Ipê Rosa

(em construção)

Família das Bignoniáceas.

Nome científico: Tabebuia heptaphylla (Vell.) Tol (ou seria Tabebuia pentaphylla ?).

1) Aspecto Geral:

ipe_rosa_1b

Exemplar com 11 cm de diâmetro.

2) Floração:

ipê_rosa_29

ipê_rosa_30

ipê_rosa_31

3) Flor:

ipê_rosa_32

ipê_rosa_33

ipê_rosa_36

ipê_rosa_28

4) Fruto:

Duas próximas fotos: exemplar de 10 metros de altura e 50 cm de diâmetro, existente no Parque NI, em Campo Grande – MS.

ipe_rosa_4a

ipe_rosa_4b

Três fotos seguintes: exemplar com 5 metros de altura e diâmetro de 15 cm, existente na Avenida Mato Grosso. Medi uma das vagens maiores: deu 48 cm de comprimento por 2 cm de largura.

ipe_rosa_4c

ipe_rosa_4d

ipe_rosa_4e

5) Semente:

6) Folha:

ipê_rosa_37

7) Tronco:

Bibliografia consultada:

“Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, vol. 1, Ed. Plantarum, página 50.

141 Respostas to “Ipê Rosa”

  1. elizabete Says:

    gostaria de saber qto tempo um pé de ipe demora p/florir.
    _____
    do blog:
    Elisabete: nossa experiência nesse item é muito pequena. Temos um ipê rosa plantado em terra fraca, arenosa, que demorou 10 anos para florir. Acreditamos que em terra melhor isto possa acontecer a partir de 5 anos. Mas tudo depende da boa qualidade da muda e das condições gerais do solo e do clima…

  2. Elaine Says:

    As folhas do meu Ipê estão parecendo queimadas nas extremidades, é uma muda de cerca de 1,20cm. Não sei o que pode ser e o agrônomo que conheço não soube me dizer. Vc pode me ajudar?? Tenho medo que ele não vingue!
    Obrigada.
    _____
    do blog:
    Elaine:
    O normal é que as folhas dos ipês sequem e caiam após um período de estiagem (mesmo com eventual irrigação, o ar em torno da planta, nesses períodos, é muito seco). No seu caso, o mais provável é que isto esteja acontecendo. Se for confirmado, vai aparecer a floração, depois a frutificação e finalmente o aparecimento de folhas novas. Espero que você nos dê notícia, daqui a 1 ou 2 meses, do que aconteceu.

  3. Vinicius Says:

    Olá. Gostei bastante deste blog. Tem informações diversificadas, o que o torna bastante interessante. Gostaria de saber como obtenho sementes do ipê-rosa. Já consegui algumas vagens do ipê-amarelo, mas ainda não tenho nada do ipê-rosa, nem os encontro aqui por perto. Obrigado.
    _____
    do blog:
    Vinicius:
    A floração dos Ipês Rosas ocorreu há já algum tempo, e não se vê mais, por aqui, os seus frutos (vagens). Mas há um sítio que comercializa as sementes dessa e de outras árvores do Cerrado e da Mata Atlântica. Eu mesmo já comprei um kit com sementes de 15 árvores. O link para o sítio é este: http://www.ajabrasil.org.br/ . Os envelopes de sementes vêm com instruções para a semeadura e a produção das mudas…

  4. Vinicius Says:

    Obrigado pela resposta. Aproveitando sua presteza, gostaria de saber, também, se as sementes ficam maduras quando secas ao sol. Acontece que colhi as vagens do ipê-amarelo ainda verdes. É melhor esperá-las abrir no próprio pé?
    Obrigado!
    _____
    do blog:
    Vinicius: depende do “ponto” da maturação. Se a vagem estiver ainda verde mas já com alguma “maciez” à pressão, creio que as sementes vão germinar. O ideal, entretanto, é esperar que as vagens comecem a abrir no pé, colhê-las e deixar que acabem o processo de liberação, para só então semear as sementes…

  5. DORIVAL Says:

    Tenho varios ipes rosa, que estão plantadas nas vagas de garagens e estamos com problemas as folhas estão oleosas e estão soltando um liquido tipo cola que gruda na lataria dos carros, e mancha.
    _____
    do blog:

    Dorival:

    Isto não é normal. Já soubemos de casos em que Sibipirunas merejavam água gelada e salgada (parece que em Maringá) ou apenas água em estado natural (São Paulo). É provável que o solo esteja contaminado por produtos ou resíduos industriais…

  6. José Says:

    Gostaria de enviar-lhe fotos do meu ipê rosa. Como faço?
    _____
    do blog:

    José:

    Envie e-mail para valmar@top.com.br, colocando as fotos como anexos do e-mail…

  7. edinusa Says:

    qual o tempo de vida de um ipe roxo?
    _____
    resposta do blog:

    Edinusa:

    Não conhecemos estudos científicos sobre a longevidade de árvores, mas pelos artigos e comentários que temos visto, árvores de mata (caso do Ipê Roxo) costumam atingir, em condições normais, até 100 anos (ou, excepcionalmente, mais)…

  8. alessandra nascimento Says:

    Olá, acabei de plantar uma muda de Ipê Roxo, sem fazer pesquisas nem nada, tô torcendo pra que dê certo, sou apaixonada por flores e árvores, principalmente Ipês.
    bjos a todos do blog.
    _____
    do blog:

    Alessandra:

    Estamos certos de que vai dar certo. Apenas não esqueça de providenciar para que, em torno da árvore, haja um espaço rebaixado, ou pelo menos plano, onde a água da chuva possa ser retida e possa se infiltrar no solo…

  9. Eveli Barcelos Says:

    Olá, o meu quintal é todo de cerâmica, mas gostaria de ter um ipê roxo em casa, posso planta-lo em um vaso grande? Como faço para cultiva-lo?
    _____
    do blog:

    Eveli

    Para grande parte das árvores, a copa e o sistema das raízes são como os dois lados (aproximadamente iguais) de uma ampulheta, com o tronco servindo de ligação. Plantando o ipê roxo no vaso grande, provavelmente vai haver um certo desequilíbrio, com a parte de baixo (raizes) comprimida, concentrada junto ao tronco. Teremos assim, não uma ampulheta, mas uma peteca. Se o vaso for bojudo, largo, creio que não haverá problema. Em todo caso, a limitação do solo disponível para as raízes vai causar uma limitação no crescimento da planta (como ocorre, guardadas as proporções, com os bonsais, estes colocados em vasos pequenos).

    Quanto ao cultivo, apenas não deixe faltar umidade no substrato (terra, ou terra + esterco curtido, ou humus), evitando excesso de umidade (enxarcamento permanente). E providencie para que a planta receba, se possível, sol direto pelo menos algumas horas por dia.

    Outra solução, e supondo-se que abaixo do ladrilhado haja solo comum (terra, e não aterro de entulhos), poderia ser feita uma abertura redonda, se possível com 1 metro de diâmetro, onde seria fixada a muda, em nível mais baixo do que o calçamento, para receber abundante água de chuva (que alagará momentaneamente a abertura). Esta solução supõe que o tronco da planta ficará no mínimo a 3 metros de distância de uma parede ou muro. Neste caso, o crescimento da planta será normal.

  10. Johnson Says:

    É adequado usar farinha de osso para adubação do ipê?
    _____
    do blog:

    Johnson:

    Temos visto ipês desenvolvendo-se bem em todos os tipos de solo, geralmente não precisando de adubação. Querendo adubar, entretanto, nada obsta o uso desse fertilizante. Cuide apenas de seguir a orientação que vem junto com o produto, não exagerando na dose (concentração de adubo pode “queimar” as raízes).

  11. tales Says:

    gostei muito desse blog pois esava fazendo um trabalho sobre ipes.

  12. bia Says:

    adorei este site
    ganhei um pé de ipê rosa ,da prefeitura de angra , para plantar na minha calçada pois tive que tirar minha amendoeira antiga por estar doente.
    lendo este site consegui tirar muitas duvidas mas queria saber qual o tempo real para que o ipê rosa dê flores? minha muda deve ter 1,65
    grata
    _____
    do blog:

    Bia:

    Segundo Harri Lorenzi, em seu livro Árvores Brasileiras, vol. 1,, os Ipês Rosas (espécies impetiginosa, heptaphylla e avellanedae) normalmente atingem 3 metros de altura aos 2 anos de idade. A sua muda talvez tenha 1 ano ou pouco mais. É possível que, com sorte, na próxima primavera (2011) ela já floresça. Mas isto depende de vários fatores como tipo de solo, irrigação natural (pelas chuvas) adequada, etc. Cuide para que haja, em torno do tronco, uma área livre de calçada (quanto maior, melhor) e em nível mais baixo do que as áreas vizinhas (para que as águas pluviais escorram até essa parte, formando “laguinhos” por alguns minutos).

  13. viviane Says:

    olá !!!

    tenho uma árvore de Ipê Roxo medindo aprox. 1.80m, gostaria de saber como faço para estabilizar seu crescimento?, por meio de podas etc .sei que a maioria desta espécie chega até 10 m. onde moro não comporta esta árvore.

    obrigada
    _____
    do blog:

    Viviane:

    Você pode utilizar técnicas de Bonsai. As raízes devem ser impedidas de se expandirem além de um limite. Para uma árvore já plantada no solo, o mais seguro seria: 1) contratar um viveirista acostumado à relocação de árvores, para retirar o seu ipê com segurança (sem que ele morra); 2) no local, cavar mais e instalar manilha de concreto, sem furos laterais, de 1 metro de diâmetro e 1 metro de comprimento; 3) manilha instalada, fechar o fundo com uma camada de concreto (5 cm de espessura); 4) encher o “berço” até a metade, com uma mistura de terra comum e adubo orgânico; 5) reinstalar a árvore, preenchendo com a mesma mistura os espaços laterais do conjunto de raizes (compactar levemente a terra); 6) com relação ao item anterior, fazer com que a superfície do solo colocado fique um pouco abaixo (5 cm) das bordas da manilha, para garantir irrigação pela água da chuva; 7) na época de estio forte, preencher com água a “bacia” citada no item anterior, 1 vez por semana.

    Creio que isto será suficiente. Não esquecendo que o seu ipê é um ser vivo, e portanto você deve “sintonizar” com ele para detectar problemas (ataques de formigas, outros insetos, etc.) e corrigi-los.

  14. graziéla Says:

    ola eu queria saber se o ipe rosa tb nasce em outros países,estou fazendo uma pesquisa para a escola para amanha dia 17,será que dá para responder?

    ficarei muito grata se responderam.
    _____
    do blog:

    Graziela:

    Há várias espécies de ipês chamadas de “Ipê Rosa” ou “Ipê Roxo”: são as espécies com nomes científicos de: 1) Tabebuia avellanedae; 2) Tabebuia impetiginosa; 3) Tabebuia heptaphylla. As regiões de ocorrência natural dessas espécies são: impetiginosa: do Piauí até São Paulo; heptaphylla: do sul da Bahia até São Paulo; avellanedae: de Mato Grosso do Sul e São Paulo até o Rio Grande do Sul.

    Há uma espécie de ipê Rosa, nativo da América Central, com nome científico de Tabebuia Pentaphylla, espécie muito parecida com as outras três supracitadas.

    Paraguai e Bolívia (nas terras baixas) têm um clima e vegetação muito parecidos com os do Mato Grosso do Sul, e portanto é possível que aquelas espécies de Ipê Rosa, ou pelo menos alguma delas, nasçam naturalmente nesses países. Mas não conhecemos estudos científicos que confirmem.

  15. Lúcio Says:

    Olá, estou com duas mudinhas de ipê roxo, é o que tem dizendo na caixinha que eu ganhei de brinde, só que a folha não é igual a essa, a minha só tem três folhinhas. Fui no viveiro municipal e o cara me disse que o ipê rosa é exótico e o roxo é nativo.
    _____
    do blog:

    O viveirista está mal informado, Lúcio! Na obra “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, vemos várias espécies (três ou mais) de Ipê Rosa que ocorrem naturalmente no Brasil, sendo portanto nativas. Por outro lado, se a flor do Ipê é verdadeiramente roxa (e não lilás, claro ou escuro), não é um Ipê, e sim um Jacarandá, da mesma família dos ipês. E também ocorrendo naturalmente no Brasil.

    Há uma espécie de Ipê Rosa, apenas 1, que eu saiba, nativo da América Central (e também, talvez da Amazônia): é o Tabebuia Pentaphylla (parece que mudaram o nome do gênero para Handroanthus).

    Ipê cujas folhas (todas) têm 3 folíolos lisos (superfície lisa, sem “pelos”, brilhante) é Ipê Branco.

  16. Lúcio Says:

    Muito obrigado pelos esclarecimentos amigo, quanto às flores verdadeiramente roxas se tratarem ser de jacarandá você acabou me tirando sem querer uma dúvida, no mês de setembro vi várias árvores floridas com essa cor roxa bem forte ao longo da BR 101 no trecho PB-RN, são muito bonitas e achava que eram ipês e acabei ficando surpreso pois nunca tinha visto nesta tonalidade. Também vi umas árvores floridas branquinhas mas não tão brancas, será que eram ipê branco? só que não eram nitidamente brancas. Obrigado
    _____
    do blog:

    Lúcio: dê uma olhada na postagem A Floração dos Ipês Brancos, deste blog. As flores dessa árvore são predominantemente brancas mas com levíssimos tons rosados e uns toques de amarelo na parte interior.

  17. Lúcio Says:

    Obrigado pelas dicas. Ah, acho que já vi então uns jacarandá destes de cor roxa bem forte, na BR 101 da PB ao RN, achava que era ipê, são muito bonitos também só que as flores parece que são menores.
    _____
    do blog:

    Lúcio: ainda não comparei as medidas das flores do Jacarandá e dos Ipês. No “olhômetro” parecem equivalentes; mas objetos de cores fortes podem dar a ilusão ótica de serem menores…

  18. Clébia Says:

    Olá,

    tenho um ipê rosa, de uns 10 meses, mas, uma pessoa cortou-o. Agora só resta o tronquinho. Será que ele sobrevive? Nascerão novas folhas?
    _____
    do blog:

    Clébia: irrigue a planta 1 vez por dia, e aguarde. É possível que depois da próxima chuva ele rebrote. Vamos torcer para que isto aconteça…

  19. rosana marques Says:

    moro na Bahia e tenho um ipe rosa com 1,20 m.de altura ,mas o tronco e muito fino tenho que por um cabo de vassoura para segurar,gostaria de saber se isso e normal, ele ta bem bonitinho ,agradeço a atenção.
    _____
    do blog:

    É normal, Rosana. Além do cabo de vassoura, faça um “cercadinho” para evitar que algum desavisado, ou mesmo um animal, quebre o tronco ou um ramo da jovem planta…

  20. Felipe Says:

    Olá,

    plantei algumas sementes há um mês atrás de ipê roxo de bola, mas como não pude regar porque fui viajar, regaram para mim e quando voltei tinha brotado essa plantinha : http://imageshack.us/photo/my-images/41/gedc0750.jpg/

    Você sabe me dizer se realmente é um ipê porque essa plantinha foi a unica que nasceu entre todas e essa minha terra tem algumas ervas daninhas ??. Obrigado
    _____
    do blog:

    Felipe: infelizmente faz tempo que eu não lido com mudas (bem que gostaria…). Só vou conseguir identificar se é ipê quando, depois das duas “folhinhas” iniciais, nascer a primeira “folha verdadeira”…

  21. mah Says:

    adorei.. o seu comentario eachei muito bom .. brigado

  22. drika Says:

    bom.. fiquei muito grata com a ajuda do seu comentarios .. brigado.. muito bom ..

  23. Ivone Says:

    O que devo fazer para florir meu Ipê Roxo , ele tem aproximadamente 5 anos e tem uns 3 metros, está plantado na minha calçada no litoral de São Paulo.
    _____
    do blog:

    Ivone:

    Aumente a paciência. Nunca vimos ipê rosa florir com tão pouca idade e altura. Vai demorar alguns anos, ainda. Parece que essa árvore costuma dar a primeira floração aos dez anos de idade…

  24. Lúcio Says:

    Olá, cara estou com duas mudinhas de ipê rosa já tem uns 7 meses uma já estava com algumas folhas grandes, e o tamanho acho que uns 10 cm de altura, só que de repente apareceu umas gosmas brancas embaixo das folhas e depois uma bolinhas verdes embaixo também, e agora pararam de crescer e as folhas e o caule então queimando troquei a terra e o vaso mas acho que estão definhando. Já passei até cauda bordalesa, mas nada, você sugere algo?
    _____
    resposta do blog:

    Você pode, com uma esponja úmida, limpar cuidadosamente cada folha ainda não queimada. Quando às gosmas, são provavelmente fungos trazidos por pequenas formigas (dessas com meio centímetro de comprimento ou menos). Impeça o acesso dessas formigas, se for o caso.

  25. Bianca Says:

    O que acontece com as flores e folhas de ypê quando morrem e caem no solo?

    Mas, as de Ypê-rosa!

    _____
    resposta do blog:

    Bianca:

    Nos ipês, o que cai no chão não são as flores, mas apenas duas parte delas: as pétalas e os estames. Os ovários (o outro componente das flores) continuam presos aos cachos de flores e vão se desenvolver, formando os frutos (nos ipês, em formato de vagem). As belas pétalas que caem (e junto com elas os estames) já cumpriram o seu papel, ajudando na fecundação dos ovários. Mas no chão, antes de fenecerem, ainda nos brindam com a beleza do tapete que formam!

    Quanto às folhas que caem, é um processo natural. No lugar dessas folhas secas brotarão outras, verdinhas…

  26. MIchele Says:

    Recolhi várias sementes hoje de um Ipê roxo…vou plantá-las e ver o resultado.
    Dois anos atrás fiz isso com sementinhas do Ipê amarelo e hoje ele está em torno de 60 cm…
    Vamos aproveitar esta época que a natureza nos presenteia com as flores e as sementes.
    Adorei o Blog.
    _____
    Nós, do blog, e as árvores, agradecemos, Michele!

  27. Maria Madalena Says:

    boa tarde, sou admiradora do ipe, tanto q ganhei uma muda e plantei em casa, mais agora depois de quase 3 anos me surgiram algumas duvidas, será q minha árvore é realmente ipe? tenho algumas fotos das folhas e de alguns botes q apareceram nela, mais ele num deu flor ainda e parece ser tão diferente das fotos mostradas acima…será q tenho a árvore errada? por favor me ajudem …se quiser me passe um email pra que eu possa mandar as fotos..o meu email é mgdlena45@hotmail.com desde ja agradeço a atenção!
    _____
    resposta do blog:

    Maria Madalena: mande as fotos, como anexo, para o e-mail indicado na coluna direita do blog, no quadro azul “CONTATO”.

  28. Carolina Says:

    o que acontece com as flores e folhas do ipê rosa, quando elas morrem e caem no solo
    _____
    resposta do blog:

    Carolina: já respondemos a essa mesma questão. Veja mais acima, no comentário de Bianca.

  29. Lúcio Says:

    Uma das minhas mudas de ipe roxo morreu, realmente tem umas formiguinhas doceiras no meu apartamento e inclusive estavam andando nas mudas. Coloquei formitol na beirada do pote.E a outra muda está ficando com as folhas queimadas também e mal se desenvolve, tô irado já, minha jabuticaba pequena também pegou ferrugem e as folhas cairam todas e morreu.

  30. katia Says:

    Ganhei uma muda de ipê roxo de minha filha, mas, não tenho espaço suficiente para plantá-lo no chão. Se eu plantá-lo no vaso ele vai florir?
    _____
    resposta do blog:

    Katia: aplicando as técnicas do Bonsai, não há porque não florescer e frutificar…

  31. Lorena Says:

    bom dia, fiquei muito feliz em encontra-los, tenho um ipê rosa, me falaram que as raizes podem quebrar calçadas, muros e ate prejudicar as paredes da casa, isso ocorre mesmo? A distância dos mesmos é de 1,5metro. O que acha?
    _____
    resposta do blog:

    Lorena:

    1. As raízes das árvores só se concentram na superfície do terreno, e consequentemente levantam calçadas ou provocam rachaduras em muros e paredes se não houver irrigação suficiente do solo e subsolo em que a planta está hospedada.

    2. Providencie para que, em torno do tronco da árvore, haja uma área ligeiramente côncava, ou mesmo plana, que funcionará como uma zona de coleta de águas da chuva. Área um pouco mais baixa (uns 10 cm) do que o restante do terreno em torno. Área de no mín,, por exemplo de 80 cm por 5 metros, ou de 1 m por 4 m, com centro no tronco da árvore).

    3. Deixe a faixa de terreno entre a árvore e a parede ou muro, calçada, com inclinação para o espaço de captação de água da chuva. Isto deixará o solo debaixo da calçada, e mais ainda debaixo da casa ou muro, seco. E solo seco não será procurado pelas raízes da árvore.

    4. Árvores que têm enraizamento normal (o que ocorrerá se você seguir as instruções acima, itens 1 e 2) não são tombadas por vento forte ou tempestade. Pode entretanto haver queda de galhos. Quando algum galho se aproximar demais da sua casa, trate de podar a sua ponta, e assim desaparecerá o perigo.

  32. Paula Says:

    Adorei o blog. Encontrei informações que não tinha encontrado em outro lugar. Gostaria de plantar um ipê rosa, daquele que dá as flores em forma de bola, na minha calçada. O diâmetro da circunferência é de 37cm. É suficiente? Não preciso me preocupar com altura pois não há fios elétricos. Qdo a arvore fica adulta qual o diâmetro do tronco? Queria comprar mudas já grandinhas para não demorar muito para dar flores. É possível?
    Outra coisa é que ouvi falar de ipê rosa anão. Existe mesmo? Ele é igualzinho o ipê rosa só que menor? Também dá as flores em formato de bola?
    _____
    resposta do blog:

    Paula:

    1. Ipê Rosa que dá cachos em formato de bola tem o nome científico de Handroanthus impetiginosus. É possível obter uma árvore anã desse ipê (com flores e cachos iguais à da árvore normal), desde que você aplique técnicas de Bonsai, a arte japonesa das árvores em miniatura. Procure um saite especializado (ou um vizinho japonês) para obter informações de como proceder.

    2. O seu ipê, quando adulto, vai precisar de toda a água da chuva que cair em sua copa. Algo em torno de 30 metros quadrados. Providencie para que aquele espaço com diâmetro de 37 cm se alargue bastante, e vire um retângulo de, por exemplo, 50 cm por 3 metros (espaço com grama, rebaixado uns 10 cm em relação à calçada). E faça com que a água da chuva que cair na calçada seja direcionada para esse espaço rebaixado, formando, na chuva, um laguinho temporário. Assim a árvore terá sempre suprimento de água adequado, suas raízes crescerão para o solo e subsolo e não quebrarão a calçada quando a árvore estiver adulta.

    3. O Ipê Rosa, adulto, pode chegar a ter um tronco com diâmetro de 40 centímetros. Mas só vai atingir essa grossura quando tiver 10 anos de idade. Se você comprar uma muda com 2 anos de idade, vai esperar só 8 anos…

  33. Paula Says:

    Agradeço a presteza com que me atenderam. Vou proceder como vcs indicaram. No espaço de 50cm por 3 metros ainda devo colocar o tubo para direcionar as raízes do ipê rosa para baixo? Tem lugar para outra árvore do lado. Entretanto, acho que se eu colocar dois ipês, um do lado do outro, a copa de um vai obstruir a copa do outro. Qual arvore, de copa mais baixa, eu poderia plantar ao lado do ipê rosa? Pensei em Magnólia branca ou amarela mas não sei se é adequado. Gostaria de saber a opinião de vcs. Muito obrigada.
    _____
    resposta do blog:

    Paula: não precisa colocar o tubo de manilha. As raízes saberão achar os melhores caminhos para a sustentação da árvore e a coleta de nutrientes. Quanto à segunda árvore, nosso conhecimento é insuficiente para responder; um viveiro de mudas poderá lhe dar informações detalhadas sobre várias espécies adequadas, o que lhe propiciará fazer uma boa escolha…

  34. luciana Says:

    gostaria de saber quanto tempo demora para o ipe rosa florescer obrigado
    __________
    resposta do blog:

    Luciana: temos poucos elementos para responder a essa pergunta. Mas vamos tentar. Um leitor nos fala em 10 anos. Nossa experiência pessoal com ipê rosa, muda transplantada para terra fraca, arenosa (cerrado), confirma os dez anos. Mas talvez (e isto é apenas uma hipótese) em solos mais férteis haja um adiantamento da floração…

  35. Robson Fernandes Vieira Says:

    Boa tarde, gostaria de uma ajuda, tive que transplantar um pé de ipe +- 3mt faz uma semana e as folhas estão murchando o que devo fazer PODA-LAS???,, fico no aguardo, ansioso por comentários.

    Att
    Robson
    Fpolis/SC
    _____
    resposta do blog:

    Robson: a murcha das folhas é a reação da planta à mudança de lugar. Não faça podas; apenas aguarde para ver se a árvore reage (pode demorar de 2 a 4 semanas. Se ficar vários dias sem chover, irrigue abundantemente junto ao tronco.

  36. Robson Fernandes Vieira Says:

    Puxa fico menos triste agora, muito obrigado pela informação, quando tive que fazer a transplantação as folhas ja tinham brotado e estava se desenvolvendo, achei que tinha que podar para que a arvore ficasse forte, agora mediante a essa resposta farei o solicitado.

    Parabens pelo blog.
    Att
    Robson

  37. Douglas Says:

    Bom dia, eu replantei cerca de 6 mudas de ipês amarelo e branco, após alguns dias, as folhas de algumas mudas secaram completamente chegando a cair e outras mudas estao com as folhas escuras, com manchas pretas; eu retirei da terra vermelha e replantei em substrato feito com 80% de terra preta e 20% de esterco de gado bem curtido. Acredito que tenha sido a adubação, mas nao tenho certeza e não encontrei a resposta em lugar algum. Essas mudas morreram? Ou ainda posso encontrar alguma solução? Posso enviar fotos para você analisar :)

    Otimo blog, parabens.
    __________
    resposta do blog:

    Douglas:

    As mudas de árvores adaptam-se bem a qualquer tipo de terra, não sendo necessário, a priori, adubar. O problema é o transplante, e nele você deve tomar todo o cuidado para que a terra em volta das raízes não descole dessas raízes. Se houver grande descolamento, a muda pode morrer. O correto, no caso, seria você não retirar a terra vermelha, mas envolver o torrão de terra vermelha pelo outro substrato, num vaso maior. Com o tempo, as raízes cresceriam e chegariam à terra “melhor”.

    Mas, se as raízes das mudas não foram descoladas, as folhas podem ter caído naturalmente, em virtude do fim de um período de estiagem prolongada. Nesse caso, nova folhação pode ocorrer em até 15 dias. Se isto não acontecer, as mudas morreram mesmo, não havendo solução.

  38. Mauricio Maciel Cavalcante Machado Says:

    gostaria de receber algumas sementes deste ipê rosa caso você possua
    _____
    resposta do blog:

    Mauricio: não temos sementes ou mudas em estoque…

  39. Mauricio Maciel Cavalcante Machado Says:

    Olá tenho sementes de ipê rosa e amarelo para doação até dia 20 de dezembro quem quiser mande um email para:mauriciogravacoes@hotmail.com solicitando

  40. Talita Says:

    Tenho umas sementes de ipê rosa, gostaria de saber como planta-las.
    obrigada
    _____
    resposta do blog:

    Talita: faça assim:

    1) Pegue uma embalagem de leite longa-vida; corte a parte de cima e corte os quatro cantos de baixo (para sair o excesso de água da rega).
    2) Encha o recipiente com uma mistura meio-a-meio de terra comum e humus (ou esterco curtido). Regue o suficiente para deixar a mistura molhada, mas não enxarcada.
    3) Coloque duas sementes do ipê e afunde-as na mistura. Em seguida, cubra com um pouco da mesma mistura.
    4) Deixe em lugar semi-sombreado e mantenha o substrato (mistura) úmido, mas não enxarcado.
    5) As sementes devem germinar em uma semana ou pouco mais. Espere crescer até a altura de 40 cm (demora alguns meses), e então estará pronta para ir ao lugar definitivo. Quando for para esse lugar definitivo, antes deixe um ou dois dias sem molhar. Corte cuidadosamente o fundo do recipiente de longa-vida e coloque num “berço” cavado no solo. Depois preencha o espaço vazio em torno da muda com a mesma mistura que tinha na caixinha de leite. Boa sorte.

  41. Everton Coloneti Says:

    olá,tenho um ypê roxo de 2 anos,de aproximadamente 3 metros,e gostaria de saber,como fazer a poda do mesmo,pois,ele está em formato de Y.obrigado
    _____
    resposta do blog:

    Everton: uma espécie de árvore, como o ipê, é resultado de centenas de anos de adaptação ao meio ambiente. Não se deve corrigir o que é perfeito. Poda, só para galhos secos ou comprovadamente doentes. Deixe o seu ipê crescer livremente, e a sua copa vai adquirir, com mais 1 ano ou 2, o seu formato ideal…

  42. marcia maria reis Says:

    ola, plantei uma muda de ypé em frente a minha casa dentro de um cano de pvc esgoto com mais ou menos 70 cm de fundura e coloquei na terra, o que pode acontecer com ela quando ela estiver maior ou quando ela alcançar o solo, e o seu tronco pode ficar fino dentro do cano e por fora fino e quando chover forte pode acontecer de ele se partir? ou ele nao alcançara o solo sua raiz nao consiguira ter forças para isso e ele crescerá pouco. qual é sua opinião.
    __________
    resposta do blog:

    Márcia: você vai ter um bonsai na calçada de sua casa. Para ter uma árvore normal, retire o cano e deixe, em torno da planta, a maior área possível livre de calçamento (pode plantar grama nessa área).

  43. Manoel de Aquino Filho Says:

    Tenho um Ipê Roxo com 7 anos de plantio, acontece que as folhas estão escurecendo, murchando e caindo.
    Aproximadamente 80% das folhas já cairam será que ele está morrendo gostaria de saber se isso é normal ou alguma doença?
    Tenho notado cupim no base da planta mas em pequena quantidade. Gostaria de saber como devo proceder.
    Grato
    Manoel
    __________
    resposta do blog:

    Manoel: as folhas dos ipês são renovadas todos os anos. Elas escurecem, secam e caem num período de estio prolongado (que varia de região para região do Brasil). É um processo natural, e em seguida há a floração e a frutificação, e depois a brotação de novas folhas. Cupins não atacam ipês. Aguarde 1 mês, e a sua árvore deverá “reviver”…

  44. Daniele Says:

    Olá como vai? Plantei 2 ipês há cerca de 1 ano na frente da minha casa. Eles ainda são jovens e não floresceram. Eu não lembro que cor eles são e gostaria de saber se consigo descobrir pelas folhas.
    Um deles tem as folhas grandes e no topo sempre aparecem folhas roxas. O outro tem as folhas menores e mais claras.
    __________
    resposta do blog:

    Daniele:

    Os ipês têm folhas compostas, ou seja, cada uma que nasce, nasce num grupo de 3 folíolos, ou 5 folíolos, ou 7 folíolos. São como dedos abertos de uma mão, sendo cada “dedo” um folíolo.

    Os ipês com flor branca têm três folíolos. As folhas nascem sempre em grupos de três folhas, e cada uma dessas folhas é chamada folíolo. Os ipês amarelos geralmente têm 5 folíolos (a não ser o ipê amarelo do Cerrado, que tem 7). A variedade mais conhecida e mais presente nas cidades é o Handroanthus chrisotrichus, e seus folíolos, quando novos, são “peludos”, bem macios ao tato. Os ipês rosa ou roxo têm geralmente folhas lisas, brilhantes, com 5 ou 7 folíolos.

  45. neilandofilho Says:

    Neide.
    29 de janeiro de 2012.

    Gostaria de saber depois do plantio com quanto tempo o Ipê branco dara flores.
    O meu tem seis mesês de plantado.

    Qual o tipo de adubo devemos usar? Agradece pela informação

  46. Robson Fernandes Vieira Says:

    Bom dia, transplantei meu ipê em novembro, as folhas secaram, cairam, achei que havia morrido pois não via sinal de brotos, agora estou percebendo que está brotando novamente. Ela tem uns 7 anos e 3 mts, alguma recomendação? Ou deixo seguir o tempo dela.

    Att
    Robson
    __________
    resposta do blog:

    Robson:

    As árvores são sábias; deixe-as seguir os seus cronogramas próprios. Apenas verifique se o seu ipê está recebendo, no novo local, quantidade adequada de água da chuva. O solo da árvore deve receber toda a água que cair em sua copa.

  47. MADSON Says:

    ACHEI BOM ESSE TRABALHO QUE FISERAM COM O IPE ROSA!MAIS NÃO ESTA A ALTURA DE SER PUBLICADO!

  48. Fabiana Campos Says:

    Oi, a nestle há um tempo atrás estava distribuindo algumas sementes de arvores e 3 plantas nasceram uma eu sei que não é avrore, é um girassol que já deu até sementes e ao lado são duas arvores mas que não sei qual é, gostaria de saber se você poderia identificar, das mudas que pesquisei a mais parecia é com ipê roxo mas como no meio de tudo tinha um girassol eu não sei se realmente é….gostaria de saber se posso mandar a foto delas
    Brigada
    __________

    resposta do blog:

    Fabiana: as páginas do blog têm duas colunas. Na coluna menor, da direita, há um quadro em azul chamado CONTATO. Nesse quadro aparece o e-mail do blog, para contato. Mande e-mail para esse endereço, juntando, como anexos, as fotos das árvores. Tentaremos identificá-las.

  49. Anderson Says:

    Ola estou praticamente com o mesmo problema da Eliane que diz que as folhas do ipe estão aparecendo queimadas. Eu fiz o plandio de 4 mudas de Ipe, um roxo, um amarelo, um branco e uma rosa, porem o ipe roxo está com as folhas queimadas nas extremidades e os brotos que nascem logo que atingem uns 2 a 3 cm eles também ficão queimados, já procurei vários agrônomos mas não obtive respostas, será que isso é normal? não sei mas o que fazer, tenho medo que o ipe não vá para frente. as outras mudas estão se desenvolvendo normalmente, somente esta muda apresenta o problema.
    __________
    resposta do blog:

    Anderson: verifique se não há pequenas formigas, escuras, subindo pelo caule da muda. Elas podem sugar a seiva das folhas novas (que ficam enrugadas) ou levar fungos para fazer essa atividade para elas.

    Outra hipótese seria a presença de algum elemento tóxico no solo, ou a falta de um componente mineral. Mas quanto a isto, não temos conhecimento suficiente para diagnosticar (só um agrônomo)…

  50. Valéria Says:

    quanto tempo uma semente de Ipe Branco leva pra nascer, pois meu filho ganhou duas sementes na escola e eu plantei em terra ja adubada preta, em vasinhos separados bem pequenos mais uma das sementes plantada encharcou pois choveu e caiu agua dentro ela ainda pode nascer ou apodreceu? ja tem dez dias que plantei e não nasceu nenhuma…estou triste pois acreditava que iria nascer pelo menos a que não encharcou olho todos os dias e nada quero uma resposta por favor obrigada!!!
    __________

    resposta do blog:

    Valéria: o encharcamento da semente faz com ela entumesça e germine. Sementes de ipê geralmente demoram de 10 a 20 dias para germinar. Mas as sementes, com o passar do tempo, vão perdendo o poder de germinação. Assim, se as suas sementes foram colhidas há vários meses, é possível que pelo menos uma delas não germine…

  51. Hélio Elmir Says:

    É tão lindo um ipê florido é lastimável que muitas cidades não dão condições para arborizar pois para isso todas as cidades deveriam ter calçadas padrão de 3mt de largura. Para o conforto do pedestre e cadeirante, colocação de abrigo de ônibus, etc. Vamos fazer uma grande campanha, usando todos os meios possíveis, como a internet, pressionando deputados e senadores a criarem uma lei federal a ex. das APP, obrigando todos os municípios do Brasil a colocarem no seu plano diretor, calçadas de 3mt de larg. E-mail de: helio.elmir@hotmail.

  52. roslita Says:

    Tenho em casa um ipê rosa, pois minha filha ganhou qdo tinha 13 anos, ele está de tamanho médio se e para chegar a 50 metros, está acima da laje, mas ainda não floresceu. Como vi, dependendo da terra e do clima ele pode começar a florescer depois de 5 anos. Então.onde ele está pega bastante sol, acho que a terra é razoável pois ele está bonito, grande, folhas bem verde, há plantas em baixo dele crescendo bem também, será que ele vai levar cinco anos mesmo? Bom, temos que esperar pra ver, estamos todos curiosos pra ver ele florir, pois é uma árvore muito linda com suas flores, que encanta e enfeita qualquer jardim.

  53. Lucas Says:

    Estou com uma muda de ipê rosa e gostaria de saber se há algum risco em plantá-la na calçada em frente a minha casa mesmo irrigando bem, pois ouvi dizer que ipê rosa tem um porte maior em relação aos ipês amarelo e branco e estou preocupado. Essa árvore pode rachar o muro ou danificar a calçada?
    __________

    resposta do blog:

    Lucas:

    1. Qualquer árvore vai rachar calçadas se receber manejo inadequado. E nenhuma árvore vai rachar calçada se receber manejo adequado.

    2. A árvore em condições ideais desenvolve, no solo, uma ramagem de raízes semelhante, em forma e volume, à sua copa. Ela precisa, portanto, que todo o solo ao alcance de suas raízes receba umidade suficiente. Uma regra básica é que toda a água que cair na copa da árvore (pense nela como uma árvore já adulta, bem copada) deve penetrar no solo. Deve-se deixar, em volta do tronco, a maior área possível sem calçamento. Essa área deve ser rebaixada em relação à parte calçada, de modo que também a água da chuva que cair no calçamento se dirija para ali, formando um “laguinho” provisório durante as chuvas maiores. Essa água excedente vai infiltrar no solo, tornando-o adequadamente úmido e saudável.

    3. Com o solo adequadamente úmido pelas águas da chuva, as raízes não engrossarão anormalmente (e doentiamente) em torno do tronco, e portanto não racharão calçadas e muros.

    4. O único problema poderia vir da existência de fiação elétrica acima da calçada onde você quer plantar o ipê. As prefeituras e as companhias elétricas costumam recomendar espécies de menor crescimento.

  54. monica Says:

    meu Ipê caiu todas as folhas e apareceu uma casca meio esverdeada e um tucho como se fosse pedaços de bombril no tronco e galhos e secou as pontas o que deve fazer para tratá-la?
    obrigada
    __________
    resposta do blog:

    Parece que a sua árvore morreu, Monica. Mas para comprovação, só mesmo com a visita, in loco, de um especialista. Se a árvore estiver na calçada, informe a Prefeitura de sua cidade e peça para um técnico averiguar…

  55. nara Says:

    MUITO LINDA ESSAS PLANTAS! GANHAMOS NA ESCOLA UMA SEMENTE DE YPÊ ROSA!

  56. Alejandra Querol de Nunez Says:

    Olá , Bom dia , ganhe umas sementes de ipé roxo já faz um tempo, elas cresceram tem entre 30 a 50 cm, e agora estão florescendo , lindas !!! . Minha dúvida é a seguinte é ipé ?? tenho lido aqui mesmo neste blog que demoram até 5 anos para dar flor !?. Gostaria de te enviar as fotos que tirei , como faço ?, desde já muito obrigada !!
    __________

    resposta do blog:

    Alejandra: mande para o e-mail indicado no quadro CONTATO (em azul) na coluna direita (mais estreita) da página principal do blog.

  57. Alejandra Querol de Nunez Says:

    Olá Bom dia , fiquei pesquisando e infelizmente descobri que as sementes de Ipé roxo que plantei não nasceram …. o que cresceu e deu flor são ” torenia “, não sei como ! também não sei que aconteceu com minhas sementes de Ipé , rsrsrs. bom obrigada !!

  58. Olina Damiana Says:

    Olá, gostaria de saber onde posso comprar um pé de ipê com aproximadamente 3 metros. Não o conhecia, e agora devido o avanço da idade, ainda quero vê-lo florir. Bjs a todos que amam flores.
    __________

    resposta do blog:

    Olina: procure ou telefone para um viveiro de mudas em sua cidade. Ele provavelmente terá a muda nas condições que você quer…

  59. Joseli Says:

    Bom dia, hoje plantei várias mudas de plantas, me deram como ipê roxo, ipê rosa e Ipê amarelo, não consegui distinguir as cores tentei pesquisar aqui na net mas mesmo assim, não deu para saber eu os plantei na entrada do meu terreno no meio dos pés de eucalipto, uma distancia de 6 metros das arvores, tem uma maneira de saber as cores antes, só pelo formato das folhas?
    __________

    resposta do blog:

    Joseli: As folhas dos ipês vêm sempre em grupos de 3, 5 ou 7. Ipê Roxo, folhas em grupos de 5 (cada um desses 5 é chamado de folíolo) e superfície lisa e brilhante. Ipê Rosa (nome melhor), é o mesmo Ipê Roxo (nome inadequado, pois verdadeiramente roxa é a flor do Jacarandá, parente próximo dos ipês). Ipê Amarelo, folhas em grupos de 5, formando uma palma, mas menores do que as do Ipê Rosa, e “peludas” ao toque (sem brilho).

  60. André sousa della giustina Says:

    Boa tarde gostaria de saber como inicio a podagem do pé de ipê para que eu possa mante-lo em um vaso, no apartamento para atingir uma metragem de até 1,50 de altura
    __________

    resposta do blog:

    André:

    1. Você deve aplicar algumas técnicas de Bonsai, que atuam nas raízes, solo disponível para a planta e poda e direcionamento (através de amarrações) dos galhos. Há saites especializados no assunto.

    2. Para manter, como você disse, a sua planta num tamanho intermediário entre o normal e o Bonsai, você vai precisar de um vaso maior (acho que no mínimo de 20 litros). E cuidar da irrigação (manter o solo do vaso sempre semi-úmido, sem enxarcar) e que a planta receba, ainda que apenas em parte do dia, uma boa iluminação natural (de preferência que receba alguns raios de sol diretos).

    3. Quanto à poda, utilize essa técnica o menos possível, pois representa uma agressão à planta. No vaso, a disponibilidade limitada de solo para a nutrição das raízes vai limitar o crescimento da planta.

    4. No mais, é ir observando o comportamento da arvorezinha para “corrigir” eventuais excessos.

  61. Rachel Ribeiro Says:

    Olá, gostei muito do site. Ganhei uma muda de Ipê roxo e plantei no meu quintal, pois sou apaixonada por ipês. Gostaria de saber se ele pode prejudicar minha casa com sua raíz, e qual o tamanho que seu tronco pode chegar de diâmetro e sua altura, sendo que já vi ipês bem grandes e outros menores. Por que essa diferença? Obrigada.

    __________
    resposta do blog:

    Rachel:

    1. Os ipês rosa podem chegar a um tronco com 80 cm de diâmetro. Mas isto talvez depois de 40 ou 50 anos.
    2. Se o seu ipê estiver plantado numa área mínima de 36 metros quadrados (área de 6 metros x 6 metros) não deverá causar problema algum, desde que você: a) providencie para que toda a água de chuva que cair na copa da árvore penetre no solo em torno do tronco da planta; b) não deixe água pluvial de outros locais infiltrarem no solo da árvore, para evitar aumento da área do solo a ser explorada pelas raízes; c) faça uma calçada de 1 metro ou mais de largura junto à parede mais próxima, para que a umidade não chegue ao solo contíguo ao alicerce da casa.
    3. Se o espaço disponível for menor, aplique esta técnica de bonsai (para evitar que a árvore cresça além do conveniente): deixe em torno do tronco uma área não calçada de 2 metros de diâmetro, desviando para outro local a água pluvial que cair fora dessa circunferência. E faça a calçada junto à parede mais próxima.

  62. Paulo Vitor da Costa Mpuzer Says:

    Prezados,
    Bom noite!

    tenho uma casa na praia, e gostaria de plantar Ipês roxo e amarelo em frente a casa NA AREIA DA PRAIA. gostaria de saber se eu colocar uma manilha funda e larga e planta – las com boa terra teria condição de vingar?

    abraços a todos!

    Paulo Vitor

    __________

    O blog diz:

    Paulo Vitor:

    As manilhas vão limitar um pouco o crescimento da planta, a partir do quinto ou sexto ano, mas mesmo assim deve dar certo.

  63. Bianca Galves Di Bello Says:

    Olá, tenho um pezinho de Ipê Rosa plantado num vaso, de cerca de 1,5m. Está com algumas folhas, e estão nascendo uns cachinhos que parecem ser de flor, isso é possível?? Pelo que li é uma árvore que demora anos para florir…

    Grata desde já (:

    __________

    resposta do blog:

    Pode ser, Bianca. A floração ocorre sempre quando um bom número de folhas da árvore secaram e cairam. Às vezes uma planta pequena já é adulta em idade, pois vasos limitam o crescimento normal da planta…

  64. Gisele Says:

    Olá, boa tarde.
    Tenho um ipê roxo enorme, de uns 30 anos, plantado na porta de casa. Só floresceu 4 vezes e com pouquíssimas flores. Gostaria de saber se há algo que possa ser feito para que ele floresça normalmente, já que as folhas caem todo inverno.

    Agradeço desde já.

    Att. Gisele
    __________

    resposta do blog:

    Gisele:

    Essencial, para uma árvore saudável, é que ela tenha solo e irrigação suficientes para alimentar suas raízes. Se o solo onde está a árvore é normal, isto é, sem entulhos, apenas coberto parcialmente com calçadas, tudo bem quanto a esse ponto.

    A árvore precisa que toda a água de chuva que caia em sua copa penetre no solo. Se a calçada deixa apenas um quadradinho em torno do tronco, é preciso que a água que escorre pela calçada, debaixo da copa, se direcione para o “quadradinho”, formando pequeno lago provisório quando chove.

    Se essas condições já existem, cuide para que a planta NÃO receba irrigação artificial em períodos secos, a não ser que ocorra estiagem por mais de 1 mês. Essa medida fará com que todas as folhas caiam, e portanto brotem muitas flores (e depois novas folhas).

  65. Inês Santos Says:

    Bom dia! O meu ypê Caiu todas as folhas no inverno,sei que é normal.Mas estranho foi do jeito que as folhas nasceram,com pontinhos pretos muitos pontinhos,toda manhã percebo que tem dentro do pontinhos um liquido colento,o que faço? Ah! ele está plantado no vaso.
    __________

    resposta do blog:

    Inês:

    Possivelmente esses pontinhos se devem à ação de fungos, trazidos por pequenas (de 3 a 5 milímetros de comprimento) formigas escuras. Se você constatar, em algum momento, a presença dessas formiguinhas no tronco ou nas folhas da muda, impeça a subida desses insetos cercando o tronco da muda com palha de aço (bombril), esgarçando os fios e deixando a palha parecendo uma cabeleira desgrenhada.

    Em todo caso, verifique se não há umidade demais na terra do vaso. Deve haver apenas uma leve umidade. Coloque o vaso numa área em que pegue o sol da manhã (até 10 horas). E “limpe” cada folha, delicadamente, com uma esponja molhada com água, e depois seque cada folha com um pequeno pano de algodão.

  66. Rosana Paula Says:

    Plantei um pé de Ipê Roxo a 3 metros da minha casa. Fica próximo uns 2 metros do poço.Com essa distância, é possível que ele cause danos a estrutura da minha casa e no poço? Obrigada.
    __________

    resposta do blog:

    Rosana:

    Ideal seria distância maior da casa. Mas o problema maior parece ser a vizinhança do poço. As raízes irão abrir caminho pelo solo, e esses caminhos poderão servir como conduto de infiltrações rumo ao poço, provocando eventuais desmoronamentos. Se o poço for artesiano ou semi-artesiano, o problema ficará minimizado ou não existirá.

    Se quiser arriscar a manutenção da árvore no local, tente aplicar uma técnica de bonsai, para que a planta se expanda menos: faça com que apenas a água de chuva que cair num raio de meio metro em torno do tronco penetre no solo, com o terreno aplainado ou com ligeira inclinação que fuja das direções da casa e do poço.

    Mas vai ser necessário inspecionar periodicamente (sempre em dezembro, digamos) para ver se as raízes não estão atingindo o poço ou se estão engrossando muito junto ao tronco (outro mal sintoma; nesse caso, fazer a área de captação da água da chuva se expandir um pouco – 20 cm – para os lados sem casa e sem poço).

  67. Rosana Paula Says:

    Obrigada pela resposta. Meu Ipêzinho roxo tem cerca de 30 cm de altura e decidimos não retirá-lo do quintal. Está longe da casa 5,50m e próximo 2m do poço, que tem 11 metros de profundidade e não é artesiano.Vi em outras respostas a questão da manilha para evitar danos na casa, no meu caso, no poço tbm. Corro menos risco mantendo-o com a técnica do bonsai? Agradeço desde já. Abraço
    __________

    O blog diz:

    Rosana:

    A distância da casa está boa. Se está calçado o espaço em torno do poço, e se a água de chuva que cai nesse calçamento está sendo desviada para outro local sem ser a área que será ocupada pela muda, creio que não haverá problemas.

    A área de infiltração para o solo que será percorrido pelas raízes da planta pode ser mudada, formando um círculo (por exemplo, de 3 metros de diâmetro) entre o citado calçamento do poço e a casa, com a muda num canto do círculo, e não no centro.

  68. Alessandra Lanzaro Says:

    Olá!!! tenho um ipê em casa e não sei de cor é… tem 4 anos, faz uns 2 e meio que foi plantado no chão…(era uma minúscula muda, q foi plantada em um vaso e ficou com uns 40cm de altura antes de ir ao chão). já tem uns 3 metros de altura… sei q é muito cedo para florada, então estou preocupada pq todas as suas folhas estão feias… parecendo queimadas nas pontas, e, na grande parte das extremidades de seus galhos brotaram como que uns “cabinhos” de buquê… será que ele vai florescer? as folhas só caem quando antecedem a florada? Me ajudem pq ele é a planta mais “querida” do nosso jardim!!
    obrigada!!!
    __________

    resposta do blog:

    Alessandra:

    1. Esses “cabinhos de buquê” ou vão resultar em botões e depois flores, ou então novas folhas. É normal as folhas ficarem feias nessa época (fim do outono) e cairem, para dar lugar a flores e novas folhas. Não se preocupe; apenas acompanhe as mutações.
    2. Se as folhas do seu ipê se apresentam sempre em grupos de 3 (esses três são chamados de folíolos), trata-se de ipê branco. Se as folhas se apresentam em grupos de 5 folíolos e são peludas quando novas, ipê amarelo. Se, com 5 folíolos, as folhas são brilhantes, ipê rosa.

  69. Teresa Says:

    Tenho um iPê rosa com 20 anos e nunca floriu, gostaria de saber porque, alguém pode me ajudar. Obrigada
    __________

    O blog diz:

    Teresa:

    Mande fotos da sua árvore para o nosso e-mail, indicado no quadro CONTATO (em azul) na página principal. Talvez a gente descubra alguma pista.

  70. marcelo Says:

    Olá, parabéns pela inciativa e pelas informações fornecidas, é de grande valia! Tenho uma casa na Serra da Cantareira-SP com cerca de 400m quadrados de área protegida, infelizmente o antigo dono devastou parte dela, por isso gostaria de compor com espécies da Mata Atlântica local, tenho predileção por ipês (roxos e rosas) e jacarandás (mimoso). Caso eu os consiga com cerca de 1,50m de altura, supondo que metade da área está aberta, quantos posso plantar? Qual a técnica para isso, sabendo que o terreno é inclinado? Gostaria que o aspecto ficasse o mais natural possível, cara de mata mesmo, qual o espaçamento entre eles? Nessas condições, com quanto tempo passam a florescer?

    __________

    resposta do blog:

    Marcelo:

    1. Cara de mata pode ser obtido depois, daqui a alguns anos. De início, seria interessante fazer um espaçamento pequeno, cada muda a 2 metros de distância das mudas vizinhas, laterais, superiores e inferiores. Isto logo vai criar competição por nutrientes entre as mudas, mas tem a vantagem de “fechar” a área mais rapidamente (rapidamente aí é em termos biológicos, coisa de alguns anos). A área “fechada” vai se defender melhor dos excessos e carências de chuva. Nos 400 m2 vão caber 100 mudas, ou perto disto.

    2. Com esse espaçamento, e com essa previsível competição, seria interessante você desbastar o bosque, talvez daqui a uns 5 anos. Eliminando as árvores que apresentem crescimento e vitalidade significativamente menor do que as árvores vizinhas.

    3. Ideal seria fazer, para cada muda, um “berço”. Cavar um buraco de meio metro de diâmetro e meio metro (em relação à parte mais baixa) de profundidade. A terra retirada deve ser disposta na parte mais baixa, em formato de meia lua. Molhe bem esse murundum, e depois soque para ficar bem compactado. É ele que vai segurar a água das chuvas junto ao tronco da muda. No berço (buraco aberto), colocar terra de outro local, misturada com pelo menos 20% de terra vegetal, ou húmus, ou esterco curtido. Encher assim o berço, formando uma camada de uns 20 ou 25 centímetros. Instale as raízes da muda, ladeando-a (camada de uns 20 cm) daquela mesma terra misturada. Pressionar em torno das raízes para firmar bem o solo. Depois regar abundantemente. Regar (menos abundantemente, talvez 10 litros por planta) sempre que ocorrer estio de mais de 5 dias. Isto no primeiro ano. Depois as plantas cuidarão de si.

    4. Se houver rebrotas de outras plantas, não retire, podando-as apenas se ameaçarem sombrear as mudas dos ipês. No período inicial essas plantas, principalmente se forem arbustos e ervas, ajudarão a proteger o solo da erosão.

  71. Júnia Says:

    Olá,
    eu plantei duas mudas de ipê (uma amarela e uma roxa) em um parque, quando plantei elas estavam com 25 centímetros de comprimento, isso foi há um ano e meio atrás. Gostaria de saber quanto mais ou menos elas devem estar medindo hoje de comprimento e como devem estar as folhas e os troncos, para que eu possa reconhecê-las quando voltar ao parque! Muito Obrigada!

    __________

    resposta do blog:

    Júnia:

    1. As mudas devem estar com 1 metro de altura ou pouco mais.
    2. As folhas dos ipês (todos eles) nascem sempre em grupos e 3, 5 ou 7. Essas partes que compõem o grupo são chamadas de folíolos. Os ipês amarelo e rosa (ou roxo) têm folhas com 5 folíolos, abertos como uma palma. Os do ipês roxo são folíolos lisos, até brilhantes quando novos. Os do ipê amarelo são “peludinhos”, macios ao tato. Num caso como no outro, podem aparecer algum conjunto com apenas 3 folíolos, mas seria exceção.

  72. Rachel Says:

    Um ipê rosa no vaso pode com sombra, meia sombra ou sol pleno? E quanto as regas? Também encontrei formigas e uns bichinhos estranhos (não são minhocas) na terra, o que devo usar?

    __________

    resposta do blog:

    Rachel:

    Para uma planta jovem (1 ou 2 anos de idade), a meia sombra seria ideal. Depois, pelo menos 1 ou mais horas de sol pleno, ou pelo menos essas horas de boa luminosidade. Para plantas de vaso, menos de 1 ano de idade, regue 1 vez por dia na primavera-verão (digamos 1 litro de água para cada 10 cm de diâmetro do vaso), ou regue 1 vez a cada três dias, mesmas quantidades. Dias chuvosos devem ser “pulados” nessa contagem.

    Formigas não vão ajudar a sua planta. Vão cortar folhas (formigas vermelhas ou marrons, maiores) ou levar fungos (formigas pequenas, pretas ou marrons). Cerque o vaso com um pneu cortado ou cerâmica imitando, e use água com um pouco de cloro (para evitar criação de pernilongos). Outra solução seria pulverizar sobre as formigas periodicamente (sem atingir a planta), com inseticida comum. Outros insetos, faça catação manual, que o problema fica resolvido.

  73. joyce Says:

    plantei um ype rosa,esta mais ou menos com 1,50m, só tem um problema esta plantado a dois metros de um poço bem fundo o que eu faço ? Terei problemas se deixa-lo crescer ali?

    __________
    resposta do blog:

    Joyce:

    Se o poço estiver revestido com manilhas de concreto, cremos que não haverá problemas se você fizer um calçamento entre o poço e a árvore. Assim, a água que cair nesse espaço e for direcionada para a planta irá infiltrar no solo e aproximar-se das manilhas num ponto bem abaixo da superfície, ponto esse que só será atingido por raízes mais finas.

  74. Caio Says:

    Tenho uma Ipê- rosa e ja esta com quase 4 anos, apareceu algumas rachaduras na parte inferior, próximo a raiz, gostaria de saber se é normal? ou existe a possibilidade de ser cupim?
    __________

    resposta do blog:

    Caio:

    Mande fotos do tronco para o email indicado no quadro (em azul) CONTATO, na página principal do blog. Aí talvez seja possível fazer algum diagnóstico…

  75. Marilene Says:

    Olá muito bom esse blog, parabéns! moro em Cotia/SP e tenho 6 ipês rosa na minha calçada, com área de 80 cm de terra para os ipês e o resto com calçamento ou outras plantas. De um lado há a rua calçada, do outro lado meu muro. Além de levantar a calçada, as árvores pendem para o lado do muro por causa da maior insolação, e também tivemos que podá-las severamente pois os galhos caem sobre a fiação da rua. Pela 1a. vez após 22 anos eles floresceram, mas seus galhos estão irregulares e tortos, pendendo para o muro e a casa. Como fazer para mantê-las numa forma bonita e não quebrarem o muro? posso podar toda a copa após a floração? Árvores vizinhas fazem sombra nelas à tarde.
    Tenho outro ipê roxo que após 20 anos não floresce, e está a pleno sol. Próximo de fossa (2 m) e de uma edícula (1 m). O resto da superfície sem calçamento, só grama. Poderiam orientar por favor como controlar seu crescimento? Tenho podado os galhos laterais mas crescem muito rápido. A copa está com uns 8m de diâmetro. E saberiam a razão para não florescer?
    Obrigada!!

    __________

    resposta do blog:

    Marilene:

    1. As raízes estão levantando a calçada porque não conseguem se expandir normalmente no solo. E não se expandem porque o suprimento de água da chuva, para o solo, é mal distribuído. A água que não vai para a sarjeta fica armazenada apenas junto ao tronco e próximo à superfície.

    Temos como parâmetro de boa irrigação que toda a água da chuva que cair sobre a copa de uma árvore deve infiltrar no solo onde essa árvore se fixa. Assim a umidade ideal para as raízes se espalhará por uma área, no solo, suficientemente grande para uma boa exploração pelas raízes. Isto pode ser obtido deixando, em torno do tronco, uma larga área não calçada (a área sombreada ao meio-dia pela copa da árvore). Como, na cidade, isto geralmente não é possível, uma solução seria levantar, junto ao meio-fio e nas laterais perpendiculares ao meio-fio, pequena mureta (fiada de 1 tijolo) delimitando em U a área não-calçada, para contenção da água da chuva que iria para a sarjeta e dessa forma pode se infiltrar no solo. Mas essa solução seria para árvores novas, que já cresceriam com bom condicionamento.

    2. O viço das árvores adultas só pode ser contido pelo condicionamento das raízes. É o que fazem os japoneses que cultivam bonsais. Você poderia fazer um calçamento em torno (até o limite do tronco) dessa árvore do quintal, deixando que a água da chuva penetre no solo apenas por orifícios (cada um com 30 cm de diâmetro) abertos cada um a 1 metro de distância do tronco (menos próximo à edícula), formando mais ou menos um círculo em torno da árvore.

    3. Para florescerem, os ipês necessitam, antes, perder as folhas (todas ou uma parte), na estação de estio. Então, nada de irrigar artificialmente árvores de ipês na época do estio.

  76. João Augusto Leite Maia Says:

    olá,adorei o blog,aqui em Pirapora-MG tem muitos ipes,principalmente amarelo e roxo,eu tenho uma muda de quase 1 m.perto de casa tem um com 6 metros mas a calçada foi tuda destruida,o que faço para evitar que a minha calçada tenha o mesmo fim?

    __________

    resposta do blog:

    João Augusto:

    Quando o solo onde a planta tem as raízes não recebe irrigação (água da chuva) suficiente, ou a recebe apenas numa pequena área em torno do tronco, as raízes novas vão se concentrando próximo ao tronco. Com isto, as raízes mestras vão engrossando anormalmente junto ao tronco e próximo à superfície, causando rachaduras nas calçadas e muros próximos.

    O solo onde está a árvore deve receber, em infiltração, toda a água que cair sobre a sua copa. Para árvores novas, calcule uma copa de no mínimo 2 metros de diâmetro. O ideal seria que essa área sob a copa fosse livre de calçadas, apenas gramada ou ocupada por plantas menores. Como normalmente, nas cidades, isto não é possível, deixe uma boa área (a maior possível) junto ao tronco. Pode ser área quadrada ou retangular. E faça com que a água da chuva que cair na parte-calçada-que-está-sob-a-copa se direcione para essa área livre, formando ali, nas chuvas, um laguinho provisório. Logo a água desse laguinho vai infiltrar, distribuindo-se uniformemente pelo solo.

    Com irrigação adequada, as raizes das árvores se aprofundam harmoniosamente solo adentro, não engrossando anormalmente e assim não ocorrendo a rachadura de calçadas e muros.

  77. Rosangela Maduro Says:

    Boa tarde! Gostei muito de conhecer vocês. Gostaria da sua orientação, onde poss comprar a muda de ipê rosa. No site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, li sobre venda de mudas, porém, ainda nao consegui resposta. Conto com sua colaboração.
    Parabéns! Obrigada. Rosangela.

    __________
    resposta do blog:

    Rosangela:

    Mudas de ipê rosa são muito comuns. Você encontra em qualquer viveiro de mudas ou loja que vende mudas e flores.

  78. rafael Says:

    Comprei um ipê rosa, e ele esta com pouca folhagem e alem disso tem algumas folhas que estão murchas, estou preocupado, que tipo de providencia eu poderia tomar? eu gostaria de cultiva-lo no vaso, existe alguma contra- indicação para isso ?

    __________
    resposta do blog:

    Rafael:

    Pode cultivar em vaso. Mas aprenda técnicas de bonsai para aplicar, de modo que a planta permaneça saudável sem crescer muito.
    Basicamente, os cuidados são apenas manter a terra ligeiramente úmida (excesso de umidade prejudica) e permitir que a planta receba boa luminosidade. No mais, é confiar na planta.

  79. Lucas Says:

    olá, gostei muito do blog e tenho uma dúvida.
    Plantei uma muda de ipê branco no meu quintal, ela tem mais ou menos 1,5m. Estou preocupado com suas folhas que estão com muitas pintas pretas e algumas com a extremidade queimada. Percebo também que os brotos aonde sairiam novos galhos também estão secos. Oque devo fazer? Será que ele está morrendo. Se for algum tipo de fungo, qual o medicamento usado? Desde já muito obrigado.
    __________

    resposta do blog:

    Lucas:

    1. Em certa época do ano, dependendo do lugar do Brasil onde se localiza, as folhas dos ipês, inclusive do branco, “ganham” manchas pretas, e as folha secam e caem. Processo normal. Se a sua região não estiver na época do estio, valem as dicas abaixo.
    2. Geralmente manchas estão associadas a fungos. Verifique se há muitas pequenas formigas (cerca de 1 ou 2 milímetros de comprimento) estão subindo e descendo pelo tronco da árvore. Se isto ocorre, desaloje-as com jatos d’água ou aplicando um pouco de inseticida comum no tronco. Depois coloque, em torno do tronco, pedaço de bombril desfiado, para impedir que elas voltem a subir.
    3. Para diagnosticar algo, seria necessário ver a planta in loco. Ou pelo menos ver fotos dela.

  80. Lucas Says:

    Muito obrigado pela resposta. Lembro-me logo que plantei a muda
    apareceram muitas formigas que subiam nela e ficavam embaixo das folhas mas resolvi o problema com inseticidas e hoje já não tem mais. Se o ipê foi contaminado com fungo, existe algum fungicida que posso usar ou ele se cura sozinho?
    Mais uma vez obrigado.
    __________
    resposta do blog:

    Lucas:

    Não é preciso usar fungicida. As folhas mais afetadas devem ser retiradas. Se a presença das formigas, as colônias de fungos não devem prosperar.

  81. Hélio S. Arruda Says:

    Amigo bom dia, plantei algumas mudas de ipê de varias cores, mas algumas foram cortadas por formigas e as outras demoram muito para crescer mesmo sem ter sido atacadas e ja faz uns 5 meses e cresceram pouco mesmo eu molhando duas vezes por semana? como faço para controlar as formigas e você poderia me indicar o nome do produto e forma de aplicação e tempos de intervalos para o controle das formigas? Gostaria também de fazer com que as mudas se desenvolvessem mais rápidamente pois demoram muito para crescer, tem como fazer alguma tipo de adulbação mensal na terra ou com que tempo de intervalo para melhor desenvolvimento das mudas? as minhas eu molho toda a semana, duas vezes no minimo? tenho que molhar mais vezes?, existe alguma formula de adubação também para as folhas foliar? muito obrigado pela atenção me desculpe por tantas perguntas…. Fica com Deus email: adm.ufms@hotmail.com
    __________

    resposta do blog:

    Hélio:

    1. Para as formigas cortadeiras, use inseticida granulado (iscas), disponível em casas de produtos agropecuários e de sementes. Você pode também borrifar, nas “costas” das formigas que estão em correição (à noite), inseticida comum. Pequenos borrifos, sem exagerar. Elas demoram meia hora ou mais para reagir ao veneno e ficar imobilizadas.
    2. Se as suas plantas estão em terreno muito arenoso, o crescimento é bem mais lento. Você pode adquirir um adubo NPK 10-10-10, em embalagem mínima (500 gramas). Cave em volta de cada árvore, a 1 metro ou pouco mais do tronco, uma pequena trincheira (uns 20 cm de profundidade e largura mínima), formando um círculo completo. Vá juntando, num lugar à parte, toda a terra extraída da trincheira, e vá misturando uniformemente o adubo (umas 250 gramas para cada trincheira). Inunde a trincheira. Infiltrada a água, preencha a trincheira com a terra adubada e irrigue com regador, sem enxarcar. Cuidado para não exagerar na quantidade, porque o adubo em concentração pode “queimar” as raízes, prejudicando a planta.
    3. No período de chuvas mais esparsas, que se inicia agora em abril, continue irrigando as duas vezes por semana. Mas irrigue bem (por exemplo, uns 20 ou 30 litros de água sobre a trincheira, avançando um pouco na direção do tronco). Depois da primeira grande chuva da Primavera, em setembro, suspenda as irrigações, deixando por conta da Natureza.
    4. Adubação foliar é mais complicada, e como não tenho usado dessa técnica, aconselho a não usar. Um pequeno erro e você “queima” as folhas.
    5. Se as mudas estão pequenas (menos de 1 metro de altura) um sombreamento pode ajudar. Há, nas lojas citadas, uma tela de sombrite, que pode ajudar.
    6. No mais, é esperar até que as plantas se adaptem bem ao solo e comecem a crescer. Entretano, crescimento mais vigoroso não deve acontecer nos próximos meses, mas apenas na Primavera e Verão.

  82. amanda Says:

    nao tendi

  83. Igor Diaz Says:

    Oi , tenho um ipe rosa e um amarelo , o rosa tem 1 ano e meio e ja ta com quase 3 metros de altura.. gostaria de saber quanto tempo ele ainda demorara a florir…!
    Obrigado……
    __________

    resposta do blog:

    Igor:

    Geralmente os ipês não florescem antes dos 5 anos de idade, sendo os amarelos comuns mais precoces (3 anos). No caso dos seus ipês, só esperando para ver. Se algum florescer antes dos 3 anos (ou antes dos 5, para os rosas), gostaríamos que você nos informasse…

  84. Marcelo Says:

    Olá, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelas informações que disponibiliza no site, são de grande valia!
    Andei pesquisando o método de reprodução de mudas através de alporquia, e tenho dúvidas, é possível faze-la nos Ipês?
    Caso seja possível, por ser um clone de uma árvore já formada que dá flores, a sua maturação (da muda) tem tempo mais reduzido, ou seja, passa a florificar em pouco tempo, depois de transplantada do vaso para o solo? Desde já agradeço e aguardo sua resposta.
    __________

    resposta do blog:

    Marcelo:

    Ainda não cheguei (e bem que gostaria) nesse estágio da manipulação de plantas. A alporquia, nesse caso, deve ser possível. Mas você pode consultar o Meu Cantinho Verde , que tem muitas dicas de cultivo de plantas.

  85. Thiago Says:

    É possível plantar uma muda de ipê rosa em vasos grandes com 1 metro de altura? Desta maneira, o ipê irá demorar a florir?

    __________
    resposta do blog:

    Thiago:

    A floração vai depender mais da idade da árvore. Num vaso, o ipê vai crescer bem menos, pois a limitação do solo (e da quantidade de nutrientes disponível) é severa. Depois de alguns anos, é aconselhável acrescentar ao solo do vaso pequenas quantidades de adubo, tal como fazem os cultivadores de bonsai.

  86. Jaqueline Fehr Says:

    Olá, Gostaria de dizer que estou fazendo um trabalho sobre o Ipê rosa e as informações contidas nesse blog me ajudaram bastante, parabéns pelo trabalho de criar o site e colocar informações precisas e de muita importância. Tudo que achei aqui me ajudou para tirar muitas duvidas e concluir a minha pesquisa.
    __________
    Valdir diz:

    Isto nos deixa felizes, Jaqueline!

  87. Priscilla Says:

    Olá, plantamos um Ipê amarelo com 2,5m de altura no quintal de casa e estou preocupada com a distancia da arvore entre muro (1m) e casa (3m). Tambem compramos mais 2 arvores de Ipê rosa para serem plantados no mesmo jardim. Qual a distancia correta entre as arvores? E temos uma piscina neste jardim, esta a uns 4m de distancia da area a srem plantadas as arvores, existe problema? Como se comportam as raizes dos Ipês, são profundas ou mais suprficiais? Obrigada.
    __________
    resposta do blog:

    Priscilla:

    A 3 metros da parede da casa, creio que não haverá futuro problema com as raízes da árvore, desde que:

    1) haja calçada junto à parede, de 1 metro ou mais de largura, direcionando a água da chuva que cai ali e no telhado para a rua;
    2) no espaço entre essa calçada e o muro, implantar gramado ou outra vegetação baixa (não calçar, para permitir que toda a água da chuva que cair nessa área infiltre no solo, umidificando-o adequadamente. Essa área não calçada deverá ter, portando a largura citada (entre a calçada da casa e o muro) e comprimento de no mínimo 6 metros (melhor se forem 3 metros para cada lado do tronco);
    3) a piscina deve estar protegida, do lado da árvore, com a calçada ou piso.

    Quanto ao plantio das outras árvores, enquanto elas forem novas, pode parecer uma boa idéia, mas depois as copas vão entrançar entre si e concorrer pelos espaços entre elas. O mesmo vai ocorrer com as raízes. Ideal é que, entre o tronco de uma árvore e o tronco de outra haja o espaço de 6 metros, pelo menos.

  88. Orlando Colono Says:

    tenho um Ipê branco plantado na calçada da minha casa, ja tem uns 12 anos mais nunca deu flor, o que posso fazer para que ele de flores, realizo poda anualmente, ja coloquei adubo granulado que me indicaram mais nada, tem alguma ajuda para meu Ipê
    __________
    resposta do blog:

    Orlando:

    Seu ipê já devia ter florido. Suspenda as podas. Provavelmente essas podas é que estão interrompendo o processo natural, que é: período de chuvas, período de estio (seca), caída natural das folhas, florescimento, frutificação, novas folhas e galhos.

    Se você costuma irrigar artificialmente a árvore, pare com a irrigação na época de poucas chuvas. O período seco é que propiciará a chegada da floração.

    E, a não ser que a terra daí seja extremamente arenosa e ácida, suspenda qualquer adubação. A árvore, desde que haja solo suficiente, saberá como e onde encontrar os nutrientes de que precisa

  89. Anna Carolina Coelho Says:

    Meu ipê orgulho deu sua primeira florzinha cor de rosa! Ele tem aprox. 3 anos e estou tão feliiiiizzzz! Peguei muitas das dicas daqui, obrigada ao mantenedor da página!
    __________
    O blog diz:

    Que bom, Anna Carolina! Parabéns!

  90. Victória Andrade Says:

    Gostaria de saber o que causa rachaduras no tronco do Ipê roxo. E o que posso fazer para evitar que isso ocorra.
    __________
    resposta do blog:

    Victória:

    Se for possível, mande fotos da árvore inteira e do tronco. Nosso e-mail é o indicado no quadro em azul chamado CONTATO, na coluna direita (menor) da página principal do blog.

  91. Fabíola Says:

    Bom dia!
    Os Ipês brancos começaram a florir aqui em Brasília. É o meu encanto! não paro de apreciar. Gostaria muito de ter uma árvore dessas em minha casa. Como faço uma muda de ipê branco? onde encontro a semente? é possível eu plantar um galho e pegar?
    Obrigada pela ajuda.
    __________
    resposta do blog:

    Fabíola:

    Daqui a alguns dias as vagens com sementes substituirão as flores nos pés de ipê branco. Espere mais duas ou três semanas e essas vagens estarão maduras, rachando para liberar as pequenas sementes voadoras. É só pegar algumas dessas sementes e plantar. Pegue uma embalagem de leite longa vida, corte a tampa e corte, na parte de baixo, os quatro cantos, formando pequenos buracos para eventual escoamento do excesso de água. Encha essa embalagem com terra comum, de quintal ou jardim, e compacte um pouco com os dedos. Despeje 1 copo de água. Coloque 2 sementes de ipê e cubra com uma camada de meio centímetro de terra ou areia. Mais uns 15 dias, ou menos, e as sementes germinarão, iniciando uma ou duas plantinhas.

    Os viveiros ou mesmo lojas de flores e plantas provavelmente terão mudas já mais crescidas, prontas para serem transplantadas para o lugar definitivo (e a época para isto, no início da Primavera, é ótima). Essas lojas ou viveiros lhe darão as instruções para o plantio no lugar definitivo.

  92. Lilian V. Neves Says:

    MEU IPÊ ROXO NÃO DÁ FLOR. PORQUE SERÁ?
    __________
    resposta do blog:

    Lílian:

    A primeira floração depende da idade da planta. Geralmente os ipês roxo demoram até 10 anos para florescerem pela primeira vez. E uma vez chegada na fase de florescimento, dependem de uma estação seca, na qual as folhas da árvore secarão naturalmente e cairão. As flores nascem nos pontos em que as folhas cairam naturalmente.

  93. Celina rosa Says:

    Eu e minha sogra gostariamos de plantar pes de ipe na fazenda , para comemorar o nascimento de meus filhos, gostariamos de sabem, em media quantos anos demoram a florir. Sao ipes amarelo ,branco e rosa. Fizemos muda e ainda estao pequemas tem no maximo 20cm.
    __________
    resposta do blog:

    Celina:

    Ipês amarelos, da espécie mais comum nas cidades, costumam florescer com menos idade, 5 anos. Os outros ipês parece que demoram mais, até 10 anos.

    Uma maneira de apressar seria plantar mudas já com alguns anos, disponíveis em qualquer viveiro.

  94. Christian Bloch Says:

    Boa tarde,

    Gostaria de pedir umas dicas de como melhorar nossas árvores do condomínio.
    Temos 50 mudas de ipê rosa com 15 anos de idade. Estão num condomínio em Ribeirão Preto – SP.

    Tirei fotos de alguns problemas:

    1. Foram plantadas na calçada com pouca irrigação,
    2. Foram podadas drasticamente há 3 anos, e ficaram com forma muito feia
    3. Aparecem alguns parasitas,
    4. Aparecem muitas brotações verticais que são muito feias,
    5. Algumas estão completamente secas, outras têm poucas folhas,
    6. Muitas nunca floriram.

    Assim, gostaria de perguntar:

    1. O que vc. acha das nossas árvores? Deveríamos mantê-las, trocar algumas mudas, trocar todas as mudas?
    2. Devemos podá-las? Como seria a poda correta? E os galhos verticais feios, devemos mantê-los?
    3. Porque não florecem? Estão doentes?

    Segue abaixo um link pra vcs. darem uma olhada.

    Atenciosamente,

    Christian

    __________
    resposta do blog:

    Christian:

    Não consegui acessar as fotos. Mande-as, direto do seu computador, como anexo de e-mail, para o endereço constante do campo em azul CONTATO, na coluna direita da página do blog. Por questão de spam, não repito aqui o endereço, mas é o nome do blog + o símbolo arroba + gmail.com

  95. 19 992357300 Says:

    Boa tarde,,, tenho um ipe branco, de aproximadamente uns 9 anos, plantado em campo aberto, mais precisamente em um cemitério. Ano passado ele floresceu muito…. porem, este ano ele não floresceu. Cairam as folhas, estao surgindo novos brotos de folha e algumas pontas parecem estarem secas. Este ano, choveu muito e tambem fez muito frio. O que pode ter ocorrido????
    __________
    resposta do blog:

    A floração dos ipês brancos aparecem geralmente nas pontas dos ramos. Se os brotos das folhas estão saindo de outros pontos dos ramos, talvez as pontas tenham sido “queimadas” pelo frio. Mas isto é apenas uma hipótese.

  96. Douglas Says:

    Bom dia, Meu nome é Douglas, Tenho em frente de casa 2 ipes roxo. As folhas brotam e ainda pequenas vão secando se fechando e secam. outras já formadas escurecem, fica preta e cai. Já tentei ajuda como remédio contra pugão, mas não achei nenhum pugão nelas, Adubo, Pintei o tronco com cal para evitar formigas mas não adiantou. Brotos novos não se desenvolvem. Gostaria de enviar fotos para visualizar e assim compartilhar sua experiência no assunto.
    Antecipadamente agradeço.
    __________
    o blog diz:

    Douglas:

    Mande as fotos para o endereço do quadro (em azul) da coluna direita do blog. O e-mail é o título do blog + o símbolo de arroba + gmail.com

  97. Douglas Says:

    Ola, Fotos enviadas, Agradeço a disponibilidade de dar uma olhada. Corrigindo se trata de IPE Amarelo.

  98. Cicero Cruz Says:

    Oi meu nome é Cicero Cruz, moro em Gov. Valadares, MG. Tenho um pé de ipê amarelo ha cerca de 18 anos, mas notei que últimamente quando ele está lotado de vagens, e elas prontas para florecer, elas simplesmente secam e pouquíssimas vagens conseguem florir. O que pode estar acontecendo? Isso me deixa frustado, pois devo ser a ùnica pessoa que tem um pé de ipê e nunca tenho o prazer de vê-lo todo florido. Por favor, me ajudem! Se eu enviar uma foto de como as vagens ficam secas, ajudaria na resposta? Isso è normal acontecer? Alguem por favor me ajude. Um grande abraco!
    __________
    resposta do blog:

    Cícero:

    Mande as fotos para o e-mail do blog, indicado no quadro CONTATO (em azul), na coluna da direita do blog

  99. Cicero Cruz Says:

    Caro Administrador do Blog, já enviei as fotos do Ipê Amarelo para o e-mail indicado, referente ao post acima, de 18/10/2013, e aguardo sua resposta. Desde já, antecipo meus agradecimentos. Um grande abraço.
    __________
    o blog diz:

    Ok, Cícero! E-mail recebido e resposta já enviada.

  100. rafinha Says:

    muitos resposta para mim esse povo são tudo otario para ficar escrevendo sobre planta e perdendo tempo.

  101. Cicero Cruz Says:

    Rafinha, sobre seu post acima, sem comentários. So nao entendi o que voce esta fazendo aqui nesse site. Vai ver novela ou Big Brother, meu filho. Nem vou mandar voce ler um livro nao, pois sei que vai ser perca de tempo. Um grande abraco!

  102. Karina Says:

    Olá, plantei no jardim na frente de minha casa um ipê branco de aproximadamente 4 metros. Ele veio em um balde de plástico gigante e na hora do plantio quebrou uma parte do torrão. Agora, após uma semana, o ipê está murchando suas folhas e caindo em grande quantidade. Ele está morrendo?
    __________
    resposta do blog:

    Só esperando para ver, Karina!

    Se apenas uma parte do torrão se soltou, isto não é grave. Verifique se o solo junto ao tronco recebeu uma boa irrigação após o replantio. Seria conveniente deixar o solo bem úmido (sem encharcar) durante o período inicial, para facilitar a aclimatação da planta.

  103. Lindsey Pereira Says:

    Pelo amor de Deus! Estou muito preocupada com mei ipe amarelo! Há uma semana percebi que todas as folhas secaram ( nao tem nenhuma verde ) e agora ele so tem galhos secos e poucas folhas mais altas totalmente secas! No tronco foi observado muitas formiga de 1 a 2 cm subindo no tronco ( sao grandes )! Por favor o que devo fazer? Vcs fazem visita ou indicam alguem para ver o ipe? Estou desesperada! Nao posso perder meu ipe….

    ____________________
    resposta do blog:

    Lindsey:

    So e possivel diagnosticar examinando a arvore in loco. Va ate a prefeitura de sua cidade, no setor que cuida de parques e jardins, e eles certamente mandarao um funcionario verificar e fazer o diagnostico, gratuitamente.

  104. Valesca Says:

    Olá ! tenho um pé de Ipê rosa a mais de 10 anos e até hoje só deu 2 flores durante todos este tempo. Gostaria de saber se tem uma explicação para este fato e o que posso fazer. Obrigada! ( Espero que me ajudem!!)
    ____________________
    resposta do blog:

    Valesca:

    Ipês rosas costumam mesmo demorar a primeira floração. E esta às vezes vem bem pobre. Mas deve melhorar muito na próxima.

    Não esqueça que as flores (e depois as vagens) só abrem nos galhos que tiveram as folhas ressecadas e caídas. Se as folhas não caem na estação do estio (geralmente de junho a setembro, na região sudeste e centro-oeste), permanecendo verdes, as flores não vão aparecer. Não irrigue a árvore na estação de estio, permitindo que ela siga o ciclo natural, com o escurecimento, secagem e queda das folhas.

  105. Elisama Says:

    Olá Boa noite!
    Gosto muito dessa planta Ipê roxo ganhei uma muda e gostaria de planta-lo no meu quintal em frente ao muro!
    Será que posso ter problemas com raízes prejudicando o muro e minha casa?
    Aguardo respostas!
    Obrigada!

    ____________________
    resposta do blog:

    Elisama:

    As raízes só causam problemas às paredes e aos muros se não puderem penetrar profundamente no solo. Para penetrarem bem no solo, como acontece com as raízes das árvores nas florestas, é necessário que o solo em volta da planta receba a quantidade adequada de umidade. Isto é, em volta da planta deve infiltrar muita água da chuva.

    Para que isto aconteça, é necessário que o solo esteja plano. Ou então, se o terreno for inclinado, que haja um parapeito de terra, na parte mais baixa, em meia lua, para segurar próximo ao tronco da árvore toda a água da chuva que cair sobre ela. E é preciso que a área em torno do tronco (pelo menos uns 4 ou 5 metros quadrados) da árvore esteja sem calçamento, com terra nua ou gramada ou com plantas menores.

    Com essas medidas, as raízes da árvore não se concentrarão, com o tempo, junto ao tronco, e assim não engrossarão anormalmente e não prejudicarão muros e alicerces.

    Há ainda o problema da proximidade com a casa. Muito próxima da casa, os galhos da árvore começarão a soltar folhas no telhado, podendo causar entupimento de calhas. O ideal, para não haver problemas, é que a árvore esteja a pelo menos 5 metros da parede da casa.

  106. Evaldo Costa Says:

    onde posso encontrar mudas ou sementes de ipê rosa e/ou roxo e/ou amarelo anão? Até que altura eles crescem e quando florescem?
    __________
    resposta do blog:

    Evaldo:

    Os ipês são plantas bastante comuns, e você acha mudas em qualquer viveiro de plantas ou loja de flores e plantas. O ipê amarelo anão seria o “ipê de jardim” e chega a 2 metros ou 2,5 metros de altura.

    Os outros ipês podem alcançar até 10 metros de altura. Ipês florescem após um período de estio (20 ou 30 dias), geralmente no início da primavera.

  107. Tadeu Souza Says:

    Por que caem tantas folhas do meu ipê rosa de 35 anos em pleno verão?
    Por que ele não tem florescido na primavera?
    __________
    resposta do blog:

    Tadeu:

    Isto teria de ser verificado no local. Procure o setor de parques e jardins da prefeitura de sua cidade, e esse setor poderá fazer um diagnóstico adequado.

  108. Anderson Says:

    Boa noite ! Ganhei duas mudas de ipe uma é amarela e a outra é rosa, só que ai esta o problema não sei qual é qual ! Gostaria de obter alguma informação para descobrir
    __________
    resposta do blog:

    Anderson:

    O ipê amarelo tem folhas novas aveludadas, macias ao toque. As folhas novas do ipê rosa são lisas, brilhantes.

  109. Alexandre Says:

    Parabéns pelo blog! Me disseram que os ipês rosa e amarelo florescem em épocas diferentes… Essa informação procede? Qual(is) seria(m) a(s) época(s)? Obrigado!
    __________
    resposta do blog:

    Alexandre:

    Cremos que isto varia de região para região. Aqui no centro-oeste (Campo Grande – MS), num ano vimos a sequência (bem próxima) amarelo – rosa – branco. Mas já vimos também florações concomitantes de amarelo e rosa.

    Os ipês florescem quando ocorre um período de estio (uns 20 ou 30 dias sem chuva), logo depois da primeira chuva média ou forte. Mais frequentemente (e com floração mais intensa e completa) no início da Primavera. Isto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

  110. Maycon Jhony Says:

    plantei um ipe branco mais quebrou no tronco sera que ele brota de novo ?

    __________
    resposta do blog:

    Achamos que isto depende do diâmetro do tronco, Maycon. Se for planta muito pequena, com a grossoura de poucos milímetros, é provável que morra. Mas se for de grossura maior, há uma boa chance da planta rebrotar.

  111. wagner roberto Says:

    Ola gostaria de receber doações de sementes.Vcs podem me ajudar ou me indicar alguem q possa me fazer doações..Obg.Wagner
    __________
    resposta do blog:

    Wagner:

    Os ipês dão sementes em abundância. Mas a época mais provável de colheita é de outubro a dezembro.

    Você pode conseguir facilmente mudas da árvore. Algumas prefeituras, que mantêm viveiros, doam essas mudas. Nos viveiros comerciais, uma muda pequena custa bem pouco.

  112. wagner roberto Says:

    Obg querido pela atenção..!

  113. pedro josé de medeiros Says:

    As folhas da minha muda (de 1m) de ipê-roxo estão cada vez mais cheias de manchas pretas; até as folhas que estão nascendo já estão vindo esburacadas e com pontinhos pretos. O que devo fazer? Já constatei, cuidadosamente, que não há formigas, o ipê está num vaso em ambiente sem insetos e pega sol a tarde inteira.
    Pretendo plantá-lo em breve.

    Obrigado!
    __________
    resposta do blog:

    Pedro José:

    Nesse caso, não sabemos diagnosticar. Mas o sol da tarde não é bom para mudas, pelo menos no verão. Em condições naturais, na mata, mudas de ipê de 1 metro recebem apenas claridade indireta, quando muito raios intermitentes de sol. Mas agora, no outono, isto não seria importante. Cuide para que a terra do vaso mantenha uma umidade, sem encharcamentos (leve umidade).

  114. Maira Says:

    Olá! Estou precisando de ajuda!

    Algumas folhas do meu ipe nascem meio estranhas (no começo eram apenas algumas, mas agora acho q 1/4 do ipe está assim), gostaria de saber se é algum tipo de doença

    seguem algumas fotos:

    __________
    resposta do blog:

    Maira:

    Vi as fotos. Devem ser fungos. Esses fungos são levados até as folhas novas da árvore por pequenas formigas (3 mm de comprimento ou menos). Compre num Mercadão ou Feira pacotinho com 50 gramas de fumo desfiado. Despeje o conteúdo em 1 ou 2 litros de água e deixe em repouso por 12 horas. Após esse prazo, coe o líquido, que deverá ser espargido sobre as folhas e no tronco da árvore.

    Por outro lado, procure impedir a circulação dessas formiguinhas pela árvore. Você pode descobrir as aberturas no solo onde elas têm o formigueiro, e tapar com areia peneirada e seca. As formiguinhas vão abrir novas saídas, e você tapa as novas saídas. É uma luta que pode durar 1 mês, mas você vai vencer e impedir que o problema volte.

    Outro método é instalar um “fosso” em torno da árvore, com água, para impedir a passagem das formigas. Pode ser um pneu velho, cortado, ou pode ser construído um pequeno fosso de cimento impermeável (com vedacit).

  115. Maira Says:

    Sim, algumas formiguinhas andam por la, mas eu achei q elas só usavam algumas folhas e iam embora… q pena, vou tentar me livrar delas entao…
    definitivamente o fosso nao vai dar certo, tem duas cachorras em casa que vão destruir BEM rápido.

    Muito obrigada pelas dicas!!

  116. Vinícius Says:

    Olá, saudações!
    Um desocupado quebrou um galho do meu pé de ipê rosa, que estava muito lindo. É possível fazer uma muda com esse galho quebrado? E como faço?
    Obrigado…
    ____________________
    resposta do blog:

    Vinícius:

    Não sabemos se dá certo, mas não custa tentar, não é? Deixe a terra bem úmida e, ao enterrar o galho, ou uma ponta dele, pressione bem para que haja um bom contato entre a casca e o solo. E cuide para que animais (gato, cachorro) não brinque com a “futura muda”, deslocando-a.

    Daqui a algumas semanas, conte para nós o que aconteceu…

  117. Vinícius Says:

    ok… muito obrigado, espero ter sorte… Um abraço.

  118. Mariana Says:

    Eu to muito animada para plantar um ipê rosa! Eu estou vendo algumas pesquisas e queria saber quanto tempo leva para o ipê ficar rosa.

    Desde já grata…❤️
    __________
    resposta do blog:

    Mariana:

    Não temos a informação precisa, mas achamos que o Ipê Rosa demora pelo menos 5 anos para florescer a primeira vez…

  119. Roque Marco Says:

    Olá, plantamos uma muda de Ipê Branco em nosso condomínio já fazem uns 06 anos e ainda não teve flores. Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos para florir. Hoje está com mais ou menos uns 07 metros de altura. As folhas costumam ficar enrugadas depois de um certo tempo, é normal? Agradeço desde já.
    __________
    resposta do blog:

    Roque Marco:

    O seu ipê branco já está pronto para florescer. Quem sabe já na Primavera? Evitem irrigá-lo nos meses de estio (julho e agosto), para que todas as suas folhas caiam (processo natural).

    As folhas enrugadas são causadas por fungos, levados por pequenas formigas (de 3 mm de comprimento ou pouco mais). Ataque as formiguinhas (com inseticida aplicado apenas levemente no tronco da árvore, quando esses insetos estiverem circulando por ali). Melhor método, mas mais trabalhoso, é eliminar essas formiguinhas, tapando, em dia seco, a entrada de seus “ninhos” no solo com areia seca e peneirada. Elas abrirão saída alternativa. Cubra a nova saída, e continue cobrindo as novas saídas até vencê-las pelo cansaço…

    Sem as formiguinhas, retire as folhas secas ou que começam a secar, depositando-as longe da árvore ou queimando-as. Isto eliminará os fungos.

  120. Maira Says:

    Oi! escrevi um pouco acima (antes do Vinícius) sobre as folhas do meu ipe rosa…
    fiz conforme recomendado, comprei fumo, apliquei… mas ficaram duas dúvidas:
    1 – de qto em qto tempo eu reaplico?
    2 – logo acima foi recomendado para o Roque q retire as folhas, devo fazer isso tb?
    Segue foto do ipe

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10533982_694476550620602_649856252644997265_n.jpg?oh=e59afaf29177b6debc685b382d9ee6e5&oe=5443B666&__gda__=1414056027_d4871fdb922a8770ef0d24526ae93358

    Muito obrigada!!
    __________
    resposta do blog:

    Maira:

    Aplique 1 vez e aguarde (observe) o resultado. E se as folhas cairem, recolha-as e queime ou leve para lugar distante da árvore, para evitar eventual reinfestação.

  121. emanuelle moraes macabu Says:

    Gostaria d ter ipes amarelos e outro branco ou rosa .como faco pra comprar ou pra receber doacoes ???
    __________
    resposta do blog:

    Emanuelle:

    Mudas de ipês, de todas as cores, são bem comuns. Você acha em qualquer viveiro de mudas ou loja de plantas. Em muitas cidades a prefeitura fornece essas mudas gratuitamente. O mesmo acontece com órgãos ambientais (Ibama, Sema, etc.). É fácil também fazer você mesmo as mudas: basta esperar a floração (em muitos lugares já está ocorrendo), esperar uns 30 dias para as vagens se abrirem e esparramarem as sementes finíssimas e voadoras, pegar algumas e plantar num vaso ou saquinho com terra, mantendo a terra sempre úmida (sem excesso).

  122. Maria de Lourdes Ribeiro Nésio Says:

    Por favor, preciso receber informações para evitar que uma grande árvore de ipê acabe morrendo, pois o processo já começou. Obrigada.
    __________
    o blog diz:

    Maria de Lourdes:

    Mande fotos da árvore, e explique o que está acontecendo com ela. Mande para o endereço (e-mail) indicado no campo (em azul) CONTATO, na página inicial do blog.

  123. Junior Says:

    Bom dia, recebi uma doação de mudas de ypê e gostaria de saber como identificalas, sendo que me disseram que tem : amarelo / roxo / rosa / rosa bola / branco as mudas tem uns 50 cm cada
    __________
    resposta do blog:

    Junior:

    Você pode identificar, com alguma segurança, pelas características das folhas novas das mudas:

    As folhas dos ipês brancos têm apenas 3 folíolos (isto é, as folhas se agrupam, formando um leque de apenas 3 folíolos).
    As folhas dos ipês amarelos são geralmente “peludas”, aveludadas, macias ao toque. Têm geralmente 5 folíolos
    As folhas dos ipês rosa ou roxo são lisas, brilhantes. Têm geralmente 5 folíolos, às vezes 7.

  124. Maicon Alexandre Buss Says:

    Boa Tarde.

    Meu Ipê Roxo tem menos de 2 Anos com +- 4 metros e já está florindo.
    Plantado a 285 metros acima do nível do mar, temperatura agrádavel e a beira de um córrego de água natural… tenho um ao lado dele plantado na mesma época e ainda não tem flor ..porém este segunda tem as folhas gigantes será que é de outra cor?????
    __________
    resposta do blog:

    Maicon:

    Se puder, mande fotos das folhas desse ipê, para a gente tentar identificar. O nosso endereço está indicado no quadro (em azul) CONTATO, na folha inicial do blog.

  125. Fagundes Rodrigues Says:

    Olá bom Dia, O Blog é ótimo mais tenho dúvidas, meu tio trouxe pra mim vagens do Ipê Rosa e ele tinha colocado pra secar e uma das 3 vagens já estava quase toda aberta. Eu peguei e abrir o resto e peguei as sementes, que parecem estarem ótimas pra plantar, Estão com uma cor preta e meio cinza. Minha dúvida é será que nasce ? Porque vi muita gente dizer que só nasce se a semente cair do Pé. Mais eu fiz uma sementeira com uma basquete de Leite e coloquei materia organica e terra. Eu cobri a basquete com uma tela pra não penetrar tanto sol. Deixou sempre no sol ou não ? E tenho mais duas mudas em garrafas pets. POR FAVor me respondam
    __________
    resposta do blog:

    Fagundes:

    Quanto à germinação, só esperando para ver. Sementes de ipê podem demorar até 15 dias para germinar. Deixe a basquete numa área sombreada, porém com boa iluminação (indireta). Nada de sol direto até a plantinha chegar a 1 ano.

    Nas garraras pet, faça um furo no fundo, para escoar eventual excesso de água.

  126. Fagundes Rodrigues Says:

    Obrigado. Mais tudo isso, um ano pra poder plantar na terra onde ele vai ficar ?
    __________
    resposta do blog:

    Fagundes:

    A alternativa é plantar a muda no lugar definitivo, mas fazendo-lhe uma proteção (sombra nos horários de sol forte, cerquinha para impedir acesso de animais) e cuidando para que o solo em torno permaneça sempre com um mínimo de umidade.

  127. Fagundes Rodrigues Says:

    Com 4 dias que eu plantei, nasceu a primeira muda. Agora ela é diferente das mudas que eu vi na internet.
    __________
    o blog diz:

    Fagundes:

    Se puder, mande fotos para o endereço indicado em CONTATO.

  128. Fagundes Rodrigues Says:

    Eram Ervas-Daninhas- Elas nascem também, me enganei. Mais de qualquer forma tenho que esperar até os 15 dias. Rego todos os dias com cuidado e água moderada pela manhã e Tardizinha. Tomara que nasça

  129. Delmi de Fátima Ribeiro Perilo Says:

    Olá, o blog é excelente, tenho alguns Ipês no passeio, o branco tem uns dois metros e uns 3 anos e já floriu. O Ipê Rosa já tem 10 anos e ano passado saiu uns 4 cachos de flores foi só emoção. O Roxo tem uns 4 anos e ainda não floriu. O amarelo é o mais novinho só tem 3 anos e está todo florido.

    De seis a seis meses eles são adubados com esterco e farinha de osso, isso está certo? Procurando entender a vida dos Ipês, estou muito preocupada com os meus Ipês. e tem mais como o passeio é todo gramado tem irrigação, toda manhã os meus Ipês são molhados. Gostaria que me explicasse o que pode vi ocasionar com os Ipês. Estou muito grata. Se precisar posso mandar fotos.
    __________
    resposta do blog:

    Delmi:

    Quanto à irrigação, seria melhor você irrigar apenas uma vez a cada 7 ou 10 dias, mas abundantemente (para que a água infiltre bem no solo, umidificando as suas camadas mais fundas). Assim, as raízes vão se desenvolver solo adentro, ao invés de se concentrarem na superfície causando rachaduras nas calçadas e muros.

  130. Will Says:

    Boa noite, tenho uma muda de IPE branco de 1.60 h , que foi transplantada há dois meses, todas as folhas caíram ,pensei que tinha perdido a árvore, e agora nasceram novamente . Posso ter esperanças que ela flore ainda esse ano ou só vou ver realmente flores no ano que vem ?
    __________
    resposta do blog:

    Will:

    Difícil saber. A primeira floração depende de vários fatores, como clima, solo, idade da planta, cuidados, etc.

  131. Marciel Says:

    Olá, boa noite!!! Tenho uma dúvida quanto ao cultivo de ipês:
    No jardim da minha casa, que é bem espaçoso, plantei três pés de ipê: um branco, um roxo e um amarelo. Eles estão a uma distância de mais ou menos 4 metros um do outro. Gostaria que eles crescessem até uma altura de 5 a 6 metros e não ficassem muito maiores de que isto, e tivessem uma copa “espalhada”, com um formato próximo ao arredondado. Há alguma técnica para se conseguir isto através da poda? Podas de formação conseguiriam este objetivo? Já busquei muito na internet material explicativo sobre como realizar a poda de orientação, mas não é fácil encontrar. Conto com a ajuda de vcs.
    __________
    resposta do blog:

    Marciel:

    A copa dos ipês tente de ser espalhada e arredondada. A não ser nos lados em que uma copa se encontra com outra.Não é necessária, portanto, a poda de orientação.

    Quanto a limitar a altura, só com técnicas de bonsai. Isto é, só limitando o acesso da planta aos nutrientes do solo. Uma possibilidade teria sido a de, antes de plantar cada muda, enterrar no solo uma manilha de concreto, com 1 metro de diâmetro e 2 metros de fundura. As raízes da muda teria o acesso aos nutrientes do solo limitado ao espaço restrito dentro da manilha.

    Como as mudas já estão plantadas, talvez a solução seja limitar a umidade do solo em torno das árvores (as raízes só procuram, e só utilizam, a parte do solo que tenha um mínimo de umidade). Deixe, em torno de cada planta, livre de calçada, apenas um espaço com o diâmetro de 2 metros (ou quadrado de 2 m x 2 m). No restante da área, faça calçamento, cuidando para que a água da chuva que cair nesse calçamento seja desviado para a rua, ou seja, não possa ser direcionada para o solo em torno das árvores. A água da chuva vai irrigar, portanto, apenas a área não calçada, deixando o resto do solo fora do alcance das raízes.

  132. Luciana Says:

    Plantei um pé de ipê rosa com aproximadamente 1 metro e meio e as folhas e as hastes cairam, sobrando somente o tronco, quando raspo o mesmo ele está verde, é normal ficar somente o tronco?
    __________
    resposta do blog:

    Luciana:

    É normal para esta época do ano, nas regiões brasileiras onde há estio. A queda das folhas prenuncia a floração, frutificação e depois a brotação de novas folhas.

  133. daniel Says:

    tenho 5 pés de ipês roxos com cerca de 20 anos e até hoje não floresceram, estão em um pequeno bosque de terra fértil. o que pode estar acontecendo. são árvores finas e compridas sombreadas. de 5 até 7 metros de altura. obrigado.
    __________
    resposta do blog:

    Daniel:

    Fica difícil responder sem saber de que lugar do Brasil você é. Mas os ipês, para florirem, dependem de passar por um período de forte estio, isto é, sem chuvas e com ar seco. E sombreamento é prejudicial para a floração.

  134. Luciana Says:

    Ainda dentro da minha pergunta o meu ipê além de perder todas as folhas perdeu todos os galhinhos ficando somente um tronco.
    __________
    resposta do blog:

    Realmente, Luciana, isto é preocupante. É esperar para ver se a planta se recupera…

  135. Milena Freire Says:

    plantei um ipê rosa e queria saber qto tempo leva para ele florir.
    __________
    resposta do blog:

    Milena:

    Deṕende da idade da planta (desde a semeadura). Pelo nosso conhecimento, ipês rosas demoram mais que os amarelos para florir. Uns 5 anos, talvez pouco menos.

  136. Cesar Pereira Says:

    Parabéns pelo blog. Gostaria de encaminhar fotos do nosso ipê para saber se as rachaduras no tronco são normais. Procurei o e-mail para enviar na página e não localizei. Poderia me ajudar?
    __________
    resposta do blog:

    Cesar:

    Mande as fotos para (timblindim@gmail.com) — sem os parênteses, claro. Informe se você notou algo de estranho na árvore.

  137. marina Says:

    Preocupada com meu ipe tenho uma primavera quatro mts de distância do ipe ela está com muitos galhos q atravessou por dentro dos galhos do ipe a primavera está com os ganhos lindos carregada de flores mas o ipe parece que não está bem sem folhas posso cuidar dos dois juntos ou tenho que cortar os lindos galhos da primavera. ??? Não gosto dessa idéia. O q fazer ???socorro.
    __________
    resposta do blog:

    Marina:

    Se você mora na região sudeste ou centro-oeste, os ipês nesta época perdem naturalmente todas as folhas, condição necessária para a sua magnífica floração, que logo vai aparecer.

    Acho a distância entre o ipê e a Primavera, se não ideal, pelo menos manejável. A Primavera irá se adaptar, com alguns ramos talvez subindo acima dos galhos laterais do ipê. Não sacrifique nenhuma das plantas, e curta a interação delas.

  138. Sr. Cleomar Naves Says:

    Tenho um ipê roxo de 4 anos plantado em um vaso na minha calçada, este vaso tem 60 cm de altura e boca de 50cm de diametro. acontece que a arvore já esta com uns 2,5 mt quase 3 de altura e já deu os primeiros 6 cachos de flores em agosto, mas tem fios logo acima e acredito que se ela continuar crescendo como está no ano que vem vou ter que cortá-la ou doa-la. Existe alguma maneira de eu mantê-la menor podando as guias ou alguma outra alternativa para que eu não tenha que dispor dela?
    _______________
    resposta do blog:

    Cleomar:

    Enquanto as raízes da sua planta estiverem contidas no vaso, o crescimento da árvore sofrerá severa limitação. Cuide para não irrigar excessivamente o vaso, pois se isto ocorrer provavalmente as raízes vão romper o fundo do recipiente, adentrar o solo e livrar-se da citada limitação. E calce o espaço logo abaixo do vaso, se ele já não estiver calçado. Isto para manter o solo abaixo seco, e portanto sem “atrativos” para as raízes do vaso.

  139. Hipólito Says:

    Boa noite!
    Pretendo plantar um ipê rosa na frente da minha casa, já deixei até o espaço reservado.
    Existe algum risco das raízes saírem estourando toda a calçada e consequentemente (futuramente) o piso da minha casa?
    Suas raízes crescem mais verticais ou horizontais?
    Desde já muito obrigado!
    _______________
    resposta do blog:

    Hipólito:

    As raizes das árvores em geral crescem tanto vertical quanto inclinadas em 45 graus. Tendem a formar, no solo, a mesma trama que os galhos e ramos formam na parte aérea.

    As raízes só vão crescer anormalmente (horizontal) se a irrigação do solo (pela água da chuva) for insuficiente. Aí elas vão se concentrar junto ao tronco e expostas, causando rachaduras nas calçadas e muros.

    Quando as raízes crescem normalmente, elas não aparecem à vista. Para crescerem normalmente, cuide para que em torno do tronco haja uma boa área sem calçamento, e em nível abaixo (uns 10 ou 15 cm) do topo da guia e das calçadas. Isto para que, nas chuvas, essa depressão acumule boa quantidade de água, que irá irrigar adequadamente o subsolo e propiciar um crescimento saudável da planta e das raízes.

    No seu caso em particular, deixe uma faixa entre a parte de trânsito de pessoas e a guia, rebaixada como expliquei acima. Pode plantar nessa faixa grama ou folhagens ou plantas decorativas.

  140. Dino Brunelli Says:

    Bom dia, eu e minha esposa acabamos de nos mudarmos para nossa casa nova e resolvemos plantar em frente de casa dois Ipês Brancos, pegamos as mudas no viveiro municipal, e depois de 1 semana uma dessas mudadas plantadas em frente de casa começou a aparecer nas extremidades das folhas “tipo queimado”. Gostaria de enviar as fotos como faço? Alguém poderia me dizer o que está acontecendo? E parabéns pelo Blog.
    __________
    o blog diz:

    Mande as fotos, como anexo, para o email (timblindim@gmail.com) – sem os parênteses.

  141. Éder Fontoura Says:

    Bom dia.

    Tenho um terreno de 4m x 7m e plantei duas mudas ipê roxo, o que posso fazer para que elas não cresçam demais e me dê futuros problemas ???
    __________
    resposta do blog:

    Só aplicando técnicas de bonsai, Éder. Se você restringir o volume do solo úmido, disponível para as raízes das árvores (raízes não procuram solos secos), elas sofrerão sérios empecilhos ao seu desenvolvimento. Calce a área, deixando sem calçamento apenas um círculo, em torno do tronco, com 1 metro de diâmetro. E faça com que a água que cair na área calçada não entre nesse círculo, mas saia para a rua.

    Mas tenha dá das árvores! Plante só uma (sem concorrência, ela vai crescer mais saudável) e doe a outra para o seu vizinho!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 79 outros seguidores