Olimpíada Brasileira de Matemática

PARA VERIFICAR A LISTA 2009 DOS ALUNOS QUE GANHARAM MEDALHAS  E MENÇÕES HONROSAS, ACESSE A PÁGINA ESPECÍFICA DO SITE DA OBMEP: clique aqui.
PARA ACESSAR PREMIAÇÃO DE ESTUDANTES DO MATO GROSSO DO SUL (OBMEP 2009), CLIQUE AQUI .

Dia 28/02 p.p., uma postagem no blog “Luis Nassif Online” dava destaque a um comunicado do Prof. Israel Vainsencher, do Departamento de Matemática da UFMG. Dizia o ilustre professor:

Caro Nassif,

Ontem, no Rio, participei de uma emocionante cerimônia com a presença do presidente e ministros, para a entrega de medalhas aos alunos de escola pública que tiveram o melhor desempenho na OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matematica das Escolas Públicas. Foram também distribuídos alguns lap-tops (patrocinados pelo Itaú) para a meninada que tirou medalha de ouro pela 3ª vez consecutiva.

Em sua 3ª edição, em 2007, contou com 17 milhões de participantes, do Oiapoque ao Chuí. Apesar da explícita proibição do TSE de qualquer divulgação institucional, alegando algum togado de plantão tratar-se de episódio eleitoreiro, houve em 2006 14 milhões de inscritos. Infelizmente pouco ou nada disso sai no noticiário…

Desde os velhos tempos do MCP, em Recife, primeira campanha de Arraes, não me lembro de outro movimento de VOLUNTARIADO, tão bem organizado, para fazer o melhor proselitismo de que necessita o país: um corpo a corpo mobilizando milhões de alunos, milhares de professores, em prol da melhoria do ensino da Matemática nas escolas públicas.

O blog Timblindim, que acredita na igualdade potencial de todos os seres humanos, acredita também que uma educação de qualidade deve atingir todos os segmentos sociais. E porisso essa Olimpíada, que vem sendo tão bem conduzida pelos educadores, merece os melhores aplausos. Vejam abaixo mais algumas informações e o linque (link) para o bem organizado saite da OBMEP.

participantes
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Medalhas de Ouro conquistadas por Mato Grosso do Sul:

Nível 1 ( 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental):

  • 1. Felipe Gonçalves Calvoso (30º no ranking Brasil)
  • 2. Luan Lima Mugarte (6oº)

Nível 2 (7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental):

  • 1. Felipe Barbosa Gonçalves (34º no ranking Brasil)
  • 2. José Carlos Evangelista (51º)
  • 3. Vinícius Wenz dos Santos (65º)

Nível 3 (todas as séries do Ensino Médio):

  • 1. Willian Diego Oliveira (5° no ranking Brasil)
  • 2. Luan Grisoste Brandão (15º)
  • 2. Rafael Farias Cação (15º)
  • 4. Melke Luís de Lima Mugarte (67º)
  • 4. Eduardo Rafaga G. Calvoso (67º)

Desses 10 alunos, 9 estudam no Colégio Militar de Campo Grande, escola federal que tem uma sólida tradição de competência; Willian Diego Oliveira é do município de Sete Quedas, no extremo sul do Estado, e estuda na Escola Estadual Guimarães Rosa. A esses alunos, aos seus professores e às suas escolas, os nossos parabéns.

Para obter informações completas, clique aqui ( saite da OBMEP ).

.

Anúncios

12 Respostas to “Olimpíada Brasileira de Matemática”

  1. João Batista Says:

    Veja que coisa interessante! Parece que há muitos alunos bons de matemática e quase nenhum professor digno de citação. Aliás, alguns só conseguiram coisa, como curso, graça alguns alunos seus que estudaram mais do que esse ensina.
    __________

    Blog Timblindim: Você tem toda a razão, João Batista. Existe todo um trabalho de cooperação e mútuo estímulo entre um aluno que se destaca e seu professor (ou sua professora). Prometemos que na próxima postagem vamos corrigir esse lapso.

  2. henders Says:

    eu sou um aluno de uma escola publica, e queria saber que livro que eu preciso estudar para eu sair bem na prova…….?????
    _____
    Do blog : Oi, Henders! Estou encaminhando um e-mail a você. Mas desde já, parabéns pelo interesse em obter uma boa nota. Essa disposição já é um grande passo rumo ao sucesso.

  3. JEFFERSON GARCIA JUNIOR Says:

    eu sou um aluno de uma escola publica, e queria saber que livro que eu preciso estudar para eu sair bem na prova, a minha prova é amanhã……………??????????????????

  4. douglas rafael nunes Says:

    sobre a minha nota douglas
    _____
    DO BLOG: Douglas, a OBMEP não disponibiliza notas individuais, principalmente desta Primeira Fase (testes realizados no último dia 26/08/2008). Consulte o calendário no Portal do Obmep. Em todo caso, fale com a sua professora (ou com o seu professor) de Matemática.

  5. Sabrina Says:

    eu queria saber q livro poderia estar pesquisando e tbm q sites poderia estar entrando para estudar…Por favor o mais rapido possivel
    Agradeço desde jah
    _____
    resposta do blog:
    Sabrina: Nessas Olimpíadas, caem questões que são ensinadas na sua escola. Assim, se você está na 5ª ou 6ª séries, vão cair questões da sua série; o mesmo, se você está na 7ª ou 8ª, ou se você está no ensino médio. Para obter um bom resultado, faça uma revisão do que você estudou neste ano. Se em algum ponto você tem dúvidas, consulte a professora (ou professor) ou um dos seus pais. Aposte numa revisão (fazendo os exercícios do seu livro de matemática).
    Não é necessário consultar livros ou sites especiais; apenas o seu livro de matemática e, no caso de dúvidas, seu professor ou seu pai (ou mãe). Boa sorte!

  6. maylla Says:

    eu queria saber como funciona na hora da prova?
    e por onde eu possso procurar para estudar sem ser no meus cadernos e livros????
    _____
    resposta do blog:
    Maylla: uma ótima preparação para a prova é tentar resolver as questões das provas anteriores (de 2005 a 2008). Acesse o site da Obmep ( clique aqui ), procure o ano por onde quer começar (pode ser 2008), clique no link desse ano. Depois, na nova janela ache o seu nível e clique no link.

    Tente resolver cada questão como se estivesse na prova real. Depois confira na parte dos resultados (outro link da mesma janela), para ver se você acertou, e se resolveu da mesma forma mostrada no site.

    Isto seria uma ótima preparação.

    Como funciona na hora da prova. Na página que vai abrir no seu primeiro link, por exemplo, o da prova de 2008, vão aparecer as instruções sobre como você deve proceder. Essas instruções devem ser válidas também para as provas deste ano…

    Boa sorte e ótima nota!

  7. Maria Isadora Says:

    Oiie…estava querendo saber em que livros eu posso estudar para a OBMEp…pois eu sempre dou uma revisada nas matérias que os professores passam,mas,as questões da prova são de um nível mais auto!!!nu cai a matéria que estudamos não…só cai questões de lógica,precisamos então ter mais aulas de questões de lógica!!
    eu sempre passo para a 2°etapa..mas quando vou fazer a prova sempre fico com muitas dúvidas!!!
    _____
    resposta do blog:

    Maria Isadora:

    A Obmep disponibilizou um Banco de Questões ( clique aqui ). Nesse Banco aparecem questões na forma que costumam cair na Olimpíada. É um ótimo treinamento. Faça assim: 1) baixe o arquivo (em pdf), clicando no link acima; 2) tente resolver as questões da área que você está “mais fraca”; depois de resolver, confira o seu trabalho com a solução apresentada nas “Soluções do Nível …”, no próprio arquivo PDF. Boa sorte!

  8. mylla Says:

    o que que eu tenho que estudar para o nivel 2 assim sem ser o que eu aprendir nas aulas?
    _____
    resposta do blog:
    Mylla:
    Leia a resposta que demos ao comentário anterior ao seu. Quanto ao seu caso específico (nivel 2), clique aqui para baixar o Banco de Questões da Obmep. Procure, nesse Banco de questões, os problemas referentes ao Nivel 2.
    As provas da Obmep puxam muito pelo Raciocínio. Procure resolver sozinha as questões e só depois conferir com as soluções apresenadas no fim da apostila. Boa sorte!

  9. bárbara Says:

    olha eu vou fazer a prova neste sábado tbm ,
    e queriia saber o que posso estudar para a olimpiada!
    porque eu quero me sair mto bein nesta prova :)
    _____
    resposta do blog:
    Bárbara:
    Uma ótima preparação para a prova é tentar resolver as questões das provas anteriores (de 2005 a 2008). Acesse o site da Obmep ( clique aqui ), procure o ano por onde quer começar (pode ser 2008), clique no link desse ano. Depois, na nova janela ache o seu nível e clique no link.

    Tente resolver cada questão como se estivesse na prova real. Depois confira na parte dos resultados (outro link da mesma janela), para ver se você acertou, e se resolveu da mesma forma mostrada no site.

    Isto seria uma ótima preparação.

    Boa sorte e ótima nota!

  10. Thales Says:

    eu n consigo abrir o gabrito podem publicar ele no site obrigado
    _____
    do blog:
    Thales:

    Informe qual o seu nível, e qual o ano dos testes que você está estudando…

  11. NAYARA Says:

    ja passei 2 vezes e nao sei o que estudar o que faço?
    _____
    do blog:

    Nayara:

    Se você já passou 2 vezes, significa que tem certa facilidade em lidar com questões de Matemática.

    Para melhorar o seu desempenho nas próximas provas, ou simplesmente para “passar o tempo”, você pode acessar o “Banco de Questões” da Obmep ( clique aqui para escolher um grupo de questões ). Clicando numa das opções vai abrir um arquivo pdf automaticamente.

    Verifique os “problemas” ali apresentados, e escolha o mais interessante. Tente resolvê-lo, e, depois, apresente às suas amigas e aos seus amigos para testar se eles também conseguem…

  12. aline Says:

    eu passe na olimpiadas da primeira fase mas ja estou muito felizzzzzzzzzzzzzzzzz
    _____
    do blog:

    Que bom, Aline! Continue se esforçando, e você conseguirá resultados ainda melhores…

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: