A Floração dos Ipês Amarelos

Nas 5 fotos abaixo, um magnífico Ipê Amarelo (Tabebuia chrisotricha), entre a Via Parque e o Córrego Sóter, em Campo Grande, abriu floração. Seu tronco tem cerca de 45 cm de diâmetro e sua altura passa dos 10 metros.

ipe_amarelo_2c01

ipe_amarelo_2c02

ipe_amarelo_2c03

ipe_amarelo_2c04

ipe_amarelo_2c05

Nas quatro fotos abaixo, o mesmo exemplar, visto de outro ângulo.

ipe_amarelo_2c06

ipe_amarelo_2c07

ipe_amarelo_2c08

ipe_amarelo_2c09

Nas duas fotos abaixo, exemplar existente no Parque Ni (Parque das Nações Indígenas), com o tronco medindo cerca de 70 cm de diâmetro e altura de 8 metros.

ipe_amarelo_2c10

ipe_amarelo_2c11

Nas fotos abaixo, cachos florais de outros Ipês Amarelos encontrados no Parque Ni.

ipe_amarelo_2c12

ipe_amarelo_2c13

ipe_amarelo_2c14

23 Respostas to “A Floração dos Ipês Amarelos”

  1. vilma diniz gurgel Says:

    Lindas suas fotos dos ipes. gostaria de saber se posso plantar duas mudas de ipe ,de cores diferentes , na mesma cova.
    _____
    do blog:
    Vilma:
    Se cada uma das mudas pudesse falar, talvez dissesse: “Olha, Vilma, eu preferiria ter um espaço só meu, para desenvolver-me com toda a plenitude.” Mas do ponto de vista prático, na natureza existem plantas compartilhando o mesmo espaço, lado a lado. Na minha chácara, ao lado de paus-terras adultos, plantas novas de Capororoca vão crescendo, sem perguntar a opinião das colegas mais velhas… Acho que pode ser tentado, com o compartilhamento talvez reduzindo o ritmo de crescimento de ambas; mas não espere floração simultânea: pelo que tenho visto, primeiro floresce o Ipê Roxo, ou Rosa, depois (mais ou menos 1 mês) o Ipê Amarelo, e finalmente o Jacarandá (este, verdadeiramente roxo).

  2. Raquel Lacerda Says:

    Achei linda essa página.
    Parabéns por nos presentear com essas belas imagens!
    Considero o Ipê a árvore mais bela do Brasil.
    Amo todas as cores dessa espécie, mas particularmente, eu prefiro o Ipê Amarelo. É romantico, me inspira, me enche de alegria e bem-estar.
    Ele representa a entrada da Primavera porque começa a florar exatamente no mês de Setembro.
    Tenho um pé na calçada da minha casa. Como eu moro em região serrana, a florada dele durou somente uma semana.
    As chuvas constantes aqui derrubaram todas as flores, mas ainda há algumas no pé.
    Abraço carinhoso.
    _____
    do blog:
    Obrigado, Raquel!

  3. Regina Costa Says:

    Olaa´a….! Gostei muito das fotos.Plantei dois pés de ipê amarelo no jardim de casa gostaria de saber com quantos anos de plantadas ou que altura elas já terão flores? Obrigada pela atenção.
    _____
    do blog:
    Regina:
    As plantas, incluindo o Ipê Amarelo, variam muito em crescimento e viço, dependendo das condições do solo. Mas tenho visto muitos Ipês com 2,5 metros de altura carregados de flores. Essa altura pode ser atingido em 3 ou 4 anos…

  4. regina bolizan Says:

    plantei um pe de ype amarelo e outro de ype rosa,plantei na calçada,um do lado do outro,as raizes seguem para baixo no solo ou pelas laterais?
    adorei as fotos,nada e mais lindo que o ype.
    _____
    do blog:

    Regina:

    A tendência normal das raízes das árvores é a de se aprofundarem no solo, em ângulos diferentes em relação à linha do tronco. Imagine as penas de uma peteca, mas invertidas (penas para baixo). Para que isto aconteça normalmente, é preciso que as águas da chuva infiltrem abundamente no solo. Providencie para que em torno dos troncos haja uma área livre de calçamento (pode ser gramada) onde a água possa se acumular nas chuvas mais fortes, formando um laguinho cujas águas logo infiltrarão no solo.

    Se a água da chuva não se acumular num primeiro momento, como expliquei, a irrigação será muito superficial, e as raízes se concentrarão próximo à superfície, levantando o calçamento em torno.

  5. mauel Says:

    ñ achei o q queria
    _____
    do blog:

    Que pena, Mauel! Não quer dizer o que estava procurando?

  6. marica Says:

    gostaria de saber …. quando que eu posso fazer a poda do meu pé de ypê – amarelo.q por sinal esta na época da flora……abraços….estou aguardando a resposta para melhorar a aparencia do pé de Ypê
    _____
    do blog:

    Marica:

    Poda é uma violência cometida contra a árvore e pode prejudicar o seu desenvolvimento. Toda árvore tende a desenvolver um perfil harmonioso; basta saber entendê-la. Deve-se podar apenas ramos secos ou doentes. Excepcionalmente pode ser podado algum galho que atrapalhe a fiação, a passagem de pedestres ou veículos.

  7. valdir ramos Says:

    valdir ramos de andrade pergunta..eu tambem plantei um pe de ipe amarelo na calcada em frente a minha casa ja fazendo mais ou menos dois anos, ta que uma beleza sempre vicosa com tres metros de altura…. a pergunta e a seguinte, eu colhi todas as sementes e nao sei como cuida-las aguardo uma resposta , muito obrigado
    _____
    resposta do blog:

    Valdir:

    As sementes de árvores nativas vão perdendo, com o tempo, a viabilidade. Quanto mais tempo passar, menor será a taxa de germinação. O ideal é você utilizar logo essas sementes para fazer mudas.

    1. Pegue uma embalagem vazia de leite longa vida.
    2. Corte a tampa de cima. Corte os quatro cantos da parte de baixo.
    3. Encha a embalagem com terra comum.
    4. coloque duas sementes e cubra-as com um pouco de terra ou areia.
    5. Regue todos os dias, deixando a embalagem em local meio sombreado (com claridade).
    6. Daí a uns 15 dias, ou menos, a semente irá brotar, transformando-se aos poucos numa muda.
    7. Quando a muda estiver com 50 cm de altura, transfira-a para o local definitivo, no solo.

  8. saduseu Says:

    se o..homem fosse inteligente jamais destruia a.naturesa nen o..burro destroe esse e o homem ganansioso do mundo de.hoje so pensa en destruir destroi tudo ho que sera dos nossos netos sem ar para respirar ho que plantamos hoje amanha vom colher ha nosa estupideza matando ha natureza. sera que o burro e mais inteligente do que ho homem paresse que sim o homem pensa que nunca morre nao rasiosina e.igual ho burro so que ele e mais inteligente..humanidade fraca.ganansioza.seu fim e a morte cabelo branco e o sinal que esta chegando a.hora da partida..seu.destruidor da naturesa vai ter troco pela propria naturesa destroi.e sera destruido pode espera que tem troco e sera em breve boa tarde

  9. Raquel Lacerda Says:

    Olá!
    Neste ano, a florada dos Ipês na minha rua foi linda. Assim como eu faço todos os anos, tirei fotos de todos os pés de Ipês Amarelos da quadra onde eu moro. Estavam lindos.
    Mas infelizmente, depois da florada desse último setembro, os meus vizinhos cortaram as árvores de suas calçadas. Eu não havia percebido e levei um susto, até chorei de tristeza. Agora só resta a árvore da minha calçada.
    Pesquisando na Internet, eu fiquei sabendo que o Ipê Amarelo é, por Lei, um dos símbolos nacionais, assim como a Bandeira Brasileira e o Brasão Nacional. Quero saber se há pena para quem corta uma árvore de Ipê com mais de 10 anos.
    Abraço carinhoso.
    _____
    resposta do blog:

    Raquel:

    Em geral as Leis Municipais prevêem que árvores em áreas públicas só podem ser erradicadas com justificada autorização da Prefeitura. Assim, seus vizinhos provavelmente estão sujeitos a multas, caso tenham feito isto discricionariamente. Entretanto, não se pode obrigar gente que odeia seres vivos (e que tacham as flores caídas no chão de “sujeira” incômoda) a amarem seres vivos. Melhor “vingar-se” deles plantando mudas de árvores em parques públicos (peça autorização à Prefeitura), ou Parques Nacionais, ou Encostas, etc…

  10. Raquel Lacerda Says:

    Obrigada pela informação. Vou formar mudas (peguei suas orientações acima) e quando estiverem formadas com 50 cm plantarei no Parque Ambiental que tem na minha cidade.
    Mais uma vez quero parabeniza-lo por este site. Além de informativo, mantem os comentaristas atualizados.
    Abraço carinhoso.

  11. Neila Cláudia Soares da Silva Says:

    Amo os ipês,todas as cores! Estou elaborando um projeto para ser executado com as crianças do 5º ano,por isso procurei conhecer melhor esta árvore, fiquei muito satisfeita com as informações e incentivos encontrados aqui.

  12. Valdilene Ferreira de Lima Says:

    adoro os ipês, só a natureza para nos dar tamanha beleza de cores, lindo DEMAIS!!!

  13. André Says:

    Estou com algumas mudas de ipês de várias cores, mas não sei distingui-los pelas folhas, o amarelo tem uma folha pequena e pouco peluda? E o branco? E como faço para distinguir roxo e rosa, já que quando floram parecem que são todos rosas, não vejo ipê roxo de cor violeta mesmo, como o jacarandá, exceto um nativo que tem ao lado do sítio da família que é roxo quase preto. Podem me ajudar nessa distinção? Já que minhas mudas são novas. Obrigado!
    __________
    resposta do blog:

    André: os chamados “ipês roxos” são na verdade de cor rosa ou suavemente lilás. Ipês brancos têm folhas com 3 folíolos apenas (isto é, as “folhas” aparecem sempre em grupos de 3, em leque), e isto os distingue dos outros. Mas os ipês rosa podem ter também apenas 3 folíolos quando novos. É preciso esperar pelo crescimento das mudas (quando estiverem, por exemplo, com 10 folhas) para identificar melhor. Ipês amarelos mais comuns nas cidades (handroanthus chrisotrichus) têm folhas menores que os outros ipês, e essas folhas são bem peludas, na parte superior e na parte inferior.

  14. Sara Says:

    Estou com uma grande dúvida, há mais de 4 anos cuido de uma planta (me disseram que era um ipe amarelo) , ela tem mais ou menos 4m. mas nunca florou , vejo muitos ipes amarelos pelas ruas mas as folhas são diferentes das minhas, são pequenas , enquanto a minha a folhas grandes , como faço para descobrir se estou ou não com o ipe amarelo ?

    __________

    resposta do blog:

    Sara:

    Tire algumas fotos da sua árvore. Uma delas fazendo close num pequeno ramo de folhas. Depois mande, como anexo, para o nosso e-mail. O nosso e-mail está indicado no quadro CONTATO (em azul), na coluna direita da página principal do blog. Tentaremos identificar a árvore com base nas fotos.

  15. ROSA MARIA DA ROCHA CUNHA Says:

    GANHEI DE PRESENTE UMA MUDA DE IPÊ AMARELO E GOSTARIA DE PLANTA-LA NA MINHA CALÇADA, SÓ QUE MORO DO LADO DOS FIOS DE ALTA TENSÃO, A PERGUNTA EH ESTA: O QUE FAÇO? TEM ALGUM JEITO DE DRIBLAR OS FIOS? POR FAVOR RESPONDA-ME POIS QUERO PLANTA-LA NA PRÓXIMA LUA CRESCENTE. OBRIGADA ROSA MARIA

    __________

    resposta do blog:

    Rosa Maria:

    Como nos ensinam os japoneses, com os seus Bonsais, é possível moldar a copa de uma árvore, de forma que seus galhos desviem da fiação elétrica. Seriam utilizados podas e direcionamentos mecânicos (amarrios e espaçadores). Mas isto exigiria trabalhos altamente profissionais, pois seria preciso obter autorização da distribuidora de energia quando os galhos atingirem a altura dos fios. Seria trabalho perigoso, de risco. E, naturalmente, caro.

    Por outro lado, calçadas são ambientes muito restritivos para o crescimento saudável de uma grande árvore. A área de infiltração da água da chuva (a melhor água para as plantas) é geralmente muito pequena, e isto provocará carência de umidade e aeração no solo que as raízes explorarão. Resultados futuros: 1) as raízes vão engrossar anormalmente junto ao tronco, levantando calçadas e trincando muros; 2) a árvore estará sujeita a tombar durante uma tempestade, por causa da fraca ancoragem propiciada pelas raízes engrossadas anormalmente.

    Seria de melhor alvitre plantar na calçada uma árvore de porte pequeno ou médio. A sua muda de ipê poderia ir para uma área pública (um parque ou um canteiro central de avenida, não esquecendo de obter autorização da Prefeitura). Seria a “sua árvore”, pelos cuidados de manutenção que você a ela dedicaria de tempos em tempos. Essa muda deveria ser plantada num espaço plano ou, melhor ainda, numa “bacia”, que recolheria das chuvas irrigação abundante para o solo. Se o terreno for convexo (o contrário da “bacia”), mande fazer nele uma pequena “bacia”, de pelo menos 2 metros de diâmetro, para reter as águas pluviais. E não esqueça de fazer um cercadinho de bambu ou arame para proteger a muda, enquanto jovem, do pisoteio de animais ou crianças.

  16. Jose aparecido gomes da cilva Says:

    plantei 450 de ipê mirim na rua da minha cidade quem forneceu disse q eles so crescem apenas dois metro e meio mais ou menos, a pergunta é posso continua a plantar?

    __________
    resposta do blog:

    José Aparecido:

    Esses Ipês Mirins, ou Ipês de Jardim, são adequados para plantio em calçadas. Mas se você não é funcionário da Prefeitura local, seria bom comunicar o plantio ao setor competente da Prefeitura…

  17. Mário Gomes Says:

    Tenho 4 irmãos. Tenho plantando 5 pés de Ipês: branco, rosa, roxo e duas espécies diferentes de amarelo. Onde é possível eu faço isso. Porém o Ipê demora muito a engrossar o caule. Existe alguma coisa que possa ser feito para agilizar tal crescimento?
    __________
    resposta do blog:

    Mário:

    1. A tendência das árvores, e das plantas em geral, é crescerem mais e com mais vigor em solos mais ricos. Por exemplo, aqui em Campo Grande, tenho uma Aroeira Vermelha numa chácara de terra arenosa e ácida, onde a árvore, com mais de 20 anos, não passa de 2,5 metros de altura e tem galhos tombados. Na cidade, em lote com terra vermelha, a mesma Aroeira Vermelha, com apenas 5 anos, já está muito mais alta (6 metros) e sem galhos tombados.

    2. Se o solo onde estão suas árvores é de boa qualidade, deixe como está. Adubação suplementar é uma ciência exata, exige análise do solo e aplicação em doses exatas dos principais nutrientes.

    3. O método largamente utilizado em todo o mundo para acelerar o desenvolvimento das plantas é o do melhoramento genético. Escolhe-se, em cada planta, as sementes maiores e com aspecto mais sadio e delas se fazem mudas. Dessas mudas, quando crescerem, se toma novamente as melhores sementes, e apenas estas são plantadas. E assim por diante. Como se pode deduzir, é um processo que leva décadas para atingir resultados significativos. Mas sempre vale a pena começar.

  18. giovane alves alves Says:

    Gostei muito dos questionamentos e das respostas a respeito dos IPÊS. Gostaria de saber se posso fazer uma poda (necessária) antes da florada? Isso prejudicaria a florada?
    __________
    resposta do blog:

    Giovane:

    Essa poda vai prejudicar a florada. Se for mesmo podar, pode o mínimo, para minimizar os danos. As podas devem ser muito parcimoniosas. Podar apenas galhos secos, galhos doentes ou galhos que atrapalhem a passagem ou avancem sobre construções.

  19. Ana Luiza Rocha de Andrade Rodrigues Says:

    Tenho um Ipê plantado há mais de 3 anos e não da flor gostaria de saber com quantos anos leva levara para dar flor pois ganhei esta muda e normal demorar dar flor?
    __________
    resposta do blog:

    Ana Luiza:

    Os ipês amarelo e branco costumam dar a primeira florada antes dos ipês rosa. Há relatos de ipês amarelo dando flor já aos 3 anos de idade. Mas há variação de planta para planta, dependendo do local (clima) e do solo. E não esqueça que os ipês, para florirem, precisam de uma estação de estio que os façam ficam sem as folhas, ou com poucas folhas…

  20. Ana Luiza Rocha de Andrade Rodrigues Says:

    comentários acima muito importante gostaria de receber uma resposta, muito obrigada

  21. Luciana Says:

    Olá! Gostaria de saber quando ocorre normalmente a primeira floração do Ipê amarelo? Tenho um Ipê amarelo com cerca de 70 a 80cm de altura seu tronco é o que eu chamaria de graveto , porém e já está florido e com vários botões para florir. Outra curiosidade que encontrei é que ele floriu fora da época que seria julho e agosto e também não perdeu suas folhas o que é característico. Procurei informações sobre assunto e descobri que muitos Ipês só começam a florir com aproximadamente 2 anos após o plantio. Plantei este Ipê há 4 meses e estou encantada com sua beleza embora tão pequeno.
    __________
    resposta do blog:

    Luciana:

    A floração dos ipês depende de vários fatores: clima, época, qualidade do solo, etc. E depende também da idade. Às vezes uma muda comprada tem vários anos, mas apresentou pouco desenvolvimento, pois em ambiente restrito, sombreado. Quando essa muda é transplantada para o lugar definitivo, com muito sol e irrigação adequada, pode surpreender com uma floração inesperada…

  22. Mercy Says:

    Olá,
    Parabéns pela iniciativa desta página. Além de linda é super conveniente nestes tempos de correria diária.
    Moro no sul da Bahia a 5 km do mar. Tenho 6 pes de Ipês Amarelo no meu quintal: 2 mudas adquiridas no órgão chamado Ceplac, na região de Itabuna e outras 2 adquiridas na região serrana do Rio, Nova Friburgo. O motivo de toda essa explicação é que essas árvores tem aproximadamente 14 anos e a floração anual dura em torno de 15 dias, entre o fim de outubro e começo de novembro. No entanto, a floração é mínima, talvez 10% da folhagem. E logo em seguida produz muita vagem com sementes. O que fazer?
    Obrigada!
    __________
    resposta do blog:

    Mercy:

    As primeiras florações dos ipês costumam ser pequenas, decepcionantes, mesmo. Mas a cada ano a floração deve aumentar, até chegar a um nível esplendoroso. Mas os ipês dependem, para uma grande floração, de que todas as folhas caiam. Assim, na época do estio, evite irrigar as plantas, para que as folhas velhas caiam na mesma época. As flores só abrem nos galhos que perderam as folhas.E, naturalmente, quanto mais flores, mais vagens e mais sementes.

  23. Claudia Moletta Says:

    Ela Richard, Tenho 2 ipês o roxo plantei no jardim traseiro e o amarelo na calcada em frente a minha casa.. Os 2 tem uns 15 anos .O ipe roxo começou a florir ha uns 3 anos, e da poucos cachinos que corro para ver e depois logo caem ao solo, Acho cada ano vai dar mais um pouquinho e so espero uma grande floração mesmo. Tem espaço suficiente e ja tem mais de 7 metros de altura . O amarelo, entretanto, fraquinho, tímido so começou a a dar flórêzinhas ha uns 2 anos , esta ainda com uns 2 1/2 m caule fininho, ramos fininhos tb. Esta ao lado de um coqueiro que pretendo tirar, acho que ele esta meio sufocado! As flores , conto nos dedos , quase choro quando chegam. Moro no Rio. Que tipo de adubo posso colocar para que florescammais e fiquem mais bonitos?, Obrigada Claudia
    __________
    resposta do blog:

    Cláudia: não tire o coqueiro. Acho que ele não concorre com o ipê, podendo mesmo ajudar com um pouco de sombra nas horas de insolação intensa. Ipê amarelo costuma ser, mesmo, mais fino quando novo. Cuide apenas para que ele receba boa irrigação das águas da chuva (faça murundus em volta da planta – de terra ou cimento – de modo que a água da chuva sejam retidas e penetrem abundantemente no subsolo).

    Adubação exige análises do solo em laboratório (não são caros) e instruções de especialista. Mas ajuda muito você acrescentar ao solo humus ou terra vegetal. E cuidar para que folhas da árvore (ou de outras plantas) permaneçam no solo, ajudando, com o tempo, a enriquecer o solo em nutrientes e em textura (fofura).

Comentários encerrados.