A Floração dos Ipês Brancos

Parque NI (“das Nações Indígenas”), em Campo Grande. Manhã enevoada do dia 29/09/2009. É a vez dos Ipês Brancos (Tabebuia roseo-alba), que carregam, nas flores belíssimas, um leve rosado na parte externa inferior, e a tradicional dupla-faixa amarela em seu interior. E a beleza não está apenas nas flores, mas também na plástica dos frutos que se abrem como aqueles (bem maiores) da Tabebuia caraiba (Paratudo)…

(Clique nas fotos para aumentar).

ipe_branco_01

ipe_branco_02

ipe_branco_03

ipe_branco_04

ipe_branco_05

ipe_branco_06

ipe_branco_07

ipe_branco_08

ipe_branco_09

ipe_branco_10

tabebuia_roseo-alba_01

tabebuia_roseo-alba_02

tabebuia_roseo-alba_03

tabebuia_roseo-alba_04

tabebuia_roseo-alba_05

tabebuia_roseo-alba_06

tabebuia_roseo-alba_07

tabebuia_roseo-alba_08

tabebuia_roseo-alba_09

tabebuia_roseo-alba_10

tabebuia_roseo-alba_11

Abaixo, um ninho de Juritis (Leptotila verreauxi) abrigado num Ipê Branco: a fêmea choca e o macho vigia. Na segunda foto, clicada do outro lado, apenas o macho aparece; mas a fêmea continua ao seu lado, chocando.

rolinhas_01

rolinhas_02

.

Anúncios

5 Respostas to “A Floração dos Ipês Brancos”

  1. Sato Comunicação Says:

    Olá, blogueiros!!! A Sato Comunicação está trabalhando com um evento bem atual, inovador e bacana em Mato Grosso do Sul: o MaxiMídia Sat MS. Conhecem? Pra vocês que de uma forma ou outra estão envolvidos com comunicação como nós, vale muito a pena acompanhar. Não deixe de participar!
    Será agora em outubro, para mais informações, se tiver twitter, me siga: satowitter ou acesse http://www.maximidiams.com.br ; http://www.satocomunicacao.com.br. Há uma promoção de ingressos para os twitteiros e para os blogueiros. Já estão sabendo? Nos envie um e-mail contato@satocomunicacao.com.br
    Nos ajude na divulgação, temos matérias postadas em nosso site, se puderem colaborar publicando…e fiquem a vontade para acessar!

  2. lins Says:

    a capital dos ipês!
    E esse parque é lindo.

  3. lins Says:

    Ah… adorei seu comentário sobre os filmes possíveis sobre a obra do Pedro Bandeira. Gostaria de tê-lo escrito eu mesmo.
    Abração

  4. Lúcio Says:

    Poxa como são bonitos, perfeitos. Definitivamente não são da mesma espécie que eu vi na BR, os de lá são bem mais discretos, as flores são pequenas e não é branco tão vivo quanto estes. São muito bonitos, o viveiro municipal daqui anuncia que tem ipê branco mas toda vez que ligo pra lá eles dizem que ainda não tem, dizem que é mais raro, eles se adaptam aqui na região nordeste? Poxa os ipês são lindos mesmo, esses da foto então… nem parece aqui no Brasil. Se parecem muito com a Sakura a cerejeira japonesa! Parabéns pelas fotos e pela cidade!
    ______
    do blog:

    Obrigado, Lúcio! Creio que não haverá problemas de adaptação dessa árvore ao clima do Nordeste. Talvez, nos primeiros anos da muda, seja necessário dar atenção especial à irrigação, para que a planta não seja prejudicada por estiagem muito longa…

  5. Delma Estrella Says:

    Maravilhada e deslumbrada com o seu trabalho ! Acabei de plantar um ipê e fiquei sabendo , já que minha muda é bem grandinha, ele deve florescer daqui há 2 anos… Contando o tempo desde já ! Só não sei se é lilás ou amarelo , não faz mal , como uma mãe não escolhe a carinha do seu bebê , aguardo ansiosa o seu desabrochar… e vou amá – lo até morrer !

    É verdade que o caule do ipê cor branca , tem o caule mais fininho ?? Pelas fotos me parece que sim … Um abração e parabéns !!!
    __________
    resposta do blog:

    Delma:
    O diâmetro das árvores depende da idade, e o tronco dos ipês brancos também ficam grossos, até 30 cm ou mais.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: