O Lado de Cá da Ilha

A Ilha do Mel, no litoral paranaense, tem, no Mar de Fora, praias magníficas e muito limpas. Já as praias do Mar de Dentro, ou seja, aquelas que dão para a Baía de Paranaguá,  se por um lado ficam protegidas dos fortes ventos que às vezes sopram do oceano, por outro lado já não contam com águas tão limpas.

Mas há outros problemas. Vamos nos restringir à praia da Vila das Encantadas, na parte sul da ilha.

a) Esgoto a céu aberto.

Se o visitante vai até a Estrela do Mar, maior pousada da vila, tem que atravessar, por uma pequena ponte de madeira, um filete de água nauseabunda.

esgotonapraia

Várias pousadas exibem placas orgulhando-se de possuirem sistema biológico de tratamento de esgoto (as tradicionais fossas sépticas).  Mas percebe-se que a capacidade dessas fossas se encontram subdimensionadas. Assim, o que era para ser um filete de água semi-tratada, sem cheiro, é na verdade uma versão líquida do esgoto a céu aberto.

Tratando-se de um paraíso ecológico, seria obrigatório que esses efluentes, com ou sem cheiro, passassem por uma tubulação que adentraria baía adentro e livraria os turistas desses cheiros e cores suspeitas…

b) sujeira na praia.

Embora seja uma praia não recomendável para banho, não há ali qualquer aviso nesse sentido. Assim, percebe-se que muitos turistas se aventuram por aquelas águas, inconscientes do perigo.  Mas a areia também não está livre de problemas: a maré baixa sempre deixa à mostra uma sempre crescente profusão de algas marrons.

algasnapraia

Seria preciso que funcionários da Prefeitura de Paranaguá fizessem remoção periódica desses detritos, que conferem ao local um feio aspecto.  Por enquanto, só os urubus fazem parte do trabalho, cuidando de peixes e crustáceos mortos (na foto abaixo, eles estão junto ao armazém de materiais recicláveis).

urubusnapraia

c) trilhas alagadas.

Em dias chuvosos os turistas têm outra opção na ilha: fazer caminhadas, visitando locais como a Gruta das Encantadas, o Farol, ou mesmo o Forte.  Para as duas primeiras opções, deve percorrer estreitas trilhas que fazem a comunicação entre a praia das Encantadas e a praia do Mar de Fora.  A trilha principal, entretanto, no tempo seco tem em alguns pontos bancos de areia que dificultam muito a caminhada. E no tempo chuvoso, tem pontos de alagamento, que impossibilitam a passagem de alguém calçando tênis. 

trilha_02

Outra falha da prefeitura. Seria muito fácil, e barato, fazer uma sequência de pequenos quadrados de concreto nesses pontos problemáticos…

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: