Commelina erecta

Como a C. benghalensis, a Commelina erecta é facilmente encontrada em terrenos baldios de Campo Grande – MS. A belíssima flor dessa planta é instigante, pois, sendo trímera, à primeira vista mostra apenas 2 pétalas (azuis) e 2 sépalas (brancas, translúcidas). É preciso procurar um pouco para achar a terceira sépala (translúcida, dorsal), e procurar muito para achar a terceira pétala (ventral, translúcida, inconspícua).

Nesta época (maio de 2015) e nesses locais as Commelinas erectas costumam apresentar folhas com 6 ou 7 cm de comprimento por 2 a 2,5 cm de largura máxima, e pétalas dorsais (azuis) com 2 cm de largura.

DSC02983

DSC03075

Onde está a terceira pétala?

DSC02993a

DSC03147

DSC03152

Commelina-erecta-06

Commelina-erecta-07

Dependendo do local da coleta, e mesmo da eventual variedade do exemplar, a terceira pétala pode ser identificada com menor dificuldade. É o caso do exemplar abaixo, fotografado em outubro de 2010, em zona de Cerrado, terra arenosa, próxima a Campo Grande. Creio que não é necessário apontar flechinhas para a terceira pétala:

Commelina-erecta-08

Hábito

Commelina-erecta-09

Commelina-erecta-10

Bainha

Commelina-erecta-11

Espata

Commelina-erecta-12

Commelina-erecta-13

Espata e a flor que ela liberou.

 

(em construção)

 

Anúncios

2 Respostas to “Commelina erecta”

  1. Maria Odete Says:

    Essa é a especialidade de DetBot. Simples. Didático. Preciso.
    __________
    Valdir diz:

    Obrigado, Dete! Cada planta é um novo desafio, face à aparente falta de vocação dos botânicos brasileiros, cujos trabalhos geralmente não mostram fotos ou desenhos, mas apenas palavreado. Estou atualmente também numa luta para desvendar a verdadeira identidade de duas espécies de ervas “invasoras”: uma Solanum (talvez olympicum, talvez a equatoriana manabiense, talvez evolvuloide) e a outra Sonchus (talvez oleraceus, por fonte australiana). Plantas que apareceram no terreno onde vou mandar construir um escritório.

    P.S. Vejo que você já conseguiu o registro na OAB. Parabéns!

  2. Sírley Says:

    Por favor onde voce fotografou o “palo santo”,moro em CG e gostaria muito de conhecer a arvore…tem maior incidencia em qual municipio aqui no estado?Sobre a Commelina erecta,em minha familia nós consumimos como alimento….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: