Pequi

(em construção).

(clique nas fotos para vê-las em resolução maior).

Família das Cariocaráceas.

Nome Científico: Caryocar Brasiliense, Camb.

1) Aspecto Geral:

pequi_1a
Exemplar com cerca de 6 metros de altura, nos terrenos da Acadepol, Parque dos Poderes.

pequi_1b

Disposição das folhas de outro exemplar.

2) Floração:

pequi_2a

3) Flor:

Botão floral iniciando a abertura.

pequi_3a

4) Fruto:

pequi_4a
O fruto drupóide do pequi tem de 1 a 4 caroços envoltos por mesocarpos carnosos. No fruto aqui mostrado há provavelmente 2 caroços, de tamanhos diferentes.

pequi_4b

Extraídos dos frutos, os caroços estão envoltos por um endocarpo carnoso. Para quem não vive em região de cerrado, esses caroços, após cozidos (em água ou juntamente com o arroz), têm seu saboroso endocarpo “roído” (isto é, raspado com os dentes). Não se deve mordê-los, sob o risco de espetar língua e gengivas nos espinhos dispostos em camada inferior.

5) Semente:

6) Folha:

pequi_6a

Duas folhas novas do Pequi. Cada folha é formada por 3 folíolos.

pequi_6b

Folha adulta.

7) Tronco:

pequi_7a

Bibliografia:

“Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, Editora Plantarum Ltda., vol. I, pág. 78.

“Cerrado – Espécies Vegetais Úteis”, de Semíramis Pedrosa de Almeida et all, Embrapa, 1998, páginas 106 a 112.

.

16 Respostas to “Pequi”

  1. fernanda borges Says:

    fernanda eu mandei este comentario para vc ver se ficou bom o q eu imprimir beijos e xauuuuu!!!!!!

  2. gerardo gaytan galvez Says:

    quisiera saber el nome cientifico do folha do cerrado esquelitisa, o desidratada, alguien me puede dar alguna informacion de favor.
    gracias (abrigado)
    _____
    resposta do blog:
    Gerardo: es possible sea la planta “Carandá” (Copernicia alba). Vea foto clicando aqui. Esta es una planta nueva; ao lado, niño de 12 años.

  3. vera lucia boano tuacek Says:

    como quebrar a dormencia do pequi?
    _____
    do blog:
    Vera Lucia:
    Há na Internet vários estudos disponíveis sobre quebra de dormência do pequi. Um deles, da Embrapa, está disponível aqui .
    Outro estudo, mais compreensível para leigos, está aqui .

  4. Carlos Alberto dos Santos Says:

    Sou apaixonado por arvores e ultimamente me surgiu curiosidades em torno do pequi. Como sou da cidade de Sao Paulo e o Pequi e do serrado, conseguirei ter um exemplar no clima de Sao Paulo, e como cuida-lo para que seja cheio de vida, ou seja (crescer, florir e frutificar).
    _____
    resposta do blog:

    Carlos Alberto:

    Sem problemas. O clima no Estado de São Paulo é bastante parecido com o de Mato Grosso do Sul (há aqui uma parte que era originariamente de Mata Atlântica, uma do bioma Pantanal e outra, a maior, do bioma Cerrado). São Paulo é composto predominantemente com área original de Mata Atlântica, mas tem, no centro do Estado, bons trechos do bioma Cerrado.

    O Pequi não vai requerer nenhum cuidado especial. Apenas cuide para que em torno do tronco haja um espaço livre de calçamento, espaço rebaixado, que possa receber abundante água de chuva, água essa que se infiltrará lentamente no solo e subsolo.

    O problema do Pequi, no Cerrado ou em qualquer outro lugar, é a dificuldade de obter a germinação da semente, algo um tanto complicado (não tenho conhecimentos especiais sobre o assunto, apenas acompanho as notícias sobre o tema). Se você tiver a muda, escapou do problema…

  5. marta helena martins Says:

    oi, passando pra matar a saudade do amigo.Como vai? Tudo bem? Conto com sua visita assim q vc puder.Abraços, Marta

  6. luciene Says:

    Olá´!
    Queria saber sobre o cha da folha do pequizeiro e bom para problemas dos rins.
    Aguardo resposta o mais breve.!!!!!!!
    Obrigado.
    _____
    do blog:

    Luciene: O livro “Plantas Medicinais no Brasil, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, não cita o Pequi como fonte de remédio para os rins…

  7. cinesio de mello Says:

    moro em ribeirão preto, e por aqui tem muitas arvores de pequi, e ha varias pessoas que tomam cha das folhas de pequi, e dizem que faz bem para os rins, e tem muita gente da capital que vem buscar as folhas, pois dizem que e um santo cha. gostaria de saber por que nao foi ainda feito pesquisa aprofundada sobre este cha, segundo dizem faz bem ate contra canceres. obrigado aguardo alguma resposta.
    _____
    do blog:

    Cinesio:

    Segundo Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, no livro ” Plantas Medicinais no Brasil” (editora Plantarum), pág. 205-206, a parte mais usada do pequizeiro, na fitoterapia, é o óleo extraído da polpa e castanha do seu fruto. As folhas, entretanto, têm boa parte dos compostos existentes nos frutos, tendo o seu chá ação antioxidante, sendo eficaz contra o agente causador da leishmaniose.

    Há muito o que estudar neste nosso vasto mundo, e certamente as universidades, ou mesmo estudiosos independentes, mais cedo ou mais tarde irão fazer estudos sobre a folha do Pequizeiro. Mas você pode ajudar, juntando evidências (anotando datas, pessoas que utilizaram o chá, dosagens, resultados aparentes, etc.) sobre a ação benéfica desse chá e passando a informação ao departamento botânico de alguma universidade aí de Ribeirão. Essas informações poderão ser a semente de uma tese de doutorado…

  8. célio Valle Says:

    No cerrado é muito fácil plantar pequi pelo método de plantio direto de sementes no seu local definitivo. Sem tratamento ,sem adubo e sem irrigação. Naturalmente…
    Plante-os em covas rasas e logo depois que foi o caroço colhido no chão. Não é necessário nenhum complicador de quebra artificial de dormência. Enterre o caroço vivo e “amarelinho” na terra bruta. Acredite na força da vida. Plante muitos caroços… Lembre-se de Malthus e Darwin…
    Consulte no site do IEF MG “Plantio direto de pequi”. Aí está tudo explicado passo a passo como fazer.
    Tenha paciencia apenas proteja os “filhoes” do pequi acompanhando o seu crescimento. Em 6 breves anos você poderá comer ou “roer” pequi com arroz a partir do caroço que você mesmo plantou e esqueceu como as gralhas fazem com os pinheiros do paraná e os ratos e morcegos com as florestas.
    Tudo muito naturalmente… acredite… Isto é ciência fácil de explicar: o pequi é nativo do nosso cerrado e ha milhões de anos aí esta sem apoio de cientistas, agrônomos e plantadores de árvores… É livre como os passarinhos e a natureza que o cerca…
    “Não tenho pressa. Tenho só arvores ventos e passarinhos….issos” (Poeta M. Barros).
    _____
    do blog:

    1. Valeu pela idéia, Célio! Vou experimentar em minha chácara…
    2. O trabalho citado está disponível aqui (arquivo pdf, ilustrado com muitas fotos).
    3. Para outros estudos (Botânica e Zoologia) do Instituto Estadual de Florestas de MG, clique aqui.

  9. eliane o.c.c Says:

    minha vizinha me disse que folha de piqui e bom p/ enfeq na urina e verdade?
    _____
    do blog:

    Eliane: Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, no livro Plantas Medicinais no Brasil, citam apenas a utilização de óleo de Pequi, extraido da polpa de seu fruto. Ele seria “estimulante do sistema imunológico”, atuando nas mucosas como “barreira contra infecções”. Teria, assim, uma ação preventiva, e não curativa, de infecções nessas mucosas. Quanto às folhas, nenhuma referência.

    No caso de infecções já instaladas, o procedimento correto seria procurar um médico, que irá receitar um antibiótico.

  10. Varenka Alves Says:

    Sylvia, dê só uma olhadinha nas fotos….Belo…belissímo…

  11. maria nésia Says:

    Ola bom dia , será que o cha da folha do pequi pode interferir na diabetes tipo 2 , ?pois este cha é um pouco adristingente o que voce pode me responder obrigado
    _____
    resposta do blog:

    Maria Nésia: infelizmente não temos conhecimentos relativos a esse assunto. Seria mais aconselhável procurar um médico fitoterapeuta…

  12. Rubens Ananias Says:

    estive no Mato grosso e vi os pequis maiores da minha vida são maiores que um ovo de tamanho grande a polpa da quase um centimetro de espessura meu primo dono da fazenda, resolveu planta-los e usou este método direto só sei que ele disse que plantou aproximadamente dois mil caroços e só nasceu dois pés acho melhor aconselhar seus leitores a melhor tecnica para o plantio das mudas.

  13. Tarsila Says:

    Na verdade eu não queria saber isso,na verdade o Pequi faz mal para o Diabetes?
    __________
    resposta do blog:

    Tarsila: este blog não tem conhecimentos de fitoterapia ou nutricionismo.

  14. joao valerio do nascimento neto Says:

    eu joão valério, na ultima colheita de piquis plantei umas 5 sementes e nasceu a primeira das que plantei, só que nesta safra de 2013 para 2014. vou plantar mais só se eu não estiver na região da Reserva, se estiver, vou fazer todas anotações possiveis para um melhor conhecimento da cultura.j
    __________
    O blog diz:

    Obrigado pela informação, João Valério!

  15. Regina B Araujo Says:

    Prezado,

    Gostaríamos de pedir autorização para usar a foto “Duas folhas novas do Pequi” (linda!!) como tela inicial de um jogo educativo sem qualquer finalidade lucrativa sobre o pequizeiro, mantendo claro o nome do autor da foto. Seria possivel?

    Muito grata
    R.
    __________
    resposta do blog:

    Ok, Regina! Está autorizado.

  16. plaibe melo Says:

    pequi faz mal para os rins?
    __________
    resposta do blog:

    Plaibe: nunca ouvi falar nisso. Sei que uma planta que prejudica os rins é a carambola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: