Ipês nas Serranias de Almadina

Dando vida ao princípio filosófico de unir Teoria e Prática, um grupo de jovens cidadãos (estudantes, professores, ambientalistas) de Almadina, pequena cidade do Sul Baiano, estão desenvolvendo um interessante projeto de reflorestamento. Eles plantam mudas de ipês (de todas as cores) nas encostas e veredas da região, visando obter, daqui a alguns anos, um magnífico visual cênico na época da floração dessas árvores. O projeto, denominado “Ipê na Serra”, é coordenado pelo professor de Geografia José Silva Lacerda, o Zé Netto, que merece até uma página no Orkut, mantida por alunos e admiradores (“Fui/Sou Aluno de Zé Neto”). As fotos abaixo foram cedidas pelo professor, que aparece em algumas delas, de óculos e sempre sorrindo.

A Cidade e as Serras

Almadina está situada na faixa da antiga Mata Atlântica, que adornava (e ainda adorna, parcialmente) grande parte do litoral brasileiro. Tem atualmente, de acordo com a Wikipédia, quase 7 mil habitantes; mas já contou com 16 mil, no áureo período cacaueiro. Tem, ao nosso ver, um grande potencial turístico (vejam pelas fotos), por enquanto pouco explorado.

Galera em Ação

O Projeto

O “Projeto Ipê na Serra” conta com um documento (clique no linque, abaixo, para fazer o download) que especifica seu alcance e objetivos, além de passar informações sobre como manusear as mudas. Os membros podem usar camisetas com o logotipo do projeto.

Projeto Ipê

Novas notícias sobre o Projeto, você encontra  neste link.

Anúncios

12 Respostas to “Ipês nas Serranias de Almadina”

  1. ze netto Says:

    Quero agradecer a Valdir por ter postado nosso projeto. Ao mesmo tempo parabenizo pelo excelente blog.
    Fiquei muito feliz.
    Um abraço geograficamente tabebuiado.

  2. Mauricio Says:

    Massa. próxima vez mim chama…………..vlw.

  3. jose lindomar ferreiras santos Says:

    precisamos de pessoas com esta consciência, pois sabemos que só através do um meio ambiente saudável, teremos um futuro com qualidade de vida. parabéns professor Zé Neto e demais integrantes deste projeto

  4. Aline Póvoas Says:

    Meu querido amigo, Zé Netto, vc está de parabéns pela bela inciativa!! É de exemplos como este que o mundo precisa!!

  5. Antonio Carlos- Camacã Says:

    Valeu, Zé, vc é o cara. Rapaz quero adaptar esse trabalho aqui em Camacã tb. aguardo vcs aqui.

  6. Sandra Says:

    Parabéns pela iniciativa. Adoro Ipês plantei 6 mudas branco, amarelo e roxo na minha casa.bjks

  7. ze netto Says:

    Obrigado aos amigos e amigas que incentivam essa minha iniciativa, é por vcs e pela natureza que me desdobro para fazer o melhor.

  8. Pimentinha Says:

    Maravilha de projeto!
    É certo que, diante do que há a ser feito é uma gota no incêndio, tal qual o gesto do beija-flor da ficção educativa, mas é igualmente certo que, assim como a do referido pássaro guerreiro, essa sua atitude, professor Zé Netto, é semente com enorme potencial de multiplicação. Parabéns. Sucesso!
    Abraços, Timblindim.
    _____
    Valdir diz:

    Pimentinha:

    Da parte Timblindim, obrigado pelos abraços. E aguardo outros…

  9. Pimentinha Says:

    Feliz ano de 2012 para você, Timblindim. Paz. E, “Juventude não é uma fase, mas uma postura diante da vida.” Outros abraços, meu jovem amigo Timblindim.
    __________
    Obrigado, Pimentinha! Juventude de espírito, corpo um pouco alquebrado. Tudo bem, porque num futuro (espero que distante) terei que abrir espaço para gente nova que quer nascer. É justo e necessário. Mas gostaria de saber notícias suas. Afinal, amizade tem mão dupla, não? Só perguntar não vale: e a tal “troca”?

  10. Lourisvaldo Oliveira Says:

    Amigos e irmãos Almadineses, que bom saber que na minha terra nem todos os herois fugiram ou morreram de overdose, parabéns para o José Lacerda Netto e todos que contribuiram para esse sucesso em Almadina, abraço de toda equipe da rádio é http://www.gospellinefm.com.br @pazlourisvaldo # @gospellinefm

  11. Maike Jordan Says:

    zé vc é o cara, parabéns pela iniciativa!!!
    saudades da minha terra

  12. Manoel Maria Says:

    Parabens Zé

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: