Pimenta de Macaco

(CLIQUE NAS FOTOS PARA VISUALIZÁ-LAS EM RESOLUÇÃO MAIOR)

Família das Anonáceas.

Nome Científico: Xylopia Aromatica, (Lam.) Mart.

1) Aspecto Geral:

pimenta_de_macaco_1a
Exemplar existente na Prefeitura do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

pimenta_de_macaco_1b
Outro exemplar, no bairro Chácaras dos Poderes. Ele tomba para a estrada, fugindo da concorrência, por luz, das outras espécies.

2) Floração:

pimenta_de_macaco_2a

O tronco a que este galho está ligado não aparece na foto, estando à esquerda.

3) Flor:

pimenta_de_macaco_3a
Os botões vizinhos não abrem ao mesmo tempo, mas um de cada vez.

pimenta_de_macaco_3b
Aqui um dos botões começa a desabrochar.

4) Fruto:

pimenta_de_macaco_4a
Os frutos aparecem em cachos. Mas que inseto grotesco é esse aí?

pimenta_de_macaco_4b
Outro cacho de frutos, desta vez com insetos mais conhecidos (formigas). Cada “bananinha” mede de 3 a 6 cm de comprimento.

5) Semente:

pimenta_de_macaco_5a
As “bananinhas” se abrem, liberando as sementes (que podem ser assim esbranquiçadas ou pretas).

6) Folha:

pimenta_de_macaco_6a
Um ramo da árvore.

pimenta_de_macaco_6b
As folhas da ponta do ramo.

pimenta_de_macaco_6c
Duas folhas individuais. Elas medem cerca de 14 cm de comprimento por 3 cm na parte mais larga. Mas essas medidas variam de árvore para árvore, podendo ser menores.

7) Tronco:

pimenta_de_macaco_7a
Este tronco tem 10 cm de diâmetro. Mas pode chegar até a 25 cm.
.
Bibliografia consultada:

  • “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, Ed. Plantarum, 1992, vol. 1, página 17;
  • “Cerrado: Espécies Vegetais Úteis”, de Semíramis Pedrosa de Almeida et all, Embrapa, 1998, páginas 396 a 402.

67 Respostas to “Pimenta de Macaco”

  1. Andréa Says:

    Olá,
    Estou pesquisando especiarias e descobri que as sementes de pimenta-de-macaco eram usadas para substituir a pimenta-do-reino. Você saberia me dizer se elas ainda são usadas na culinária?
    Sou aqui do Rio de Janeiro e gostaria também de saber como posso fazer para conseguir algumas sementes para minha pesquisa.
    Grata,
    Andréa
    Obs. As fotos estão ótimas!
    __________
    Obrigado, Andréa!
    A semente mostrada é de um cerrado fraco (pura areia), com PH baixo e deficiência em fósforo e nitrogênio. Essas sementes podem apresenar variação de gosto em relação às de um solo equilibrado. Dia desses experimentei uma delas, pois segundo me informaram os macacos (sagüis) a apreciam. O “ardido” é muito fraco, quase inexistente, mas o gosto não é ruim. Dentro de 1 semana talvez consiga coletar algumas dezenas delas e posso remetê-las a você, se me mandar o endereço para entrega pelo meu e-mail “valmar@top.com.br”.

    As plantas de solo “bom”, como as do Parque dos Poderes (a primeira árvore mostrada na página), ainda estão em florescência. Posso me encarregar de coletá-las, mas vai demorar talvez uns 30 dias ou mais.

    Tenho aqui na chácara uma pequena árvore (3 m de altura), com tronco medindo cerca de 12 cm, cujo fruto, quando seco, pode ser tomado por pimenta-do-reino. Os dois pés estão super-carregados de frutos quase maduros (ver foto abaixo lincada), e mesmo nesse estágio eles têm um cheiro de … pimenta-do-reino. O gosto é também de pimenta-do-reino. As sementes germinam facilmente. Não identifiquei a espécie, ainda.

    Link para a imagem: clique aqui .

    P.S. 21/08/2011. Como bem lembrou a Rita, em comentário abaixo, desta data, a planta do link acima é a Pimenta Rosa, ou Aroeira Vermelha, de nome científico Schinus terebinthifolius.

  2. Terezinha Says:

    A pimenta de macaco é uma especiaria apreciada em frango caipira como um bom tempero moida juntamente com outros temperos do gosto da pessoa.
    _____
    Do blog: Obrigado pela informação, Terezinha. Mas gostaríamos de saber se ela é mesmo ardida (pouco, muito?). As que eu experimentei aqui, colhidas em solo de cerrado fraco, têm um gosto bem suave…

  3. SANDRA Says:

    ESSA SEMENTE DE MACACO E TIPO UMAS BAJES PEQUENA DENTRO DE UMA CASCA TIPO FEIJÃO DE CORDA MAIS PEQUENO E PRETO.
    E VERDADE QUE É FEITA GARRADA COM A PIMENTA TORRADA E COLOCADA DENTRO DO ALCOOL PARA DORES NAS PERNAS

  4. Monica Says:

    A pimenta de macaco também é conhecida como pindaíba? Moro no goias e vou recuperar uma área que tem pimenta de macaco mas o povo a chama de pindaíba também. Tenho duvidas se são a mesma planta ou são apenas da mesma familia.
    _____
    Mônica. No livro “Árvores Brasileiras”, vol. 1, de Harri Lorenzi, aparecem três espécies de xylopia, com frutos e sementes praticamente iguais: xylopia aromatica (essa mostrada acima), xylopia brasiliensis e xylopia emarginata. O que mais distingue a primeira (indicada no livro como “pimenta de macaco”, “pimenta de negro”, “pachinhos” e “esfola-bainha”) é a flor, com tépalas mostrando as faces interiores muito brancas. As outras duas são nominadas “pindaíbas”.
    Nada impede que alguém que conheça a xylopia brasiliensis como “pindaíba” a confunda com a xylopia aromatica, chamando esta também de pindaíba.
    De qualquer forma, estas três citadas são não apenas da mesma família das Anonáceas, mas também do mesmo gênero xylopia, diferindo apenas quanto à espécie.
    Infelizmente só conheço 1 das três espécies.
    No livro, uma pindaíba aparece com flores róseas e a outra com flores amarelo-claras (esta última, que prefere lugares alagados, com a ponta externa das folhas arredondada).

  5. joao pedro franciscon Says:

    Olá, estou pesquisando a pimenta- de-macaco em relação para um projeto fec, e este projeto é muito importante para nós e para o meio ambiente. E esta pesquisa é muito importante, e gostaremos de ajuda…ajuda que as pessoas se conscientizem em não queimar. Eu adorei as fotos… gostaria que isto acontecesse, por que isto é muito importante para o meio ambiente. Obrigao…[agradeço a atenção].
    _____
    DO BLOG: Felizmente, no entorno de Campo Grande, há uma grande distribuição natural dessa árvore, tanto no bioma cerrado quanto em outros biomas.

  6. guilherme Says:

    Tenho aproximadamnete 20 pes em minha propriedade e tenho bastante semente.

  7. Eduardo Miguel Sobrinho Says:

    Morava em Sapucaia/RJ, quando vim para São Paulo, trouxe algumas sementes de pimenta-de-macaco, colhidas em Minas Gerais, por um sitiante amigo meu. Somente agora resolvi triturar as sementes, que possuem um aroma fora de série, da um sabor no tempero, principalmente de carnes, (não pode usar muito, só um tiquinho). O pessoal admira e agrada do paladar. Pena que eu não deixei nenhuma semente, triturei tudo. No Estado do Rio de Janeiro, já soube que existe esta especiaria.
    Abraços, Eduardo.
    _____
    do blog:
    Realmente, Eduardo, essa árvore nasce espontaneamente em quase todo o Brasil, tanto no cerrado quanto na mata. As sementes da minha chácara têm um cheiro suave, mas ainda não tentei triturá-las…

  8. Bruno Foscaches Says:

    Ow muito bom esse site,tudo que eu tava precisanu para meu trabalho,fotos de vários angulos,de toda a fruta,folhas,arvore….excelente /
    brigadão..abraço..xD
    _____
    do blog:
    Que bom que você gostou, Bruno. E eu também agradeço.

  9. José Antonio Says:

    No dia 31de março de 2008, na mensagem de Andrea, foi oferecido uma foto lincada. Na época você disse que iria atras de outras informações. Você já tem mais alguma coisa, ou algum lugar para procura . Trata=se de uma arvore muito bonita, que serveria até para paisagismo. O blog dispensa comentário, está ótimo.
    José Antonio
    _____
    resposta do blog:
    José Antonio: Essa árvore (Pimenta de Macaco) é muito peculiar: dá um número reduzido de frutos, e geralmente nos galhos mais altos, a maioria inalcançáveis pela minha escadinha de alumínio de 7 degraus. Como tenho minhas limitações (62 anos de idade), fica difícil coletar frutos em quantidade suficiente para algumas pesquisas “culinárias”. Assim, vou continuar “devendo” essas informações aos visitantes do blog. Mas informações adicionais, mandadas pela galera jovem, serão muito bem vindas!…

  10. gerson santos Says:

    gostaria de obter umas sementes de pimenta de macaco como eu faço?e extraido oleo dessa especie?
    _____
    resposta do blog:
    Gerson: não encontrei em nenhum livro referência à extração de óleo dessa espécie.
    Essa árvore parece ser verdadeira “Maria-Sem-Vergonha”. Dá em qualquer lugar, em qualquer bioma (mata, cerrado, terra mista). As sementes não são abundantes; devem ser colhidas quase que uma-a-uma e plantadas até 2 meses após a colheita; depois disso a taxa de germinação será, de acordo com Harri Lorenzi, muito baixa ou nula. Pesquise em áreas preservadas com vegetação nativa.

  11. Gabriel Duerr Says:

    thank you very much! Great website.

    A question: could you send me some seeds of your tree or other trees? I would pay you..
    Hope that’s possible!

    Gabriel from Switzerland
    _____
    blog’s response:
    Gabriel: There are, in Brazil, legal restrictions to the export of biological materials. I recommend you to look for specialized sites, as “Redes de Sementes” (seeds nets) in http://www.rsa.ufam.edu.br/ , http://sementesdopantanal.dbi.ufms.br/ and http://www.ufmt.br/redesementes/. Good look!

  12. Ligia cenisio Says:

    Gostaria de saber como fazer para utilizar a pimenta de macaco?
    Posso utilizar a vagem ou seja a bananinha que envolve as sementes?
    Como moer a semente para transformá-la em pó.
    Obrigada lígia
    _____
    resposta do blog:
    Sentimos muito, Lígia, mas não temos conhecimentos nessa área de culinária. Tente conversar com raizeiros, e talvez eles tenham alguma informação.

  13. Lully Says:

    Esse inseto grotesco é o inseto “Pata de Macaco” que se alimenta de pimenta de macaco, rs

    Falando sério: a pata traseira dele parece perna de macaco de desenho animado mal feito…

  14. maria gloria de bem Says:

    gostaria de saber se,caiena é amesma aroeira ,ou é a pariparoba,cujas sementinhas em forma de rabichos,tem omesmo cheiro e sabor de pimenta do reino.
    _____
    do blog:
    Maria: vou ver se descubro alguma coisa sobre isso…

  15. Liana Pinto Paes Says:

    Olá, gostaria de te pedir um pouco da semente
    Pimenta de macaco, Xylopia aromática.
    Sou de Maceió, posso trocar com vc,
    alguma que te interesse.
    seu blog é ótimo
    Obrigada
    Liana
    _____
    do blog:
    Vou ver se consigo e comunico a você por e-mail…

  16. maria henriques regazi Says:

    ola,vi ai,pimenta de macaco e fiquei com saudades dos tempos que eu vivia em mg, colhiamos muita pimenta de macaco, essa pimenta é melhor que a pimenta do reino, vcs são ótimos parabens
    _____
    do blog:
    Obrigado, Maria!

  17. Regina Says:

    Olá, temos um pequeno sítio em uma area de cerrado bastante degradada q estamos trabalhando p/ recuperar. pesquisando sobre plantas q poderiam ser úteis aqui encontrei o seu site. parabéns, vc tem um material de excelente qualidade! gostaria muito de obter um pouco de sementes, será q poderiamos trocar? talvez eu tenha alguma semente q te interesse.
    obrigada
    _____
    resposta do blog:
    Regina: o blog (e a reforma de uma casa antiga) me ocupa muito tempo, e praticamente não dá tempo de eu semear sementes e ainda menos de cuidar das mudas, que acabam morrendo por falta de cuidados. Mas atualmente as sementes de Pimenta-de-Macaco ainda estão verdes. Poderia te mandar algumas talvez daqui a 2 meses, se você me lembrar.

  18. Larissa Branco Says:

    De passagem por Minas gerais conheci e aprovei a pimenta de macaco, realmente é uma delicia quando usada em alimentos…Trouxe para Brasília algumas sementes e adiciono algumas trituradas com pilão na carne para cozinhar é uma delicia…experimente.
    _____
    do blog:
    Fica aí a dica da nossa leitora…

  19. Olivar Bizo Says:

    Produzo artesanalmente, ainda como hobby, um tempero especial com ervas aromáticas e incluo uma porção mínima de pimenta de macaco moida.
    Essa pimenta empresta aos pratos um sabor inigualável, alem de ser altamente digestiva. Não deixa o famoso sabor residual.

    Olivar Bizo 31- 86745100

  20. José Farias Vaz Says:

    Sei que es de tempo limitado porem me encorajei para solicitar um pouco de sementes de pimenta-de-macaco. Antecipadamente te agradeço. Tenho um sítio em Chã Grande-PE e estou iniciando um platio de ervas comestíveis e medicinais. Responda-me, por e-mail, qdo terá as semente solicitadas e se poderá atender-me bem como os custos de remssa. Esta sua página é de grande utilidade.

  21. Adelaide Montalvão Tristão Says:

    Amigo!
    Aqui em Minas Gerais tem muita pimenta de macaco nas feiras livres,caso vc queira que eu te envie é só entrar em contato com o meu e-mail.
    _____
    do blog:
    Está aí uma boa alternativa para o José Farias Vaz, do comentário anterior, e de vários outros leitores e leitoras, que precisam dessas sementes. Quem se interessar, escreva para o meu e-mail, valmar@top.com.br , que eu pedirei à Adelaide que entre em contato.

  22. ALAN DE SOUZA CARVALHO - LEOPOLDINA - MG Says:

    OLÁ, AMIGOS! NO SÍTIO DO MEU AMIGO EM LEOPOLDINA – MINAS GERAIS – TEM PIMENTA DE MACACO. O QUE A GENTE FAZ É COLHÊ-LA, ESPERAR SECAR POR INTEIRO E QUANDO TOTALMENTE SECA, A PIMENTA FICA TODA PRETINHA E A GENTE RALA NO RALADOR COMUM EM CIMA DAS CARNES. TANTO O FRANGO QUANTO A CARNE E O PEIXE FICAM ÓTIMOS. O PRINCIPAL DIFERENCIAL DA PIMENTA DE MACACO PARA A PIMENTA DO REINO É QUE ELA NÃO TRAZ PROBLEMAS À DIGESTÃO. ABRAÇO A TODOS!

  23. maria das graças Says:

    Ouvir falar que o chá de pimenta de macaco é muito bom para dores musculares.É verdade?
    _____
    do blog:
    Maria das Graças: não achei nada, nos meus livros, sobre propriedades medicinais da Pimenta de Macaco. Só achei referências à sua utilização como condimento…

  24. Fernando Braga Says:

    Olá Amigos!
    Sou Fitoterapeuta e estou interessado em algumas sementes de Pimenta de Macaco para plantio e também alguma quantidade de frutos verdes para preparação de tinturas para problemas digestivos. Venho estudando a Pimenta de Macaco (Xylopia aromatica) e acredito que ela poderá ajudar a população, principalmente aqueles de baixa renda, a minimizar e/ou tratar problemas diversos da digestão.
    _____
    do blog:
    Fernando:
    Você não informou em que Estado reside, mas Pimenta de Macaco ocorre em qualquer lugar do Brasil, em áreas preservadas. Atualmente, pelo menos aqui no Centro-Oeste, já há frutos maduros ou madurando…

  25. Pedro Says:

    ola, foi otimo vi falar que a pimenta do macaco era muito importante para tirar dores nos ossos, por tanto me falaram da folha no alcool, porem vi vcs, falando da semente, porem foi muito valido, vou atrás, para fazer experiencia. na minha regiao temos muitas arvores, graças a Deus, por isso. e os meios de pesquisar as coisas boas que ainda temos.

    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Silvia Says:

    Tenho uma amiga que diz q o pai tinha inflamação de próstata e depois de fazer e tomar o chá de pimenta de macaco as inflamações desapareceram. Sabem algo sobre isso?
    _____
    do blog:
    Sílvia:
    Até aqui só havíamos ouvido falar da Pimenta de Macaco em assuntos de Culinária. Mas é claro que, em casos mais simples ou menos avançados, os produtos da Natureza só podem fazer bem (desde que tomados em pequenas doses), uma vez que seus compostos químicos são bem mais harmoniosos e viáveis que os compostos químicos da indústria de alimentos…

    P.S.- Ver o comentário abaixo, do Fernando Braga.

  27. Fernando Braga Says:

    Olá Sílvia!

    Trabalho com Fitoterapia Chinesa e Brasileira há 10 anos aqui em Belo Horizonte; dentro da medicina tradicional chinesa, as plantas com caracterísiticas semelhantes as da Pimenta de Macaco, são utilizadas para Fortalecimento do Baço, Pâncreas e Rins e seus anexos; além disso elas podem melhorar problemas relacionados à digestão (gases, inchaço abdominal, enjõos com alimentos gordurosos), problemas que os chineses chamam de “Frio Interno” (rematismo, pressão baixa, extremidades frias, hipersônia), e pode sim atuar na próstata, uma vez que a maioria das especiarias podem influenciar a circulação e irrigação da próstata, diminuindo seu volume (inchaço), desintoxicando as estruturas locais e produzindo efeito antiinflamatório. Mas vai aqui uma advertência. Pessoas muito calorentas, rosto avermelhado, hipertensas, urina muito escura, histórico de azia, refluxo, gastrite nervosa, enxaquecas, cálculos renais, nervosas, ou sofrendo de insônia, dentre outros sinais, devem evitar consumir a Pimenta de Macaco; aliás, não só a Pimenta de Macaco como a maioria das especiarias de natureza ardida (muito apimentadas). Estas especiarias na visão da medicina tradicional chinesa, aumentam o “Calor Interno”, e agravam os problemas citados acima! Espero ter contribuído um pouco!
    Um Grande Abraço!

  28. Eduardo Says:

    Se houvesse oportunidade, gostaria que voce me enviasse via correio com porte a pagar algumas sementes. Conforme disse antes triturei todas, quase 200 gramas, e fazemos temperos de carnes. É uma delícia.
    Eduardo Miguel Sobrinho
    Rua Dom Lucas Obes 3131/13 – Ipiranga
    São Paulo – Capital
    CEP 04212-020
    Abraços, Eduardo.
    _____
    do blog:
    Eduardo: vou ver se encontro sementes maduras ou quase…

  29. PAULO NEVES Says:

    gostaria de comprar pimenta pau de macaco, meu telefone 44-3622-4477

  30. santana Says:

    Adelaide Montalvão Tristã gostaria se puder, mande pimenta de macaco agradeço,

  31. Joana Says:

    Olá, muito boas suas fotos.
    O inseto grotesco, se não me engano, é o chamado percevejo gaúcho (Leptoglossus zonatus), que pode se tornar praga em diferentes culturas, muito comum no milho. Posso estar errada, mas acredito que os frutos da outra foto estejam sendo atacados por cochonilhas, as quais liberam uma secreção açucarada que atrai as formigas.
    Beijos.
    _____
    do blog:

    Obrigado, Joana, pelas palavras de incentivo e pelas preciosas informações!

  32. alfonso rossafa rodrigues Says:

    Bom dia gostaria de saber se a pimenta de macaco, é indicada para tratamento da próstata humana.
    _____
    do blog:

    Alfonso:

    Consultei o livro Plantas Medicinais do Brasil, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos. Ele fala da utilização das sementes (torradas e moidas) para problemas do aparelho digestivo (má digestão, gases estomacais). Porém leia o comentário mais acima, do Fernando Braga, do dia 08/12/2009, que tem informações mais completas, inclusive sobre tratamento de próstata.

  33. carlos eduardo Says:

    Oi! gostaria de saber se a pimenta-de-macaco contém óleo essencial, pois estou começando uma pesquisa e ouvi falar que não contém. Obrigado!
    _____
    resposta do blog:

    Carlos Eduardo:
    Não temos conhecimentos nessa área, mas transcrevo um trecho do livro “Plantas Medicinais no Brasil”, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, Editora Plantarum, 2ª edição, página 71:

    Seu estudo fitoquímico registra a presença, no óleo essencial dos frutos, das substâncias cujos componentes são alfa e beta-pinemo, mirceno, limonemo, ocimeno, citronelol e carvona.

    Acrescenta que, incluídos entre os constituintes não-voláteis, aparecem alguns diterpenos.

  34. lázaro Says:

    Parabéns adorei este blog. Moro em Leme-SP, mas sou de Alfenas – MG, quando for pra lá, vou tentar encontrá-las. O cerrado é uma grande riqueza… Pensar que já vi fazendeiros derrubando tudo com dois tratores e uma diabólica corrente exterminando tudo, sem piedade, e com pouca inteligência. Queimando “dinheiro” pra fazer carvão. Grande tolice!
    _____
    do blog:

    Obrigado pelas palavras de incentivo, Lázaro! Quanto ao seu comentário, a maioria das pessoas (incluindo esses desmatadores (que se julgam arrogantemente pertencer a uma minoria “de primeiro mundo”) procura fazer o que é mais fácil. Não sabem o que estão perdendo em termos de beleza e qualidade de vida…

  35. lázaro Says:

    Olá muito obrigado pela gentileza. Gostaria de saber se você conhece e tem alguma intimidade com a pimenta rosa (aroeira vermelha ou mansa, além de outras denominações que esta planta tem). Cabe a nós que gostamos fomentar e divulgar nossa riqueza. Grande abraço e parabéns pela iniciativa!
    _____
    do blog:

    Lázaro:

    Conheço, como Aroeira Vermelha, a Schinus terebinthifolius (no blog tem uma página dela). Seria a mesma a que você se refere?

  36. Célio Luiz da Silva Says:

    Oi pesssoal, lá na cidade de flores, município de miracema / Est. do rio de janeiro, tem muitas árvores desta espécie. pimenta de macaco. Eu ponho elas para secar e depois de seca é só moer e usar como tempero na carne,no frango, que delícia !!!!
    _____
    do blog:

    Boa dica, Célio!

  37. Marcio Alvim Cardoso Says:

    Caros amigos,

    Existia um medicamento fabricado por um laboratório de Contagem – MG (USMED DO BRASIL), fabricava um medicamento para hemorroidas por nome de “XYLOPEN”, cujo o principio ativo era a “XYLOPIA”, tive a cura quando o usei agora tenho que tomar chás feitos a partir dos frutos para melhora, tai mais uma dica para a XYLOPIA AROMATICA – PIMENTA DE MACACO OU PINDAIBA.
    ABRAÇOS

    DESCULPEM AMIGOS O CHA E FEITO A PARTIR DA SEMENTE
    _____
    do blog:

    Obrigado pelas informações, Márcio!

  38. antonia nesi Says:

    minha amiga mora em Juiz de Fora e sempre faz carne de porco temperada com pimenta de macaco, ja tentei comprar no RJ, e nao achei, quem quiser me dar um pouco ou ate mesmo uma muda tenho onde plantar

  39. edson luiz poeta Says:

    Tenho em minha casa um pe de pimenta de macaco, so que é diferente dessa especime mostrado aqui, originaria do cerrado. Ela tem um apendice verde, que se esfarela quando se pega nele, e nao tem flor, gostaria de informacoes sobre essa especime. e tambem enviar imagens dela por aqui. Aguardo um retorno e um abraco a todos.
    _____
    do blog:

    Pode mandar as fotos como anexos para valmardala@top.com.br . Do apêndice citado e se possível das folhas e do tronco…

  40. Jose Maria Muniz Says:

    A pimenta de macaco é nativa nas matas da serra do Brigadeiro (Miradouro – MG) e redondezas. Este é o local onde a conheci. A variedade que colhi não tem ardume, apenas o cheiro da pimenta do reino. Ficou ótima no frango com caldo curto.
    Obrigado pelas belas fotos. Com elas ficou inconfundível a planta.
    Parabéns pela iniciativa.

  41. guilherme.zanardi Says:

    encontrei na feira de juiz de fora aos domingos pimenta de macaco moida ou inteira.

  42. irani castiliode barros Says:

    na zona da mata mineira, nas restingas, tem bastante pes de pimenta de macaco. Minha mãe a usava bastante para temperar carne de porco e outras. Vc deve secar as sementinhas e moe-las.
    _____
    do blog:

    Obrigado pela dica, Irani!

  43. Wania Says:

    A pimenta de macaco é conhecida no cerrado mineiro, tostada no forno e moida, fica guardada em vidrinho e colocada nas carnes em geral… como se fosse uma pimenta do reino. Sabor amadeirado, levemente picante, dá um toque na culinária mineira como frango caipira, lombinho de porco etc…

  44. sirlene Says:

    Bom conheço,conheço bem a pimenta de macaco ,pois la no sitio do meu sogro tem bastante.inclusive la eles estâo colhendo.E posso te dizer e muitooo bom. Pra temperar carnes, frangos, ate mesmo massas.
    _____
    do blog:

    Obrigado pelo depoimento, Sirlene!

  45. Eduardo Miguel Sobrinho Says:

    Em outubro de 2010, escrevi para ver se conseguia sementes para plantar,se for possível enviar pelo correio com porte a pagar. Naquela ocasião informei o número do meu prédio errado, lá vai:
    Eduardo Miguel Sobrinho
    Rua Dom Lucas Obes 313/13 – Ipiranga CEP 04212-020 São Paulo/SP
    _____
    do blog:

    Eduardo: desculpe, mas não é possível atender ao seu pedido. Realmente o interesse do blog é apenas ajudar na identificação de plantas, entre outros assuntos. Mas você acha facilmente sementes de Pimenta de Macaco aí mesmo em SP, no Mercado Municipal…

  46. Rita Says:

    Essa árvore do link é a pimenta rosa (aroeira).
    _____
    Correto, Rita. Pimenta Rosa, ou Aroeira Vermelha, nome científico Schinus terebinthifolius. Obrigado pela dica.

  47. antonia nesi Says:

    por favor alguem pode me vender algumas sementes de pimenta de macaco, na carne de porco, nao tem nada igual.moro no RJ e aqui nao encontro para comprar. me informe por email, eu ate pago.
    antonianesi@gmail.com

  48. flavio Says:

    Gostaria de adquirir sementes para poder plantar em minha propriedade. Meu email flavinhoni@hotmail.com

  49. mineu abe Says:

    Não é pimenta rosa ou aroeira vermelha ou Schinus terebinthifolius não. A pimenta rosa tem sementes redondas de cor rosada ou avermelhada e não dá em vagens. Procure na internet a aroeira vermelha e vai ver a diferença da pimenta de macaco.
    __________
    resposta do blog:

    Mineu: acho que você se confundiu. Em nenhum ponto dessa postagem se diz que a Pimenta de Macaco é a Aroeira Vermelha. O blog tem uma página especial para Aroeira Vermelha (Schinus terebinthifolius)…

  50. Ednilce Says:

    Adorei ler tudo sobre a semente de macaco e peço a quem tiver por gentileza se puder me arrumar sementes p plantar no meu quintal, além de usar na culinária vou tomar como remédio p o coração. Muito obrigada

  51. giulia222 Says:

    Achei bem legal e me ajudou bastante num trabalho de escola!

    Ednilce eu te daria algumas mas eu preciso delas para um trabalho desculpe.
    Bem, boa sorte em encontrar elas!
    Quem sabe numa floricultura ou mercado?!

  52. lucilia Says:

    boa noite, vi hj no canal futura uma reportagem sobre esta pimenta de macaco, lá falava que esta em extinção, alguem sabe se aqui no rio de janeiro(alguma praça ou parque) tem esta arvore? agradeço Lucilia

  53. Norma Carlos de Godoi Says:

    Sou professora do interior de Goiás. Em 2009 recebi o diagnóstico de cancer de mama 3,5 cm. Em setembro fui submetida à cirurgia, em seguida, comecei as quimioterapias. Apesar de todo o meu otimismo fé e boa vontade, fiquei muito mal. Já conhecia a pimenta de macaco, mas nunca poderia imaginar, que me faria tão bem. Com muita dificuldade na alimentação, fui praticamente forçada pela minha mãe e minha tia (adeptas da medicina alternativa) a ingerir tal tempero. Imediatamente senti um estimulo muito forte de ingerir vários outros alimentos. Desta maneira, consegui recuperar e concluir todas as demais etapas do tratamento. Em junho de 2012, toda a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças de Campestre de Goiás, estará envolvida no projeto “Sarau do Cerrado”, onde certamente a pimenta de macaco estará em evidência no grupo da “Flora do Cerrado”, onde particularmente estarei muito empenhada em até mesmo conseguir parceiros para implementa o Projeto ” Pimenta de Macaco, o sabor da cura”.
    __________

    O blog diz:

    Obrigado pelo depoimento e informação preciosos, Norma!

  54. Norma Godoi Says:

    Oi, sou a Norma, professora da Esc. Est. N. Srª das Graças, se for possível, gostaria de receber, conceitos científicos sobre o tema, para que eu possa estar estruturando o projeto para a feira de ciências da escola com os meus alunos. Tenho muito pouco material escrito.
    __________

    resposta do blog:

    Professora Norma: Conceitos científicos sobre determinada planta, como por exemplo a citada pela senhora, Xylopia aromatica (nome popular Pimenta de Macaco) podem ser encontrados na Internet em trabalhos acadêmicos, geralmente em arquivos no formato PDF. Assim, pode-se iniciar uma pesquisa digitando, no Google ou outro sistema de buscas, os termos: Xylopia aromatica + pdf.

    Seguem abaixo, como exemplo, dois linques de trabalhos acadêmicos referentes à Pimenta de Macaco (Xylopia aromatica) e ao gênero Xylopia:

    Hipanto e Tubo Estaminal em Xylopia aromatica ;

    Caracterização Morfológica de Frutos e Sementes de Espécies Arbóreas do Gênero Xylopia.

    Será interessante ler esses trabalhos, tendo às mãos, para conferência, um livro básico de Botânica.

  55. SEBASTIÃO DA SILVA Says:

    boa noite sebastião de fernandopolis est. s.p. estou a procura desta semente de macaco porque.um amigo que vende medicamentos natural me disse ontem 29/07/2012 para fazer uso continuo desta semente que previne algum mal na prostata ( 20 SEMENTES amassadas em litro de agua tomar 50 mls por dia eu não conheço a arvore nem as sementes.GOSTEI MUITO DESTA MATERIA CONTINUE DIVULGANDO

  56. sibele furlan Says:

    Parabéns! Matéria muito útil… venho procurando faz tempo p/ tratamento e tb no uso culinário! Vc poderia me enviar sementes?
    Possuo sementes de ora-pro-nobis e de moringa oleífera se quiser posso tb lhe enviar!
    Continue postando pois a informação é boa e o saber não ocupa espaço!
    meu e-mail: sibelefurlan@outlook.com
    Abs
    __________

    resposta do blog:

    Sibele:

    Não estamos com acesso a essas árvores (em época passada morávamos numa chácara; agora não mais).

  57. marilene campos leal Says:

    boa noite, meu nome e marilene. e tudo que posso dizer de pimenta de macaco e que ele me curou de insonia, problemas estomacais e nodulos no pulmao. eu tenho asma, e so com essa semente que eu faço cha e que eu fico bem. nao consigo mais ficar sem esse cha.

  58. Bim Says:

    Lamentável que não tenha mais as sementes pra fornecer. È um excepcional tempero. Complementa o tripé alho, sal, cebola, melhor que a pimenta do reino. Belo blog. Parabéns e não o abandone jamais. Saudações e sucesso sempre.

  59. maria jose oliveira Says:

    Gostaria de obter oleo xilopia comercial para experimento

  60. Cecilia Barreto Says:

    Boa tarde; Colhi no meu sitio, pimenta de macaco e gostaria de saber como preparar para tempero. Posso simplesmente moer as sementes ou é necessário torrar antes?
    __________
    resposta do blog:

    Cecilia:

    As duas formas de preparo são usadas. O leitor Alan de Souza, num comentário mais acima, deixa as sementes secarem bem e depois as mói. A leitora Wania, também acima, tosta as sementes em forno e depois as mói.

  61. Cleusa Beatriz Maretti de Carvalho Says:

    Há anos espero encontrar sementes de pimenta de macaco em pequena quantidade para plantio. Tenho em casa mas deve ter mais de 15 anos de colheita. Procurava como pimenta de pau, como é conhecida na região de São João Del Rei, só agora soube que se trata da mesma espécie. Alguém tem para me fornecer?
    __________
    resposta do blog:

    Cleusa:

    Se você mora em Minas, é possível que você encontre dessas sementes em feiras livres ou com raizeiros.

  62. Binho Says:

    Sou de BH e aqui no mercado central tem pra vender mas já pronta pra triturar ou moer. Eu não tentei ainda mas creio que não vingará se plantar essas sementes. Saberia me informar se “pega”. ABS.
    __________
    resposta do blog:

    Binho:

    As sementes vão perdendo, com o tempo, o poder de germinação. Mas se o lote vendido não for muito velho, é muito provável que haja, nele, uma grande porcentagem de sementes viáveis. É plantar várias sementes lado a lado, e depois desbastar se nascerem muitas.

    Há alguns anos, tendo comprado um saquinho de trigo em grãos, para quibe, separei alguns grãos e quase todos eles germinaram e cresceram normalmente, e acabei tendo uma pequena colheita de trigo.

  63. Binho Says:

    Obrigado. Vou tentar. Se pegar algum volto pra informar.

  64. JRR Hobi Says:

    Se Possivel,!!!
    Gostaria de obter algumas sementes da “pimenta de macaco”, não encontro em lugar algum. Pode ser apenas umas 10…. para plantar no meu quintal
    Alguém teria como me ajudar?
    Muito Obrigado

  65. leo Says:

    o inseto e um barbeiro melhor lavar bem os frutos….

  66. RUI PESQUEIRA Says:

    JRR HOBI SAYS: tenho no momento algumas sementes de pimenta de macaco se tiver querendo as sementes ainda posso enviar entre em contato rui@lanport.com.br
    ATT:RUI PESQUEIRA

  67. Daniel Harlley Says:

    Oi pessoal, sou de BH e aqui no mercado central é fácil de encontrar. Conheci a pimenta de macaco em uma matéria na TV, e resolvi comprar por causa dos diversos benefícios à saúde. A minha dica é usar ela já moida(é assim que eu compro) no feijão, em saladas e legumes cozidos. Fica uma delicia! Abraço a todos e viva a pimenta de macaco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 79 outros seguidores