Aroeirinhas Carentes

Talvez alguém pense que eu sou um expert em Botânica e Vida Animal. Nada disso! Sou apenas um curioso, e quero aprender junto com os visitantes do blog. Semana passada uma leitora do Rio, a Andréa, me pediu informações sobre a Pimenta-de-Macaco, cujas sementes, segundo ela, podem ser utilizadas na culinária. Conversa vai, conversa vem, contei à Andréa que havia no meu quintal, em solo de cerrado fraco, uma outra árvore, pequena, que tinha sementes comestíveis parecidas com as da Pimenta-do-Reino.

Lamentei não possuir a identificação daquela planta, cujo nome popular desconhecia, e então a Andréa informou que tinha como colegas alguns pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Pois bem: mandei foto onde aparecem folhas e frutos da tal árvore, e dias depois obtive a informação, dada pelo pesquisador João Marcelo Braga, de que se tratava da Schinus Terebinthifolius, conhecida popularmente por aroeira-mansa, aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira, aroeira branca, aroeira preta (que planta versátil, hem?!), e muitos outros nomes, terminando com aguaraíba, coração-de-bugre e cambuí.

Bom, isso despertou em mim grande interesse por essa planta, com nome tão nobre e capaz de inspirar tão disparatadas e contraditórias denominações. Fui visitar os dois exemplares que tenho, e notei, desolado, que eles estão bem maltratados. Podendo chegar a 10 metros de altura, aqui eles têm somente 3, e seus galhos não conseguem se manter muito acima do chão. Vejam a foto de uma das pequenas árvores:

Contrito, capinei o mato que havia em seu redor, desenhei uma meia-lua de calcário (para corrigir a acidez do solo) na parte mais baixa, cobrindo-a com camadas de terra (para segurar a água da chuva). Se vocês clicarem na foto, aumentando-a, verão que aparecem várias e grossas raízes praticamente saindo do solo; é que antes as águas escorriam, molhando apenas superficialmente o solo, e as raízes eram desencorajadas de penetrarem profundamente no substrato).

E aqui está a foto que enviei à Andréa (Vejam que belo desenho têm as folhas; cada bolinha mede cerca de meio centímetro de diâmetro) :

.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: