Um Ipê Branco

Campo Grande, Avenida Mato Grosso, 06/09/2008. Um Ipê Branco (nome científico deve ser Tabebuia roseo-alba ((Ridl.) Sand.). (CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTAR).

Anúncios

10 Respostas to “Um Ipê Branco”

  1. Môsar Lemos Says:

    Prezado,
    Fantásticas as fotos do ipe branco! Planta maravilhosa. Sou um apaixonado pelos ipes. Estava florido em agosto do ano passado, assim como os amarelos e rosas aqui no RJ. Existe possibilidade de coletar algumas sementes este ano (talvez em setembro) e mandar para mim?
    Aguardo notícias (mosar@acaerj.org.br)
    Saudações.
    Môsar
    _____
    resposta do blog:
    Môsar: não há muitos ipês brancos por aqui, mas vou ver se consigo as sementes, quando ocorrer a próxima floração/frutificação…

  2. Môsar Lemos Says:

    Achei o grupo por acaso, pesquisando pulgões.
    Estão de parabéns.
    Môsar

  3. Marcio Jara Says:

    Lindas as imagens. Espero ter o privilégio de acompanhar a floração desta árvore neste ano. A natureza realmente é perfeita.

    Sou residente em Campo Grande-MS. Plantei nove mudas de ipê, de várias espécies (roxo, rosa, amarelo e branco), há cerca de um mês atrás. As mudas que plantei tem cerca de 1/2 m (meio metro) de altura. Plantei duas mudas do ipê branco bem na frente da minha casa. Gostaria de saber, se possível, quantos anos terei que aguardar para contemplar o espetáculo da floração.

    Aguardo respostas,

    Obrigado.
    _____
    do blog:
    Marcio: as suas mudas já devem ter cerca de 1 ano de vida. O desenvolvimento das plantas depende em parte do solo em que foram plantadas. Mas acho que dentro de dois anos os ipês amarelo e branco já devem dar a primeira florada (talvez ainda tímida); os ipês rosa e roxo costumam demorar mais…

  4. vaneza calligaro grespan Says:

    gostaria de obter sementes de Ipe. como posso conseguir^? Sou apaixonada por esta arvore mas ainda nao consegui a roxa e nem a branca.
    _____
    do blog:
    Vaneza: estou encaminhando e-mail com algumas informações…
    PS – Mandei e-mail para o seu endereço “bol.com”, mas ele retornou. Não seria “bol.com.br” ?

  5. Victor Says:

    Achei um ipê branco quando visitava a cidade de Paraty, num projeto de reflorestamento. Eles deixam mudas pelas ruas e o visitante que achar pode levar. Junto com a muda vem um papel dizendo que “Eu sou um presente para você”. Não conhecia o ipê branco adulto, entrei aqui para ver imagens dele, e realmente o dizer estava certo. O ipê branco foi um grande presente.
    _____
    do blog:
    Victor:
    Boa idéia, essa dos paratienses…

  6. Adelino Says:

    Valdir, aqui em Fortaleza hoje dia 24.10.2009 os ipês estão todos floridos, um espetaculo unico pra ser ver por poucos dias no ano porque eles floram mas duram poucos dias. Gostaria de conseguir mudas ou sementes de ipes roxos, amarelos, brancos e rosa. Pode me ajudar? Grande abraço.
    do blog:
    Adelino: vou te mandar um e-mail.

  7. Gileno Says:

    Consegui algumas mudas de ipês gostaria muito de saber como distinguir quem é branco, roxo, rosa e amarelo…

    grato…
    _____
    do blog:

    Gileno:

    Nos ipês, são chamados de “folhas” cada conjunto de 3, 5 ou 7 folíolos. O ipê amarelo, por exemplo, tem folhas com 5 folíolos, ou seja, cada conjunto de 5 folíolos, que se abrem como os dedos de uma mão bem aberta, é uma folha.

    Se as suas mudas de ipê têm já várias folhas, é fácil descobrir a espécie: ipê amarelo tem folha com 5 folíolos; ipê branco, folha com 3 folíolos; ipê rosa ou roxo, folha com 5 ou 7 folíolos. Se a muda tem folhas com 5 folíolos, você tem que decidir se é rosa (ou roxo) ou amarelo. É fácil: as folhas novas do ipê amarelo comum (Tabebuia chrisotricha) são muito “peludas”, os “pelinhos” sendo facilmente perceptíveis pela visão e pelo tato; as folhas do ipê roxo ou rosa são lisas, brilhantes, sem pelinhos.

  8. maria josé Says:

    tenho um ipe branco em frente de casa ele floriu muito esse ano. não vi semente . Como retirar a semente ou fazer muda do ipe branco
    __________
    resposta do blog:

    Maria José:

    Depois da floração, surgem nos ipês brancos as vagens com as sementes. São vagens muito finas (de 1 cm de diâmetro) mas compridas (unsde 15 a 20 cm). É só esperar uns 20 ou 30 dias, que essas vagens vão secar e a casca delas vai se partir e liberar as pequenas sementes voadoras. É pegar uma ou duas dessas sementes e colocar num saquinho de leite longa vida cheio de terra. Coloque a semente e afunde ela mais ou menos 1 cm na terra. Depois jogue na embalagem com terra um copo de água. Nos dias seguintes, irrigue um pouco com um regador, aproximando bem da terra da embalagem, para as gotas d’água não chegar a essa terra com muita força. É esperar uns 15 ou vinte dias, e a semente deve germinar.

  9. Luiz Fernando Says:

    Boa noite, amigos! Parabéns pelo trabalho! Tenho um síto e sou apaixonado por ipês também! Gostaria de adquirir as sementes do ipê branco, caso seja possível! Obg!

  10. Van Couto Says:

    Olá, lindas as fotos! Precisa apenas se certificar se o nome da espécie está correta, porque existe outras espécies que o nome popular também é ipê-branco. Morei em Campo Grande, e encontrei algumas árvores dela. São menos comuns do que os ipês-amarelos.
    Parabéns!!

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: