Discurso de Severn Cullis Suzuki na Rio Eco 92

Olá! Sou Severn Suzuki. Represento a ECO – a organização das crianças em defesa do meio ambiente. Somos um grupo de crianças canadenses, de 12 a 13 anos, tentando fazer a nossa parte: contribuir. Vanessa Suttie, Morgan Geisler, Michelle Quigg e eu. Todo o dinheiro que precisávamos conseguimos por nós mesmos. Viemos de tão longe para dizer que vocês, adultos, têm que mudar o seu modo de agir.

Ao vir aqui hoje, não preciso disfarçar meu objetivo: estou lutando pelo meu futuro. Não ter garantia quanto ao meu futuro não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores.

Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças com fome, cujos apelos não são ouvidos.

Estou aqui para falar em nome de incontáveis animais morrendo em todo o planeta porque já não têm mais lugar para onde ir.

Não podemos mais permanecer ignorados. Hoje tenho medo de tomar sol por causa dos buracos na camada de ozônio; tenho medo de respirar esse ar porque não sei que substâncias químicas o estão contaminando. Eu costumava pescar em Vancouver com meu pai, até o dia em que pescamos um peixe com câncer.Temos conhecimento de que animais e plantas estão sendo destruídos a cada dia, e estão em vias de extinção.

Durante toda a minha vida eu sonhei ver grandes manadas de animais selvagens, selvas, florestas tropicais repletas de pássaros e borboletas, mas agora eu me pergunto se meus filhos vão poder ver tudo isso.

Vocês se preocupavam com essas coisas quando tinham a minha idade ?

Todas essas coisas acontecem bem diante dos nossos olhos e, mesmo assim, continuamos agindo como se tivéssemos todo o tempo do mundo e todas as soluções.

Sou apenas uma criança e não tenho as soluções, mas quero que saibam que vocês também não têm. Vocês não sabem como reparar os buracos da camada de ozônio. Vocês não sabem como salvar os salmões de águas poluídas. Vocês não podem ressuscitar os animais extintos. Vocês não podem recuperar as florestas que um dia existiram onde hoje é deserto. Se vocês não podem recuperar nada disso, então por favor parem de destruir !

Aqui vocês são os representantes de seus governos, homens de negócios, administradores, jornalistas ou políticos. Mas na verdade são mães e pais, irmãos e irmãs, tias e tios, e todos também são filhos. Sou apenas uma criança, mas sei que todos nós pertencemos a uma sólida família de 5 bilhões de pessoas, e ao todo somos 30 milhões de espécies compartilhando o mesmo ar, a mesma água e o mesmo solo. Nenhum governo, nenhuma fronteira poderá mudar essa realidade.

Sou apenas uma criança, mas sei que esse problema atinge a todos nós, e deveríamos agir como se fôssemos um único mundo, rumo a um único objetivo. Apesar da minha raiva, não estou cega; apesar do meu medo, não sinto medo de dizer ao mundo como me sinto. No meu país, geramos tanto desperdício, compramos e jogamos fora, compramos e jogamos fora, e os países do Norte não compartilham com os que precisam. Mesmo quando temos mais do que o suficiente, temos medo de perder nossas riquezas, medo de compartilhá-las.

No Canadá temos uma vida privilegiada, com fartura de alimentos, água e moradia. Temos relógios, bicicletas, computadores e aparelhos de TV. Há dois dias aqui no Brasil ficamos chocados quando estivemos com crianças que moram nas ruas. Ouçam o que uma delas nos contou: “Eu gostaria de ser rica, e se fosse daria a todas as crianças de rua alimentos, roupas, remédios, moradia, amor e carinho.” Se uma criança de rua, que não tem nada, ainda deseja compartilhar, por que nós, que temos tudo, somos ainda tão mesquinhos?

Não posso deixar de pensar que essas crianças têm a minha idade e que o lugar onde nascemos faz uma grande diferença. Eu poderia ser uma daquelas crianças que vivem nas favelas do Rio. Eu poderia ser uma criança faminta da Somália. Uma vítima da guerra do Oriente Médio. Ou uma mendiga da Índia.

Sou apenas uma criança, mas ainda assim sei que se todo o dinheiro gasto nas guerras fosse utilizado para acabar com a pobreza, para achar soluções para os problemas ambientais, que lugar maravilhoso a Terra seria!

Na escola, desde o Jardim da Infância, vocês nos ensinaram a sermos bem comportados. Vocês nos ensinaram a não brigar com os outros, resolver as coisas de forma adequada, respeitar os outros, arrumar nossas bagunças, não maltratar outras criaturas, dividir e não ser mesquinho. Então, por que vocês fazem justamente o que nos ensinaram a não fazer?

Não esqueçam o motivo de estarem assistindo a estas conferências, e para quem vocês estão fazendo isso. Vejam-nos como seus próprios filhos. Vocês estão decidindo em que tipo de mundo nós iremos crescer. Os pais devem ser capazes de confortar seus filhos, dizendo-lhes: “Tudo ficará bem. Estamos fazendo o melhor que podemos”. Mas não acredito que possam nos dizer isso. Será que estamos na sua lista de prioridades ?

Meu pai sempre diz: “Você é aquilo que faz, não aquilo que você diz”. Bem, o que vocês fazem, nos fazem chorar à noite. Vocês adultos nos dizem que vocês nos amam. Eu desafio vocês. Por favor, façam as suas ações refletirem as suas palavras. Obrigada.

__________

1. ECO é a sigla para Environmental Children’s Organization, criada por Severn quando tinha 9 anos de idade.

2. Cinco bilhões era a população da Terra em 1992; agora já passou dos 7 bilhões de pessoas.

3. Saite com notícias biográficas e atividades recentes de Severn, com muitas fotos: A Celebration of Women .

4. Vídeo do discurso (em inglês, com legendas em português) pode ser visto clicando aqui . A tradução aqui exposta foi retirada desse trabalho.

Anúncios

25 Respostas to “Discurso de Severn Cullis Suzuki na Rio Eco 92”

  1. Rosangela Says:

    Esse discurso de Seven Cullis Suzuki é pra deixar qualquer representante com queixo caido,espero sinceramente que depois desse discurso maravilhoso as pessoas parem um pouco para pensar , o planeta pode sinceramente não aguentar tanta destruição.

  2. Arnaldo Says:

    Brilhante discurso.
    Gostaria de saber onde anda a Sevem Suzuki. Será que ela andou do Canadá até o Brasil, ou veio num dos poluidores aviões? Acho muito fácil os discursos serem aplaudidos pelos “Eco-terroristas” que são contra o desmatamento, mas são os primeiros a se entupirem de palmito na churrascaria mais próxima.
    Será que a Sevem Suzuki casou e foi passar férias na Europa, usa seu MP3, e dirige seu ecológico automóvel movido a gasolina?
    Ah, gente! Quanta hipocrisia!!!

  3. Evaldo Says:

    Não ela veio montada na vassoura da sua genitora.
    Hipocritas são elementos que além de não lutar tenta matar quem luta.

  4. Grasi Primo Says:

    è admirável a forma como uma jovem de 12 vê o mundo em que vive. É constrangedor para nós, habitantes de um país tão rico, mas que não possui inteligencia suficiente para acabar com as destruições contra a natureza. Engraçado que eles, os que nos representam e são portadores de tanto poder, não reconhecem que essas ações são como bola de neve, crescem a cada dia, rolam por todo o mundo e lá na frente, num futuro bem próximo, estará de frente para nós, digo nós num sentido bem amplo, porque os que agem e os que lutam por uma causa ambiental, também sofreram as consequências dos desastres ecológicos, ninguém estará imune. Diante desta grotesca descoberta, o que nos cabe é agir contra o tempo, nem vou falar em CONSCIENTIZAÇÃO…estamos mal acostumandos a usar essa palavra e não fazermos nada para provar o que dizemos, para mostrar o nosso interesse em mudar o sentido das coisas…Visto que uma criança de 12 anos expressou tudo o que realmente interessa e deveria ser prioridade dentre os homens, eu…uma estudante do curso de Gestão Ambiental, me vejo na responsabilidade de provar não só para ela, mas para todas as crianças da nossa sociedade, que existem pessoas que se preocupam sim com o futuro delas, com o futuro dos nossos filhos que estam por vir mas que possuem um futuro incerto diante das nossas incertezas. Que assim seja o pensamento de muitos que me acompanham nessa jornada e também daqueles que por um momento se comoveram com as palavras dessa garota num discurso brilhante e comprometedor.

  5. Oswaldo Says:

    Vamos divulgar o texto e o vídeo para os nossos contatos. Este conteúdo precisa chegar aos ouvidos dos nossos parlamentares para se sentirem envergonhados. Vamos aproveitar os blogs, o twitter e retomar esta bandeira. Não vamos desistir, este é o momento. Por um mundo melhor !!!

  6. Elaine Alfarth Says:

    Gostaria de saber como essa criança tomou seu futuro, alguem sabe em que ela se formou?

  7. Rom Olimac Says:

    Maradona, Técnico da seleção de futebol da Argentina, está certo… Os Jornalistas (periodistas) tem que informar tudo e não opinar nada… pois suas opiniões não representam a vontade do povo… ou seja, a vontade de Deus. As opiniões emitidas pelos jornalista na realidade estão defendendo os intereses econômicos do planeta e não os interesses ambientais da vida, para vida e pela vida.

  8. As Crianças, Meio Ambiente e o Futuro. « E esse tal Meio Ambiente? Says:

    […] link vocês encontram o discurso dela na […]

  9. Elaine Alfarth Lopes Says:

    Adorei te-la visto sendo citada na abertura COP15

  10. As Crianças, Meio Ambiente e o Futuro. | E esse tal Meio Ambiente? Says:

    […] link vocês encontram o discurso dela na […]

  11. Marino Ziani Says:

    Assim deve ser as novas gerações, já que a nossa está desse geito que está aí. Parabens a essa criança!!!

  12. HERINEIDE VIEIRA DA SILVA LEAL Says:

    É muito triste, ouvir estas palavras de preocupação vindas das crianças, e o pior, perceber que apesar do empenho de severn e outras crianças, nada é feito. Não há frutos concretos da RIO ECO 92.

    É chocante.

  13. Maria Silvia Nascimento Says:

    Esse discurso veio na hora certa, só que os nossos parlamentares não estão nem um pouco preocupados com o meio ambiente.
    A preocupação de nossos representantes não é com o que é sustentavel, e sim com os seus salários, e com o seu eu próprio, para muitos meio ambiente, e nada é a mesma coisa!
    Que isso sirva para uma reflexão mais ampla, onde está os nossos ambientalistas. Que até então não fizeram nada para conter as aberrações do nosso País.
    _____
    do blog:

    Realmente, Maria, a fala de SEVERN é um chamado à ação. E se os políticos e as organizações ambientalistas mais enrolam do que agem, há muitos ambientalistas particulares que estão fazendo alguma coisa. E muitas pessoas comuns, que não se intitulam ambientalistas, fazendo ações pequenas mas importantes para que a vida no Planeta não continue a deteriorar-se. A esperança vem destes últimos…

  14. Juliana Pinsan Says:

    Tanto neste dia da agua como nos outros, devemos sempre pensar em nossas responsabilidades!

  15. veronica Says:

    adorei esse discurso

  16. Aline Camilo Says:

    e 20 anos depois continua a mesma coisa… realmente uma vergonha u.u

  17. Sustentabilidade Says:

    Severn Suzuki…. essa me deixou impressionado!

  18. Rafael Saúgo Says:

    sinceramente… ela ter sido aplaudida no final mostra como ninguém ali entendeu o que ela disse ou ao menos se importou. para eles, foi apenas uma criança falando bonito… mas o que falou, mesmo? não sei… foi tão bonito ver a criança falando!

  19. Viviane Says:

    sinceramente eu achei que essa menina de apenas (13 anos) deu a todos muitas realidades por que muitos de nos não iriam ter coragem de fazer o que ela fez,então não a jugue por que ela é simplesmente uma criança e sim agradeçam pois ela teve a coragem de fazer o que vocês não fazem

  20. bianca Says:

    aff ter que ler isso só pra fazer um trabalho, mas é bem interessante que uma menina de 12 anos saiba isso.

  21. Carolina Thiello Bittencourt Says:

    Simplesmente Brilhante .. pena que tanto tempo depois o mundo continua na mesma .. pelo menos ela falou o que muita gente não tem coragem de dizer .. meu parabéns a ela !!!!

  22. isadora Says:

    e para minha tarefa por isso carolina thiello

  23. ana gabriela Says:

    olha e para minha tarefa eba e muito legal isso

  24. Brunna Menezea Says:

    Adorei o discurso… A miM ajudarÁ bastante na conferencia de meio ambiente.

  25. marcos Says:

    muito bom eu tava vazendo a tarefa

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: