No Parque NI (06)

Parque das Nações Indígenas (ou Parque NI), em Campo Grande, tarde de 29/07/2014.

Obras do “Aquário do Pantanal”

AquarioPantanal-1

AquarioPantanal-2

AquarioPantanal-3

AquarioPantanal-4

AquarioPantanal-5

AquarioPantanal-6

AquarioPantanal-7

Mulungus

Mulungu-1

Mulungu-2

Mulungu-3

Represa

Represa recentemente reconstruída.  Alegou-se que o objetivo da obra era contemporizar o volumoso caudal que ali se forma quando ocorrem chuvas torrenciais na região. Esse caudal normalmente colabora grandemente para as inundações da Via Parque. Entretanto, com 16 largos vertedouros, todos no mesmo nível, apenas se criou um lago inútil, nota zero para aquele objetivo.

Nota-se pelas fotos que a água escoa rasa por apenas 4 dos 16 vertedouros. Numa chuva torrencial, a água encontrará caminho por 16 vertedouros, e não haverá nenhuma retenção provisória. O que só aconteceria se houvesse 1 vertedouro na base da represa (como nos represamentos do Córrego Sóter),  suficiente para atender à vazão expandida provocada por chuvas de pequena ou média intensidade. Numa chuva torrencial, aí sim a represa poderia reter o volume excepcional, armazenando 2 ou 3 milhões de litros de água.

Mas há dúvidas sobre se a estrutura construída com pré-fabricados (e com essa forma que repudia a aquadinâmica) aguentaria a pressão da enxurrada. A Represa Hoover, nos Estados Unidos, projetada em 1931, inaugurada em 1936 e positiva e operante até hoje, apresenta à pressão da água uma parede convexa; a represa do Parque NI contrapõe à pressão da água uma parede… côncava!

represa-parque-ni-1

represa-parque-ni-2

represa-parque-ni-3

Capivaras

capivaras-1

capivaras-2

Escoadouro do Lago

lago-parque-ni-1

lago-parque-ni-2

Casa do Homem Pantaneiro

Uma fundação (alguns chamam de afundação) e uma universidade se uniram para obter gordas verbas públicas (mais de milhão) e torrá-las nesta casa, que pode morrer virgem, intocada. O objetivo final alegado (aliás, de duvidosa exequibilidade, face ao local escolhido), de “Promover a Cultura do Homem Pantaneiro”,  foi completamente esquecido.  Garanto que logo teremos novas verbas para “revitalizar” o que nunca foi vitalizado.

casa-pantaneiro-parque-ni

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: