Pau Santo (1)

(em construção)

Família das Gutíferas.

Nome Científico: Kielmeyera coriacea.

1) Aspecto Geral.

pausanto1_1a

Vista geral de um exemplar relativamente jovem.

pausanto1_1b

A Parte de cima da copa do mesmo exemplar,

2) Floração.

pausanto1_2a

3) Flor.

pausanto1_3a

A flor mede cerca de 2,5 cm de diâmetro.

4) Fruto.

(Até agora só encontrei 1 exemplar adulto; sua floração é pequena e na primavera-verão anterior (2008/2009) não ocorreu fecundação das flores. Na primavera-verão atual (2009/2010) a árvore produziu um único fruto, mostrado abaixo. Ele tem cerca de 12 cm de comprimento e 4 de largura.)

5) Semente.

(Vide item anterior; aguardo a deiscência desse fruto).

6) Folha.

pausanto1_6a

As belas folhas do Pau-Santo, com 20 cm de comprimento em média, fotografadas em manhã sem sol.

pausanto1_6b

Folhas do mesmo exemplar, fotografadas com sol.

pausanto1_6c

Ainda o mesmo exemplar, a única árvore adulta que conhecemos.

pausanto1_6d

7) Tronco.

pausanto1_7a

Exemplar relativamente jovem, com apenas 7 cm de DAP.

Bibliografia:

“Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, Ed. Plantarum, vol. 1.

Anúncios

29 Respostas to “Pau Santo (1)”

  1. ofélia Says:

    olá! Como pode ser produzida muda de pau santo? por estaca ou por semente? e quais os cuidados para que a muda se desenvolva? obrigada pela atenção e parabéns pelo site.
    _____
    resposta do blog:
    Ofélia: Geralmente a reprodução é feita por sementes. Quando o fruto estiver maduro, colher as sementes e semeá-las num saquinho ou embalagem com terra e um pouco de matéria orgânica (esterco curtido, etc.) Estou, em minha chácara, com cinco mudinhas (sementes semeadas há uns 45 dias), que crescem muito lentamente; depois das duas folhas iniciais, com formato diferente, nasceu apenas mais 1 folha, que está crescendo devagar.
    Quanto à estaquia, nada sei; você poderia tentar esse método, que talvez dê certo.

  2. célio valle Says:

    parabens pelas fotos … tente plantar diretamente as sementes no chão, no lugar definitivo sem a intermediação do saquinho de plástico. Plante várias sementes numa mesma cova com 10 cm de profundidade. Faça muitas covas Não guarde sementes, use-as imediatamente ao colhe-las. Marque com uma pequena estaca. Não regue não coloque adubo nem esterco deixe a natureza usar suas estratégias. Escolha um bom lugar para elas… A maioria das semente foram feitas ou evoluiram para alimentar os animais, apodrecer para ajudar a formar o solo e apenas uma pequeníssima porcentagem brotará, e produzirá novas plantas que produzirão novas sementes… É preciso ler Darwin para se entender a seleção natural a partir dos grandes números, da luta pela vida que é criadora e sustentadora da BIODIVERSIDADE. Só assim recuperaremos as áreas naturais degradadas pela atividade humana ignorante e muitas vezes irresponsável. É simples mas é preciso ter paciencia e tempo.. “Saiu o semeador a semear a sua semente… uma parte…”. Mais uma vez parabens… CV
    _____
    do blog:
    Boas dicas, Célio! E obrigado pelas palavras.

  3. matheus Says:

    HAHA
    a reguinha e da leitura!!
    estava fazendo um trabalho sobre as arvores brasileira e passei a pag e vi a regua irreconhecivel
    e ainda por cima coloco a regua errada começa a se medir pelo zero
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    _____
    do blog:

    Matheus:

    Diga isto para a sua professora. Ela certamente irá explicar a você que entre 0 e 7 existe a mesma distância que entre 13 e 20, ou entre 8 e 15…

    Por outro lado, em trabalhos de campo nem sempre é possível posicionar a régua a partir do zero, principalmente se o pesquisador estiver sozinho. A não ser que tenha dois braços do lado direito – um para segurar a régua na posição ideal, e o outro para clicar a máquina fotográfica (feita para ser acionada com a mão direita)…

  4. zuleide Says:

    Nossa, pesquisei pau santo pensando encontrar o município onde eu nasci nem imaginava que tínha uma árvore com esse nome.
    _____
    do blog:
    Zuleide:
    E não é só uma árvore. Conheço pelo menos 3 espécies diferentes (todas do gênero Kilmeyera) que atendem por esse nome, sendo todas medicinais…

  5. Wagner Gasparine Says:

    POr favor onde posso encontrar sementes de palo Santo?
    _____
    do blog:

    Wagner:

    Há 3 ou mais tipos de Pau Santo (gênero Kielmeyera). Não é semente muito procurada, e portanto não deve haver na Internet ou em viveiros comuns. Procure um raizeiro em sua cidade, e ele talvez tenha sementes ou possa te informar onde há árvores da espécie. Os frutos do pau Santo nesta época (setembro) estão já abrindo ou prestes a abrir.

  6. adriano Says:

    parabéns vc ajuda as pessoas deus lhe pague
    _____
    do blog:

    Obrigado, Adriano!

  7. Rafaela Says:

    Estudo uma espécie do gênero e acredito que talvez as fotos apresentadas não sejam de Kielmeyera variabilis, mas sim de K. coriacea. Precisaria de algum material prensado para ter certeza, não custa nada dar uma conferida.
    As fotos estão muito bonitas, raramente encontro num mesmo site folhas, flor e fruto representados…parabéns.
    _____
    do blog:

    Rafaela:

    Essa dúvida sempre me aparece. Vou ver se acho, agora, novos parâmetros para comparar e encontrar uma definição. Estou tentando identificar 2 outras espécies de pau-santo que ocorrem por aqui, ambas bem diferentes desta…

    P.S. 01/o1/2011:

    Você tinha razão, Rafaela! Só 1 fonte, embora respeitável, dava “Kielmeyera variabilis” para essa planta de folha visual e claramente coriácea. Mas já achei 4 outras fontes (3 na Internet e 1 em livro) que apontam para “Kielmeyera coriacea”. Porisso, acabo de mudar o nome científico na ficha da planta. Obrigado pela correção!

  8. Marcos Antonio Munhoz Says:

    Boa tarde. Desejo a todos que estejam bem.

    Estou começando a repovoar uma pequena área que comprei desmatada e tenho muito interesse em colocar mudas de pau santo, pois parece-me ser de cerrado. Seria possível comprar a muda de alguém?

    obrigado,

    Marcos

  9. alcides Says:

    onde conseguir mudas de pau santo?
    _____
    do blog:

    Alcides: Você não informou em que região do Brasil você mora, mas pode tentar nos viveiros comuns de sua região. Algum pode ter a muda. Se não der certo, tente obter sementes com raizeiros. Em último caso, pesquise na Internet “mudas” + “pau-santo”. Há pelo menos 3 plantas diferentes, embora do mesmo gênero Kielmeyera com o nome de Pau-Santo. Essas árvores ocorrem em regiões de Cerrado ou em Jardins Botânicos.

  10. Alessandra Donato Says:

    Já vi sites onde o Palo Santo aparece com o nome de Bursera Graveolens, oriunda das Galápagos e comum nos rituais xamânicos! Outros sites dizen ser o nome Guaiac Wood, comum no Paraguai! É a mesma árvore com nomes diferentes?
    _____
    Alessandra: não é a mesma árvore. O nome científico (no caso, Bursera graveolens), indica apenas 1 espécie, inconfundível com qualquer outra. Já os nomes populares (Pau Santo, por exemplo), são uma balbúrdia, e neles não se pode confiar. Só do gênero Kielmeyera conheço três espécies diferentes, cada uma com o seu nome científico, mas todas popularmente chamadas de Pau Santo; são parecidas, mas não iguais. Já Bursera é um gênero da família das Burseráceas, bem diferente da família das Clusiáceas, à qual pertencem as Kielmeyeras. Guaiac wood é nome popular, em inglês, e portanto não confiável.

  11. Celeste Rodrigues Says:

    Onde encontra sementes de pau-santo na Cidade do Rio de Janeiro e na cidade de Recife.
    _____
    resposta do blog:

    Celeste: acredito que raizeiros dessas cidades, sempre em contato com árvores nativas, poderão fornecer essa informação.

  12. guilherme Says:

    como compro uma muda dessa planta ?
    _____
    resposta do blog:

    Guilherme: você não informou onde reside, mas se for no Centro-Oeste ou outra região de Cerrado, é possível que você encontre mudas (ou informações de como obtê-las) contactando técnicos da Embrapa.

  13. Panmela Says:

    Fiquei sabendo que as folhas do Pau Santo é ótima para quem deseja perder peso, mas gostaria de saber se não tem perigo em tomar chás???
    __________
    resposta do blog:

    Panmela: nós, do blog, não temos conhecimentos de fitoterapia. Não se deve tomar medicamentos “por ouvir dizer”; procure um médico fitoterapeuta.

  14. VIVI DALL´OSTO Says:

    OI. uso o pau santo , em geral vindo da colombia….quero saber se temos aqui em SP para comprar, é o melhor purificador de ambientes que conheço…..se souber onde vende por gentileza me informe no email….vivielendallosto@gmail.com
    __________

    resposta do blog:

    Vivi:

    Talvez você encontre o produto em raizeiros, que geralmente atuam em mercadões municipais ou feiras livres…

  15. Kátia Cristina Says:

    Indicações:

    Amídalas, artroses, reumatismos, tendinite, pleurite com tosse e dor, deformação e retração dos tendões, diarréia.

    Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/pau-santo.html#.U-dWa_ldVqU#ixzz39zHgEv9a

  16. Kátia Cristina Says:

    Olá,existem dois tipos de pau santo,não? http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/pau-santo.html#.VHGyI4vF9qU
    __________
    resposta do blog:

    Kátia:

    Nomes populares não são adequados para descrever plantas. Vale sempre o nome científico e, para identificar corretamente, as fotos.

  17. David Martins Ferreira Says:

    Muito boa a sua abordagem sobre o pau-santo. Explicações bem técnicas, apesar do vocabulário simples. Fotos excelentes. Parabéns!
    __________
    Valdir diz:

    Obrigado, David!

  18. Vivielen Dall Osto Says:

    POR FAVOR PODE DAR ALGUM ENDEREÇO ONDE COMPRAR EM SÃO PAULO . DIFICIL DE ENCONTRAR. VIVI

    GRATA

  19. David Martins Ferreira Says:

    Valdir, encontrei o pau santo, aqui na Chapada Diamantina, onde moro. Ao passar por uma árvore à beira da rodovia, me chamou a atenção a sua morfologia. Ao retornar para minha residência, parei para dar uma conferida. Não tive dúvidas, é a K. coriacea e pretendo utilizá-la como antidepressivo. Vou coletar sementes e me disponho a enviá-las a quem solicitar. Aqui na região, a árvore está em início de formação dos botões florais. Abraços!

  20. Cristiane Says:

    Gostaria das sementes para plantar!!

  21. Davi da Silva Corá Says:

    Gostaria de ganhar uma semente também. Posso contar com isso? Por um acaso esse é o mesmo pau santo que utiliza a madeira para queimar como incenso?
    __________
    resposta do blog:

    Davi: Nada sei sobre a questão do incenso. Mas existem pelo menos três espécies diferentes de pau-santo. Tenho duas delas na minha chácara (e uma terceira em região vizinha), mas estou lutando há anos (mais exatamente, torcendo) para elas apresentarem frutos com sementes viáveis. Mas está difícil, pois a minha área é muito arenosa, e nem sempre me sobra tempo para socorrer (com irrigação) as árvores do tempo excessivamente seco. São plantas muito sensíveis…

  22. Airton Berti Says:

    Bom dia!! sou de Campo Grande, e gostaria de saber se este é o mesmo palo santo da bolívia? estou a procura de sementes ou mudas.

  23. Carlos Daniel Lauxen Says:

    Olá tudo bem, me chamo Carlos Daniel e moro no rio grande do sul. gostaria muito de conseguir uma muda ou sementes de pau santo, esse é o mesmo que o palo santo usado em reiki como defumação isso?

    aguardo retorno
    abraço

  24. Marinalva Says:

    Gostaria de saber se é dessa arvore que produzem o pau santo que é utilizado como incenso.

  25. Débora Says:

    Construí uma casa em Nova Lima, Minas Gerais, e mantive onde consegui o cerrado original. Na frente da casa tenho 3 Paus-Santos adultos, que geram muitas sementes e há vários brotando ao redor. Dou uma mãozinha retirando o mato que tende a crescer ao redor das plantas jovens. Amo essa árvore! Espero em alguns anos ter um pedacinho de cerrado totalmente restaurado.

  26. sheila bresciani Says:

    Ola moro em itu int de sp por gentileza onde acho muda do palo santo. Agradecida

  27. Marinalva Says:

    Débora … queria muito uma muda …

  28. Marinalva Says:

    Pessoal, gostaria muito de cultivar o palo santo. Dessa forma, se alguém souber como encontrar mudaou sementes podem me contatar por email marigalvao11@hotmail.com. Eternamente agradecida,

  29. TAILLA RANGEL FERREIRA Says:

    Onde consigo uma muda ou sementes para plantar essa árvore?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: