Pau-Terra da Folha Grande

Nome científico : Qualea Grandiflora, Mart.

Família das Voquisiáceas.

1) Aspecto geral :

pauterra_1

2) Floração:

pauterra_2

3) Flor:

pauterra_3a

Vista lateral; parece estar apenas apoiada no pedúnculo.

pauterra_3b

A mesma flor, vista de outro ângulo. As gotículas são do orvalho da manhã.

pauterra_3c

Vista de frente. No fundo do “funil”, as anteras do estame.

pauterra_3d

Cada flor tem apenas 1 estame (órgão masculino) e 1 estilete (do órgão feminino).

pauterra_3e

Junto a uma caneta Bic, flor com a pétala cortada.

4) Fruto:

pauterra_4

Fruto novo, em formação.

pau-terra-4b

Aqui o fruto atingiu seu tamanho máximo (cerca de 9 cm de comprimento). Vai demorar 1 ou 2 meses para madurar e abrir-se espontaneamente.

Fruto maduro, prestes a abrir.

Na mesma árvore, outro fruto, iniciando sua deiscência.

Outro fruto, com deiscência mais adiantada. Clique na foto para aumentar.

Ainda outro fruto, com abertura máxima, tendo liberado quase todas as sementes. Clique na foto para aumentar.

5) Sementes:

Na árvore este fruto estava semi-aberto. Separei uma de suas partes para mostrar a disposição interna das sementes aladas. Clique na foto para aumentar.

6) Folhas (por elas, que têm, junto com as do Pau Terra do Campo — estas, apenas bem menores –, característica únicas, é fácil identificar a árvore):

pauterra_5

7) Tronco (primeira foto, de indivíduo com cerca de 10 anos, 20 cm de diâmetro na base; segunda, indivíduo com mais de 30 anos, 50 cm de diâmetro) :

pauterra_6a

pauterra_6

22 Respostas to “Pau-Terra da Folha Grande”

  1. Denis Dersa Says:

    No Sul do piaui o Pau Terra e´outra arvore, mas desconheço seu nome cientifico.
    __________
    Do blog: Oi, Denis! Os “nomes populares” das plantas variam muito, de região para região, e causam uma confusão enorme. Porisso que é importante identificar a planta pelo seu nome científico, que geralmente é acompanhado de informações detalhadas (tipo de folha, de flor – quantos estames, quantos cálices, etc — , frutos, sementes, tronco, altura, etc).

    Tenho aqui o Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, trabalho básico do pesquisador M. Pio Corrêa, falecido em 1934, e entre os muitos paus-terra é citado um tipo que, segundo ele, é peculiar ao Piauí. Ele o chama de Pau-Terra Mirim, com nome científico de Vochysia Gardneri, Warm. Essa planta é descrita assim:

    “Árvore elegante; ramos angulosos, pubérulos [isto é, com pequenos pelos]; folhas verticiladas [isto é, num mesmo ponto do ramo nascem várias folhas, cada uma numa direção], patentíssimas [aqui, só mesmo o Aurélio para explicar], coriáceas, brilhantes na página superior, oblongas, ápice arredondado e emarginado, base aguda decurrente no pecíolo curto; inflorescência cilíndrica; lacínias do cálice ovais, agudas; botão floral recurvo, acuminado ou agudo; cálcar [pétala ou sépala diferente e maior que as outras] flexuoso recurvo, com 7 mm de comprimento; ovário denso, serício-piloso, canescente. Floresce em maio. Piauí.”

    As palavras entre colchetes são explicações minhas. Essa descrição corresponde à arvore que você conhece?

  2. Marcos Venicio dos Santos Moreira Says:

    Oi eu me chamo Marcos Venicio dos santos Moreira, eu sempre gostei de preservar a natureza, ai eu opitei em fazer um curso de TECNICO AMBIENTAL na escola SENAC, que fica na cidade de ARAÇATUBA no estado de São Paulo, na avenida – João Arruda Brasil, numero – 500 Telefone (18) 3117 1000 e agara com a mimha aprendizagem com os meus professores que são AMBIENTALISTAS passei a gostar e a amar mais os biomas que o cerrado a mata Atlantica, etc… nos oferce. Pretendo ser um AMBIENTALISTA FAMOSO para ajudar o MEIO AMBIENTE ( todos os tipos de biomas ), e quero me formar em Ciencias Biologicas para ser tambem um biologo. Queria tanto ganhar um livro oou coisa parecida sobre o Boima do cerrado . O meu ender~ço é : rua – Hugo Scatena, numero – 185, bairro – centro, cidade – Bento de Abreu, estado de São Paulo. obrigado pela atenção Vamos Preservar os Recursos Naturais.

  3. João Says:

    Na verdade, mais que um comentário, gostaria de colocar uma questão: há alguma comprovação de que a folha do Pau Terra tem efeito redutor da glicose no sangue?
    _____
    resposta do blog:
    João, vi no site do Correio de Uberlândia ( http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22pau-terra%22+%2B+diabete&btnG=Pesquisar&meta= ) que estão desenvolvendo produtos para diabéticos a partir de planta do cerrado. Mas não informam qual das plantas, ou quais plantas, participam do estudo. Pelo meu conhecimento, o Pau-terra da Folha Grande, ou Pau-terra da Folha Larga, ou outros nomes da Qualea Grandiflora, tem as suas cascas, entrecascas e folhas “usadas como adstringente, anti-diarréico e para limpeza de úlceras externas e também contra inflamações” (segundo ALMEIDA et al, 1998).

  4. Djanira Says:

    Boa noite,
    Achei as fotos do pau terra grande sensacionais! Sou mãe e meu filho está estudando esta planta.
    Parabéns ao fotógrafo!!!
    Grata,
    Djanira
    _____
    do blog:
    Obrigado pelas palavras, Djanira! Que bom que seu filho se interesse pelas plantas: há muito o que aprender e descobrir sobre elas. Elas nos surpreeendem a cada dia!…

  5. Ellen Says:

    Oi,
    Estou pesquisando sobre o pau-terra ,pois estou com o coraçao apertado em saber que o meu vizinho vai construir no lote em que tem um pau-terra centenário.Gostaria de saber se é possível transplanta-lo.Se vc souber de alguma informacao por favor me avise por email.Se a chance desta arvore sobreviver a um transplante for razoável vou tentar colocar essa ‘arvore magnifica do cerrado na minha propriedade.Espero que apareça alguém que possa ajudar-me pois só tenho essa semana para fazer isso. Obrigada.
    Ellen
    _____
    do blog:
    Ellen: infelizmente não tenho informações sobre transplante de exemplares adultos desse Pau-Terra. Mas tratando-se de espécie que não está em processo de extinção, acho que a melhor homenagem à velha árvore é obter sementes dela (nessa época, pode ter alguma, ainda), ou de uma outra da região, e fazer uma muda para crescer em seu terreno. Mas é uma pena que ela seja sacrificada; árvores velhas também me encantam…

  6. Alejandro Says:

    Oi Desnis um bom dia ..
    sabe eu moro no mexico desculpe meu portunhol . eu sou artesao e faco artesanato de muitas coisas entre elas da casca de fruto das fotos da acima , lamentavelmente no mexico nao consigo e ja peguei algumas no brasil , sba vc de algum site ou lugar que eu posso me informar pra poder obtener esse tipo de casca ? e se tem alguma prohibicion trazer pra mexico? ja que a caca muita veces cae no chao e ja nao se utiliza pra nada meu objetivo e’ meramente artesanal , tb adoro a natureza e gosto cuidar dela , agradeceria qualquer informacoe um abraco do mexico …
    Alejandro
    _____
    resposta do blog:
    Alejandro: acho que você deve entrar em contato com artesãos brasileiros. Aqui vai um link para um sítio de produtos de artesanato: clique aqui .

  7. Alejandro Says:

    otra coisa eu achei que o nome desse arvore fora Pau Santo
    _____
    do blog:
    Alejandro: Pau Santo é árvore bem diferente. Veja, neste sítio, matéria sobre essa árvore, clicando aqui .

  8. WILKI Says:

    gostei muito da pesquisa apresentada, moro em Campo Grande-MS. Estou trabalhando com Assistência Técnica, e utilizei p/ identificar o pau-terra-da larga.
    _____
    do blog:
    Bem-vindo à equipe! Também estamos aprendendo. Gostaríamos que você visse as outras páginas sobre árvores e se necessário desse sugestões, inclusive correções (não somos infalíveis; estamos aprendendo junto com os leitores).

  9. beatriz macedo Says:

    sou academica do curso de gestao ambiental e o bioma cerrado em todas as suas apresentacoes sao minha paixao. moro na roça e estou reflorestando uma pequena area, colhi semenstes do pau terra de folha larga que é esta especie descrita. gostaria de saber:
    como elas sao plantadas?
    qual o tempo de dormencia?
    como devo fazer a coleta das sementes para cultivar, ainda verdes ou quando começarem a abrir?
    aqui em belo horizonte há algum lugar para eu conseguir mudas das duas
    especies da arvore? voces podem me ajudar?
    _____
    resposta do blog:
    Beatriz: transcrevo, com alterações, texto de Harri Lorenzi, no livro “Árvores Brasileiras”, volume 1, pág. 347, relativo a Qualea Grandiflora:
    Colher os frutos diretamente da árvore, quando este se abrir naturalmente, liberando as sementes. Colocar as sementes para germinar logo depois de colhidas (ou pelo menos dentro do período de 2 meses após a colheita) sem nenhum tratamento, em “saquinhos” contendo terra misturada a matéria orgânica (esterco curtido, humus), em ambiente semi-sombreado. As sementes devem ser cobertas por fina camada do substrato. Cubra os saquinhos com saco de estopa, para que as irrigações não movimentem as sementes. Quando as sementes começarem a germinar (dentro de 25 a 50 dias), retire o saco de estopa. Das sementes plantadas, geralmente apenas 20% germinam. Germinadas as sementes, cada plantinha demora cerca de 10-11 meses para atingir o ponto de ser enterrada, com o substrato em volta, no “berço” definitivo, no campo.
    Quanto à existência de mudas em BH, procure uma empresa que comercialize mudas em geral; se eles não tiverem essas duas em particular, provavelmente saberão indicar outro comerciante que as tenha…

  10. Renato Says:

    Olá.
    Aqui em casa tem dessa árvore, mas meu cachorro come a fruta, e eu nao consigo evitar porque são 3 arvores e caem muitos por dia.
    Esse fruto faz mal?
    _____
    resposta do blog:
    Renato: é provável que o cachorro apenas mastigue o fruto, à eventual falta de um bom osso. Não me parece provável que o cão o use como alimento: o fruto é quase só casca dura e seis sementes finas dentro… Arranje um bom osso para ele roer, e a mania deve acabar… espero.

  11. suzana Says:

    Quantos tipos de pau-terra existem, e são todos chamados pelo mesmo nome científico?
    _____
    resposta do blog:
    Suzana:

    O nome científico de uma planta é único, só vale para uma espécie bem determinada. O que varia são os nomes populares. Há, por exemplo, muitas espécies com o nome do Pau-terra: Qualea dichotoma (nomes populares, Pau-terra ou Pau-terra-da-areia); Qualea grandiflora (nomes populares, Pau-terra, Pau-terra-do-campo, Pau-terra-do-cerrado, ariauá (no Pará) e Pau-terra da Folha Grande); Qualea Jundiahy (Jundiaí, pau-terra-da-mata, pau-terra, louro-tinga, pau-terra-jundiaí), Qualea parviflora (pau-terra-da-flor-miudinha, pau-terra-da-flor-roxa, pau-terra-mirim (no Mato Grosso), pau-terra (na Bahia), coatá-quiçaua (no Paraná)), Qualea multiflora (Pau-terra-do-campo, Pau-terra)…

    Observe que todas essas árvores são do gênero Qualea; o segundo nome (por exemplo, dichotoma, indica a espécie. Todas as espécies de um gênero têm muita coisa em comum, mas não se misturam, não cruzam (não se pode formar um híbrido de Qualea multiflora e Qualea jundiahy, por exemplo).

  12. poliana Says:

    gostaria de comprar sementes da arvore pau terra como eu faço?
    obrigada.
    _____
    do blog:
    Poliana: vou ver se descubro algo, e te informarei pelo e-mail…

  13. Anderson Felipe Says:

    Estou fazendo um trab. de biologia e quero saber se o pau – terra é pivotante ou fasciculada?

    Obrigado….
    _____
    do blog:
    Anderson: os Paus-Terra (vochysiaceae ou voquisiáceas) são plantas dicoliledôneas e portanto possuem raízes pivotantes. Raizes fasciculadas são características das plantas monocotiledôneas…

  14. Lia Says:

    Olá, gostei muito das suas imagens, estou fazendo um estudo de diversidade genética da Qualea e gostaria muito de saber as épocas que vc fotografou…quando a planta começou a produzir frutos e quando eles ficaram maduros? Se puder me contactar por email ficaria muito agradecida em contar com seus dados para minha tese. Abraços,
    Lia
    _____
    do blog:
    Lia:
    Vou verificar e te informo por e-mail…

  15. Sara Alves Says:

    Gostaria de saber a deiscência [tipo de deiscência] desse fruto!
    _____
    resposta do blog:
    Sara:
    Não sou Botânico, mas parece-me que as deiscências não levam, em Botânica, nomes próprios. Na verdade elas são caracterizadas pelo tipo dos frutos que apresentam esse comportamento natural. No caso da Qualea grandiflora, o fruto é do tipo cápsula.

  16. cfreire Says:

    La no estado de Goias nos chamamos esta belissima arvore simplesmente de Pau Terra. E’ nativa do cerrado. Cresci numa fazenda no estado de Goias onde haviam (e ainda ha) Paus Terra por todos os lados. E’ sem duvida uma das arvores mais elegantes que ja vi, as folhas duras e de um verde escuro contrastam com a delicadeza da Flor Amarelo Palido. O formato das arvores, o tronco coberto com cascas quebradicas sao muito peculiares. Que bom que ha pessoas prestando atencao nela.

  17. nilson azevedo Says:

    srs. quero adquirir sementes de pau-terra e se for pelo correio fica mais facil pra mim , pergunto será que a embrapa tem as sementes?
    _____
    do blog:

    Nilson:

    Entre em contato com o SAC da Embrapa Cerrados ( clique aqui ).

  18. Daniel Silva Says:

    Olá,

    Gostaria de saber se posso usar estas imagens para ilustrar um capítulo de ciências em apostila impressa.
    Meu contato é ***

    Obrigado.
    Pf.Daniel Silva
    _____
    do blog:

    Daniel: aguarde e-mail…

  19. jaina soares braga Says:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber a indicação medicinal para o chá das folhas do Pau Terra, pois fui orientada a tomar o seu chá para redução de colesterol (triglicerideos).
    Obrigada.
    _____
    do blog:

    Jaina:

    1. “Pau-terra” é nome popular. Os nomes populares induzem frequentemente a erros, pois há árvores diferentes que são chamadas pelo mesmo nome. No caso dos paus-terras, os “sobrenomes” variam de região para região do Brasil. Só os nomes científicos são seguros, pois cada nome científico se refere a 1 e apenas 1 espécie. É preciso saber o nome científico da Pau-terra que teria essas propriedades terapêuticas. Seria Qualea grandiflora? Seria Quale parviflora? Seria Qualea multiflora?
    2. Nosso objetivo, no blog, é apenas ajudar na identificação das plantas. Não temos conhecimentos terapêuticos ou farmacêuticos. O mais indicado seria você procurar um médico fitoterapeuta, que receitaria e poria à sua disposição a planta adequada, identificada com precisão. Se isto não for possível, aconselho procurar um médico comum e utilizar-se de produtos normais de farmácia, de eficácia comprovada em testes de laboratório.

  20. rildo Says:

    onde eu encontro a semente para comprar
    _____
    resposta do blog:

    Rildo:

    Você pode: a) consultar um raizeiro de sua cidade; b) consultar um técnico da Embrapa, se existir essa empresa na sua cidade ou perto dela; c) consulte na Internet por firmas especializadas em sementes. Digite no Google ou Bing as palavras sementes + pau-terra.

  21. Lia Says:

    Tente http://rededesementesdocerrado.com.br/

  22. MARCOS MEDEIROS Says:

    CAROS LEITORES SOU GOIANO DE CAMPO ALEGRE DE GOIAS NASCI NA REGIÃO DA MUMBUCA , EM TERRAS ANTIGAS DE SR: ANTONIO RIBEIRO. TEM PAU TERRA, E PAUTERRINHA , ESTE ULTIMO QUANDO TRANSFORMA A FLOR EM PEDÚNCULO COM APARENCIA DE MADEIRA , FERVE EM 2 LITRO DAGUA É OTIMO CONTRA INFECÇÃO DE RINS , INCHAÇO DE PERNAS E PÉS, E PARA DIMINUIR AÇUCAR DO SANGUE DE DIABETICOS. TOMA-SE 2 LITROS DIARIO POR 15 DIAS PARA UMA SEMANA ATÉ ALCANÇAR O RESULTADO DEPOIS FAÇA MANUTENÇÃO DE DOIS LITROS SEMANAIS ATE OBTER A CURA , ESTA DEPENDE DE CADA ORGANISMO E DA DIETA CORRETA .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 74 outros seguidores