Chamaecrista flexuosa

Nome científico: Chamaecrista flexuosa.

Eis aí uma planta que é considerada praga de pastagens mas que tem beleza e charme suficientes para arranjar lugar nos melhores jardins. As flores,com sua concha para recepção de insetos, são simplesmente encantadoras. Sem falar na textura e na cor, de um amarelo muito firme.

Isolado, esse subarbusto tem hábitos decumbentes; só busca a verticalidade quando aparece em grupo.

Fotos com anteparos de papelão, para mostrar o perfil dessa planta:

A planta se reproduz apenas por sementes:

Há, disponível na Internet, no sítio da UFG – Universidade Federal de Goiás, um trabalho acadêmico sobre a quebra da dormência das sementes de Chamaecrista flexuosa (clique aqui).

Anúncios

Uma resposta to “Chamaecrista flexuosa”

  1. agnelo rodrigues de souza Says:

    qual a diferença entre a flexuosa e a fasciculada.
    responda me.
    __________
    resposta do blog:

    Agnelo:

    Nunca me deparei com uma Chamaecrista fasciculata, mas dá para perceber, pelas fotos disponíveis, que ela é muito parecida com a C. flexuosa. Mas se você comparar o perfil do caule de uma flexuosa, com o da C. fasciculata mostrada em foto do saite da University of Tennessee (linque), vai ver que esta última, diferente da flexuosa, não é flexuosa. Na flexuosa o caule vai crescendo em ziguezague, um colmo se inclinando alguns graus numa direção, o seguinte inclinando-se os mesmos graus na direção contrária. Na C. fasciculata da foto percebe-se um caule “normal”, isto é, crescendo numa só direção.

    É possível que haja outras características diferenciais, mas não tenho bagagem suficiente para esclarecer este ponto.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: