Escolas no Ideb 2007 (1)

Dados do IDEB relativos a 2009 estão sendo apresentados aqui, classificados por Estados.

Apresentamos as escolas públicas brasileiras (1ª à 4ª séries do ensino fundamental) que alcançaram as 100 melhores posições no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Notem que muitas das posições são ocupadas por mais de uma escola, não havendo critério de desempate. Os dados completos, relativos a todas as escolas públicas brasileiras desse estágio encontram-se aqui (portal do Ideb).

Notável a situação da cidade de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo. Segundo lugar na classificação por município, consegue emplacar 4 de suas escolas entre as 10 primeiras colocadas do país! É um caso que merece estudo das autoridades e educadores de todo o Brasil, ainda mais destacando que esse desempenho maravilhoso parece ter sido resultado de planejamento das autoridades e engajamento da população, tendo em vista que os índices dessas escolas santafesulenses eram, 2 anos antes, significativamente menores.

Para ver outras estatísticas do Ideb, clique aqui .

Se o leitor quiser examinar a listagem completa das escolas de seu Estado, verifique neste blog .

Anúncios

10 Respostas to “Escolas no Ideb 2007 (1)”

  1. Sira Borges Says:

    Fiquei triste ;( … não tem nenhuma escola da Bahia…
    _____
    do blog: Então, Sira, aqui vai uma boa notícia: o Colégio Militar de Salvador, na listagem da 5ª à 8ª (que devo mostrar hoje ou amanhã), está em 2º lugar no Brasil.

  2. Adriele Says:

    Gostaria de ver o resultado de Paulicéia!!!
    POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORR!!!!!!!
    _____
    Adriele.
    Paulicéia – SP.
    Esta postagem refere-se aos anos iniciais (até 4ª série) do Ensino Fundamental. Suponho que são esses os dados que você quer.
    No banco de dados do Ideb só consta 1 escola de Paulicéia, a EMEF Raquiel Jane Miranda, com Ideb 4,4 (2005) e 4,6 (2007).
    Clique no link abaixo. Desculpe se o quadro não saiu bonito. Mas só havia 1 linha de dados, que achei melhor verticalizar.
    https://timblindim.wordpress.com/files/2008/07/pauliceia_ate_4serie_ideb.pdf
    Era isto o que você queria?

  3. Sira Borges Says:

    Liguei pra sec. de educaçao da Bahia e meu colégio nao fez a prova brasil, pois, no ensino medio, ela é feita por amostragem. Mas a nota da minha cidade foi 2,3. Muuuuuuuuuito baixa…Hoje recebi um oficio do ministerio da educaçao dizendo que enviará kits de saude bucal para as os municipios com ideb baixo. Dentes limpos ajudam no aprendizados dos meninos… será?!!
    _____
    Então você já sabe porque não publiquei estatísticas do segundo grau, como insensatamente havia prometido. É que os dados são restritos (amostras) e não estão disponíveis no Inep. Quanto à higiene bucal e aprendizagem, não vejo a relação. Mas as escolas que têm conseguido bom Ideb, aparentemente começaram com reuniões entre direção, corpo docente, pais de alunos, autoridades. É dessa união, ainda que precária, que vem a força, ou a boa nota média… Quanto aos alunos, talvez seja necessário propor-lhes desafios (atingir tal meta). Eu sou cheio de teorias (também, com essa idade!…), e uma delas é que um fator extremamente limitante no desenvolvimento intelectual das crianças e jovens é a falta de coordenação motora. A vida escolar moderna exige muita coordenação fina, e não vejo muito empenho em desenvolver essa base. Que tal dar uns bilboquês e piões para essa criançada?

  4. Sira Borges Says:

    minhas crianças já estão bem grandinhas…

  5. Sira Borges Says:

    pensei tb em jogos de tabuleiro, como damas, xadrez, gamão…
    já faço: MPB no intervalo, poesia no mural, festival da canção, olimpiadas de portugues.
    _____
    Vejo que você é uma diretora muito aplicada. Mas, falando do segundo grau, se você pegar uma prova da última Prova Brasil, e as suas professoras a aplicarem como treinamento, avaliando onde estão os pontos fracos da garotada, e depois resolver cada questão difícil, raciocinando junto com os alunos, acho que pode ajudar. Mas se palpite de “sapo de fora” fosse bom, seria certamente cobrado. Em todo caso, torço por você, sua equipe e os alunos da escola.

  6. Luiza Says:

    gostaria de saber o ideb do município de muniz ferreira bahia em 2007…
    _____
    DO BLOG: Luiza: Município de Muniz Ferreira – BA. Ideb 2007.
    1ª a 4ª séries: Ideb 3,4. Posição na Bahia, entre o 107º e o 130º lugar. Brasil, entre 3793 e 3972.
    5ª a 8ª séries: Ideb 2,5. Posição na Bahia, entre 299 e 320. Brasil, entre 5040 e 5160.
    Escolas 1 a 4: Francisca de Carvalho = 4,3; Olavo de Souza Barreto = 2,7.
    Escolas 5 a 8: Dalmácio B. de Souza = 2,8; Cecy M. Barreto = 2,6; Elphidia D. Freira = 2,1.

  7. Edlene Araujo Says:

    ola Gostaria de saber o resultado do IDEB 2008 de todas as escolas de LIcinio de Almeida Bahia.
    _____
    resposta do blog:
    Edlene:
    Escolas de Licínio de Almeida, Séries Iniciais:
    1º lugar BA : EM Pingo de Gente; 381º lugar BA: CE Antonio Santana; 804º lugar BA: GE Julieta Cardoso David; 1968º lugar BA: EM Waldeck Ornelas. Para ver todas as escolas da Bahia, clique aqui.

    Escolas de Licínio de Almeida, Séries Finais:
    3º lugar BA: EM Pingo de Gente; 481º EM Werneck Ornelas; 679º CE Duque de Caxias. Para ver todas as escolas da Bahia, clique aqui .

  8. marilza Says:

    Parabéns Santa Fé do Sul.
    Apesar de não morar mais nesta cidade, me orgulho em dizer por onde passo: “Minha cidade tem a melhor educação pública do país”…. Espero poder dizer isso por muito tempo…rsrs

  9. Edlene Says:

    ola Gostaria de saber o resultado do IDEB 2009 de todas as escolas de LIcinio de Almeida Bahia.
    _____
    do blog:

    Edlene:

    As estatísticas do Portal Ideb sairam hoje, e estamos processando os dados. Acho que ainda hoje teremos essa informação que você procura. Procure no google “timblindim + ideb2009” (à noite).

  10. Guilherme Says:

    A primeira escola melhorou muito! de 2,6 para 8,6 :o
    2005-2007

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: