendo ser Tio Silas, sonambulando pelo terreiro.

Na manhã seguinte chovia muito, e a chuva demorou a passar. Os garotos demoraram para sair em busca das novidades.

Encontraram com várias pessoas na estrada, mas ninguém parecia saber do assassinato ocorrido na noite anterior.

Tom e Huck foram ao bosque, procurando no local onde os homens entraram em perseguição de Jake. Mas lá não havia corpo nenhum! O cadáver havia desaparecido!

Capítulo 8 :

No outro dia, de manhã, um empregado de Brace Dunlap veio perguntar a Tio Silas se o Júpiter Dunlap estava ali. Tio Silas, muito nervoso, quase desmaiou e falou para o empregado ir embora.

Tom e Huck resolveram voltar ao Bosque de Sicômoros. Num certo ponto do caminho eles viram, ao longe… o fantasma do Jake Dunlap! Mas à medida em que se aproximavam, foram vendo que a pessoa ali presente era de carne e osso, e não um fantasma. Aí Tom resolveu conversar com o homem.

Mas o homem deu uma de surdo-mudo, e os garotos concluiram que era Jake Dunlap, pois haviam combinado que ele, ao chegar à fazenda do irmão, usaria disfarces e fingiria ter essa deficiência.

Capítulo 9 :

O falso surdo-mudo logo se tornou muito popular , e foi convidado a morar na fazenda de Brace Dunlap. Todos elogiaram o homem pela sua generosidade.

Júpiter Dunlap, o gêmeo que morava com Brace, continuava desaparecido. Alguém insinuou que ele poderia ter sido assassinado, e assim toda a comunidade se pôs a procurar pelo pretenso cadáver. Mas o cadáver não foi encontrado, e eles desistiram das buscas.

Mas Tom Sawyer pensava diferente, e percebeu que, se existia um cadáver enterrado em algum lugar, só um cão farejador poderia encontrá-lo.

Tom e Huck pediram “emprestado” o cão farejador do ferreiro, e depois de algum tempo o animal realmente descobriu um cadáver, enterrado . . . nas terras do Tio Silas!

Feliz com o sucesso de sua empreitada, Tom avisou as pessoas da localidade e foi para casa contar a boa notícia ao Tio Silas. Mas quando soube do encontro do cadáver, o pastor disse, quase desmaiando: “Fui eu quem o matou!”

Capitulo 10 :

As roupas do cadáver eram as mesmas que o Júpiter Dunlap costumava usar. Assim, todos concluíram que ele fora assassinado, e que o assassino era Tio Silas, pois o pastor tinha sérias desavenças com ele.

O juiz mandou prender Tio Silas.

Tom Sawyer, desesperado, pensou em providenciar a fuga do seu tio, mas este não concordou, já que se julgava culpado.

Capítulos 11 / 12 :

Um mês depois, começou o julgamento.

Brace Dunlap, o irmão de Júpiter, acusou diretamente o Tio Silas, e todas as outras testemunhas ouvidas também depuseram contra ele. Tom, que fora admitido como auxiliar do advogado de defesa do seu tio, ouvia tudo, mas não conseguia entender o que de fato acontecera. Apenas tinha certeza de que o seu tio não matara o gêmeo Dunlap.

A situação piorou ainda mais quando foi a vez de Tio Silas falar. O pastor, muito confuso, achava mesmo que tinha assassinado Júpiter, uma vez que se lembrava de que, no dia do desaparecimento de Júpiter, havia discutido com ele e, num certo momento, furioso com as provocações do gêmeo, havia lhe dado uma paulada na cabeça.

Tio Silas se lamentava, acusando a si mesmo, quando Tom o interrompeu. O garoto, num lampejo, descobriu o que estava errado na história contada por Brace Dunlap e as suas testemunhas.

Tom começou o seu discurso, e o silêncio era total na sala. Provou por A mais B que:

1) Júpiter Dunlap não havia morrido;

2) O cadáver encontrado era do outro gêmeo, Jake Dunlap, que todos no vilarejo achavam que havia morrido há muitos anos atrás;

3) Júpiter Dunlap estava bem vivo, e estava presente naquele tribunal.

4) Júpiter Dunlap era o . . . (COMPLETE ! CONTE QUE O JÚPITER ESTAVA DISFARÇADO DE …). Júpiter estava, sem saber, de posse dos dois valiosos diamantes furtados.

Tio Silas foi assim inocentado.

Conte você como ficou a situação do Tio Silas. Conte o que Tom e Huck ganharam com a completa elucidação do caso.

32 Respostas to “Tom Sawyer, Detetive”

  1. Priscila Oliveira Says:

    Recebi o livro! quero agradecer a disponibilidade de vcs! Obrigada!

    _____

    Que bom! Espero que goste da história. Valdir.

  2. zeni de almeida janez Says:

    Quero agradecer pela boa e gostosa leitura do livro o qual me mandou ,voltei a minha adolescência quando lia a coleção Vagalume ,obrigada por me dar essa oportunidade tão prazerosa que é a leitura.Atenciosamente e com carinho essa que ama ler.
    _________
    Do blog: Obrigado, Zeni. Suas palavras são para mim um grande incentivo.

  3. Helena Gomes Says:

    Olá, gostaria de receber seu livro em casa. Como faço para te mandar o endereço?
    Obrigada.
    _____
    DO BLOG: Helena, sinto muito, mas a edição está esgotada.

  4. Graziela Falk Says:

    Olá! Estou passando para agradecer. Recebi o livro em minha casa ontem e já li inteiro! Adorei! Simplesmente maravilhoso!
    Obrigada mesmo!!!^^

  5. Priscila Negrão Says:

    Gostaria de receber este livro.
    Apucarana, PR
    _____
    DO BLOG: Que pena, Priscila! A edição está esgotada. Todos os exemplares disponíveis já foram distribuídos aos internautas.

  6. Luciana Moreira Says:

    Ola! Queria agradecer por me terem enviado o livro “TOM SAWYER, DETETIVE” :). Muito obrigada.StMdaFeira,Portugal.

  7. Adelaide Silva Says:

    Boa tarde. Poderá me informar se irá haver exemplares disponíveis ainda para distribuir? Estou mesmo muito interessada… Obrigada pela atenção. VilaNovadeGaia,Portugal.
    _____
    DO BLOG: Adelaide, infelizmente, os 750 exemplares de que dispúnhamos se esgotaram no dia 27 de julho p.p. A visitante anterior, Luciana Moreira, teve o exemplar dela despachado no dia 24 de julho, quando ainda havia cerca de 100 exemplares …

  8. Jose Raimundo Gonçalves Says:

    Haverá mais livros grátis?
    Obrigado pela atenção.
    _____
    DO BLOG: Por este blog, não. Mas quem sabe algum outro blog ou sítio resolve também incentivar a leitura?

  9. Viviane Souza Says:

    Ola! [Gostaria de] Receber o livro “TOM SAWYER, DETETIVE” :). Muito obrigada.
    Osasco – SP.
    _____
    DO BLOG: Viviane: Sinto muito, mas a distribuição foi encerrada. Tínhamos 750 exemplares, e todos eles foram distribuídos, pelo Brasil, Portugal e até China.

  10. KELLY Says:

    Gostaria de agradecer o envio do livro. Informo que foi de muita utilidade. Tenho um filho de 12 anos que atté então não gostava de ler, expliquei para ele que o livro era uma doação e que ele estaria tirando a oportunidade de outras pessoas interessadas. Me surpreendi, pois ele está quase terminando o livro (recebemos há 3 dias) e, por iniciativa própria, disse que assim que acabar irá repassar a alguma outra criança da escola, e mais, achou que ler não é chato como ele pensava.
    Enfim, foi o empurrão que ele precisava para adquirir o precioso hábito da leitura e aprender a compartilhá-lo com os demais.

    Obrigada

  11. Marcia Santos Says:

    Quero agradecer pelo recebimento do livro do Tom Sawyer Detetive. Um ótimo livro, li e gostei muito.
    Quando eu era adolescente li o livro As aventuras de Tom Sawyer, e confesso que mesmo sendo um livro infanto juvenil, se tornou meu livro preferido, até hoje lembro de cada capitulo. Esse outro para mim foi um presente maravilhoso. Obrigada!!!!

  12. Vitória Martins Says:

    Vim agradecer o melhor presente que se pode receber que é um livro. Adorei lê-lo, as minhas filhas leram também e já emprestaram às primas.
    Estarei sempre passando aqui pelo site para conferir as novidades e quem sabe receber outro presentão como o que recebi.

    Muito obrigada pela iniciativa e atenção, você faz a diferença!

    Vitória Martins

  13. Raissa Kainara Says:

    Olá.
    Gostaria de agradecer o livro…
    Nossa, li e me apaixonei pela história.
    Muito obrigada mesmo!!!

  14. Marta Dias Donato Moreira Says:

    Recebi o livro.Eu estava viajando e retornou pra agência e eu já o busquei.Comecei a ler e estou amando.Muito Obrigada.

  15. Leonor Pinto Says:

    Já recebi o livro.
    Gostaria de lhes expressar os meus sinceros agradecimentos.
    Muito obrigada pela atenção.

  16. Camila Says:

    Ola, gostaria de receber tambem o livro, porem nao sei como fazer o pedido a voces.
    Faco faculdade e esta e uma das minhas leituras obrigatorias do semestre.
    Obrigada pela atencao.
    _____
    DO BLOG: Camila, infelizmente a edição esgotou!

  17. francisco estelita silveira neto Says:

    bom dia gostaria de receber tambem o livro tom sawyer o detetive pois ficaria muito grato ja que minha neta gostaria muito de te-lo.
    _____
    DO BLOG: Francisco, infelizmente a edição esgotou!

  18. FERNANDA Says:

    Querido Valdir Dala Marta, venho agradecer, o envio deste livro fascinante…
    Saiba que ele é o primeiro de muitos que surgirão em nossa bibliotéca….para o nosso filhote…para nós, a literatura é mágica e o principal…TEM O PODER DE EDUCAR!!!!!
    muito grata…..
    Fernanda Passold e FAMÍLIA….
    _____
    DO BLOG: Obrigado, Fernanda e família. O caminho para o sucesso, neste mundo moderno, é por aí!

  19. Claudia Ferreira Says:

    Olá
    Gostava muito de receber «Tom Sawyer, detetive». Desde miúda que sou fã incondicional das historias de Tom Sawyer e seus amigos!!
    _____
    DO BLOG: Desculpe, Cláudia, mas a promoção expirou ainda em julho!

  20. Jane Says:

    como faço para receber o livro? Não tenho computador para ler em casa e ví um exemplar do livro de vcs com um amigo e me interessei. Aguardo resporta.
    _____
    DO BLOG: Jane, infelizmente o estoque acabou. Foram distribuídos 750 livros; não sobrou nem um…

  21. ANA CLAUDIA Says:

    RECEBI O LIBRO E ADOREI. TRABALHO EM UMA ESCOLA E GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ENVIAR ALGUNS EXEMPLARES PARA SEREM COLOCADOS NA BIBLIOTECA. MUITO OBRIGADA
    _____
    DO BLOG: Ana Cláudia, infelizmente o estoque acabou. Alguns leitores receberam neste mês de agosto/2008 porque fizeram o pedido antes de 26 de julho, quando ainda havia alguns exemplares disponíveis.

  22. GILCIMAR Says:

    Ola, gostaria muito de receber este livro adoro ler e esse e uns que ainda nao li se me enviarem ficarei muito grato. obrigado.
    _____
    DO BLOG: Gilcimar, infelizmente o estoque está esgotado. A promoção terminou em 26/07/2008.

  23. telma Says:

    gostaria de receber o livroo tom sawyer..
    _____
    DO BLOG: Telma, infelizmente o estoque está esgotado. A promoção terminou em 26/07/2008.

  24. Gislane Kátia Tesarolo Says:

    SOu professora e gostaria de trabalhar o livro com a turma vcs podem me enviar alguns exemplares?
    _____
    Gislane: como expliquei nos comentários anteriores, o estoque do livro impresso esgotou em fins de julho do corrente ano. Mas há a opção de ler a história online, ou imprimir os capítulos…

  25. jadilson Says:

    Ola, gostaria muito de receber este livro adoro ler e esse e uns que ainda nao li se me enviarem ficarei muito grato. obrigado.
    _____
    DO BLOG: Jadilson, a promoção expirou ainda em julho deste ano. Mas você pode ler online, clicando nos nomes dos capítulos, no início desta página.

  26. Sabrina Says:

    Oi, recebi o livro e gostaria muito de agradecer. Vou dá-lo para o meu afilhado de dia da criança, tenho certeza que ele vai adorar.

  27. NAYARA Says:

    OLÁ,GOSTARIA MUITO DE EXPERIMENTAR SEUS PRODUTOS PARA FUTURAS COMPRAS, NÃO PODERIAM MANDAR ALGUMAS AMOSTRAS GRATIS?
    SEGUE EM ANEXO MEU ENDEREÇO:
    NAYARA TRANQUILLINI PERRI CORREA
    R:EDSON SARTORELLI,10 APTO 22-A
    JARDIM VITORINO
    IPERÓ-SP
    BRASIL
    CEP:18560-000

    DESDE JÁ AGRADEÇO….
    _____
    resposta do blog:
    Nayara: estou fora de minha área de operação. Mas logo que puder (daqui a 8 dias) entro em contato com você por e-mail.

  28. Luma Says:

    Olá, gostaria de receber o livro, se possivel entre em contato comigo pelo e-mail
    Obrigada

  29. Mr.Red Says:

    cara, é muito legal esse livro, eu li ele na minha escola, mas to lendo pela internet, visitem mu blog também: http://www.rubinho.meublog.org ,,, obrigado!

    Boa vida Tom Sawyer!

    De seus amigos Mr.Red

  30. Mr.Red Says:

    Esse livro é muito legal, mas parece que o que você colocou aí é um resumo, e o resumo ( é o resumo daí ). Você fez um mini-resumo?

    De: Mr.Red

    Para: Todos

    visitem meu blog: http://www.rubinho.meublog.or

  31. fran Says:

    obrigado me ajudou mto <3

  32. katia Says:

    Boa tarde! Comecei a ler o livro on line, e os capítulos 11 e 12 não abrem, diz erro 404. O que significa? tem como enviarem estes dois capítulos por favor?
    Muito grata
    Kátia
    _____
    do blog:

    Kátia:

    Obrigado por dar o “toque”. Realmente havia um erro no título desses capítulos. Já corrigi e você pode clicar nos links que os capítulos 11 e 12 vão abrir normalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: