Estatística do Projeto “Livro Grátis”

No início de dezembro de 2007 criei uma página especial (“Livro Grátis”) para receber pedidos de exemplares da obra “Tom Sawyer, Detetive”, do escritor norte-americano Mark Twain, editada em 2004 pela Livraria Editora Timblindim Ltda. Eu tinha 750 exemplares para distribuir, sobrados quando do encerramento das atividades da micro-empresa, final de 2006.

O primeiro pedido só aconteceu no dia 14 de janeiro de 2008. Aos poucos a freqüência dos pedidos aumentava, mas muito lentamente. Foi então que Gi-Docinho, que modera uma comunidade do Orkut, colocou um link direto para a página citada deste blog. Isto lá pelo dia 10 de junho. Os pedidos começaram então a chegar em maior quantidade. Outras comunidades logo imitaram a simpática Gi-Docinho, o mesmo acontecendo com alguns sítios, dois deles de Portugal.

Quanto aos leitores e leitoras de Portugal (e até uma de Macau, na China!), não sei como se arranjaram com o linguajar “brasileiro” do livro, que para eles deve soar estranho. Mas espero que tenham encarado o desafio e gostado.

Os 750 exemplares foram distribuídos da forma mostrada no gráfico abaixo:

Com a intervenção de Gi-Docinho e outros, o crescimento dos pedidos foi se tornando exponencial, e este blogueiro quase entrou em colapso (cheguei a postar 70 livros num único dia!). Dá muito trabalho anotar o pedido, conferir o endereço (alguns vinham incompletos), examinar o exemplar para ver se não apresentava nenhum defeito, embalá-lo, levar a uma agência de Correios, informar quais os pedidos foram atendidos naquele dia, anotar os novos, e começar tudo de novo. Mas acho que valeu a pena. Principalmente quando penso que dessa iniciativa poderão aparecer, em muitos pontos do Brasil, novos leitores entusiasmados. E é desses leitores que o país precisa. Sim, porque é da leitura que nascem, primeiro a capacidade imaginativa; e depois a capacidade de abstração. E essas capacidades são cada vez mais requeridas – pois cada vez mais raras – no mundo moderno.

24 Respostas to “Estatística do Projeto “Livro Grátis””

  1. Sira Borges Says:

    Só posso dizer… PARABÉNS!!!!!!!!!!!!! com certeza valeu a pena a essa sensação de dever cumprido é muito legal… fico emocionada com iniciativas como essa, pois se cada um de nós fizer o que tiver ao nosso alcance pra incentivar a leitura nesse pais, já valerá muito a pena…

  2. Valéria Luna Says:

    Gostaria de receber esse livro e outros gratis em minha residencia, segue abaixo meu endereço:
    Rio de Janeiro/RJ
    No aguardo,
    Grata,
    Valéria
    _____
    DO BLOG: Desculpe, Valéria, mas o estoque era limitado, e realmente não há mais exemplares disponíveis.

  3. Viviane Souza Says:

    Gostaria de receber um livro.
    Osasco – sao Paulo – SP

  4. Graziela Falk Says:

    Comentando aqui também, porque não poderia deixar de parabenizá-lo pelo seu trabalho e disposição! Fiquei muito feliz em ter recebido o livro e muito feliz em ler! É um livro maravilhoso! São pessoas como você, que tornam o mundo melhor! Meus sinceros agradecimentos e parabéns mais uma vez! Também fico emocionada com iniciativas como essa! Tudo de bom para você!

  5. Suyanny Eugênia Viana de Lima Says:

    Gostaria muito de receber um tambem
    Caucaia – CE
    Obrigada pela atenção.
    _____
    DO BLOG: Suyanny, com um nome tão bonito você bem que merecia um exemplar. Infelizmente, o estoque acabou!

  6. Ana Santos Says:

    Muito obrigada pelo livro, adorei.

  7. Marta Veronica Says:

    Olá! Parabéns pela iniciativa… recebi o livro hoje, e não consegui parar mais de ler e ja terminei! muito bom! =D

  8. PALOMA Says:

    MEUS PARABENS PELA SUA INICIATIVA ADOREI O LIVRO VALEU POR TER ENVIADO,ALEM DO LIVRO AINDA ME TORNEI LEITORA DO BLOG..
    OBRIGADA.

  9. Gustavo P. Says:

    Ainda dá para pedir um exemplar do livro?
    _____
    DO BLOG: Sinto, Gustavo, mas o estoque acabou. Espero que outros blogs ou sítios adotam iniciativa semelhante de incentivo à leitura …

  10. CLAUDIA ROSA Says:

    GOSTARIA DE AGRADECER PELO LIVRO MUITO BOM, E MUITO BEM PRODUZIDO.
    VALEU MEU SOBRINHO ADOROU LEU NO MESMO DIA, O SITE TAMBEM ESTA OTIMO COM CERTEZA ME TORNAREI LEITORA ASSÍDUA

    OBRIGADA.

  11. edvando Says:

    Que pena!! Gostaria de medir também a entrada do meu blog, ams precisava ser gratuito…rsrs
    Mesmo assim, parabéns pela iniciativa e desprendimento.
    Edavndo

  12. heloisa diniz Says:

    Gostaria de ler esse livro…parabens pelo projeto.
    _____
    DO BLOG: Heloísa: a distribuição da edição impressa expirou, uma vez que todo o estoque anteriormente disponível esgotou-se. Mas você pode ler a história, on-line, clicando aqui.

  13. Decliedes Says:

    Parabéns pela iniciativa, por acaso vi este site e achei ótima idéia.
    Quem sabe se as pessoas q/ leram o livro talvez pudessem repassar q/ tal pelo q/ li os comentários são pessoas q/ gostam de ler e de cabeça muito boa. (uma idéia)
    Vou tentar comprar um exempar dele e depois te mando a minha opinião sobre a obra.
    Um abraço com muito carinho
    _____
    DO BLOG: Obrigado, Decliedes! Há à venda outras edições, de outras editoras (por exemplo, tradução de Carlos Heitor Cony, Ediouro). E ainda, online, aqui.

  14. Adriana Seregatti Says:

    olá, esse livro deve ser um tremendo sucesso mesmo, vários “amigos” da net já leram ele e adoraram.
    Eu não tive a oportunidade de ler ele até agora pois não tenho o livro e ninguém que mora na minha cidade tem um p/ me emprestar.
    Mas desejo assim mesmo o seu maior sucesso

  15. Michelle Matos Says:

    Boa tarde,

    Gostaria muito de receber livros em minha residência já fiz uma solicitação mais até agora ainda não chegou nada.
    Ai vai meu end. de novo fico no aguardo.

  16. Selda Matos Says:

    Boa tarde,

    Gostaria muito de receber livros de vcs.
    Fico aguardando com muita anciedade.

    Um grande abraço!!!

  17. Wilson Coelho Nogueira Says:

    Boa Tarde,
    Gostaria muito de ler este livro,por favor me envie neste endereço: (Palmas – TO).
    _____
    do blog: Wilson, infelizmente o estoque acabou, conforme descrito na postagem.

  18. Alexandre de Deus Malta Says:

    Olá, parabêns pela excelente iniciativa, ademais eu gostaria de receber um livro gratuito em minha residência, aqui vai meu endereço, a saber:
    Nome: Alexandre de Deus Malta
    Belo Horizonte/MG
    _____
    resposta do blog: Alexandre, infelizmente o programa expirou, pois todos os exemplares disponíveis foram distribuídos.

  19. Elizandra Rodrigues Candido de Andrade Says:

    Gostaria tanto de receber o livro na minha residência,meu endereço é:
    Rua:xxx/Pinhais
    Pr-Brasil
    _____
    Elizandra: infelizmente, a edição está esgotada. Todo o estoque já foi distribuído. Não sobrou nenhum exemplar.

  20. Danuza lopes Says:

    Gostaria de receber este livro muitoo grata,. Que Deus abençoe vcs todos os dias.

  21. JACKSON FERREIRA LIMA Says:

    Bom saber que podemos ser ajudados, quando o assunto é estatistica. Gostaria que se possivel enviar-me o livro para o endereço Rua Santa Catarina, ***, bairro ***, Boa Vista , Roraima CEP ***, ou pelo correio eletronico caso o livro esteja em midia: pc.jackson@hotmail.com.
    Agradeço a gentileza, visto que aqui neste Estado, as coisas sao difíceis, mas chegaremos la um dia.
    obrigado
    _____
    do blog:

    Jackson:

    O estoque que tínhamos de “Tom Sawyer, Detetive” acabou há um bom tempo (em 2008).

    Mas você pode ler a história completa online, clicando aqui .

  22. Gilberto Moreira Says:

    Gostaria de receber este livro se possível
    _____
    do blog:

    Gilberto:

    Infelizmente o nosso estoque esgotou, há já dois anos. Mas você pode ler a história online, capítulo por capítulo, neste mesmo blog.

  23. luciana gaspareto Says:

    TERRA ROXA PR
    BRASIL
    CEP85990-00 RAUL FORQUIM 149,MANDEM P MIM
    _____
    Luciana:

    Desculpe, mas como foi explicado no texto acima, a tiragem está esgotada desde 2008.

  24. Deise Boing Says:

    Há dois anos venho lendo para os meus alunos este livro, mas é uma edição que a escola recebeu (MEC) e ela está cheia de vocabulário preconceituoso, racista, quando vi este livro na estante virtual, procurei rapidamente adquirir o meu, para pode rabiscar, alterar conforme a linguagem atual, eis que ao ler este livro ele já está completamente reformulado. Parabéns!! Lamento pelo fechamento da editora, e gostaria de saber se existem algum material infanto juvenil que seja a exemplo das aventuras desse livro para que eu possa compartilhar com os meus alunos.
    Deise Koerich Boing – dboing@gmail.com
    __________
    Valdir diz:

    Deise:

    Segue resposta por e-mail…

Comentários encerrados.


