TOM SAWYER, DETETIVE (resumo)

Aqui vai uma ajuda para você escrever um resumo do livro “Tom Sawyer, Detetive”, tarefa dada pela sua professora ou pelo seu professor.

Vou citar, relativamente a cada capítulo, as principais ações ocorridas. Você pode resumir ainda mais, se quiser. E não se esqueça de dar o seu “toque pessoal”: troque algumas palavras ou frases, acrescente alguma explicação. E NÃO SE ESQUEÇA DE LER O LIVRO INTEIRO, SEU ESPERTINHO ! A história é muito boa, e o resumo não substitui a sua leitura completa.

Antes de começar, não esqueça que Tom Sawyer, nessa história, tem mais ou menos 12 anos, a mesma idade de seu companheiro de aventuras, Huckleberry Finn. Tom, órfão de pai e mãe, mora com sua Tia Polly, uma senhora muito rigorosa, numa pequena cidade do Estado norte-americano de Missouri. Huck, órfão de mãe, tem um pai, digamos, um tanto ausente, e porisso prefere morar na rua, dormindo às vezes dentro de um barril de rum (parecido com aquele usado pelo Chaves para se esconder).

NO TEXTO ABAIXO, SÓ COPIE O QUE ESTÁ EM AZUL !

Capítulo 1 :

Em outro Estado norte-americano, o Arkansas, mora o pastor Silas, sua esposa Sally e seus filhos. Silas e Sally são tios de Tom Sawyer.

Tio Silas está passando por sérias dificuldades, pois vem sendo molestado por um vizinho, o fazendeiro mais rico do pedaço, um tal de Brace Dunlap. ( EXPLIQUE POR QUÊ ).

Sua esposa e sua filha mais velha, Benny, resolvem convidar Tom e Huck para visitá-los, para que o pastor se distraia um pouco.

Tom e Huck, entusiasmados com a possibilidade de novas aventuras, conseguem a permissão de Tia Polly e arrumam as malas.

Capítulo 2 :

A distância entre a cidadezinha onde moravam e a fazenda do Tio Silas, no Arkansas, era muito grande. Os garotos tomam um barco a vapor (na época, era o que havia de mais moderno) e iniciam a viagem.

Tom Sawyer, sempre farejando mistérios, descobre que no barco há um passageiro que nunca sai de sua cabine! “Aí tem coisa!”, pensa ele.

Disfarçados de garçons, Tom e Huck conseguem que o passageiro lhes abra a porta. E os garotos quase morrem de susto: era uma pessoa conhecida, um dos gêmeos Dunlap ! Essses gêmeos eram irmãos daquele encrenqueiro do Arkansas, Brace Dunlap.

Como todos, no Arkansas, pensavam que o gêmeo Jake Dunlap havia morrido, Tom concluiu que o gêmeo que estava ali só podia ser o Júpiter Dunlap.

Mas era mesmo o Jake Dunlap, que estava bem vivo. Vivo, mas encrencado: estava sendo perseguido!

Capítulo 3 :

Jake Dunlap participara, juntamente com dois outros bandidos, do furto de dois diamantes muito valiosos. Furtaram os diamantes e fugiram. Durante a fuga, no entanto, cada um queria enganar os outros e ficar com os diamantes.

Primeiro foi o Bud Dixon quem ficou com os diamantes, escondendo-os num lugar onde ninguém lembraria de procurar. (CONTE QUE LUGAR FOI ESSE, E COMO ELE FEZ).

Capítulo 4 :

Mas depois Jake descobre o ardil do Bud e se apossa dos diamantes, fugindo de Bud Dixon e do outro comparsa, o Hal Clayton. (CONTE COMO FOI, E ONDE OS DIAMANTES VIAJARAM).

Jake conta aos garotos que tem certeza de que os outros dois bandidos o alcançaram e que estão nesse mesmo barco, disfarçados.

Tom e Huck se comprometem a ajudá-lo. Numa noite escura e chuvosa, quando o barco atracou na margem do rio, para reabastecer-se de lenha, fizeram com que Jake saísse do barco, disfarçado de carregador de lenha, e sumisse na escuridão.

Mas eles percebem que logo em seguida dois outros homens saem também do barco, correndo. Deviam ser os perseguidores do Jake!

Capítulo 5 :

O lugar onde o barco atracara não era muito longe da localidade onde morava Tio Silas e o encrenqueiro Brace Dunlap.

Na tarde seguinte, o barco atracou próximo a essa localidade, e Tom e Huck ali desceram. Já estava escurecendo quando os garotos, ao se aproximarem do Bosque de Sicômoros, viram pessoas correndo, em seguida gritos de socorro, e depois o silêncio!

“Pobre Jake!” pensaram os garotos; “Os dois bandidos o mataram!”

Logo em seguida, viram que outros dois homens, atendendo aos gritos anteriores, entraram no bosque e se puseram a perseguir os dois primeiros (certamente os comparsas de Jake Dunlap).

A Lua Cheia apareceu, iluminando a estrada e os espaços onde não havia árvores. E eles viram passar, muito calmamente … o fantasma de Jake Dunlap!

Assustados, Tom e Huck cortaram caminho para chegar logo à casa do Tio Silas.

Capítulo 6 :

Antes de chegarem à casa de Tio Silas os garotos combinaram que não iriam dizer nada sobre o reaparecimento de Jake Dunlap e o seu assassinato no bosque.

Tom Sawyer, espertamente, deduziu que os diamantes ainda estavam com o morto, e pensou num jeito de se apropriar deles para ganhar o prêmio oferecido pelos seus verdadeiros donos.

Capítulo 7 :

Naquela noite, todo o mundo na casa estava triste e preocupado com o estado de Tio Silas. O pastor estava muito nervoso, à beira de um ataque de nervos. Porque um dos gêmeos, Júpiter Dunlap, que trabalhava com ele, e com quem freqüentemente brigava, havia desaparecido!

Tom e Huck passaram grande parte da noite conversando. De madrugada ouviram barulho do lado de fora e viram uma pessoa, parecendo ser Tio Silas, sonambulando pelo terreiro.

Na manhã seguinte chovia muito, e a chuva demorou a passar. Os garotos demoraram para sair em busca das novidades.

Encontraram com várias pessoas na estrada, mas ninguém parecia saber do assassinato ocorrido na noite anterior.

Tom e Huck foram ao bosque, procurando no local onde os homens entraram em perseguição de Jake. Mas lá não havia corpo nenhum! O cadáver havia desaparecido!

Capítulo 8 :

No outro dia, de manhã, um empregado de Brace Dunlap veio perguntar a Tio Silas se o Júpiter Dunlap estava ali. Tio Silas, muito nervoso, quase desmaiou e falou para o empregado ir embora.

Tom e Huck resolveram voltar ao Bosque de Sicômoros. Num certo ponto do caminho eles viram, ao longe… o fantasma do Jake Dunlap! Mas à medida em que se aproximavam, foram vendo que a pessoa ali presente era de carne e osso, e não um fantasma. Aí Tom resolveu conversar com o homem.

Mas o homem deu uma de surdo-mudo, e os garotos concluiram que era Jake Dunlap, pois haviam combinado que ele, ao chegar à fazenda do irmão, usaria disfarces e fingiria ter essa deficiência.

Capítulo 9 :

O falso surdo-mudo logo se tornou muito popular , e foi convidado a morar na fazenda de Brace Dunlap. Todos elogiaram o homem pela sua generosidade.

Júpiter Dunlap, o gêmeo que morava com Brace, continuava desaparecido. Alguém insinuou que ele poderia ter sido assassinado, e assim toda a comunidade se pôs a procurar pelo pretenso cadáver. Mas o cadáver não foi encontrado, e eles desistiram das buscas.

Mas Tom Sawyer pensava diferente, e percebeu que, se existia um cadáver enterrado em algum lugar, só um cão farejador poderia encontrá-lo.

Tom e Huck pediram “emprestado” o cão farejador do ferreiro, e depois de algum tempo o animal realmente descobriu um cadáver, enterrado . . . nas terras do Tio Silas!

Feliz com o sucesso de sua empreitada, Tom avisou as pessoas da localidade e foi para casa contar a boa notícia ao Tio Silas. Mas quando soube do encontro do cadáver, o pastor disse, quase desmaiando: “Fui eu quem o matou!”

Capitulo 10 :

As roupas do cadáver eram as mesmas que o Júpiter Dunlap costumava usar. Assim, todos concluíram que ele fora assassinado, e que o assassino era Tio Silas, pois o pastor tinha sérias desavenças com ele.

O juiz mandou prender Tio Silas.

Tom Sawyer, desesperado, pensou em providenciar a fuga do seu tio, mas este não concordou, já que se julgava culpado.

Capítulos 11 / 12 :

Um mês depois, começou o julgamento.

Brace Dunlap, o irmão de Júpiter, acusou diretamente o Tio Silas, e todas as outras testemunhas ouvidas também depuseram contra ele. Tom, que fora admitido como auxiliar do advogado de defesa do seu tio, ouvia tudo, mas não conseguia entender o que de fato acontecera. Apenas tinha certeza de que o seu tio não matara o gêmeo Dunlap.

A situação piorou ainda mais quando foi a vez de Tio Silas falar. O pastor, muito confuso, achava mesmo que tinha assassinado Júpiter, uma vez que se lembrava de que, no dia do desaparecimento de Júpiter, havia discutido com ele e, num certo momento, furioso com as provocações do gêmeo, havia lhe dado uma paulada na cabeça.

Tio Silas se lamentava, acusando a si mesmo, quando Tom o interrompeu. O garoto, num lampejo, descobriu o que estava errado na história contada por Brace Dunlap e as suas testemunhas.

Tom começou o seu discurso, e o silêncio era total na sala. Provou por A mais B que:

1) Júpiter Dunlap não havia morrido;

2) O cadáver encontrado era do outro gêmeo, Jake Dunlap, que todos no vilarejo achavam que havia morrido há muitos anos atrás;

3) Júpiter Dunlap estava bem vivo, e estava presente naquele tribunal.

4) Júpiter Dunlap era o . . . (COMPLETE ! CONTE QUE O JÚPITER ESTAVA DISFARÇADO DE …). Júpiter estava, sem saber, de posse dos dois valiosos diamantes furtados.

Tio Silas foi assim inocentado.

Conte você como ficou a situação do Tio Silas. Conte o que Tom e Huck ganharam com a completa elucidação do caso.

76 Respostas to “TOM SAWYER, DETETIVE (resumo)”

  1. Emerson Says:

    cara muito obrigado pelo resumo!vcs quebraram meu galho!
    valeu mesmo!

  2. lucas Says:

    Valeu tava precisando mesmo

  3. gilmar Says:

    otimo resumo, obra sensasional essa de mark twain. Eu criei o ambiente e toda a açao em pensamentos, uma viajem pelo mundo de tom e huck finn.

  4. Andryelle Freire Says:

    Este livro é muito bom, interessante e bem legal..!

  5. saulo Says:

    muito bom……………..!!!

  6. alexsander Says:

    nooOoOoSA valew msm…! nao sei oq seria d mim sem esse resumo…! mais oq eu achei mais legal é q para completar o livro nós temos q ler…!
    pois não nessecitamos doresumo completo,mas sim de uma rapida leitura para termirarmos logo essa bostad trabalho…!=]

  7. Bianca Says:

    muito bom. =]
    Obrigadaa!

  8. DAYANE JÉSSICA Says:

    VCS ME AJUDARAM MUITO COM ESSE RESUMO

  9. douglas Says:

    muit bom resumo. Vlw!!!

  10. maria cecilia Says:

    obrigado

  11. luisa Says:

    me livrou de muita coisa porque minha professora pediu

  12. luisa Says:

    obrigada esse resumo e muio legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vlw
    _____
    do blog: Fico feliz que você tenha aproveitado, Luísa!

  13. Luiz Artur Says:

    muito obrigado…vcs quebraram meu galho

  14. Acsa Says:

    MtO bOm o resumo
    Mas precisava do resumo do livro:[red]As viagens de Tom Sawyer
    _____
    do blog:
    Sinto muito, Gatinha, mas não tenho a versão em português das Viagens de Tom Sawyer. Mas a história não é longa, e nem é difícil de resumir. Faça assim: 1) dê uma lida geral; 2) anote os nomes dos personagens principais e suas características (Tom, Huck, o maluco, etc); 3) conte para uma amiga como é a história. Ao contar para a amiga, você estará fazendo um resumo. Depois, é só passar para o papel o que contou para ela. Dê uma melhoradinha aqui, outra ali, e está pronto o resumo. Seu professor, ou professora vai adorar.

  15. Acsa Says:

    Atah,adOrei a dica é q eu tO cOm O livro e tO meiO atrasada sabe?

    Mais brigada!!

  16. Laise Alcantara Argozo Says:

    gostei muito mas queria que voçeis fizessem o resumo do livro tom sawyer mark twain
    _____
    resposta do blog:
    Laise: de qual história você está procurando o resumo: “Aventuras de Tom Sawyer”, “Aventuras de Huckleberry Finn” (este, colega de Tom Sawyer) ou “As Viagens de Tom Sawyer”?

  17. Tamara Says:

    ParabénS!!Gostei mtO do livrO da históriA…principalmente do resumo q me ajudou mto..! esta de parabéns..(mark twain)

  18. Mirella Says:

    Qual é o autor???
    É o Mark Tawain???
    _____
    resposta do blog:
    Mirella: o autor é Mark Twain. Esse nome (Mark Twain) é um pseudônimo; o nome verdadeiro do autor é Samuel Langhorne Clemens.

  19. karina Says:

    parabens esse resumo me ajudo um tantão assim vc nem imagina ia tirar O se naum tivesse esse resumo parabens obrigadah…

  20. roberto Says:

    ahh mó b****** esse resumo!!tem q completar como eu vou completar se eu naum li o livro?!!
    porcariaaaaaaaaa
    aiiiiiiiii q ódiooooooooooooo!!!
    _____
    do blog:

    Roberto: o resumo existe para que você possa ler o livro despreocupadamente, curtindo a leitura. A história é interessante.

    Outra opção, menos recomendável, é você ler apenas o resumo e, para completar as informações que faltam, consultar os capítulos 1, 3, 4 e último, do livro.

  21. jean Says:

    nossa o resumo eh muito bom!!
    quebrou um galho pra mim!!
    valewww

  22. elton christ Says:

    bom de mais

  23. gu Says:

    valeu!!!!!!! se nao fosse assim eu nao ia conseguir ler o livro todo!!!!!!!! a professora pediu!!!!!!!!!!!!! valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Daniela bonfim de almeida Says:

    Nossa!!!
    este livro e siper mega interessante e ainda mais quando vc ler so o resumo dele e pouqui ma s depois pode ter certeza que eu vou comprar o livro e ler detalhe por detalhe….
    Bjinsss

    *-*
    _____
    do blog:
    Daniela: você pode ler a história completa de Tom Sawyer, Detetive, clicando aqui.

  25. Valeu !!! Says:

    cara muito bom vleu mesmo ;)

  26. Daniela Says:

    N deu vontade ainda n mas quando eu tiver tempo de sobra concerteza eu vou ler!!!

    Bjinsss

    *-*

  27. lulu Says:

    o cara eu ja li o livro a muito tempo mais foi otimo relembrar. o maximo era que jubiter tava com os diamantes na bota e não sabia, se ñ poderia ter fujido a tempos

  28. lulu Says:

    beijão e valeu

  29. BUBLLE Gum Says:

    Mto bom + só vai até o Capitulo 12!
    Escreve + vaaaai!!!
    Please!!!
    Num tô afim de lê este livro!
    Obrigado pela sua Coomprençao ….
    Bubblegum
    _____
    do blog:
    Bubble Gum: Esses 12 capítulos são o resumo de toda a história! Leia o resumo, para ter uma noção geral. Depois, dê uma olhada em um ou outro capítulo, para poder completar as informações que faltam. Boa sorte.

  30. João Victor Says:

    Valeu! Quebro um gaiooooooo!!Eu iria levar adivertencia!hauhahuhau

  31. antonio Says:

    eu gostei do resumo so uma coisa q eu não gostei e q não apareceu o desface,não sei o q huck e tom ganharam. Mais deixa e legal
    _____
    do blog:
    Antonio: leia o último capítulo e ficará sabendo o que os garotos ganharam. Quanto ao disfarce, ele é explicado no capítulo 2 (“Jake Dunlap Reaparece”), pouco depois da metade…

  32. leticia Says:

    Valeu muito, eu nao consegui terminar a leitura com tantos trabalhos e provas, o resumo vai me ajudar bastane. Mas mesmo assim vou ler o livro.

  33. Luan Says:

    Olivro era otimo e muito obrigado voce me ajudou muito.VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. Adir Says:

    valeu cara obrigado eu prissisava com urgencia!!!!!!

  35. nathalia Says:

    valeu vou tirar 10 na provaaaaaaaaaaaa

  36. Bruno Says:

    Cara, legal o resumo, mas tem um erro o nome do irmão de Jake é JuBiter e não JuPiter.
    _____
    do blog:
    Bruno:

    No original em inglês disponível no site Gutemberg, realmente, aparece a grafia Jubiter. Isto ocorre também em algumas traduções para o Português. Mas o presente resumo está baseado na tradução publicada pela Editora Timblindim, tradução essa que é de minha autoria.

    Como traduzir é adaptar um texto para outra língua, de modo que os leitores nessa língua entendam, não tive como adaptar a evidente corruptela na língua inglesa. Lá, a corruptela de mais de cem anos atrás se deveu a circunstâncias que não pude captar (se é que alguém captou lá nos EUA de hoje). E aqui no Brasil, pelo que eu sei, ninguém chama “the most massive planet in our solar system” de Júbiter, e sim, Júpiter, quase igual ao nome Jupiter dado no site da NASA (a corruptela brasileira não alcança essa palavra). Porisso achei que isso não teria importância para o jovem leitor brasileiro…

    Mas a sua observação é muito pertinente. Se o leitor do blog tem em mãos uma tradução que dá ao irmão de Jake Dunlop o nome de Júbiter, favor alterar, no resumo, o nome Júpiter…

  37. Bruno Says:

    Ok, obrigado pela resposta, abraço.

  38. Bruno Says:

    Se voce poder me dar uma dica de livro, parecido com esse de TOM Sawyer,com varias aventuras, eu agradeço. Um que tenha para baixar em um site, que é mais facil que comprar o livro. obrigado novamente.
    _____
    do blog:

    Bruno: há uma série de livros escritos por Ofélia e Narbal Fontes, todos com conteúdo de aventuras que perpassam por episódios da História do Brasil. São histórias muito interessantes, e eu cito como exemplos “Cem Noites Tapuias”, “O Gigante de Botas”, “Coração de Onça”. Não devem ser caros, principalmente se encomendados por uma professora. Todos da Editora Ática. Essa mesma editora tem livros de outros autores, na mesma linha de aventura, na coleção “Vaga-Lume”.

    “Normalmente” esses livros já deveriam estar disponíveis, grátis, na Internet, mas graças ao camundongo Mickey, e ao seu dono, a Disney, o período de validade dos “direitos autorais” foram sendo aumentados, de 30 para 40, de 40 para 50, de 50 para 60, e atualmente está em 90 anos. Creio que os estadunidenses vão aumentar para 100 e depois 110, e os nossos políticos, micos amestrados, vão seguir o exemplo…

    Eu estive traduzindo Kim, de Rudyard Kipling, cujo texto em inglês já está em domínio público, mas não tive tempo de continuar, parando nos 10 ou 20 por cento. Pretendia disponibilizar o texto em Português (os direitos seriam meus, e eu poderia fazê-lo) gratuitamente na Internet. Mas procure o sítio http://www.dominiopublico.gov.br/ , e lá talvez você ache alguma coisa disponível.

  39. stephany Says:

    o kra muito obrigada pelo resumo quase meu prof me matou mando bem hem … adorei Te Amo ta….

    fik com deus e muito obrigado…..

  40. fabricio Says:

    valeu msm kebro meu galho!!!

  41. bruna Says:

    bleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee nada a ve quero ser detetive e nao ler sobre um

  42. natan Says:

    ai valeu mesmo hem quebrou meu galho vsc são d +
    _____
    do blog:

    Obrigado, Natan!

  43. -yara Says:

    Se liga, o resumo tá ótimo, mas tem um errinho: o nome do gêmeo que o tio Silas contratou era JUBITER, não Júpiter.
    Na verdade não é nem o nome; é um apelido que ele ganhou na escola quando tinha 8 anos de idade.
    _____
    do blog:

    Yara:

    Realmente, o original estadunidense chama o irmão de Jake Dunlap de Jubiter. Mas esse mesmo original deixa claro que é uma referência a um planeta do sistema solar que tem (ou tinha, pelo conhecimento da época) 4 satélites. Isto é, Júpiter. Ao chamar o homem de Jubiter ao invés de Jupiter, Mark Twain nada mais faz do que reproduzir uma idiossincrasia da população rural do Arkansas da época.

    Um tradutor deve, em seu trabalho, adaptar as falas e as idiossincrasias para a língua de destino, no nosso caso o Português. Aqui no Brasil, pelo que sei, em nenhum lugar alguém pronunciaria Júbiter em vez de Júpiter (a não ser um fanho, o que não era o caso do pessoal do Arkansas do século XIX). Assim, em algumas traduções o nome Jubiter é mantido; mas em outras, como é o caso daquela feita por este blogueiro (e cujo texto, transcrito da edição impressa, consta do presente blog), foi feita a correção para Júpiter, objetivando evitar que os alunos confundissem o verdadeiro nome daquele planeta. O meu resumo foi baseado nessa tradução “jupiteriana”, e não numa tradução “jubiteriana”.

    Em todo caso, nada impede que os alunos “corrijam” o nome certo do planeta (Júpiter), adotando o nome errado (Júbiter) para se adequarem à tradução que mantém o nome idiossincrático referido pelo trabalho original em inglês…

  44. christian Says:

    valeu voce salvou minha vida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! obrigado mesmo

  45. hellen Says:

    nossa esse resumo tah mt grande, mas da progasto
    eu faço um resumo em cima do resumo
    _____
    do blog:

    Boa idéia, Hellen!

  46. eu+eu Says:

    WO VLW,MSM
    SE NAO FOSSEM VCS EU IA TER QU LER ESSE LIVRO!!!!!!!!!
    E EU ODEIO LER!

    PREFIRO VER O FILME DO QUE LER!!!!
    _____
    do blog:

    Prezado estudante: Você acredita que essa história ainda não foi filmada? E é uma história que daria um filme eletrizante. Quem sabe você não se torna cineasta, no futuro, e faz essa filmagem, adaptando a história ao Brasil?

  47. jeisi Says:

    eu nao gostei no começo (e nao esqueça de terminar de ler o livro espertinho) a professora que pediu para a gente pesquisar na net
    e em algumas coisas da pesquisa estava escrito de vermelho. Como que eu ia saber sendo que a professora nem tinha entregado os livros?
    _____
    do blog:

    Pesquisa é assim mesmo, Jeisi! No começo a gente se confunde um pouco. Mas depois a gente acaba aprendendo, e vê que não é tão difícil.

    Continue pesquisando!

  48. marcos Says:

    suave me ajudou de + esse resumo valeu!!!

  49. Letícia Camargo Says:

    Noossa , me ajudou pra caramba , muito obrigada , a prova desse livro é segunda ! brigadão.
    bjoos
    ______
    do blog:

    Que bom, Letícia!

  50. lorena Says:

    obrigada salvou o meu bimestre
    _____
    do blog:

    Que bom, Lorena!

  51. Marllon Says:

    cara tinha um trabalho para fazer desse livro valia 5 pontos valeu mesmo!

  52. Diovana Says:

    Nossa muito legal esse livro.Muito obrigada mesmo.

  53. Valdir Says:

    Que bom que você gostou, Diovana!

  54. jose vitor Says:

    cara muito obrigado pelo resumo! vcs quebraram meu galho!
    valeu mesmo!

  55. carolzinha Says:

    poxaa obrigadaa vc me ajudou para valer. pra valee e para prova de literatura obg*–*

  56. MARTHA SILVA DIAS Says:

    EU GOSTEI MUITO ME AJUDOU NO RESUMO

  57. bruno henrique Says:

    obg: pelo resumo me salvo valeu =)

  58. luan gabriel rocha quadros Says:

    esse resumo pode me salvar

  59. luan gabriel rocha quadros Says:

    esse resumo e uma obra que nao tem nada a ver com Tom Sawyer Detetive versao completa obra de Mark Twain

  60. Julia Lima Says:

    Muito obrigado me ajudou muito mesmo !

  61. Mileninha Says:

    Caramba,obrigado pela a ajuda eu tinha esquecido como era o livro assim quando eu li o resumo eu lembrei de tudo!!! vlw !!!

  62. Millena Says:

    Obrigado, esse resumo foi a minha esperança

  63. bruna Says:

    preciso do resumo do livro GIGANTE DE BOTAS.

  64. Obter o fatos relacionados Says:

    Cara nota 10!

  65. Jéssica Says:

    Apesar do livro nao ser um dos melhores que eu ja li,o resumo ficou otimo…

  66. Maria Says:

    Minha salvação obrigada

  67. marcos vinicius silva Says:

    vlw valeu mesmo valia metade da minha nota bimestral de portugues a fessora passou no dia para o outro e eu sabia que nn dava pra ler entao vim aki e fiz vlw

  68. ramon brigido joaquim Says:

    valeu me ajudou bastante

  69. ludmila Says:

    obrigada me ajudol muito ,brigadasa agora vol tirar A

  70. thiago Says:

    muito obrigdo me ajudo muitoooooooo

  71. Juliane Barbosa Says:

    Eu gostei deste livro, é muito bom!!!!!!!!!

  72. Luis carlos Says:

    Bom d adorei

  73. Tiago Meneguelli Says:

    cara valeu d+++…

  74. LUXURIA Says:

    E MUITO ESSE RESUMO
    GOSTEI DESA DIDEI DE RESUMI LIVROS PELOS OS COMPUTADORES

  75. manu Says:

    tom te amo

  76. kessia regina de rezende Says:

    Eu adorei esse livro
    apesar q estou na metade do livro por uma certa razão fiquei curiosa para descobrir o mistério
    anseio a todos q tem preguiça de ler a fazer um esforço Pq esse livro é muito bom
    *sou kessia regina de rezende
    tenho 11anos e amei esse livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 75 outros seguidores