A Curva do Rio

Rio Paraiba do Sul, que passa pelo município de Aparecida, Estado de São Paulo. Foi numa curva desse rio, próximo ao chamado Porto Itaguaçu, que, em 1717, três pescadores (Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso), lançando suas redes, pescaram, primeiro o corpo de uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, e no arremesso seguinte, a cabeça dessa mesma imagem. Diz-se que a partir desse resgate a pesca, que durante horas se mostrara infrutífera, mostrou-se tão abundante que os pescadores chegaram a temer que a embarcação afundasse. Essas circunstâncias foram consideradas milagrosas, e iniciou-se ali o culto à Senhora representada pela imagem aparecida.

pescadores_imagem_01

Na Basílica de Aparecida, numa das entradas da Sala das Promessas, este belíssimo painel reune pintura e esculturas. São alegorias concernentes ao resgate, do fundo do Rio Paraiba, da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

pescadores_imagem_02

A parte central do painel, mostrando um dos três pescadores prestes a lançar o barco nas águas do rio.

pescadores_imagem_03

O mesmo painel central, visto de outro ângulo.

pescadores_imagem_04

O Rio Paraiba do Sul, visto a partir do Mirante das Pedras. O Porto Itaguaçu fica a jusante desse ponto (à esquerda) e não aparece na foto.

pescadores_imagem_05

O Rio Paraiba, visto a partir da capela existente junto ao Porto Itaguaçu. No fundo e à esquerda um memorial, esculpido por Chico Santeiro em 1970, mostrando os três pescadores em seu barco; no centro, esculturas homenageando os romeiros que visitam o local; e à direita, cruz indicando o ponto do rio onde uma das partes da imagem foi pescada.

pescadores_imagem_06

A cruz e o Porto Itaguaçu.

pescadores_imagem_07

Na capela, cena da pesca da imagem, pintura e escultura de Chico Santeiro.

pescadores_imagem_08

Ainda na capela, outra cena (há 4 paineis no total), desta vez mostrando o que seria um dos primeiros milagres relacionados com o culto à santa da imagem aparecida.

pescadores_imagem_09

No memorial, de novo a cena dos pescadores a pescarem a imagem.

 


Anúncios

Uma resposta to “A Curva do Rio”

  1. lins Says:

    essa viagem tá rendendo bons posts! Lindas fotos.
    _____
    do blog:
    As devotas são as minhas acompanhantes, mas eu também não esperava tantos assuntos. Acontece que Aparecida é muito bem estruturada em termos de turismo (em matéria de administração os padres costumam ser muito competentes).

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: