Porto Esperança

Porto Esperança é uma localidade sul-matogrossense situada na margem esquerda do Rio Paraguai, a cerca de 16 km da BR-262 e do Porto Morrinhos, e a 80 km de Corumbá. O núcleo populacional originou-se, em 1912, com a inauguração da estação ferroviária. Mas só em 1947, com a inauguração da ponte Barão do Rio Branco (depois Eurico Gaspar Dutra), teve seus trilhos ligados à malha que há muitos anos demandava Corumbá e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Com a desativação do transporte de passageiros, em 1992, a localidade passou a se sustentar com o trabalho de pescadores, piloteiros e empregados no embarque de minério no porto, atualmente administrado pela Vale.

Para outras informações, inclusive fotos antigas, acesse este link , saite onde Ralph Mennucci Giesbrecht reune preciosas informações sobre as ferrovias brasileiras.

Localidade de Porto Esperança, e corixo que a ela dá acesso, vistos da ponte ferroviária sobre o Rio Paraguai.

Entrada do corixo. Ao fundo, as primeiras casas da localidade.

O que vemos aqui?

A estação ferroviária, desativada há muitos anos.

Instalações portuárias da Vale.

Minério de ferro pronto para ser embarcado.

Para ver outras fotos de Porto Esperança e de outros lugares do Pantanal, clique aqui. Sob o título geral “A Travessia”, Nivaldo Vitorino, de SP, dá um show de reportagens fotográficas, com fotos magníficas.

Localização

(clique na figura para aumentar)

.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: