O velho Estádio Morenão

Temos aqui mais um “elefante branco”, inaugurado em 07/03/1971 para acolher até 45.000 pessoas. Apenas uma vez, em 23/02/1978, no jogo do Operário (clube local) contra o Palmeiras, em que este perdeu por 2 a 0, a lotação do estádio aproximou-se bisonhamente daquele total: 38.122.

Agora, com a desculpa da Copa de 2014, querem criar um novo elefante branco, literalmente montado sobre o atual. Falam em investimentos de R$ 300 milhões, “a serem despendidos pela Iniciativa Particular”, numa Parceria Público-Privada (PPP). Mas, vejam bem, a realização das obras ficam garantidas, junto à FIFA (e aos tribunais internacionais), pelos poderes públicos estadual e municipal. Algo nos diz que isto vai acabar sendo pago pela população sul-matogrossense. Mesmo porque esses “poderes públicos”, na euforia da Copa, não devem ter se preocupado em exigir, como contrapartida complementar do consórcio proponente do negócio (a firma portuguesa Somague e a brasileira Carioca Engenharia, esta protagonista de um feio acidente em São Paulo), um seguro que viabilize o término da obra nos prazos e condições indicados…

De qualquer maneira, o valor citado é absurdo. Numa reconstrução que ficará com cerca de 60.000 metros quadrados (atualmente o Morenão deve ter em torno de 48.000, incluída a parte interna gramada), por mais que se importem mármores de Carrara e outros materiais dignos do novo-riquismo dos nossos políticos, um custo de 5 mil reais por m2 se enquadra em qualquer definição preliminar de “negócio das arábias”…

morenao_01

O lado mais baixo do Morenão, defronte ao estacionamento. O projeto arquitetônico foi elaborado por Cyríaco Maymone Filho.

morenao_02

O lado contrário, onde uma arquibancada coberta, com 5.000 cadeiras, expande a arquibancada comum. Nesse lado se localizam os portões principais.

morenao_03

Ainda no lado mais alto, a impressionante estrutura de concreto armado.

morenao_04

Parte interna; vista do lado mais alto.

morenao_05

Uma visão mais abrangente do interior do estádio.

morenao_061

As arquibancadas coberta e descoberta.

morenao_07

Vista do lado oposto do interior do estádio.

3 Respostas to “O velho Estádio Morenão”

  1. antonio Says:

    Que legal eu lembro dos jogos entre operario e comercial.
    época boa que saudades eu ia muito com meu pai
    _____
    do blog:
    Mas isto pode voltar a acontecer, Antonio! Precisamos voltar ao Morenão. Outro dia assisti Rio Verde versus Misto, times do interior. Foi razoável, com alguns lances muito bons, e um belo gol do Misto, no final. Se a gente não prestigiar os times pequenos, eles nunca vão crescer!

  2. Claudio Says:

    Viajo seguidamente ao MT visitar minhas filhas,passo ao lado do Morenão e me dá uma saudade de imaginar os grandes jogos que acompanhamos neste magnifico estádio.
    Gosto do MS, do MT, moro no RGS mas logo retornarei ao MT.

  3. deilson souza Says:

    Achei muito interessante o artigo. Apesar de velho, o Morenão tem uma arquitetura impressionante. Ele é um estádio bem bonito.

Comentários encerrados.