Árvores em Estudo (01)

Estou tentando identificar algumas árvores do cerrado. Uma delas, difícil de encontrar por aqui, mas com alguns exemplares na Fazenda do Tiquinho, no distrito de Cachoeirão, município de Terenos. Lá é conhecida como “Didal” (ou Dedal). A flor parece igual à Dedal, ou Dedaleira Amarela, descrita nos livros “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, volume 1, página 230, bem como em “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, edição Embrapa, vol. 1, página 443.

Aqui está uma flor, emborcada. O formato é mesmo de um dedal.

Mas o tronco difere totalmente. Nos livros aparecem troncos com cascas mais ou menos “normais”. Mas vejam a casca deste Didal, em exemplares com cerca de 12 cm de diâmetro :

As escamas, muito finas, soltam-se facilmente. Retirei algumas, deixando à mostra camadas interiores mais coloridas (amarelas).

Há uma outra árvore, esta com muitos exemplares para estudar, que tem folhas com nervuras e vincos notáveis. Vejam uma dessas folhas:

Frente e verso de uma folha. Esta mede 14 cm de comprimento por 6,7 cm de largura.

Cacho floral. Cada botão mede de 1 a 1,5 milímetro de diâmetro.

Alguns botões já abriram.


P.S. – Para a primeira, confirmado que se trata do Didal (nome científico, Lafoensia Pacari. A segunda planta é a Pixirica (Miconia albicans).

38 Respostas to “Árvores em Estudo (01)”

  1. L. Says:

    Quero saber se realmente o didal serve p/ curar cancer no estomago,inflamações internas e p/ emagrecimento, gostaria que me enviassem email com mais informações sobre esta arvore muito obrigado.

    Sou portadora de CA e me informaram que essa arvore a casca dela serve para combater e prevenir o CA isso é verdade ou ainda esta em estudo
    _____
    resposta do blog:
    L.: Andei pesquisando em alguns livros, mas não achei referências ao Didal como planta medicamentosa.

  2. tatiana Says:

    É sim verdade sobre as curas desta erva, porém como não tenho como comprovar uma vez que ouvi falar de boca a boca aqui no MS mas, a casca é vendida no raizeiro como medicinal.
    _____
    do blog:
    Informação importante, Tatiana. Obrigado; vou investigar junto aos raizeiros.

  3. renaldo Says:

    gostaria de saber como faz o chá para tomar…..
    _____
    Renaldo: Pelo que me informou o raizeiro, casca de didal ou dedal serve como anti-inflamatório e anti-cancerígeno. Provavelmente a primeira utilidade é real; a segunda, entretanto, ainda não tem comprovação. Em todo caso, essas cascas são vendidas em saquinhos contendo pequenos pedaços delas. Pegue alguns pedaços, o suficiente para encher uma colher de sopa, e ferva juntamente com 1 litro d’água. Tome meio copo americano a cada dia.

  4. ewerton Says:

    ela é para emagrecer ou contra o emagracimeto?
    _____
    do blog:
    Ewerton: não vi confirmação em nenhum lugar sobre o Didal servir para emagrecer ou atuar contra o emagrecimento. Parece certo apenas que a casca serve como anti-inflamatório.

  5. ewerton Says:

    Obrigado…

  6. Eunice Mourão Says:

    Tenho uma árvore parcida com esta mas não sei o nome.
    Poderia me responder ?
    Obrigada
    Eunice
    _____
    resposta do blog:
    Eunice:
    Se você puder, mande e-mail tendo como anexo uma ou mais fotos (das folhas, da flor ou fruto – se tiver – e do tronco. Nosso e-mail é valmar@top.com.br . Com essa visualização talvez possamos informar algo…

  7. maria fontes Says:

    tenho problemas de gastrites cronicas sera que posso fazer uso de didal dizem aqui em anastacio que ele cura problemas de visicula.
    _____
    do blog:
    Maria: o ideal é seguir as recomendações médicas. Mas o Didal, acho que pode ajudar. Minha mulher pega um pequeno pedaço de casca e e o coloca numa garrafa pet com água. A água logo fica “tingida”. Ela filtra e toma um meio-copo, algumas vezes ao dia. Com plantas, é preciso cuidado para não exagerar na dose; uma “tintura” muito forte pode provocar efeitos contrários. E é preciso paciência, pois o efeito costuma demorar.

  8. raniara Says:

    qual e absocao desta planta no organismo pra quem tem bacteria h pilori no estomago
    _____
    do blog:
    Raniara: plantas medicinais geralmente são de ação lenta e gradual, não sendo indicadas para casos mais graves, como esse da terrível H. Pilori, que exige medicamentos específicos…

  9. ronaldo gaspar Says:

    EU TOMEI O CHA DO DIDAL E FOI BOM ,PORQUE EU ESTAVA COM A CIRURGIA MARCADA E COMECEI TOMAR UM DIA ANTES NO OUTRO DIA OITO HORAS DA MANHA EU COLOQUEI O CALCULO E NÃO FOI PRECISO FAZER A CIRURGIA GRAÇAS A DEUS. E TAMBEM É MUITO BOM PARA INFECÇÃO O DIDAL NÃO O DIDAL ROXO
    _____
    do blog:
    Obrigado pelas informações, Ronaldo!

  10. antonio valter fabre Says:

    Estou todo ano pescando no MS tive o conhecimento do didal atraves de um amigo que estava com a diabetes e triglicerides muito elevados. Ele me disse que começou a tomar o didal e sua diabete e triglicerides abaixou muito. Comecei a tomar em uma pescaria e trouxe p/casa as cascas do didal e fui tomando. Depois de um tempo fiz vários exames e todos estavam com resultados abaixo dos esperados. Neste ano fui informado por um amigo de MS que não era para ferver e sim colocar a casca em água fria em uma garrafa pet. A agua fica amarelada. Estou tomando todos os dias nunca me deu alguma reação, não posso dizer se é remédio ou não, mas nunca me fez mal.
    _____
    do blog:

    Esse seu depoimento é muito importante, para o conhecimento de todos, Antonio Valter! Obrigado!

  11. Fabíola Says:

    Nos assentamentos de Nioaque, houve um estudo sobre as plantas medicinais do cerrado, o Didal e o Para-tudo são muito utilizadas para inflamações e para emagrecimento.
    _____
    do blog:

    Obrigado pela informação, Fabíola!

  12. Lia Santos Martosse Says:

    Gostaria de informações sobre didal, uma farmaceutica me disse, to com problemas no utero, multiplos miomas, minha medica disse que vou retirar, não gostaria de retirar.
    _____
    do blog:

    Lia;

    O livro “Plantas Medicinais no Brasil”, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, não cita o Didal como planta medicinal. Também não o cita o livro “As Plantas Curam”, de A. Balbach. O livro “100 Árvores do Cerrado”, de Manoel Cláudio da Silva Júnior, cita o Didal (nome científico, Lafoensia pacari como utilizado na medicina popular (chá das cascas ou das folhas), para a cicatrização de feridas, para gastrites e úlceras. O chá teria efeito, portanto, quando entrasse em contato direto com a lesão ou ferida. Parece-nos que não teria efeito seguro, assim, no caso de lesões no útero, que os componentes químicos da planta só poderiam alcançar através da corrente sanguínea.

    As plantas são úteis no caso de doenças em estágio inicial, pois sua ação é lenta. Se for esse o seu caso, recomendamos que procure um médico ou médica fitoterapeuta, que indicará a planta adequada para o seu caso. Acupuntura costuma dar, também, bons resultados.

  13. Edivaldo Reis Says:

    Fui pescar no MT la tinha um pirangueiro (indio), cortou alguns pedaços da planta e me informou que serve para bastante coisa, inflamação, cancer, emagrecer, tem que tomar uma semana sim e uma semana não, como vou começar essa semana não posso falar sobre resultados, mas la neste local foi muito comentado entre eles.
    _____
    do blog:

    Obrigado pelo depoimento, Edivaldo! Quando tiver mais informações, favor informar…

  14. ione Says:

    gostaria de saber se alguem foi curado cancer tomando dedal

  15. eliane rita g. neres Says:

    Gostei muito das informações,mas eu gostaria mesmo era de ganhar algumas sementes do pacari.

  16. Rafael Daniel Says:

    Meu sogro tomou. Ele tinha um cancer no olho, teve que fazer raspagem inumeras vezes, e sempre o problema voltava !
    Ele estava de nova cirurgia marcada, e algum tempo antes começou a fazer uso do didal roxo, colocava na garrafa pet com as raizes, e tomava todo dia um meio copo.
    Ao comparecer novamente no medico, foi informado que nao precisaria mais da cirurgia, e o cancer tinha parado de evoluir !
    _____
    resposta do blog:

    Obrigado pela informação, Rafael!

  17. elaine cristina dias Says:

    estive no ms agora em janeiro e conheci o didal atraves de uma senhora que estava com diabete ela tomava o chá de didal coloca numa garrafa pet na geladeira e vai tomando aos poucos da diabete ela esta bem so parou por ter perdido muito peso ñ penssei duas vezes enchi um saco de didal e trouxe para sp estou tomando ja estou sentindo diferença estou tomando por 2 semanas se eu perder peso digo a vcs bjks

  18. walter Says:

    tenta entrar em contato comigo, sou estudante de agronomia e quero classificar um planta, amigo.
    __________

    resposta do blog:

    Walter: mande fotos da planta para o endereço de e-mail indicado no quadro em azul CONTATO, na página principal do blog (coluna menor, da direita). Fotos da planta inteira e de partes como flores, frutos, sementes, folhas, tronco.

  19. Claudomiro Evangelista Says:

    Estava fiz alguns exames e constatou Gastrite, estive no MS no sitio de um amigo o mesmo me apresentou a arvore didal e me informou que a casca era bom para gastrite, tomei por um mes e fiz outro exames estou curado. foi bem simples peguei a casca e coloquei numa garrafa de PET e tomava todos os dia pela manhã, não foi preciso ferver.

    __________

    O blog diz:

    Obrigado pelo depoimento, Claudomiro!

  20. ligiarosa Says:

    gostaria de saber se tem como comprar este cha e onde
    __________

    resposta do blog:

    Ligia: procure em lojas de produtos naturais ou no Mercadão Municipal de sua cidade ou região. Ou até mesmo em feiras livres, nas barracas de raizeiros.

  21. elisabete Says:

    u cha de dedalera pra o coraçao e pode dar arritimia ?

  22. hiataanderson Says:

    tenho gastrite, gostaria de saber como tomar e como coloaá-la as cascas em maceração e por quanto tempo.

  23. KArolline Says:

    Minha cadela está com cancer de pele , e uma senhora me informou que posso dar banho de didal nela… Sera q realmente posso???
    E beber sera que ela pode???
    __________

    resposta do blog:

    Karolline:

    Não temos conhecimentos de fitoterapia. Mas, pelo senso comum, a ingestão ou o banho com extrato de uma planta poderia, quando muito, melhorar o estado geral do bichinho. Extratos de plantas geralmente curam pelo contato direto com áreas afetadas (feridas, por exemplo).

    Câncer é um problema ligado à estrutura íntima das células, e remédios para esse mal devem agir através da corrente sanguínea. E nesse campo, só os médicos podem indicar as substâncias necessárias ao combate da doença. E só os laboratórios poderão indicar (o que não fizeram até aqui) se a casca do Didal tem algum composto anti-cancerígeno.

  24. Nilce Says:

    Gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu tomo o didal já a 2 anos… e digo é ótimo…. quem toma não quer parar… Melhora todo e qualquer tipo de infecção, dor no estômago é bom demais na minha casa eu não fico sem de jeito nenhum..

  25. Maria Helena Dias Says:

    Maria Helena :

    Ola, eu fiquei sabendo da casca do Didal pela minha cunhada aqui de Mato Grosso do Sul, atualmente estou com diabetes e infecção urinária,a informação que o tio dela me deu é que cura câncer ,emagrece e automaticamente regula a diabetes.

  26. Iago Fernando Says:

    Tenho gastrite nervosa, queria saber se para tomar o didal é preciso ferver, ou só colocar numa garrafa PET já pode tomar.
    Quem souber por favor me informar.
    __________
    resposta do blog:

    Iago:

    Me informa uma vizinha, a mineira Maria Odete, que não é preciso ferver as casca farinhenta do Didal, mas apenas deixar de molho numa garrafa de água, que pode ficar na geladeira. Quando o líquido amarelar, já estará bom para ser ingerido. Poderia tomar 1 copo por dia.

  27. claudemir Says:

    comecei tomar cha do didal hoje por indicação de minha irmã que mora em Brasilandia, ela disse que sofria muito de infecção urinária, dores fortissimas, dai ela fez uso cha didal por 2 semanas ela foi curado da infecção e de outros males que vinham prejudicando ela. To confiante que tb vou melhorar

  28. maria luiza Says:

    Eu já conheço o didal há bastante tempo inclusive no meu sítio tem muita arvore de didal, eu tenho uma diabetes muito alta, e agora resolvi a tomar tbm , porque um amigo meu tinha diabetes muito alta , colesterol e tiglicerídes e ele começou a fazer uso e hj ele está curado e ñ toma nenhum medicamento, porem vou fazer uso tbm, se deu certo pra ele vai dar pra mim tbm!!!1

    ah e eu moro tbm no MS aqui na nossa região tem muito essa árvore!

  29. Raquel Trassante Says:

    Oi acabei de ouvir o relato de uma paciente que me ensinou sobre a casca.Relatou que ficou curada de um câncer no rosto.Vou procurar a planta.Porto Alegre-RS

  30. Ari Nelson Hack Says:

    Ari/Rondonópolis.MT.
    Estou tomando o DIDAL hà algum tempo, uns oito meses.
    Tinha uma ferida na perna, parte interna inferior, próximo ao tornozelo, região onde muitas pessoas tem o izipele, popularmente dito.
    Estava preocupado com o fato, pois não queria curar, daí um amigo meu, indicou o DIDAL, começei a tomar e segui com o mesmo procedimento de fazer o curativo, em 40 dias estava com a perna sarada, Graças a Deus.
    Quanto aos oxidantes e gastrite, de fato o DIDAL é bom, recomendo.
    Tomo 03 copos ao dia.
    __________
    O blog diz:

    Obrigado pelo depoimento, Ari Nelson!

  31. Kátia Cristina Says:

    Bom Dia! tem certeza ,que a segunda planta é mesmo a pixirica,pois me pareceu canela de velho?
    __________
    resposta do blog:

    Kátia:

    Vamos verificar e daremos um retorne aqui neste espaço.

    P.S.- Os três volumes da obra “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, atribui a esse nome “canela de velho” a Aspidosperma bicolor (uma espécie de guatambu) e (no Piauí) Cenostigma macrophyllum. São plantas bem diferentes da que eu identifiquei como Pixirica.

    Se você tiver um linque para fotos da “sua” planta, favor informar para a gente continuar a pesquisa. Outra opção seria você mandar fotos dela (folhas, e se possível flores e frutos).

  32. Edna Mota Says:

    Por favor gente eu moro em São Paulo gostaria muito de comprar a casca do pacari e não encontro aqui já procurei nos raizeiros daqui e
    não encontro se alguém puder me ajudar eu agradeço de coração pois tenho gastrite refluxo miomas e outras mazelas. Preciso tomar esse chá meu email è edna13.mota@gmail.com
    Obrigada
    Edna

  33. dirce maria correa de souza Says:

    l.Says,olhe eu sofri muitos anos com dor no estomago,fiz exame,deu h pylori,embora sei q essa bactéria é normal para defesa do organismo,mas que se eu comer fora dos horários ela acaba atacando o estomago e o intestino,mas tive que acabar com ela.essa é a unica bactéria q é capaz de resistir ao ácido do estômago. Mas depois do tratamento que é muito forte e capaz de destruir o estômago,vim a ter exofagite e resolvi não importar com o desconforto,achando q era coisa da minha cabeça,mas um dia começou dor e mais dor,ficava dias em casa sentindo muita dor! eu tenho mania de dizer quando não consigo resolver com médicos uma doença:- OU MORRO OU MATO,tratamento alternativo com plantas medicinais,ou seja do mato.e foi ai que falei Deus!me ajuda! ai lembrei quando minha mae falou trouxe didal pra curar cancer do papai,mas não deu tempo,ai peguei um pedaço de Didal q pensei q eu podia ter cancer pela dor e p q n~~ao sarava com nada!da metade d uma unha – falei Deus preciso de um antiinflamatório,veio Cancorosa – e barbatimão falam q é bom pra estômago,mas muito perigoso a ferida pode secar e a inflamação por dentro,peguei só um pedacinho fininho,fervi em dois litros d água.tomei quente! sempre nos desespero eu digo: – ou me mato ou morro.se eu não me matar eu iria morrer do mesmo jeito,é o q eu penso. Então,tento me curar com remédios do mato,me dou mato ou morro? O que vcs acham,eu morri? kkkk – gente sarei!Nao tenho mais dor de estômago.Onde tenho um problema eu uso Didal pra tudo!!Mas tenta por Cinco a sete dias só.Mas tem q ser quente de queimar!criou uma casca e notava q ia saindo,mas a dor acabou.essas coisas não pode ser muitos dias. quente,morno depende onde vai por,mas frio acho q não solta a inflamação,não desprende.quente solta.dirce maria correa de souza.
    desculpa se escrevi tudo errado.to com preguiça k.

  34. dirce maria correa de souza Says:

    desculpa eu quis dizer que pode criar uma casca e a inflamação ficar por dentro,com uso do Barba timão.se for ferida externa sempre bom lavar bem antes de passar o barbatimão,mas o Didal é pra ferida tato interna como externa e cura.e tem q ser meio quentinho pra a inflamação despregar,soltar.Penso assim.

  35. ionice cunha Says:

    Oi
    gostaria de saber onde compro esse cha aqui em PORTO ALEGRE
    __________
    resposta do blog:

    Ionice:

    Esses produtos estão geralmente disponíveis em Mercadões Municipais, Feiras Livres e lojas de produtos naturais.

  36. Kelly Borges Says:

    Olá!Minha mãe está usando a segunda (Albicans e aqui conhecida como “canela de velho”) para tratar dores reumáticas; pesquisei muito e li maravilhas sobre ela. E realmente, minha mãe com pouco mais de 1 semana de uso (nm em chá ,mas folhinhas no chimarrão pq foi colhida e estamos deixando secar), já relatou melhora significativa das dores. Tenho ainda um pouco de dúvidas se realmente é a mesma, pq recebi apenas as folhas de uma amiga que as tinha no sítio.

  37. vera Says:

    gostaria de saber , sobre as folhas de canela de velho, eu estou aqui com as folhas , uma e toda verde e a outra a frente e verde e o outro lado, roxo, lilias algo parecido, qual delas e a verdadeira,
    __________
    resposta do blog:

    Vera:

    Mande /fotos das folhas, lado a lado. Tentaremos descobrir. Mande as fotos como anexo para (timblindim@gmail.com) – elimine os parênteses do endereço.

  38. Maria ap campos Says:

    Eu quero saber se esta planta cura gatriste por favor me responde

Comentários encerrados.