Capítulo 1

UM  CONVITE  PARA  TOM  E  HUCK

ACONTECEU NUMA PRIMAVERA, tempos depois que eu e Tom Sawyer libertamos o negro Jim, que estivera preso na fazenda do Tio Silas, no Estado de Arkansas, como escravo fugido. A neve começava a derreter e já estava próximo o tempo em que a gente poderia andar descalço. E depois seria época de jogar bulita, de rodar pião, de rolar aro e de soltar pipas. E logo chegaria o verão, e poderíamos nadar no Rio Mississipi.

Tom e eu estávamos sentados nos degraus da entrada da casa, falando dessas coisas que ainda não podíamos fazer, quando Tia Polly saiu, trazendo uma carta na mão.

– Tom – disse ela – Você vai ter que viajar para o Arkansas. Sua tia Sally e seu tio Silas querem você lá…

Achei que o Tom iria voar para a Tia Polly, cheio de alegria. Mas ele continuou em seu lugar, inerte como uma rocha. Tom pensou, pensou calmamente, e então disse:

– Sinto muito, Tia Polly, mas não vai dar…

Tia Polly ficou de boca aberta diante da ousadia do menino. Eu cochichei para Tom:

– Você ficou louco?! Jogar fora uma oportunidade dessas!

Mas Tom murmurou:

– Huck Finn, você quer que ela perceba que eu estou louco para ir?! Se ela perceber, começará a imaginar todas as doenças e todos os perigos em que eu poderei me meter, e então não me deixará mais ir!…

Tia Polly, já recuperada do assombro, gritou :

– Moleque atrevido! Onde já se viu falar comigo desta maneira?! Pois vá para o quarto e arrume suas roupas! E se eu ouvir mais uma palavra, eu te bato com uma vara!

Quando subíamos a escada, ela bateu com o dedal na cabeça do Tom, e ele fingiu um protesto. Mas quando entramos no quarto, ele me abraçou, louco de alegria porque íamos viajar.

Tom arrumou sua mala em dez minutos. Porém, ficamos outros dez minutos no quarto, para dar tempo a que a raiva da Tia Polly passasse, e a boa velha voltasse a ser como sempre, doce e gentil. Então descemos, ansiosos por saber o que a carta dizia.

Quando nos sentamos ao seu lado, Tia Polly explicou para Tom:

– Lá na fazenda eles estão cheios de problemas, e acham que você e Huck podem distraí-los um pouco. Eles têm um vizinho, Brace Dunlap, que queria casar com a Benny. Nem eles nem a moça queriam, mas o Tio Silas demorou três meses juntando coragem para dizer um sonoro “não”…

TOM – Ué, por que não disse isso logo no início?

TIA – Porque esse Brace é o fazendeiro mais rico da região. Ele tem trinta e seis anos, é viúvo, sem filhos, e tem muito orgulho do seu dinheiro. É muito arrogante e todos os vizinhos evitam contrariá-lo, pois têm um certo medo dele.

TOM – Ele não deve ter gostado da resposta do Tio Silas…

TIA – Brace ficou furioso, pois decerto pensava que qualquer moça adoraria casar com ele, até mesmo a Benny, que tem metade da sua idade. Depois então Tio Silas procurou apaziguá-lo, contratando o irmão dele, Júpiter Dunlap, para ajudar na fazenda. Acontece que esse Júpiter é um inútil, e não faz nada; e além disso, Tio Silas é pobre e não tem dinheiro para pagá-lo…

TOM – Júpiter! Que nome estranho!

TIA – É um apelido dos tempos de escola. Seus colegas descobriram, um certo dia, que ele tinha na perna uma mancha do tamanho de uma moeda, e em volta dela quatro manchas menores. O professor observou que as manchas lembravam o planeta Júpiter com seus quatro satélites. Os garotos acharam tanta graça que a partir daquele momento começaram a chamá-lo sempre assim. Ele atualmente tem vinte e sete anos, é alto, usa cabelos compridos, anda barbeado, e não tem um centavo, pois é um malandro. Brace acolheu-o em sua casa e deixa que ele use suas roupas velhas. Ah, e esse Júpiter tem um irmão gêmeo!

TOM – Como é esse irmão gêmeo? E onde ele está?

TIA – Dizem que ele era exatamente igual a Júpiter. Faz sete anos que ninguém o vê por lá. Quando tinha dezenove ou vinte anos ele praticou alguns roubos e foi preso. Mas um dia conseguiu fugir da prisão e foi para o norte. Durante alguns anos ainda se soube notícias dele, e sempre notícias ligadas a furtos e roubos. Mas depois as notícias cessaram. Dizem que ele morreu.

TOM – Qual é o nome desse gêmeo?

TIA – Jake.

Nada mais foi dito por um bom tempo; a velha senhora estava pensativa. Afinal, ela disse:

– A coisa que mais preocupa Tia Sally é que esse Júpiter está sempre fazendo o Tio Silas ficar irritado, muito irritado.

Tom ficou muito surpreso com essa informação, e disse:

– Irritado, o Tio Silas?! A senhora deve estar brincando! Eu nunca o vi de mau-humor!…

TIA – Pois é verdade. Tia Sally diz que às vezes o Tio Silas, de tanta raiva, esquece que é pastor e parece estar a ponto de atacar o homem…

TOM – Que coisa mais estranha!

TIA – Tia Sally diz que o Tio Silas mudou muito desde que começaram esses desentendimentos com o Júpiter. Os vizinhos comentam e põem toda a culpa nele, dizendo que um pastor deve dar bons exemplos e não deve brigar com ninguém. E as pessoas já não o estimam tanto quanto antes.

TOM – É muito estranho mesmo, Tia Polly. Tio Silas sempre foi tão bom e amável, embora um pouco distraído!… Prá mim ele parecia mais um anjo do que um homem!

5 Respostas to “Capítulo 1”

  1. sarah Says:

    esse capitulo1 está copleto?
    passei mó tepão tentando traduzir essa coisa
    _____
    resposta do blog:
    Sarah:
    Se você ler o segundo capítulo, vai ver que a história fica mais clara…

  2. fran Says:

    qual a caracteristica física de tom?
    vcs podem me enviar um resumo do livro pra mim preciso fazer um trabalho de escola!
    _____
    resposta do blog:

    Fran: a imaginação é livre, mas por desenhos estadunidenses feitos nas edições em inglês, pode-se perceber que Tom Sawyer é um garoto com cerca de 12 ou 13 anos, claro e sardento, cabelos loiros. Quanto ao resumo, veja o link na faixa da direita do blog Timblindim.

  3. -yara Says:

    Jubiter tem vinte e sete anos, não trinta e sete. (:
    _____
    do blog:

    Yara:

    Tem razão, Yara. O original diz: “He’s twenty-seven”. Obrigado; já corrigi.

  4. daianne Says:

    Varias pessoas que são preguiçosas de ler um livro como esse . eu acho que voces devem ajudar as pessoas .uma colega minha esta na quinta serie ela não conseguia fazer um resumo só de uma folha de caderno .

    ajuda ai ! vamo la . tira esse sufoco das pessoas

    _____
    do blog:

    Daianne/strong>:

    Há um resumo do livro, embora para copiá-lo você vai gastar várias folhas de caderno. Clique aqui para acessar, e depois role a tela um pouco para baixo. Você vai ver um texto com o nome de “Resumo de Tom Sawyer, Detetive”.

    Leia esse resumo, depois leia alguns trechos do livro, pense um pouco, e tente contar a história para uma colega que ainda não leu o livro. Se a colega entendeu bem a história dos rapazes Tom e Huck, então você pode passar para o papel o “seu” resumo, porque ele estará bom. Boa sorte..

  5. eduarda Says:

    achei muito idiota pq é idiota mas é idiota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: