Insetolândia (04)

Libélula

O exemplar das fotos abaixo tinha cerca de 5 cm de comprimento por 8 de envergadura (asas de ponta a ponta).

Pernilongo

Exemplar com meio centímetro de comprimento (sem considerar as pernas). Aqui ele aparece no meio do processo de bombeamento de sangue da pele de uma pessoa idosa. Não é o Aedes aegypti.

Vespas

[ P.S. março/2012: identificação incorreta; ver comentário abaixo, de Almir ]

Nas duas primeiras fotos, vespinha (1,5 cm de comprimento por 2,5 de envergadura) passeando inofensivamente pela pele humana. Na terceira, vespa (2 cm de comprimento) aparentemente sugando inseto subjugado.

Gafanhoto

Exemplar com cerca de 3 cm de comprimento.

Cochonilhas

Em folhas com cerca de 7 cm de comprimento, várias colônias de cochonilhas. Na segunda foto, mais aproximada, pode-se ver, na parte de cima, alguns exemplares isolados: com meio centímetro de diâmetro, soltam fios ou pelos de até 7 cm de comprimento!

Anúncios

2 Respostas to “Insetolândia (04)”

  1. almir Says:

    não tem nenhuma vespa nessas fotos.

    pesquize antes de postar, em qualquer livro básico de entomologia
    __________
    resposta do blog:

    Tem razão, Almir. Pelo menos com relação às duas primeiras fotos do item “Vespas”. Ensina-nos o saite Hexapoda que vespas e abelhas, himenópteros, têm 4 asas, enquanto moscas têm apenas 2 asas. O belo inseto das duas primeiras fotos, tendo duas asas apenas, deve ser mosca, e não vespa.

    Quanto à terceira foto, de um inseto aparentemente “sugando” outro ser vivo, talvez não seja nem vespa nem mosca. Você tem alguma outra pista sobre a identidade desse inseto?

  2. thiago pinto Says:

    Que espécie de cochonilhas são essas, gostaria de saber o nome?
    __________
    resposta do blog:

    Sinto, Thiago, mas pesquisei nos poucos livros de entomologia que tenho, e também na Internet, e não consegui identificar. Quando deparar novamente com essas formações, procurarei tirar fotos mais nítidas, que mostrem o corpo principal de um desses insetos…

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: