ARBUSTOS e SUBARBUSTOS

Pretendemos apresentar aqui um longa série de arbustos e subarbustos ocorrentes no Cerrado, dividindo-os pela cor (amarelas, vermelhas, etc) e pelo formato (estrela, campanular, etc) das flores. Por enquanto, vai aqui o primeiro elemento, um subarbusto:

Flores Amarelas

Chamaecrista flexuosa

.

2 Respostas to “ARBUSTOS e SUBARBUSTOS”

  1. Maximiliano Shigeki Matsumura Says:

    Boa tarde
    Eu gosto muito a beleza de Jacarandá. Aqui em São Paulo só vejo Jacaranda mimosifolia.
    Meu amigo botânico e professor emérito da Universidade de Kagoshima viu uma linda Jacaranda-da-bahia (Jacaranda brasiliana) no Jardim Botânico de Cingapura.
    Agora ele mora no Japão e tem saudade dela. Ele me pediu tirar a foto do flor da Jacaranda brasiliana no Brasil. Eu já procurei vários jardins botânicos em São Paulo, no Salvador e no Belo Horizonte, mas não a encontrei.
    Gostaria de saber onde posso encontrar esta raríssima Jacaranda brasiliana.
    Atenciosamente,
    Maximiliano Shigeki Matsumura
    Diadema – SP
    Tel: 11-4057-1328 11-7221-1867
    E-mail shigekimatsu@yahoo.com.br
    _____
    resposta do blog:

    Maximiliano:

    1. Mais próximo de Diadema, Jacaranda brasiliana pode ser encontrado no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) ( link ). É árvore típica do Cerrado, e portanto pode ser encontrada também em áreas do Cerrado paulista (região de Pedregulho, por exemplo).

    2. “Jacarandá da Bahia” é designação popular; mas não é árvore do gênero Jacaranda, e sim, do gênero Dalbergia (Dalbergia nigra), e não tem as flores vistosas do gênero de nome científico “Jacaranda”… O habitat natural do Jacarandá da Bahia é a mata Atlântica do sul da Bahia e do Espírito Santo. Mas é possível que você ache exemplares (plantados) em jardins botânicos de São Paulo ou redondezas.

    3. A Flor do Jacaranda brasiliana é praticamente igual à do Jacaranda cuspidifolia (e os frutos “boca de sapo”, também quase iguais). Jacaranda cuspidifolia por sua vez tem folhas (e flor) muito parecidas com as do Jacaranda mimosifolia (que é originário da Argentina e sul do Brasil).

  2. ANTONIO CARLOS DE CARVALHO Says:

    OLÁ BOM DIA ,MEU NOME É ANTONIO CARLOS GESTOR AMBIENTAL PELA UNOPAR. AMEI OS COMENTÁRIOS,E MINHAS DÚVIDAS ERAM : O QUE É ARBUSTOS .COMO SE CLASSIFICAM. SE É POR TAMANHO MÁXIMO ADULTO .E TB AS LIANAS,QUE SÃO TREPADEIRAS USADAS EM POLEIROS P/ ATRAÇÃO DE DISPERSORES.OK UM ABRAÇOS ,AGRADECIMENTOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: