Em Congonhas, MG

Congonhas, a 50 km de Ouro Preto, é visita obrigatória para quem quer ter uma visão completa de como era a vida nos tempos da Inconfidência Mineira. Fizemos esse trajeto numa tarde, por estradas estaduais bem conservadas, primeiro por um trecho montanhoso (entre Ouro Preto e Ouro Branco), depois por um trecho mais suave. Nessa Congonhas se encontram as obras (realizadas entre 1796 e 1805) da melhor fase do Aleijadinho, época em que a sua doença já ia bem adiantada. Os 12 profetas foram esculpidos em pedra-sabão; e Jesus e outros personagens dos “Passos da Paixão” foram entalhados em madeira, em tamanho natural, recebendo as figuras, depois, camadas de gesso e pintura.

ouropreto_ourobranco_1
No trecho entre Ouro Preto e Ouro Branco, uma profusão de longos aclives e declives, combinados com curvas freqüentes e acentuadas.

congonhas_01
Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, mostrando parte do magnífico Adro dos Profetas.

congonhas_02
Em primeiro plano o profeta Ezequiel; logo após, o profeta Daniel. A estátua deste, segundo consta, é a mais perfeita de todas as 12 ali existentes.

congonhas_03
O profeta Jeremias.

congonhas_04
O profeta Abdias.

congonhas_05
O profeta Isaías.

Anúncios

Uma resposta to “Em Congonhas, MG”

  1. Jacqueline Cunze Says:

    Gostei da qualidade das fotos e de seus respectivos títulos. estou usando para uma pesquisa escolar e está sendo de grande ajuda.
    _____
    DO BLOG: Que bom que as fotos foram úteis. Infelizmente estive apenas um fim-de-tarde em Congonhas. O tesouro histórico e artístico da cidade, entretanto, merece pelo menos um dia inteiro de visita.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: