Floração das Bate-Caixas

Eis aqui uma arvoreta (a mais alta que vi tem cerca de 2 metros e meio) cuja floração, espetáculo que dura muitas semanas, esbanja alegria. Não sei o porquê do nome (é também conhecida como Gritadeira). Cientificamente, é a Palicourea rigida Kunth.

Cada flor mede 2 cm a 2,5 cm de comprimento e, na “estrela”, apenas 1 cm de diâmetro. As grandes folhas, quando novas como as aqui mostradas, são também muito decorativas.

Uma resposta to “Floração das Bate-Caixas”

  1. Elizabete Cândido Says:

    Olá, vi seu post sobre a Palicourea rigida e fiquei bem interessada, pois trabalho com essa planta e não estou encontrando indivíduos aqui em Campo Grande. Você poderia me ajudar me indicando locais onde posso encontrá-las? Desde já agradeço.
    __________
    resposta do blog:

    Elizabete:

    Tenho uma propriedade (entre estradas NE-5 e NE-6) na Chácaras dos Poderes, e lá há muitas dessas batecaixas. Nessa época, entretanto, elas estão como que hibernando, muito “apagadas”, quase que só o talo. Toda aquela região tem Palicourea rigida, podendo elas ser acessadas das estradas.

Comentários encerrados.