Duas Kielmeyeras

Tenho em minha chácara dois exemplares diferentes de Kielmeyeras, popularmente conhecidas como “Pau Santo”. Estou quase identificando uma delas, que provisoriamente chamo de “Pau Santo 1”. As folhas, as flores e até mesmo o tronco correspondem perfeitamente às fotos do livro “Árvores Brasileiras” (vol. 1, pág. 117), de Harri Lorenzi: Kielmeyera variabilis. Mas esse exemplar deu poucas flores (umas 6 ou 7, em dois cachos) e nenhuma fecundou. Seguem as fotos da flor e das belíssimas folhas de “Pau Santo 1”:

pausanto1_3a
pausanto1_6a
Mas há o “Pau Santo 2”, com flores muito parecidas com as PS1 (mas sem o estilete chamativo daquelas) e folhas diferentes (menos rígidas e de um verde mais claro):

pausanto2_3a

pausanto2_6a

Quanto a esse “Pau Santo 2”, não tenho pistas para descobrir o nome científico. Essa espécie tem frutos que, abertos, são um espetáculo à parte, como mostram as fotos abaixo.

pausanto2_4a

pausanto2_4b

Tenho visto sítios da Internet que mostram folhas e flores do Pau Santo 1 (possivelmente Kielmeyera variabilis) e fruto do Pau Santo 2, como se fossem de uma mesma espécie.

P.S.- Conforme alertou a leitora Edla, no comentário abaixo, trata-se aqui, na verdade, da espécie Kielmeyera coriacea, e não variabilis.

Anúncios

Uma resposta to “Duas Kielmeyeras”

  1. Edla Says:

    Dê uma olhada em Kielmeyera coriacea…
    _____
    do blog:

    Obrigado pela dica, Edla. É realmente Kielmeyera coriacea, e não mirabilis. Fotos em outros livros e na Internet confirmam; parece que Harri Lorenzi se equivocou nesse caso. Vou colocar um adendo na postagem acima.

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: