Aves do Cerrado

(CLIQUE NAS FOTOS PARA VISUALIZÁ-LAS EM RESOLUÇÃO MAIOR).

Seriema

Segundo o Dicionário Aurélio, o nome Seriema vem da expressão tupi “sari’ama”, que quer dizer “crista em pé”. Seu nome científico é “Cariana Cristata“.

seriema_1
Indivíduo encontrado próximo à Fazenda Figueira Branca, em Cachoeirão, município de Terenos. Aqui, a curiosidade da ave é despertada pela nossa presença.

.

seriema_2
Agora a ave está inquieta, pronta para sair em disparada.

.

Mutum

O nome Mutum também é originário da língua tupi: “mi’tu”, segundo o Aurélio. Há oito espécies de mutuns. Pela análise do livro citado ao final deste artigo, a espécie aqui retratada parece ser a do Mutum Pinima (nome científico, Crax Pinima).

mutum_01
Nas fazendas de Mato Grosso do Sul essas aves freqüentemente se domesticam, sendo criadas junto com as galinhas. Este filhote foi fotografado na Fazenda Desbarrancado, em Cachoeirão, município de Terenos.

.

mutum_02
O mesmo indivíduo, mês e meio depois.

.

mutum_03
Grupo de mutuns que vivem no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

.

mutum_04
Dois indivíduos daquele grupo, fêmea e macho, desfilando pelo passeio.

.

mutum_05
A mesma fêmea da foto anterior.

.

mutum_06
Um jovem macho.
______
Bibliografia: “Da Ema ao Beija-Flor”, de Eurico Santos, Editora Itatiaia, Belo Horizonte, 1979, páginas 145 a 152.

8 Respostas to “Aves do Cerrado”

  1. Daniel Jose Says:

    olá obrigado

  2. luiz carlos tencatt Says:

    Ótimas fotos meus parabéns!

    Os mutuns ai retratados eu conheço como mutum cavalo, nome popular com o qual aprendi a denomina-los gostaria de saber se o nome procede.

    abraço de urso
    Tencatt
    _____
    do blog:
    Obrigado, Luiz Carlos. Os nomes populares variam muito, de região para região. Naturalmente, todos eles são válidos e devem ter fundamento em alguma característica da ave ou algum seu comportamento observado.

  3. zacarias. RN Says:

    Alucinante! Muito bom. Parabéns.
    Sou louco por animais e aves principalmente, sem falar na minha filha Cecília e o meu filho Pedro, gêmeos de quatro anos que me fazem comprar dvds com fotos e imagens de bichos, já não tenho onde criar.
    Obrigado!
    A seriema eu conheço, mas o mutun ainda não tinha visto nem em fotos.

  4. Cláudia Says:

    Moro em campo grande MS e estou em licença médica e pude observar um pássaro pequeno parte superior preta com listras brancas e penugem que se levanta na cabeça preta…não consigo saber o nome dele, será que vc conhece?
    _____
    do blog:
    Cláudia:

    Por esses poucos detalhes, parece seu um Bem-te-vi. Ele mede cerca de 20 cm de comprimento e tem peito amarelo… Mas vou ver se consigo uma foto dessa ave, para você poder confirmar.

  5. Luciano de S. Damasio Says:

    Moro em Goiãnia e tenho uma chácara em Piracanjuba lá vive um casal de mutum que vive no galinheiro, junto com as galinhas. Gostaria de saber se realmente os mutuns e originario do cerrado e se eles acoplam com as galinhas ??????
    _____
    do blog:

    Luciano:

    Vou consultar alguns livros e volto para te informar mais tarde…

  6. marcelo Says:

    no meu sitio, aparece um ave, de tamanho de um pombo, bico tipo conico,bem amarelo vivo, corpo preto, e calda bem amarela. o que sera, qual seu nome, nao consigo encontra-lo na internet.estou na regiao central de minas/ sete lagoas, grato. esta ave é frugivora pois visita minhas jaboticabeiras todas as tardes………..
    _____
    do blog:

    Marcelo:

    Tenho livros apenas sobre pássaros do Cerrado (mas deve ser esse o bioma da sua região). Com cauda amarelo, corpo preto e bico cônico, achei apenas 2: Japu (mas a cor do bico é branca ou amarelo bem claro; e Japim, com bico cônico amarelo, corpo parcialmente preto e cauda parcialmente amarela. Tente pesquisar essas aves. Japu, nome científico Psarocolius decumanus; Japim, Cacicus cela cela. Boa sorte!

  7. Lígia Maria de Amorim Simões Says:

    Adorei as fotos. Foi muito útil para minha aula de ecossistemas.
    Grata
    Lígia Simões

  8. Jose Antonio de Sousa Monteiro Says:

    Moro em uma chácara e me apareceu um mutum macho como consigo uma fêmea para ele
    __________

    resposta do blog:

    José Antonio:

    Você não informou de que lugar do Brasil você é, mas:

    Aqui em MS é comum existirem, em fazendas, mutuns e outros animais silvestres (seriemas, veados, capivaras, etc.) semi-domesticados, que frequentam espontaneamente os terreiros onde são alimentadas as criações.

    Achamos que você deve procurar o órgão ambiental da sua região (IBAMA, por exemplo), para ver se eles não têm, em ambiente de recuperação de animais feridos, uma fêmea apta a voltar à Natureza. Achamoa que haverá, aí, uma boa chance de você obter ajuda.

Os comentários estão desativados.


