Floridas Canafístulas

Árvores são, para mim, paixão antiga. Nos meus tempos de adolescente, época sem TV, sem video-games e sem Internet, eu lia muito : romances e histórias de aventuras. Em Júlio Verne, por exemplo, a Natureza, e por inclusão, as árvores, sempre desempenhava papel importante nas suas magníficas tramas. Em José de Alencar também sobressaíam os angicos, os ipês e outras árvores, tão bem descritas que se tornavam personagens importantes das histórias.

São, realmente, seres magníficos, que retribuem os nossos pequenos favores com grandes benefícios : sombra, flores. perfumes, frutos, matérias-primas para construção. Sua simples presença no quintal ou no jardim já enriquece qualquer moradia com suas formas, cores e charmes peculiares.

Fico imaginando (e sei que muitos dos leitores já fizeram o mesmo) como seria bom se nos parques e jardins houvesse, junto a cada tronco de árvore, uma plaquinha indicando os seus nomes popular e científico. Mas ver isto, na vida diária, é coisa muito rara. Falta, no país que mais tem, no mundo, espécies vegetais, uma cultura botânica.

Mas como é melhor acender uma vela do que limitar-se a se queixar da escuridão, resolvi (e espero que alguns dos leitores façam o mesmo) ir à luta e, como detetive, rastrear os nomes, características e utilidades das árvores que ocorrem em nossa região. E como, neste mês de dezembro, a mais bela floração (a meu ver) é a da Canafístula, é com ela que iniciarei, nas páginas “Árvores”, a descrição (com ampla galeria de fotos) desses seres sem os quais a vida humana, no planeta Terra, seria impossível.

Que tal estrear as fotos com um flagrante? Então, aí vai o de uma abelha polinizando uma flor de Canafístula.

abelha

Para ver uma ficha inicial (a ser melhorada no futuro) dessa árvore,  clique aqui .

 

Anúncios

Uma resposta to “Floridas Canafístulas”

  1. Rosângela Says:

    oi Valdir, o seu blog sempre tem novidades, um pouco de tudo,estou cada vez mais ansiosa esperando a proxima postagem.

Os comentários estão desativados.


%d blogueiros gostam disto: