Carcará

Flagrei essa magnífica ave hoje ( 04/05/2008 ) de manhã, defronte ao campus de ciências agrárias da Uniderp (clique na foto para aumentar).

Trata-se de um Carcará, ave que pertence à Ordem dos Falconiformes. Seu nome científico é Polyborus plancus.

Na foto abaixo, a mesma ave, levantando vôo.

.

timblindim

.

Anúncios

15 Respostas to “Carcará”

  1. einstein Says:

    moro em uma cidade de brasilia chamada gama, ja pude observar varias veses um grupo de carcara aki creio eu que existem um grupo de quatro aves não sei se elas tem esse abto de viverem em grupo mais ja pude velos todos juntos e são aves magnificas, de perto ate da um pouco de medo.
    flw fuiiiiii……….

  2. Leydson Says:

    esse grupo que vc vio, eu creio q seja uma familia de 4 endividuos.
    _____
    do blog:
    Obrigado pela observação, Leydson. Talvez ela tire a dúvida do Einstein, no comentário anterior…

  3. janine Says:

    querida carcara,

    vc va pro circo de jacobina

  4. melodramabarato Says:

    se o homem nao preservar nos nao veremos mais a tao linda natureza

  5. quiel Says:

    eu tenho uma ave dessa na minha residencia pegamos na estrada quando voltavamos do interior
    _____
    do blog:
    Quiel: o Carcará é uma ave magnífica. Gostaríamos que você contasse mais detalhes da experiência: que tamanho tinha, que tipo de alimentação você dá a ela, qual o comportamento dela com os seres humanos (medo, desconfiança, confiança). E seria ótimo tirar fotos dela; você viu que as fotos do blog foram tiradas de longe, e portanto com resolução baixa…

  6. pimentinha Says:

    Não é só a beleza imponente do animal que chama a atenção nessa postagem. A foliação do barbatimão em que pousou orna ricamente as imagens. Fotos para se rever de vez em quando.
    _____
    Estava sumida, hem, Pimentinha?! Quais as novidades?

  7. pimentinha Says:

    Na área, Timblindim, e sempre ‘passando’ por este blog, que é uma celebração à vida, essa ‘estrada’ fascinante que, ora atravessa verdes planícies, águas tranquilas e bosques encantadores, ora permeia pântanos escuros ou serpenteia por perigosos despenhadeiros, mas sempre vale a pena.
    _____
    do blog:
    Beleza!

  8. Edgard Says:

    Eu vi hoje essa ave maravilhosa no telhado do estacionamento do prédio, em plena cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras. Estava comendo um animal que parecia um rato. Quando fui pegar a máquina ele saiu voando com a presa no bico.

  9. Erick Says:

    Eu vejo elas toda hora, aqui na industria onde trabalho tem torres altas e elas fzem nihos la em cima, temos que conviver com elas porque ficam bravas quando temos que chegar do lado do ninho.

  10. Neif Says:

    Eu tenho observado, à proposito da matéria acima, que não só estas, mas outras aves de outras especies, estão proliferando em áreas urbanas. Aqui em Belo Horizonte, bem no centro da cidade já se consegue ver estas e outras aves que estavam desaparecidas ha muito tempo, por exemplo aqui onde trabalho, no Terminal Rodoviario, tenho observado,~aves como João de Barro, Passaro Preto, Maria Branca, Sanhaços, ou saíras, e bem-te-vis em profusão.
    Acredito que de duas uma, ou elas estão sendo criadas por alguem e soltas nas cidades, ou estão sendo empurradas pelo progresso.
    De qualquer maneira é uma grande satisfação vê-las de novo.
    _____
    do blog:
    Neif:
    Não deixa de ser uma boa notícia, essa. Para os bichos é melhor “se civilizarem”, do que caminharem para a extinção…

  11. Victor Says:

    O Carcará sem dúvida é uma ave linda, geralmente fácil de ser reconhecida e de ver, pois tem uma distribuição muito ampla que vai da Argentina até o Sul dos EUA, incluindo a cordilheira dos Andes.
    É uma ave que se dá bem em ambientes urbanos, pq não é uma ave especialista, ou seja, não caça apenas um tipo de presa. Na verdade o carcará é uma ave generalista, oportunista (nao cabe o juizo de valor que fazemos para os humanos, aqui simplesmente digo que é uma ave que “come de tudo e se vira por aí”). Por exemplo, come insetos, roedores, anfíbios, mamíferos recém nascidos e outras presas relativamente fáceis de caçar. Também acompanham os urubus a procura de carniça
    É sem dúvida, uma ave muito bonita e muito interessante
    Abraço
    _____
    do blog:

    Obrigado pelas informações, Victor!

  12. Perdido Says:

    Gostaria de saber se alguem tem informaçao se o carcará caça animais de estimaçao (caes e gatos)?

    abraço
    _____
    do blog:

    Talvez algum leitor ou visitante saiba de algum caso específico. Pessoalmente, não acredito que isto ocorra, a não ser em circunstâncias muito especiais. Cães e gatos cuidam muito bem de seus filhotes. E filhotes maiores, já com alguma independência, são muito grandes para as garras do Carcará. Numa chácara vizinha à minha, notei em ano anterior, que um Carcará havia pegado pintainhos mais crescidos (com as asas já começando a crescer) e depois soltado no meio da quiçaça. Esses filhotes ficaram enroscados nos galhos mais altos e acabaram morrendo, mas sem alimentar o Carcará…

  13. Mendonça Says:

    Aqui em Campinas SP, próximo a minha casa existem vários destes, acredito que eles devam fazer seus ninhos em árvores ao redor do cemitério das Acácias, na divisa de Campinas e Valinhos, devem ter mais ou menos uns oito ou até dez carcarás, lindos de se ficar olhando o voo e as táticas de caça deles, pois quando localizam uma possível vítima, que vai virar seu almoço, eles fecham as asas e descem numa velocidade incrível, e quando voltam a voar, já vem com um animalzinho já preso em suas garras.

  14. OSWALDO Says:

    Santos -SP tive a oportunidade de ver um desses da janela de meu ap comendo uma pomba, dias depois ele talvez outro igual na areia da praia, me senti privilegiado.
    maravilhoso esse animal e solto na natureza.

  15. Ivo Pereira Da Silva Says:

    Tenho uma duvida : qual é a ave simbolo do cerrado?

    __________

    resposta do blog:

    Ivo:

    Há controvérsias, mas parece que a ave símbolo do Cerrado é a Seriema.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: