Luanda, seu amigo Professor, o Preto Velho e o Paradoxo de Zenon

Se surgisse o medo, ele inventava o aconchego.

Luanda

Flor-do-Quilombo

Só agora, mais de 8 anos depois do lançamento, tomamos conhecimento do livro Flor do Quilombo, de autoria de Sirlene Jacquie de Paula Silva.

Foi uma grata surpresa, já que se trata de muito boa literatura, apta a enriquecer as melhores bibliotecas brasileiras. A história, contada pela personagem Luanda, de 13 anos, avança por um tema central (onde entra o seu amigo Professor), contextualizado por informações sobre o ambiente (a comunidade rural das Furnas do Dionízio, no município de Jaraguari – MS)  e por “causos” contados por seus moradores.

Frequentemente a narradora, aparentemente a revel de si própria, alça voo de fada para o território da melhor Poesia, embora o texto se restrinja à Prosa. E quando volta a pisar no chão, enriquece a narrativa com bons diálogos e as deliciosas expressões populares da sua comunidade.

Não dá para falar mais do tema central, que é relativamente simples mas tomado de um ponto de vista surpreendente (como são surpreendentes algumas construções frasais da autora). Mas, falando dos “causos”, temos o de uma cavalgada do Tio Sebastião, visando alcançar um conhecido visto num ponto X mais adiante na estrada. Embora não conheça Zenon, o Preto Velho faz, nas entrelinhas,  uma linda citação do Paradoxo de Aquiles e a Tartaruga. O que mostra como Tio Sebastião, com esse fino humor,  se sentiria à vontade na Academia ou no Partenon de Atenas…

___________

Flor do Quilombo, de Sirlene Jacquie de Paula Silva, Editora Letra Livre, 2004, 96 páginas.

Anúncios

4 Respostas to “Luanda, seu amigo Professor, o Preto Velho e o Paradoxo de Zenon”

  1. Sirlene Jacquie Says:

    Fiquei feliz e muito impressionada por essas palavras sobre o meu livro. Achei esse site por acaso. Entretanto, obrigada.
    Ass: Sirlene Jacquie de Paula.
    __________
    O blog diz:

    Sirlene: estamos encaminhando um e-mail a você.

  2. Sirlene de Paula Says:

    Depois de oito anos…..
    È verdade. E quem ficou mais surpreendida foi eu, ao ler essas palavras tão cheias de belezura falando sobre o meu livro e da minha pessoa. Não sei ainda quem as escreveu, entretanto fiquei maravilhada. Obrigada.
    Ass: Sirlene Jacquie de Paula……a autora.

  3. luz13 Says:

    Gostei muito do blog. Vocês conhecem Aline, da Cidade das Pirâmides, que em seu programa De Olho No Mundo(www.deolhonomundo.com) analisa a essência humana, o mundo, astrologia, fenômenos ocultos…, em sua plenitude. Tenho certeza que vocês gostarão. Abraços.
    __________
    O blog diz:

    Faremos uma visita ao blog, Luz! Obrigado.

  4. luz13 Says:

    Ok, voltarei!! Abs.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: