Aroeira Vermelha

Família das Anacardiáceas.

Nome científico: Schinus terebinthifolius Raddi.

1) Aspecto Geral:

aroeira_vermelha_1a

Exemplar, com intensa frutificação, existente em área de cerrado, Campo Grande.

2) Floração:

3) Flores:

Nos exemplares que tenho visto, as flores são muito pequenas, com cerca de 2,5 mm de diâmetro. Noto que a flor tem 10 estames, sendo 5 internos e 5 intercalados com as pétalas; não divisei estilete, parecendo que o estigma é o ponto escuro no fundo da flor.

aroeira_vermelha_3a

aroeira_vermelha_3b

aroeira_vermelha_3c

aroeira_vermelha_3d

aroeira_vermelha_3e

aroeira_vermelha_3f

4) Frutos:

aroeira_vermelha_4a

Um lado da copa do exemplar mostrado na primeira foto.

aroeira_vermelha_4b

O mesmo lado, visto mais de perto.

aroeira_vermelha_4c

Nova aproximação dos mesmos ramos.

aroeira_vermelha_4d

5) Sementes:

aroeira_vermelha_5a

No centro, as sementes destacadas dos minúsculos frutos. Percebe-se que os frutos, perfeitamente esféricos, abrigam sementes de formato irregular. A casquinha vermelha é muito fina e quebradiça.

aroeira_vermelha_5b

As mesmas sementes, vistas mais de perto.

6) Folhas:

aroeira_vermelha_6a

7) Tronco:

aroeira_vermelha_7a

8. Outras informações:

De acordo com Harri Lorenzi, em seu livro “Árvores Brasileiras”, volume  1, pág. 8, a floração ocorre principalmente no período de setembro a janeiro, e a frutificação de janeiro a julho. Exemplares bem regados, entretanto, podem florescer durante todo o período de clima quente.

Bibliografia consultada:

“Árvores Brasileiras”, vol. 1, de Harri Lorenzi, Ed. Plantarum, pág. 8.

23 Respostas to “Aroeira Vermelha”

  1. maria gloria de bem Says:

    descobri na aroeira um novo sabor para os alimentos,aqui em minha cidade, ela é a planta mais usada para enfeite em praças e áreas em recuperação ambiental,dá pra se colher em grande quantidade.

  2. lina Says:

    gostaria muito de arranjar essa flor aroeira eu vivo em suissa mas nao sei como se podera chamar aqui.o meo muito obrigada
    _____
    do blog:
    Está dado o recado. Mas parece que há restrições governamentais, tanto no Brasil quanto na Suissa, sobre a transferência de organismos vivos (como sementes, por exemplo). Se algum leitor está por dentro do assunto, solicitamos que nos informe…

  3. Neli Maria Tavares Says:

    Gostaria de saber se são essas frutinhas da aroeira, que são usadas para temperar saladas, ou usar em outras receitas culinárias?
    agradeço se puder me responder… abraço de luz
    _____
    do blog:

    Neli Maria:

    Quando secos, os pequenos frutos assemelham-se muito aos da pimenta-do-reino. Podem ser utilizados como os da pimenta-do-reino: inteiros ou moídos.

  4. lázaro Says:

    Isto mesmo, fantástico, é a pimenta rosa, tirei as dúvidas agora… muito boas as fotos. Vou fazer uma grande colheita, há grande quantidade delas arborizando a minha cidade. Muito obrigado!
    _____
    do blog:

    Ficamos felizes com isso, Lázaro!

  5. lázaro Says:

    Olá grande abraço, eu de novo, como já havia dito, minha cidade está repleta de aroeira vermelha e seus frutos estão maduros. Fiz uma bela colheita. Como devo processar os frutos, o que fazer com aquela película vermelha e com armazenar e consumir? Estou com uma peneira cheia e estou deixando tomar sol por alguns dias, o que faço agora? São dúvidas reais. Grande abraço, obrigado!
    _____
    resposta do blog:

    Lázaro:

    Quanto antes você semear as sementes, melhor. A taxa de germinação será muito boa. Enterre duas ou três sementes em cada embalagem (saquinho ou tubete), e regue todo dia, mantendo o substrato (terra ou terra misturada com humus ou esterco curtido) úmido mas não encharcado.

    A forma de utilização como tempero é o mesmo da pimenta-do-reino: deixe secar bem, e depois moa ou use os grãos inteiros.

    A película vermelha se desprende naturalmente; o que sobra é a semente em si.

  6. José Alastair da Silva Says:

    oi,fiquei surpreso pois tenho 2 pés desta ávore e não sabia o nome.
    gostaria se possivel ter mais informaçês de como preparar a semente
    para o consumo, grato
    _____
    do blog:

    José: os pequenos frutos vêm cobertos por uma película vermelha, fácil de soltar. Basta esfregar entre as mãos ou movimentar numa peneira. Tirada a casca, ou mesmo com ela, você pode levar as sementes ao fogo, em uma frigideira, por exemplo, lembrando de mexer constantemente para que a torragem seja por igual. Depois é só moer como se mói pimenta do reino, e está pronta para o consumo.

  7. djalma Says:

    vivendo e aprendendo, moro num sitio tenho milhares dessa arvore não sabia disso valeu.

  8. Ana Alice Carvalho Tomazelli Says:

    Fiquei grata com as respostas, já estava usando, pois tenho um pé desta maravilhosa planta no quintal, só não sabia como processar para uso .

    ABÇS
    Aninha.

  9. José Alastair da Silva Says:

    Olá quero agradecer pelas dicas.
    Pois já comecei a usar e é incrível .
    Gostaria de pedir,se tiverem mais algumas
    Dicas gostaria de receber.
    Desde já agradeço a todos um abraço.

  10. Wilson Simon Says:

    Olá a todos. Tenho uma dúvida quanto a aroeira mansa… Gostaria de usá-la como cerca viva em uma chácara com cachorros. Gostaria de saber se ela pode causar algum tipo de alergia ou queimaduras nesses animais. Grato pela atenção.
    _____
    do blog:

    Wilson:

    Essa aroeira vermelha (mostrada nesta postagem) não causa alergia. Temos dela na chácara e em casa na cidade. Na casa, temos 3 cachorras e 2 gatos. E não notamos qualquer inconveniente quanto ao contato dos animais com essa planta…

  11. Walewska Says:

    Temos em nosso jardim 2 pés de aroeira. Um velho senhor do meu lugar dizia que nossa vila era protegida pelos deuses pois era cercada de aroeiras…gostava de ouvir isto, tenho muito orgulho de nossas aroeiras. Agora em maio, é época de colheita dos frutos. A árvore fica linda pintada de frutinhas vermelhas! Faço muitos vidros de tempero para dar de presente aos amigos!

  12. Vívian Bennemann Says:

    Para plantar as mudas qual o espaço que devo deixar entre elas?
    Obrigada!
    Vívian
    __________

    resposta do blog:

    Vivian:

    Se você fosse implantar uma pequena floresta dessa planta, o espaçamento poderia ser menor, mas para o plantio de alguns exemplares, num quintal, por exemplo, ideal seria você deixar um espaço de pelo menos 5 metros entre um tronco e os troncos vizinhos. e de pelo menos 3 metros entre o tronco e alguma construção (muro ou parede). Enquanto as mudas estiverem novas, o espaço vai parecer excessivo, mas quando as árvores se tornarem maiores, elas vão agradecer e apresentar um aspecto visual melhor.

  13. Marcelo Oselame Says:

    olá, pretendo fazer semeadura a lanço da aroeira em uma área degradada com problema de gado, quantos quilos é recomendado por hectare e deve-se fazer quebra de dormência antes do plantio?
    __________
    resposta do blog:

    Marcelo:

    Esta postagem do blog trata da “aroeira vermelha” ou “aroeira pimenteira”. Se você tem sementes desta espécie, ela não tem dormência e germina com muita facilidade, desde que em período chuvoso ou estando o solo com boa umidade. As sementes desta espécie são pequenas, e de acordo com o livro Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 1, da Embrapa, 1 quilo pode ter de 31.000 a 42.000 sementes! Dada a facilidade de germinação, cremos que 100 a 200 gramas por hectare resultaria num bom bosque. Se você pretende apenas sombrear parcialmente a área, fique nas 50 gramas por hectare.

    Se as suas sementes forem de Aroeira Verdadeira, ou seja, da espécie Myracrodruon urundeuva, aí sim temos dormência. As sementes são também pequenas, sendo necessárias de 47.000 a 65 mil para darem 1 kg. Para quebrar a dormência, deixe as sementes imersas em água por 24 horas, em temperatura ambiente. Depois, tiradas da água, devem ser levadas à geladeira, em temperatura de 4 a 5 graus C, por 6 dias. Estas são informações do citado livro, pág. 183. As sementes dessa espécie, depois de colhidas, não conservam muito tempo a sua germinabilidade. Nesse caso, não nos parece recomendável o lanço, mas a feitura preliminar de mudas em viveiro.

  14. rafael Says:

    PLantas do senentes vivas nao podem ser enviadas do recebidas de outros paises.Para tal sao necessarias autorizacoes e regulamentacao dos governos pelos orgaoes de sanidade,alfandegarias e outras..

  15. maria Says:

    tenho corrimento gostaria de saber qual espesse de aroeira para chas e lavagens intima
    __________
    o blog diz:

    Desculpe, Maria, mas não temos conhecimentos nessa área de fitoterapia.

  16. Carol Says:

    Olá gostaria de saber qual a quebra de dormência para a semente….
    __________
    resposta do blog:

    Carol: como a maioria das árvores brasileiras, a Aroeira Vermelha não tem dormência. Germina muito fácil, mesmo sem ser parcialmente enterrada. Para fazer mudas, é só colocar uma semente (melhor duas) no substrato (terra) e pressioná-la um pouco com o dedo, fazendo-a afundar cerca de meio cm. Depois irrigar com 1 copo de água, e repetir essa irrigação uma vez por dia, cuidadosamente para não movimentar a semente de lugar. A semente deve germinar depois de 10 ou 15 dias.

  17. André Assis Says:

    como processar as sementes para uso como condimento?
    __________
    O blog diz:

    André:

    Não temos conhecimentos sobre o assunto. Procure o Sebrae ou mesmo a Embrapa…

  18. ana Says:

    vi falar,que essa planta serve para tratar de corrimento.é verdade?

  19. Zekethy Melo Says:

    Gostaria de saber como a raiz desse tipo de aroeira se comporta, pois pretendo plantar duas mudas na calçada em frente à minha casa. Ela tem raízes profundas ou são superficiais daquelas que? quebram a calçada?
    __________
    resposta do blog:

    Zekethy:

    Tenho uma aroeira vermelha aqui no quintal. Está com 3 ou 4 anos de idade, diâmetro do tronco 20 cm, altura 6 metros (deve ser a altura máxima dela).

    Ela está numa pequena área descalçada, que recebe abundante irrigação da água da chuva. Na segunda foto você pode ver que ela tem 2 raízes crescidas anormalmente (com a parte de cima fora do solo). É que nessa parte do terreno havia entulhos de construção, e porisso as raízes não puderam, nesse lado, penetrar normalmente no solo.

    A sua aroeira vermelha não vai ter raízes à vista e anormalmente engrossadas perto do tronco, se você tomar alguns cuidados: 1) deixe ao lado da planta uma faixa bem comprida sem calçamento (só gramada ou com plantas rasteiras). 2) Cuide para que essa faixa fique a uns 10 centímetros abaixo do nível da calçada e do meio-fio. Assim, quando chover se formará, nessa área rebaixada, um pequeno lago provisório (uma meia hora), garantindo irrigação abundante para o solo onde a planta infiltrará para buscar seus nutrientes (e as raízes não se aprofundam em solo seco).

    Com essas providências, a aroeira vermelha (e qualquer outra árvore) não criará aquelas raízes anômalas que quebram calçadas.

    Aroeira Vermelha 1
    .
    Aroeira Vermelha 2.

  20. The Gritty Poet Says:

    Gostaria de saber se a aroeira mansa é invasiva no bioma cerrado. Li em muitas publicações relatos sobre problemas que ela causa na Florida (EUA) onde a árvore, após pouco tempo, se multiplica numa velocidade feroz e basicamente toma conta da vizinhança – inclusive ficando com os nutrientes das espécies nativas que acabam desaparecendo. Indago se isto aconteceria no bioma cerrado, ou outras localidades que não sejam as dunas litorâneas de onde salvo engano ela é nativa e não se espalha tanto. Gostaria de saber se as informações que apresentei são corretas pois neste assunto sou apenas um leigo curioso, e esforçado em aprender. Desde já agradeço a sua atenção com minha pergunta.
    __________
    resposta do blog:

    GrittyPoet:

    Minha chácara faz parte do bioma Cerrado. Tem solo bastante arenoso e pobre. Lá essa aroeira se espalhou com muita facilidade, também sementeando com a planta ainda nova. Apenas cresce pouco em altura (2 metros, 2 e meio), quando em solo fértil facilmente atinge 5 ou 6 metros).

    A tendência dela é realmente ocupar todos os espaços abertos. Mas não parece difícil controlá-la, carpindo os exemplares novos.

  21. Dilma Quintanilha Lacerda Lacerda Says:

    as semente serven pra curar feridas?
    __________
    resposta do blog:

    Não sabemos. Nunca ouvimos falar nessa possibilidade.

  22. auxiliadora Says:

    AONDE POSSO CONSEGUIR UMA MUDA DESSA ARVORE….

  23. adriano Says:

    Tenho três pés de aroeiras todos dão flores mas só um consegue por fruto porque será alguém sabe me dizer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: