Jacarandá (1)

Em Campo Grande, os Jacarandás começam a abrir, timidamente, as suas primeiras flores. O que mais se vê são os de nome científico Jacaranda cuspidifolia Mart., que muitos chamam, erradamente, de Jacarandá Mimoso (este, um jacarandá nativo da Argentina, bastante parecido). O Parque dos Poderes e o Parque das Nações Indígenas têm uma profusão deles, todos plantados.

Mas hoje vou apresentar um outro jacarandá, com flores e frutos praticamente iguais aos do Jacaranda cuspidifolia (as folhas das duas espécies, embora também parecidas, são facilmente diferenciáveis). Falo do Jacaranda brasiliana ((Lam.) Pers.). Só conheço dois exemplares: um em minha chácara e outro num bosque vizinho. Ambos nascidos espontaneamente. A flor tem cerca de 5 cm de “boca” e 6 cm de comprimento. Percebe-se que as flores, exceto pela cor, são semelhantes às dos ipês e paratudos: é que todas essas espécies pertencem à família das Bignoniáceas. (CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTAR).

Anúncios

3 Respostas to “Jacarandá (1)”

  1. Maurício Says:

    Linda planta! Tive o prazer de ver e fotografá-la esse ano.
    Uma das belas coisas que já vi na vida.

  2. Eduardo Says:

    Caro Valdir, gostaria de usar essa foto em um livrinho que estou escrevendo para coletores de sementes da Rede de Sementes do Xingu. A publicação não tem fins lucrativos e o livro será distribuído entre os coletores, que são índios e agricultores familiares do MT.
    Se tiver interesse, pode me enviar a foto no e-mail edumalta@hotmail.com?
    Agradeço muito e podemos te enviar um exemplar quando estiver pronto.
    Obrigado,
    Eduardo Malta

    __________

    resposta do blog:

    Ok, Eduardo. Será um prazer colaborar. Me indique as fotos que você quer utilizar, informando pelo nosso e-mail, que consta no quadro CONTATO (em azul) na coluna direita da página principal do blog. Não cito aqui diretamente para evitar spams.

  3. Luiz Fernando Says:

    Boa Noite! Linda árvore!!! Amigos, estou com uma tremenda dúvida em diferenciar jacarandás. Poderiam me ajudar a identificar as principais diferenças entre o brasiliana, cuspidifolia e mimosifolia? Belo trabalho o de vocês!

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: