Dindi na voz de Gal

Belíssima letra de Aloysio de Oliveira, com música, ainda mais bela, de Tom Jobim.

Gal Costa, ao meu ver, faz a interpretação mais sensível, perfeita.

Já outros cantores (Sylvia Telles, Agostinho dos Santos, Maysa, Jorge Vercillo, Elis Regina, Aline Hrasko, Flora Purim, Vanessa da Mata, Johnny Mathis, Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Natalie Cole, Nancy Wilson, Shirley Horn, Sabrina Montgomery, Paula Santoro, Rosa Passos, Jane Monheit, Boz Scaggs, Wayne Shorter  e mesmo Maria Bethania) fazem interpretações técnicas, mostrando estrelismo mas voz sem emoção ou com emoção deslocada (Shirley Horn e Frank Sinatra são fúnebres). Dindi com estrelismo, fico com Ella Fitzgerald e com Elza Soares. Astrud Gilberto não se deixa levar pelo estrelismo mas não tem grande voz.

Dos intérpretes dunidenses, devo dizer que eles não entenderam nada. Ouviram o galo cantar mas não atinaram onde. Definitivamente não entendem a alma latina. Dindi é doce e suave, levemente nostálgica, mas não triste, melancólica ou fúnebre.

D I N D I

Céu, tão grande é o céu
E bandos de nuvens que passam ligeiras
Prá onde elas vão, ah! eu não sei, não sei

E o vento que toca nas folhas
Contando as histórias que são de ninguém
Mas que são minhas e de você também

Ah! Dindi,
Se soubesses o bem que eu te quero
o mundo seria, Dindi, tudo, Dindi, lindo, Dindi!

Ah! Dindi,
Se um dia você for embora, me leva contigo, Dindi!
Olha, Dindi, fica, Dindi!

E as águas desse rio
onde vão, eu não sei.
A minha vida inteira, esperei, esperei

por você, Dindi!
que é a coisa mais linda que existe,
você não existe, Dindi!
Olha, Dindi, adivinha, Dindi!

Denise Perrier, cantando com uma filarmônica russa (Novosibirsk Philarmonic), também vale a pena:

Uma resposta to “Dindi na voz de Gal”

  1. Antonio Carlos Says:

    Pensei que você só gostasse de belas árvores e da natureza.
    Parabéns também pelo gosto musical.
    __________

    Valdir diz:

    Tudo está interligado, Antonio Carlos! Belas árvores fazem pensar em belas músicas, belas músicas fazem pensar em seres ideais como Dindi, e assim por diante. Obrigado pela visita!

Comentários encerrados.


