Timbaúva, Insetos e Aristolóquias

Tiquinho___A Fazenda denominada em cartório “Chácara Desbarrancado” fica à margem esquerda do Rio Aquidauana, a 12 quilômetros do povoado Cachoeirão, no município de Terenos. Pertence aos amigos Dona Edith, Tiquinho (na foto) e Beth. O bioma não é de cerrado, mas composto de terras mistas, ora com solo profundo (mais próximo do rio), ora com solos rasos, onde a rocha às vezes aflora. É um rico bioma, onde se pode encontrar manifestações de vida surpreendentes, como exemplificado abaixo.

timbauva

Esta Timbaúba, ou Timboúva, ou Ximbuva (deve ser a Enterolobium Timbouva, Mart.), tem pouco mais de 40 anos. Consta que ela brotou de uma árvore mais antiga, derrubada na época pelo pai do Tiquinho, sr. Mário, para fazer todo o madeirame da casa então construída. Atualmente seu diâmetro é de aproximadamente 1 metro.

 

louvaadeus

Este estranho inseto, mimético, degusta a pétala de uma flor. A foto aumenta 4 vezes (o dobro da altura, o dobro da largura).

 

baratao

Estes outros artistas do mimetismo, de aspecto assustador, têm, segundo o Tiquinho, ferrões extremamente venenosos, capazes de levar uma pessoa ou um animal à morte. A cara de jacaré, suponho que seja apenas de fachada. Em todo caso, não garanto nada, pois não quis incomodar os insetos, pedindo-lhes que abrissem a boca (falsa ou verdadeira). O pessoal da região os chama de “cobras de asas”, e têm fama de serem cegos, e portanto de atacarem às cegas, o que os torna ainda mais perigosos. A foto aumenta 4 vezes (2 em altura, 2 em largura).

 

aristoloquia_1

Sim, esta é uma flor. A planta parece ser uma variedade da Aristolochia Brasiliensis (M. e Zucc.). É necessário pesquisar mais para determinar com certeza. Na região é conhecida como “Patinho”. Tamanho natural.

 

aristoloquia_2

Outra Aristolóquia, com desenho ainda mais intrigante. Tudo para atrair insetos que deverão providenciar a polinização do ovário. Tamanho natural.

Anúncios

6 Respostas to “Timbaúva, Insetos e Aristolóquias”

  1. eueueueeu Says:

    eueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueueu
    _____
    Do blog: Já entendi. Agora vamos à segunda palavra do seu enunciado. Qual é ela?

  2. Lorenna Says:

    O mimetismo é uma coisa muito linda!
    Deus fez tudo muito maravilhoso!!!

  3. Soraya Says:

    Meu nome é Soraya e moro em Niterói ,Rio de Janeiro. Fiquei muito assustada com a reportagem do inseto com cara de jacaré, pois onde trabalho, em uma estação de tratamento de água em São Gonçalo, Rio de Janeiro, apareceu e eu tirei uma foto desta espécie. Eu cheguei bem perto dele e nunca imaginaria que ele seria perigoso. Cruz credo!!!!
    Tirei a foto dele com um celular e cheguei bem perto dele. Está espécie é comum aqui também?
    _____
    do blog:
    Soraya: parece que essa espécie está espalhada por todo o Brasil. Ainda bem que você não encostou no inseto. Como êle é meio-cego, não se sentiu importunado…

  4. Leticia Says:

    O Mimetismo é um coisa linda, fruto da evolução e não da vontade de deus!!! Ou vc acha que deus criou as gazelas para os guepardos comerem??

  5. Ricardo Says:

    Esses insetos são parentes de cigarras e são totalmente inofensivos. São conhecidos como jequitiranabóia ou jequitirana, cobra-voadora e outros nomes aterrorizantes. Mas, não fazem nada e se coletaram, mandem alguns exemplares para mim no Laboratório de entomologia da UFRN!
    _____
    do blog:
    Taí uma informação importante, Ricardo. Da próxima vez talvez me anime a pegar algum com um vidro, isto se não for causar um desequilíbrio ambiental (isto é, só pego se vir muitos indivíduos na área)…

  6. Rafael Negreiros Says:

    Pow! a terceira foto são 2 Hemipteros ordem das cigarras, NÃO SÃO CEGOS E MENOS AINDA VENENOSOS OU PEÇONHENTOS. Seu aparelho bucal é sugador e parece com um ferrão, mas seve p sugar seiva das arvores.
    __________
    o blog diz:

    Obrigado pelos esclarecimentos, Rafael! Valeu!

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: