Arariba e Serigüela

Estou preparando estudos sobre duas novas árvores: a primeira, bastante conhecida, pelo menos aqui no MS: serigüela, com suas frutas vermelhas, deliciosas; a segunda é uma descoberta nova: a arariba-do-campo, também conhecida como cabelo-de-negro (em MG), pau-ferro, podoio (MT), araruta-do-campo e outros nomes. (CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTAR).

As flores da serigüela são tão pequenas (cerca de 0,7 cm de diâmetro) que poucos se dão ao trabalho de observá-las de perto. Mas vale a pena (e é bom pegar uma lupa).

Não vou dar explicações sobre a composição da flor, pois ainda não entendi direito. Fica para quando publicar a página sobre essa espécie.

A floração da arariba-do-campo também chama pouco a atenção. Aqui, só os botões. Vejam que as folhas têm um formato pouco comum (lembra um retângulo com as arestas arredondadas).

Aqui a flor aberta, com não mais do que 0,7 cm de diâmetro. Temos aqui, claramente, 5 pétalas, 10 estames (órgãos masculinos) e 1 estilete (duto do órgão feminino).

Anúncios

2 Respostas to “Arariba e Serigüela”

  1. Rosangela Says:

    Eu tenho a descrição do pau-ferro que diz ser uma árvore elevada, de forma piramidal, madeira dura, cerne roxo, folhas compostas, de cor verde ovais, ponteagudas, flôres em cachos piramidais como rosinhas amarelas, os frutos é uma espécie de vagem, comestível.Esse pau ferro é da familia leguminosas,estaremos falando do mesmo pau-ferro.(arauna brasiliensis).
    _____
    DO BLOG: Rosângela, os nomes populares criam a maior confusão (embora sejam úteis como pista inicial para a identificação). Sempre é bom confirmar pelo nome científico. No caso presente, este “pau-ferro” tem o nome científico de Connarus suberosus Planch. Não é a mesma planta citada por você. A família também diverge: não é leguminosa, mas da família das Conaráceas.

  2. ELZA PELISSER Says:

    Gostaria de saber que época a seringuela da frutos,e
    _____
    do blog:

    Elza: para saber essa informação, e outras, sobre Seriguela, clique aqui .

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: