ILHA DO MEL

Apresentamos abaixo, em sequência temporal, as diversas postagens do Blog Timblindim sobre a esplêndida Ilha do Mel.

30/10/2007 > Na Ilha do Mel

O blog está fazendo turismo. Foi à Ilha do Mel, litoral do Paraná. Essa ilha fica no Estuário de Paranaguá, tendo uma área total de 2762 hectares. As praias banhadas pelo mar aberto (principalmene entre a Gruta e o Farol das Conchas) são excelentes, com águas (na análise de um leigo) sem poluição. Abaixo, mapa do local . . .

Mapa da Ilha do Mel

. . . e a chegada ao embarcadouro das Encantadas.

Chegando à ilha

.

31/10/2007 > Pousadas da Ilha

A Ilha do Mel deve ter mais de 20 pousadas, para diversos gostos e disponibilidades financeiras. A pousada onde ficamos, na vila das Encantadas, foi esta:

A “nossa” pousada

Ainda nas Encantadas, uma pousada mais popular, mas igualmente charmosa:

Pousada e Restaurante Fim da Trilha.

Há ainda algumas áreas para camping.

.
01/11/2007 > Praias da Ilha (1)


Como disse anteriormente, as melhores praias da Ilha do Mel são as de frente para o mar aberto. Este mapa, baseado em painel existente na ilha, mostra a sua posição na entrada da Baía de Paranaguá.

Ilha do Mel, na entrada da Baá de Paranaguá

Vamos mostrar hoje a praia das Encantadas, na parte sul da ilha e voltada para a baía. Primeiramente, com vista para a ponta do Caraguatá. Vê-se muitas algas, trazidas pela maré.

Manhã na praia das Encantadas

E abaixo, a mesma praia vista das pedras da chamada Pontinha:

Praia das Encantadas, vista da Pontinha.
.

03/11/2007 > Praias da Ilha (2)

A Praia do Mar de Fora é muito limpa e tem belas ondas, às vezes selvagens. Mostro abaixo o seu limite à direita, local próximo ao Farol das Encantadas.

Ponta da Praia do Mar de Fora

Agora, as belas ondas dessa praia, que deve ter um quilômetro e meio de extensão.

Ondas do Mar de Fora
.

07/11/2007 > Caminhada Longa (1)

Pelo menos no início da Primavera, o tempo, na Ilha do Mel, pode mudar bruscamente. Assim, a uma bela manhã de sol, com céu de brigadeiro, pode seguir-se uma tarde nublada, nada convidativa para banhos de mar. É aí que entram os passeios pela ilha. Há vários locais que merecem visita; a Gruta, por exemplo, que fica muito próximo das Encantadas.

Mas há percursos mais longos, como o que vai dessa vila até o Farol das Conchas, distante 6400 metros. Percorridos uns 1500 metros pela Praia do Mar de Fora, sobe-se por degraus uma elevação de uns 30 metros, na parte mais baixa do Morro do Miguel. Dessa passagem já se enxerga, adiante, primeiro a Praia do Miguel, e depois a Praia Grande. Entre as duas fica o Morro do Meio, cuja base leste, erodida pelas marés, oferece apreciável obstáculo à passagem.

Vista do alto do Morro do Miguel

Quase no final da desértica Praia do Miguel, e olhando-se para o trajeto já percorrido, pode-se ver o local da passagem pelo morro, de onde foi tirada a foto anterior.

Praia do Miguel

À frente, as grandes pedras da passagem difícil:

Grandes pedras da passagem

Lá em cima as turistas descobrem que por ali não há descida praticável:

Sem sa�da

Mas na quarta tentativa acham uma passagem estreita entre as rochas:

Passagem estreita

Barreira ultrapassada. Nesse ponto começa a Praia Grande:

In�cio da Praia Grande

Início da Praia Grande. Bem ao fundo, no alto do morro menor, vê-se a silhueta do Farol das Conchas:

Silhueta do Farol
.

07/11/2007 > Caminhada Longa (2)

Quase ao fim da Praia Grande, uma trilha, com alguns exemplares de uma orquídea terrestre à margem, leva à base do Morro do Farol:

A trilha

Um trecho da escadaria que leva ao farol:

Escadaria do Farol

Finalmente o Farol das Conchas, construído em 1872, por ordem de D. Pedro II:

O Farol

Descendo o morro do Farol. Em primeiro plano a Praia do Farol, e depois a Praia do Istmo:

Mais duas praias

Praia do Istmo e casas da vila Brasília (o ancoradouro fica do outro lado do istmo):

Praia do Istmo e vila Brasilia

Voltando às Encantadas pelas águas da Baía de Paranaguá (ou Mar de Dentro), por um barco que faz a linha Brasília – Encantadas – Pontal do Sul (este, no continente):

Retorno pelo Mar de Dentro
.

26/11/2008 > Sol e Vento

Ilha do Mel, litoral do Paraná, 23/11/2008. Numa primavera onde uma conjunção de fatores tornou o tempo no litoral paranaense-catarinense extremamente chuvoso, o Sol finalmente apareceu, mas acompanhado por muito vento. Assim, dos poucos turistas que acreditaram numa “virada” do tempo na ilha, apenas uma parte se animou a brincar com as magníficas ondas da Praia do Mar de Fora.

Notem que, diferente da espuma amarelada e poluida de muitas outras praias, aqui a espuma branca resulta do entrechoque das moléculas da água, e se dissolve rapidamente em contato com a areia…

praia_06

praia_07

praia_08

praia_09

praia_10

12 Respostas to “ILHA DO MEL”

  1. Claudia Freitas Says:

    Vi recentemente uma reportagem sobre a ilha do mel.fiquei maravilhada diante de tanta beleza, sou apaixonada pela natureza.Mas quero parabenizar o blog timblindim por que me mostrou muito mais do que vi na reportagem. Vou me preparar para nas proximas ferias conhecer a ilha.Um abraço..
    _____
    do blog:
    Obrigado, Claudia. A Ilha do Mel tem ainda outros atrativos, que não mostramos. Por exemplo, o Forte, também da época do Império, o passeio à Baía dos Golfinhos (que ainda não fizemos)…

  2. Kauane Says:

    Sou parnanguara e adoro tudo o que há aqui. Porem, sou fascinada pela Ilha do Mel.

  3. Roseli Says:

    Estamos planejando nossas férias na ilha do mel. ja estive la ha 16 anos atras, ainda nao tinha tantas pousadas, mas me apaixonei. Agora quero mostrar para meu marido e meus filhos. Gostei muito das informaçoes, mas gostaria de obter algumas dicas de pousadas.
    _____
    do blog:

    Roseli::

    Estive 3 vezes na Ilha do Mel, com esposa e outros parentes. Ficamos sempre na Pousada Estrela do Mar ( http://www.pousadaestreladomar.com.br ), que é de alto nível. Essa pousada recolhe os visitantes no continente (Pontal do Sul) através de barco próprio.

    Mas há também muitas outras boas pousadas (por exemplo, Bob Pai e Bob Filho. Ainda outras opções podem ser estudadas no sítio http://www.pousadasilhadomel.com.br .

  4. Juan Says:

    Olá! Sou argentino e gostaría de ir à ilha do mel nas proximas ferias. Me falaram que a côr do mar nao é muito bonito mas a ilha é uma beleza. Alguem podería me ajudar, por favor? Muito Obrigado! Juan
    _____
    do blog:

    Juan:

    Fui 3 vezes à Ilha do Mel. Há muitas atrações turísticas, como o Farol e o Forte (ambos da época do Brasil Colonial), a Gruta das Encantadas, as trilhas e, naturalmente, as praias. As praias que dão para o mar aberto são excelentes, com águas muito limpas e ondas relativamente altas.

    Às vezes as fotos não captam adequadamente as cores do mar e da praia. Nas fotos desta postagem, por exemplo, não fiz as regulagens próprias para praia e mar. Talvez as cores tivessem saído mais vibrantes se eu o tivesse feito.

  5. Manuel Alapont Says:

    Ola, só para trocar uma legenda de uma das fotos. (Há ainda algumas áreas para camping.) No caso a foto é da pousada e restaurante Fim da Trilha e não camping. se puder troque a legenda, obrigado
    Manuel alapont
    Fim da Trilha Pousada e restaurante
    3426-9017
    _____
    do blog:

    Ok, Manuel; já corrigi. Obrigado pela dica.

  6. camila Says:

    ola, estou programando a minha ida a ilha do mel para surfar, vc tem alguma dica para me dar do melhor lugar para eu ficar que nao seje tão caro?
    obrigada
    _____
    do blog:

    Camila:

    Não tenho uma relação das pousadas da Ilha do Mel, mas na localidade Encantadas há dezenas de pousadas, algumas com preços bem convidativos. Há também várias opções de camping. Você pode obter maiores detalhes (vagas, preços) ainda no Pontal do Sul, local de embarque para a Ilha, onde há um centro de informações turísticas.

  7. arnaldo Says:

    ola, ja estive na ilha do mel duas vezes, a ultima foi no inicio de janeio 2011, olha, vale mesmo a pena conhecer essa ilha, simplesmente maravilhosa, nao existe rua nem tao pouco carros, tambem nao tem tumulto, pra quem gosta de natureza e curtir passeios é ideal, pontos principais: farol, brasilia, gruta, nao deixe de visitar o forte é simplesmente espetacular e o mirante do forte tambem, pra quem for passear de barco, pode fazer uma passeio em volta da ilha toda, vai conhecer tambem a baia dos golfinhos, enfim, vale a pena mesmo. ah, existem varias pousadas e chales muito bons, fiquei no chale do laurindo, com cafe da manhã e jantar, chalé até para 6 pessoas…
    _____
    do blog:

    Valeu o depoimento, Arnaldo!

  8. Eliane Says:

    ola …… eu estive na ilha do mel em agosto deste ano….gente lá é realmente uma maravilha, é um lugar perfeito para quem quer paz e sossego é td muito tranquilo, sem agitaçao e correria deste mundo em que vivemos hj , principalmente quando se fala em transito afffffff…na ilha não tem nada disso é td muito natureza me senti em um paraiso realmente foi demais e agora em outubro estarei voltando pra la novamente….

  9. gabriela Says:

    ola estou visitando todos os blogs para saber um pouquinho mais sobre a ilha do mel porem estamos ainda pensando de ir lá …
    Mais bem , oque eu queria saber era lá é um bom lugar pra quem quer descansar ? eu não gosto de andar nas trilhas morro de medo de encontrar uma cobra por lá kkkk
    _____
    resposta do blog:

    Gabriela: As trilhas são apenas algumas das muitas atrações da Ilha do Mel. Nada impede que você curta a estadia, apenas visitando a praia do Mar Aberto, próximo às pousadas…

  10. vanessa Says:

    adorei só de ver as fotos, vou me planejar pra conhecer de perto a famosa ilha do mel!!!!

  11. Mauro Andrade Says:

    Hummmm estamos indo em 15 ciclistas para Superagui, ilha das peças e demais da baia de Paranaguá. O final será na Ilha do Mel com todas as reservas confirmadas . . . partindo próxima segunda feira às 07:00 de Paranaguá . . . finalizando com duas noites, quinta e sexta feira próxima na Ilha do Mel. . . aí vamos nós ! Huuuuuuuuuuuuuu

  12. MAURINA RODRIGUES Says:

    COMUNICADO AOS TURISTA DA ILHA DO MEL:

    20 ANOS ATRÁS PERDI UMA GRANDE AMIGA NA PRAIA GRANDE (AO LADO DA GRUTA) ENCANTADAS. A MESMA ESTAVA BRINCANDO COM OS IRMÃOS NA BEIRINHA, ÁGUA NO JOELHO E DE REPENTE ELA SUMIU, FOI ENCONTRADA NO OUTRO DIA JÁ MORTA.
    DOIS ANOS ATRÁS POR MILAGRE CONSEGUI ME SALVAR. TAMBÉM ESTAVA NA BEIRADINHA E QUANDO DEI POR MIM JÁ ESTAVA NO FUNDO E JÁ NÃO CONSEGUIA COLOCAR O PÉ. FIQUEI CALMA E CONSEGUI BOIAR E SAIR DAQUELA SITUAÇÃO.

    AGORA DIA 01/01/15, ESTAVA COM UMA AMIGA TIRANDO FOTO QUANDO VI, ALGUÉM SE AFOGANDO, E LOGO EM SEGUIDA A CHEGADA DOS BOMBEIROS FAZENDO O SOCORRO

    ALERTA, NÃO DEIXE SEUS FILHOS BRINCAR MESMO QUE SEJA NA BEIRADINHA… ESSA PRAIA É ASSASSINA, E JÁ MATOU MUITAS PESSOAS…

    AT,

    MAURINA RODRIGUES. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: