Içás (Tanajuras) e Bitus

Na Primavera, depois de uma boa chuva, os formigueiros de saúvas costumam liberar formigas de constituição especial, sexuadas e com asas. São as Içás (ou Tanajuras) e os Bitus. Após a saída do formigueiro essas formigas aladas secam e fortalecem as asas e depois iniciam o chamado Voo Nupcial, onde ocorrem, em pleno ar, os acasalamentos. Uma vez fecundadas, as fêmeas (Içás) voltam ao solo, livram-se de suas asas e cavam o chão para iniciar um novo formigueiro. Os machos (Bitus)  também voltam ao solo para definhar e morrer.

Essas revoadas de Içás e Bitus são uma festa para os pássaros pequenos, para os quais esses insetos são um excelente alimento. Assim, apenas pequena parte desses insetos escapa dos predadores e volta ao solo. Em minha chácara a revoada neste ano ocorreu há poucos dias, e além dos passarinhos também os gatos se deliciaram com os petiscos.

Abaixo, fotos de Içás (comprimento do corpo, cerca de 3 cm) e Bitus (um pouco menores). Parece que se trata de formigueiro da espécie Atta sexdens rubropilosa.

Lançados no balde, macho (Bitu, menor e mais escuro) e fêmea iniciaram acasalamento.

Dentre muitas fêmeas, dois machos (os menores e mais escuros).

Esta içá começa a bater asas, preparando-se para voar.

Aqui intensifica a frequência das batidas.

Para saber mais sobre saúvas, acesse o saite de Joana Fava Alves (clique aqui), que tem texto, fotos e um vìdeo sobre esses interessantes insetos.

.

Anúncios

Uma resposta to “Içás (Tanajuras) e Bitus”

  1. rosangela Says:

    As tanajuras tem uma cor bonita…

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: