Congonhas: Passos da Paixão

.
Defronte à igreja do Bom Senhor de Matosinhos, e em declive, espalham-se sete capelas, cada uma guardando as esculturas, em tamanho natural, que representam os principais Passos da Paixão de Cristo. Essas esculturas foram entalhadas em madeira por Antonio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) e em seguida recobertas com camadas de gesso e pintadas.

Duas das sete capelas. Ao fundo, a cidade de Congonhas.

A última ceia. O excesso de luz prejudica a correta visão da cena em seu lado esquerdo.

Jesus no Passo do Horto. Detalhe.

Jesus sendo coroado de espinhos.

Jesus carregando a cruz (detalhe).
.

Anúncios

3 Respostas to “Congonhas: Passos da Paixão”

  1. pedro Says:

    Caro valdir…sao apenas 6 capelas sendo q uma delas tem 2 passos devido ao medo de aleijadinho pelo numero 7 ,pois ele era maçom (eles temem o numero 7) devido a isso sao apenas 6 capelas contendo os 7 passos da paixao!
    _____
    do blog:
    Obrigado pela informação, Pedro! Esse fato é muito interessante. Com tantas e tão ricas vivências, o Aleijadinho parece ser o nosso Leonardo Da Vinci…

  2. pedro Says:

    e verdade hehe! ja visitou essa igreja? sao tantas as caracteristicas frequentes de aleijadinho…como por exemplo a mudança de cor da 1° capela onde ele e bem branco ao estilo europeu e ao decorrer do seu sofrimento vai ficando + escuro caracterizando o sofrimento do ”brasileiro” alem disso nesta ultima foto repara que existe uma marca de sangue no pescoço dele…o que de fato n foi real pq ele n foi enforcado + como aleijadinho era fan de tiradentes e n podia expor isso na epoca, ofez em arte como essa! mtu legal isso hehe sou fan de aleijadinho!
    _____
    Nós também. Figura fascinante e, estranhamente, pouco estudada. Fomos uma vez a Ouro Preto e Congonhas; mas é preciso pelo menos mais uma visita, estendida a Mariana e talvez outras cidades mineiras…

  3. roberta Says:

    esse site e uma porcaria
    nao me ajudou em nada
    todos q eu conhecer q precisar de pesquisar vou falar pra nao entrar nesse site…
    MUITO OBRIGADO PELA A SUA ATENÇAO
    _____
    do blog:
    Roberta: se você informar o que você está pesquisando, talvez possamos dar “uma mãozinha”…

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: