Copaíba

Família das Leguminosas, divisão Cesalpiniáceas.

Nome Científico: Copaifera Langsdorffii, Mart.

1) Aspecto Geral:

copaiba_1a
Um exemplar florido. Foto tirada em fins de janeiro, defronte ao Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes.

copaiba_1a
Neste exemplar, defronte à Assembléia Legislativa, o verde intenso das folhas é matizado pelo amarelo dos estames e tépalas (antes brancos) que estão caindo e sendo substituídos pelos frutos em formação.

copaiba_1b
O mesmo exemplar, visto do outro lado, menos exposto aos raios diretos do sol, e portanto com pouca ou nenhuma floração.

2) Floração:

copaiba_2a

copaiba_2b

3) Flores:

copaiba_3a
Diferente da descrição de Von Martius para a Copaifera Langsdorffii, a flor tem, inequivocamente, 4 tépalas e 10 (e não oito) estames. Outras duas espécies de copaíba, árvores pequenas e que só ocorrem, aparentemente, em cerrado de baixa fertilidade, apresentam flor igual (em aparência e tamanho), com a mesma característica: 4 tépalas, 10 estames, 1 gineceu.

4) Frutos:

copaiba_4
Frutos em crescimento, com quase 2 cm de diâmetro.

copaiba_4a
Nestes frutos, diferente daqueles mostrados na foto anterior, as sementes estão se avolumando, criando uma “barriga” em cada um. Foto tirada em 29/03/2008.

Nas duas fotos abaixo, clique para visualizá-las em resolução maior.

Meados de julho. Em outra avenida do Parque dos Poderes, frutos maduros dão novo colorido a este pequeno bosque de copaíbas.

Os pequenos frutos, vistos mais de perto. Reparem que alguns deles (alto, à esquerda) já estão abrindo para liberar as sementes.

5) Sementes (clique nas fotos para aumentar):

Quando se libertam da casca, as sementes ainda mantêm os arilos amarelos.

Aqui, sementes com os arilos desgrudados. À esquerda, para comparação, fruto e semente (ainda com o arilo) de uma planta do mesmo gênero (mas de espécie ainda não identificada), uma “copaibinha”, árvore pequena, de no máximo 2 metros de altura.

6) Folhas:

copaiba_6b
Esta folha é, como se vê, composta por 6 folíolos. Pode haver folhas com 4 ou com 8.

copaiba_6a
Estas folhas são de um exemplar especialmente viçoso. Alguns folíolos chegam a medir 8 cm.

7) Tronco:

copaiba_7a
Este tronco pertence àquela árvore florida mostrada na primeira foto deste ensaio. Lá a bifurcação não é visível por causa do ângulo de visão adotado. A base mede cerca de 50 cm; o galho mais grosso, 35 cm, e o outro 20 cm.

copaiba_7b
Diâmetro: cerca de 20 cm.

copaiba_7c
Este tronco tem 45 cm de diâmetro ; excepcionalmente ainda mantém a casca cinzenta. Destaquei algumas placas para que se possa ver o vermelho da camada interior. A tonalidade de vermelho varia muito, mesmo entre exemplares próximos.

97 Respostas to “Copaíba”

  1. Vilmar Says:

    Um colega meu está tomando cápsulas do óleo desta planta. Ele conseguiu lá no Norte. Parece muito bom. Me interessei pelo assunto!

  2. Mauricio A T Murgel Says:

    Bom dia, parabéns pelo blog, estou montando um sobre árvores sagradas, cheguei até seu blog procurando imagens de copaíba; gostaria de saber se poderia usar suas imagens, indicando a fonte obviamente.
    agradeço a atenção e volto a parabenizá-lo pelas fotos da copaíba, estão ótimas.
    _____
    Do blog: Oi, Mauricio! Obrigado pelas palavras elogiosas. Autorização concedida. Segue e-mail confirmando.

  3. Fernanda Vieira da Costa Says:

    Olá, boa tarde…

    Trabalho com a Copaiba desde a minha graduação e atualmente, estou desenvolvendo meu projeto de mestrado com ela.

    Estou na net procurando umas fotos e estas estão com excelente qualidade.

    Gostaria de pedir autorização para uzá-las na minha apresentação (indicando a fonte).

    Obrigada.
    _____
    DO BLOG: Encaminhei e-mail autorizando.

  4. Magali Cardoso Says:

    Belo Horizonte, 24 de agosto de 2008
    Oi,
    Minha mãe tem uma chácara perto de Belo Horizonte que tem uma copaíba. Ela está quase sem folhas e muito seca. Isso é normal? Que cuidados ela necessita para voltar a ter uma copa cheia de folhas tal como era há dois anos atrás?
    _____
    DO BLOG: Oi, Magali! De acordo com o livro “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi, seria normal a copaíba, na época mais seca do ano, ficar “quase totalmente despida da folhagem”. Aqui em minha chácara, área de cerrado, só cairam as folhas da metade superior da copa, e poucos dias depois começou a rebrota nesses pontos. Em lugares próximos, área de mata, poucas folhas caíram. Acho que essas variações são normais, dependendo da menor ou maior umidade do ar no ambiente.
    No caso da Copaíba da chácara de sua mãe, acho que a árvore só está esperando algum “sinal” da natureza para rebrotar. Em todo caso, pode-se tentar uma “irrigação de emergência”, fazendo infiltrar mais profundamente no solo, numa circunferência acompanhando os limites da copa, uns 400 ou 500 litros de água, irrigação dividida em dois ou três dias (à tarde)…

  5. Leila Says:

    Belo Horizonte, 31 de agosto de 2008.

    Parabéns pelas fotos. Há anos sei do poder medicinal da copaíba e a tomo em cápsulas ao menor sinal de dor na garganta ou infecção e há três meses não consigo mais encontrar nas farmácias de manipulação. Saberia me informar onde encontrar?
    _____
    DO BLOG: Leila, pelo que me informam minha esposa e uma cunhada, óleo de copaíba pode ser encontrada em qualquer farmácia. Provavelmente também em lojas de produtos naturais. Mas é bom verificar se o produto é mesmo para uso oral, pois há alguns, inclusive da Natura, parece-me, para uso dermatológico.

  6. MARIA VALENTINA SENA E SILVA Says:

    Nossos índios usam a resina ou o óleo, não sei bem, da copaíba, para curar “perebas” da pele! Revendo o óleo, em composição com outros.

  7. MARIA VALENTINA SENA E SILVA Says:

    Leila, qual o nome científico da capsula que vc toma?

  8. Leila Says:

    Valentina, estive no centro de Belo Horizonte há mais ou menos 3 semanas e encontrei as cápsulas de óleo de copaíba e no rótulo o nome científico da copaíba é “Copaifera sp.”.Leila

  9. Alexia Says:

    que altura aproximadamente a copaiba atinge?
    _____
    resposta do blog:
    Alexia, tenho visto, aqui em Campo Grande, exemplares de até 10 metros de altura (e 50 a 60 cm de diâmetro). Mas, de acordo com Harri Lorenzi, em “Árvores Brasileiras”, vol. 1, pág. 152, a Copaiba (Copaifera Langsdorffii) pode chegar até a 15 metros (acredito que em local de mata fechada) e até 80 cm de diâmetro.

  10. Mirna Says:

    Olá, boa tarde pessoal do blog.

    Assim como a Fernanda, também trabalho com a copaíba em meu mestrado na UFMG. Será que vcs poderiam me autorizar a utilizar as fotos (com indicação da fonte)? Elas são maravilhosas!!!
    Parabéns pelo blog.
    Desde já agradeço.
    muito obrigada.
    _____
    resposta do blog:
    Mirna: autorizo a utilização das fotos, conforme proposto. Tenha um bom trabalho.

  11. Bruno Ribeiro Tavares Says:

    Queridos amigos, sou de Belém do Pará e a melhor copaíba natural vendida no Brasil é a do Ver-o-pêso, trabalho com a revendo do produto vendo a partir de um litro 69 reais a partir de 5 litros dou descontos e retiro o frete, entrem em contato pelo e-mail mercadordebelem@yahoo.com.br

    Feliz natal !

  12. Marisa Says:

    Olá! Sou apaixonada por árvores e descobri que esta é a que chamamos Capaúva aqui em Sorocaba/SP. Em nosso sítio há muitas destas árvores. Adoro o perfume que o fruto, após ter liberado a semente, já caído ao chão, libera ao ser friccionado. É realmente um odor muito agradável!

  13. delcia.c machado Says:

    NOSSA PARABENS PELAS FOTO , AMEI POIS FAÇO USO DESTA PLANTA A MUITOS E MUITOS ANOS E CUREI O UMBIGO DAS MINHAS FILHA COM ESSE OLEO DE COPAIBA , GOSTARIA DE PODER CONSEGUIR UMAS SEMETES P COMPRAR OU TROCAR , BOM MEU INTERESSE POR COPAIBA E MUITO GDE OBRIGADA

  14. Cláudio Machado Says:

    Parabens pelo blog. Gostaria de saber se no vale do ribeira – mata atlântica – há incidencia de copaíba e se essa espécie tbem produz o óleo.
    obrigado
    Claudio Machado
    _____
    resposta do blog:
    Cláudio: A Copaifera langsdorffii ocorre facilmente em quase todo o Brasil, menos, de acordo com Harri Lorenzi, em SC e RS, onde aparece uma espécie afim, a Copaifera trapezifolia. Assim, creio que pode ser encontrada na mata do Vale do Ribeira. Essa espécie, como outras do mesmo gênero, produz o chamado “óleo de copaíba”. É claro que quimicamente haverá pequenas variações entre o “óleo de copaiba” de uma langsdorffi e o de uma outra copaíba… Mas a utilização popular é a mesma.

  15. sidney Says:

    Sou Professor do Departamento de Química da UFPI. O nosso grupo trabalha com Copaifera sp há algum tempo… Estamos escrevendo uma matéria sobre Copaifera spp para um jornal local e gostaria lhe pedir permissão para usar algumas fotos dessa espécie de Copaifera nessa matéria.

    Prof. Sidney
    _____
    resposta do blog:
    Prof. Sidney: para nós será uma honra colaborar. Pedimos apenas que cite a autoria da foto ou a fonte.

  16. Ellen Says:

    Muito linda as fotos.Parabéns!
    _____
    do blog:
    Obrigado, Ellen. Essa floração das copaíbas foi excepcionalmente bela.

  17. sidney Says:

    Por favor, seria possível me enviar as fotos originais das Figuras acima, pois a impressão no Jornal não ficou muito boa. Desde já agradeço pela permissão…
    _____
    resposta do blog:
    Prof. Sidney: estamos providenciando. Enviaremos via e-mail em 2 ou 3 lotes.

  18. maria a bento Says:

    gostaria de plantar no meu sitio mudas de copaiba e andiroba aonde
    posso encontrar estou en suzano
    _____
    resposta do blog:
    Maria:

    Não conheço a Andiroba; quanto à Copaíba, há, relativamente perto de você, um viveiro que tem mudas disponíveis ( clique aqui ). Nessa página há o e-mail da organização para você entrar em contato com ela.

  19. ana victoria Says:

    para que serve a copaíba?
    o meu interesse é para fazer um trabalho de ciencias e preciso da resposta antes do dia 17/04/09
    _____
    resposta do blog:
    Ana Victoria:

    A madeira da copaíba pode ser utilizada na construção civil, na forma de vigas, caibros, ripas e batentes para portas e janelas. Serve também para fazer móveis e peças torneadas como coronhas de armas, cabos de ferramentas, cabos de vassoura. Continuo, citando o livro “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi: “Fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraida mediante a aplicação de furos no tronco até atingir o cerne [a parte no meio do tronco]. A árvore fornece ótima sombra e pode ser empregada na arborização rural e urbana. É também útil para plantios em áreas degradadas de preservação permanente.”

    Cito outro livro, “Plantas medicinais no Brasil”, também de Harri Lorenzi, desta vez em parceria com F. J. Abreu Matos (o que segue vale tanto para a Copaíba de nome cientifico “Copaifera Langsdorffii” como para outras copaíbas, árvores do mesmo gênero “Copaifera”):

    “O bálsamo, vulgarmente chamado óleo, é acumulado em cavidades do tronco da árvore de onde, pelo processo artesanal, é extraído através de furos e recolhido com auxílio de tubos ou canaletas, apenas uma vez cada ano. Atualmente o óleo de Copaiba é obtido como subproduto da indústria madeireira na Amazônia por aproveitamento do óleo que escoa durante a serragem da madeira”.

    Esse livro ainda informa que nas experiências de laboratório, para comprovar cientificamente a utilidade desse óleo, ficou comprovado que ele tem atividade antimicrobiana, “fazendo efeito” contra “Staphylococcus aureus”, “Bacillus subtilis” e “Escherichia coli”. Na medicina tradicional dos índios brasileiros o óleo é usado como tratamento de doenças da pele e também como proteção contra picadas de insetos. Na medicina popular ele é usado como cicatrizante e anti-inflamatório (uso externo, isto é, não nos órgãos internos do corpo). Para uso interno (isto é, ingerido), ele é diurético (isto é, “faz urinar”) e antimicrobiano para as infeccões urinárias. Também para uso interno ele seria, misturado a mel-de-abelhas e limão, expectorante e antimicrobiano das afecções da garganta. Citando novamente o livro: “Por sua propriedade antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante, [ele] entra na composição de produtos cosméticos e sabões faciais, possivelmente úteis na prevenção da acne.”

    Já há comprovação científica para vários dos componentes desse óleo. Por exemplo, o “beta-cariofileno”, que protege a mucosa gástrica e tem ação anti-inflamatória. Mas melhor que usar um composto (como o beta-cariofileno) extraído do óleo, é usar o próprio óleo, integralmente, com esse composto e todos os outros…

    Espero ter ajudado.

  20. ana victoria Says:

    gostaria de pedir a permissão para copiar uma imagem
    _____
    resposta do blog:
    Ana Victoria:

    Se for para trabalho escolar, não é necessário pedir permissão. Use as fotos que estiverem disponíveis, e bom trabalho.

    Se for trabalho profissional ou acadêmico (teses, etc), é necessária autorização. Mas eu autorizo você a utilizar as fotos disponíveis neste blog; porém, como nesses trabalhos a autoria da foto sempre é citada, nem que seja ao final do trabalho, em letras menores, peço-lhe que faça a citação: “Fotos tais e tais, originalmente publicadas no Blog Timblindim”.

    Se for trabalho escolar não é necessária a citação de autoria.

  21. PATRICIA Says:

    Gostaria de saber, onde posso encontrar o oleo de copaiba em capsulas em belo horizonte. Obrigada.
    _____
    resposta do blog:
    Patricia: essas cápsulas são fáceis de encontrar, principalmente em grandes drogarias e lojas de produtos naturais…

  22. PATRICIA Says:

    tenho procurado , mas recebo informações que não está mais a venda em capsula . é verdade ou ainda posso encontrar e onde encontrar em belo horizonte? obrigada patricia
    _____
    do blog:
    Olha, Patricia, não conheço Belo Horizonte (passei perto, indo a Ouro Preto), mas além das farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais, outra opção seria o Mercadão Municipal (ou Feirão Municipal), e mesmo raizeiros…

  23. Damasceno Says:

    Estou enviando-lhe esse e-mail para parabenizá-lo pelo belo e inteligente trabalho.
    Damasceno
    _____
    do blog:
    Obrigado, Damasceno, pelas palavras de incentivo.

  24. edson caitano Says:

    tenho sementes de copaiba,emburana,angico arroeira,massambé etc.. cel;84407328 sp

  25. maria gloria de bem Says:

    descobri na aroeira um novo sabor,tanto para oos doces quanto para os salgados.

  26. Leila Maria Rinaldi Vieira Says:

    Parabéns pelo blog que faz um grande trabalho de ajuda à cultura brasileira.
    Sou professora aposentada e busco informações sobre plantas que ajudam à saúde.
    Gostaria de agradecer pelas informações e pedir, se possível, dados sobre outras árvores como a aroeira.
    Leila
    _____
    do blog:
    Obrigado pelas palavras, Professora!

    Quanto à Aroeira, ou melhor, às Aroeiras (porque são muitas), por enquanto só conheço a Aroeira Vermelha (Schinus terebinthifolia). Estou tentanto achar por aqui a Aroeira Verdadeira (Myracrodruon urundeuva, da mesma família – Anacardiáceas – da outra).

    Quanto à Aroeira Vermelha, o livro “Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas”, de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, da Editora Plantarum ( http://www.plantarum.com.br ), diz o seguinte: “Os resultados dos ensaios farmacológicos registraram a existência nesta planta de propriedades antiinflamatória, cicatrizante e antimicrobiana para fungos e bactérias incluindo nesta ação Monilia, Staphylococcus e Pseudomonas.” E seguem outras informações, que não posso transmitir aqui para não atentar contra direitos autorais…

  27. Niko Says:

    Nao entendi nada isso e so uma pesquisa ksksksksksksksksksksksksksksksksksksksskskskskksksksksksksksksksks

  28. Valdeci Martins Says:

    É bom ver o que se mostrou, sempre visito sites assim. Obrigado.

  29. Elizabet Says:

    Olá moro na Bahia e gostaria de plantar essa arvora em minha chacara, alguem sabe onde conseguiria sementes? obrigada

  30. jose vieira Says:

    eu gostaria de receber semente de copaiba pois eu nao conheço esta planta, eu tenho um sitio.

  31. jose vieira Says:

    eu estou fazendo um xarope de angico e oleo para despesa em casa.

  32. jose vieira Says:

    parabens pelas fotos das arvores eu tenho plantado vinhatico .

  33. eni Says:

    parabéns pelas fotos, vou adicionar entre meus favoritos
    _____
    do blog:
    Obrigado, Eni, pelas palavras.

  34. taiza Says:

    na minha cidade tinha um pé de copaiba centenária
    que foi derrubada no dia 19/09/2009 ela ocupava dois lotes
    a população de santo antonio ficou muito decepcionada com o secretario do meio ambiente que autorizou o Mota a derrubar.
    _____
    do blog:
    Taiza: isto é muito triste. Esses políticos, salvo raras exceções (onde? onde?) são verdadeiros formigões – só pensam em matar as árvores, dando as desculpas mais esfarrapadas (aqui em Campo Grande também é assim). Depois fazem demagogia barata abraçando árvores junto com escolares e distribuindo mudas para a população compensar o seu crime ambiental. A falta de respeito com as árvores reflete a falta de respeito com os seres humanos. Eles só pensam no que não tem vida – dinheiro, asfaltamentos, negociatas, terceirizações, “vencer a próxima eleição”, etc… Vote contra o estrupício!…

  35. Michele Says:

    Olá, bem, vi nos recados anteriores que vc autorizou a utilização de suas fotos. Também te parabenizo, são lindas, estou trabalhando com a copaíba, e gostaia mt de usar suas fotos no meu trabalho de mestrado, logicamente que citarei sua autoria, caso me conceda o uso das imagens.
    Desde já mt obrigada pela atenção
    _____
    do blog:
    Sem problema, Michele. Autorizo.

  36. sergio adamo Says:

    Sou da P&M, agência que cuida da propaganda da empresa Quimica Amparo que fabrica os produtos Ypê.
    Como você deve ter visto na mídia, a Ypê tem uma grande preocupação com o meio ambiente, com vários projetos de plantio de árvores, etc.
    Estamos fazendo um calendário de final de ano para a empresa cujo tema é:-
    Árvores nativas do Brasil.
    Sua imagens são ótimas e gostaria de saber se seria possível usar no calendário e claro com os devidos créditos.
    No aguardo, um abraço
    Sergio Adamo
    _____
    do blog:
    Ok, Sergio. Autorizo, nas condições especificadas. Valdir.

  37. sergio adamo Says:

    Valdir, o crédito pode ser desta forma:-
    “fotos fonte:- timblindim.wordpress.com”

    No aguardo
    Sergio Adamo
    _____
    Ok, Sergio. Mas pode ser também apenas “fotos fonte: Timblindim”…

  38. Dani Says:

    Boa tarde,

    Trabalho em um estúdio fotográfico em Porto Alegre e estamos procurando alguns contatos de vendas de algumas frutas exoticas como:
    Damasco, Karité, Cacau, andiroba e copaiba.

    Precisamos que seja a fruta mesmo.

    Se tiveres algum contato para me passar, desde já agradeço.

    Att,

    Dani
    51 33465659
    Eduardo Carneiro/ Gil Wilkom
    _____
    do blog:
    Se algum leitor lidar com essas frutas, favor contactar pelo fone indicado.

  39. Bia Says:

    Olá!
    Gostei muito das fotos, foram muito explicativas!
    Só tenho um comentário! A copaíba (Copaifera langsdorfii) é da família das Fabáceas, como se pode verificar em artigos científicos.
    Att,
    Bia
    _____
    do blog:
    Correto, Bia. Mas Fabaceae é sinônimo de Leguminosae. A terminologia botânica deixa muito a desejar. Outro dia consultei uma pesquisadora da Flora Brasiliensis Revisitada, para tentar estabelecer as diferenças entre as Tabebuias heptaphylla e pentaphylla (esta, espécie que não ocorre espontaneamente no Brasil). Fiquei então sabendo que a pentaphylla não era considerada Tabebuia, mas Handroanthus; alguns anos depois voltou a ser enquadrada como Tabebuia; e recentemente voltou ao gênero Handroanthus. Na minha opinião, deveriam ser respeitados os nomes originais, alterando-se apenas a classificação; qual o problema de uma Handroanthus ter o nome de Tabebuia? Melhor do que perder a identidade depois de seguidos vai-vens de trocas de nomes…

  40. Fernando Says:

    Estou querendo sementes ou mudas de copaiba!
    Alguém de vcs teriam para me enviar as sementes ou vender?
    A árvore é linda!

  41. Cristina Berringer Says:

    buscando sobre a copaíba achei seu blog, parabéns, suas fotos estão perfeitas, com elas não existe erro para sabermos identificá-la, em todos os períodos, floração, sementes, estou começando a estudar sobre plantas medicinais, agora vou fuçar o resto do blog.
    abçs
    cris
    _____
    do blog:
    Obrigado, Cristina!

  42. Maria de Lourdes Says:

    Bom dia!
    Pesquisando sobre óleo de Copaíba, encontrei, essas fotos maravilhosas. Fiquei muito interessada na árvore, gostaria que me enviasse algumas sementes, se possível, pois aqui em minha região nunca ouvi falar dessa árvore.
    Gostaria de adquirir capsulas, onde poderei encontrar?
    Abraços

    M.Lourdes
    _____
    do blog:
    Maria de Lourdes:
    Cápsulas de óleo de copaíba você encontra em lojas de produtos naturais ou orgânicos, e mesmo em farmácias. Quanto às sementes, as Copaíbas agora é que irão florir; as sementes só estarão disponíveis daqui a 6 meses. Se você me lembrar, em maio ou junho 2010, mandando o endereço postal, posso arranjar algumas sementes…

  43. Jefferson Banderó Says:

    Solicito autorização para eventualmente utilizar suas fotos em trabalho científico. Futuramente vou ao Pará aí terei fotos próprias, mas as tuas floradas estão EXCEPCIONAIS.
    ABRAÇOS
    jefferson
    _____
    do blog:
    Autorizo, Jefferson, desde que citada a fonte: “Timblindim”. Uma floração tão intensa das Copaíbas parece ser rara, ocorrendo comumente florações pouco chamativas…

  44. Almerita Pereira Says:

    Lindas fotos da Copaíba.Parabéns.
    Gostaria de obter sementes para plantar aqui na frente da minha casa que tem uma avenida cheia de árvores. Infelizmente, os homens que cortam o mato também decepam as árvores e elas estão minguando.
    Minha mãe que tem 85 anos de idade, diz que o pai dela gostava muito de caçar na mata(interior do Espírito Santo) e sempre levava um vidro para trazer o remédio milagroso que era bom para quase tudo que é o óleo da Copaíba. É mesmo verdade.
    Como cicatrizante e anti inflamatório não tem igual!!!
    _____
    do blog:
    Almerita: essa árvore é bastante comum, em todo o Brasil (talvez com exceção dos Estados do Sul). Talvez você possa obter sementes com raizeiros (mesmo sob encomenda). Neste ano, aqui na região de Campo Grande, as florações da Copaíba mostram-se irregulares e insignificantes, por causa do clima “louco”…

  45. Pierre Berthier Says:

    Parabéns, as tuas fotos estão lindas, estou fazendo um trabalho com placas interpretativas para o Parque da Chapada dos Veadeiros e gostaria de utilizar fotos das árvores Copaíba e Barbatimão (com os devidos créditos).
    Aguardo resposta.
    _____
    do blog:
    Tudo bem, Pierre! Autorizo, sim, a utilização das fotos, nas condições referidas.

  46. Renata Villegas Says:

    OI Valdir.
    Adorei suas fotos. Gostaria de coloca-las na minha dissertacao. Trabalho com a genetica de copaiba. Vc me autorizaria….citarei vc na minha dissertacao.
    Obrigada
    _____
    do blog:
    Autorizo sim, Renata!

  47. Rossini Vidal Says:

    gostaria de saber onde encontrar mudas ou semente da copaiba.
    _____
    do blog:
    Rossini:
    Você não informou em que região do Brasil reside, mas há um sítio na Internet que vende mudas e/ou sementes de Copaíba e de outras plantas, provavelmente despachando pelos Correios. Clique aqui para acessá-lo, e depois clique na aba “Mudas e Sementes – Encomende”.

  48. karla Netto Says:

    Olá, como muitos já disseram parabéns pela iniciativa de colocar tão lindas fotos a disposição além dos informativos.
    fiz uma cirurgia de retirada de um tumor e fiquei sabendo da eficácia dessa planta. Entretanto, venho procurando as cápsulas aqui no RJ e não as encontro. sabe onde poderei encontrá-las?
    Grata
    _____
    do blog:
    Karla:

    Obrigado pelas palavras de incentivo.

    Temos visto, aqui em Campo Grande, pessoas usarem o óleo de copaíba, encontrável em pequenos frascos de vidro. Uma vizinha fez uma garrafada, na qual aplicou gotas do óleo, que é muito forte. Encontrou o produto no Mercado Municipal. Não sei se comercializam também em cápsulas, mas é possível.

    Tente o Mercado Municipal de sua cidade, lojas de produtos naturais e até drogarias. Certamente vai encontrar o produto em pelo menos um desses lugares…

  49. giseli Says:

    ola meu neto tem 6 anos e tem bronquite e ando procurando muito óleo de copaíba ou memo capsula mas só acho para uso externo e pra ele é importante para uso externo moro em são caetano do sul /sp vc sabe onde posso encontrar grato pela atenção
    _____
    do blog:

    Giseli:

    1. Aqui no blog temos poucas informações sobre o óleo de copaíba (uso externo e interno). Uma vizinha nossa usa o óleo em composto para uso interno: coloca apenas 6 gotas num litro de água mineral. Para uso interno, é aconselhável o acompanhamento de um médico fitoterápico.
    2. Se algum leitor ou leitora souber mais informações a respeito, favor informar.

  50. jaciele Says:

    para que serve a casca da copaiba?????
    _____
    do blog:

    Jaciele:

    Nada sabemos sobre a utilização da casca da Copaíba. Sabemos apenas que o óleo é extraido do cerne (tronco) da árvore…

  51. Jorge Says:

    Olá.
    eu sou Jorge e estou trabalhando em uma pesquisa cientifica com a folha da Copaíba. Como nós estamos entrando em uma época seca, e normalmente as árvores costumam perder folhas, gostaria de saber se você possui alguma dica para que isso não aconteça. Estou manipulando uma árvore jovem (cerca de 2,10 metros de altura) e gostaria tambem de outras dicas de como cuidar melhor dessa árvore.

    Obrigado.
    _____
    do blog:

    Jorge:

    A Copaifera Langsdorffii é, num ponto, parecida com os Ipês: a floração aparece nos galhos despidos de folhas. A uma grande perda de folhas corresponde, num determinado ano, floração exuberante.

    Notei, aqui em CG, que Copaíbas em região de mata perderam muito poucas folhas, em 2008 e 2009; ao contrário, em solo seco, de Cerrado, a perda foi total. Assim, pode-se concluir que um manejo para minimizar a queda anual de folhas seria estabelecer condições mais próximas às da mata: irrigações eventuais complementares, para manter um mínimo de umidade no solo, e proteção do solo sob a copa dos raios diretos do Sol (plantio de grama, capim ou ervas).

  52. meiryelle Says:

    gostaria de receber informações sobre a copaiba tenho que fazer um trabalho sobre essa planta mais ainda nao tive certeza se ela é realmente uma planta do cerrado…
    please me ajudem.
    _____
    resposta do blog:

    Meiryelle:

    A Copaiba aqui retratada (Copaifera Langsdorffii) não é uma árvore do Cerrado, embora possa ocorrer em áreas de Cerrado. Habitats naturais dessa planta são, segundo Harri Lorenzi, em seu livro “Árvores Brasileiras”, volume 1, as florestas latifoliadas da bacia do Rio Paraná (estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás). Mas há várias outras espécies de Copaíba, podendo alguma delas ser típica dos Cerrados. Clique aqui para consultar um trabalho da Embrapa sobre várias espécies de Copaíba (vai abrir um arquivo em pdf).

  53. Janaina Says:

    Gente, moro em Curitiba – PR e estou fazendo um trabalho sobre o oleo de copaiba. Preciso saber urgente em que parte do Parana que tem a arvore, e se seria possivel exportar para algum pais, para que eu possa defender essa tese.
    Por favorrr me ajudemmmm!!!!!!!!!!
    preciso saber urgente se teria como produzir esse oleo aqui no Parana!!

    Obrigada pela atenção de todos!
    =)
    _____
    resposta do blog:

    Janaina:

    Há várias espécies de Copaiba, todas elas com elementos medicinais muito semelhantes, suscetíveis de extração do famoso óleo. A Copaifera Langsdorffi ocorre também no Paraná, segundo Harri Lorenzi na floresta latifoliada da bacia do Rio Paraná. Assim, nada impede que o Óleo de Copaiba seja produzido no seu Estado, extraido de perfurações no tronco das árvores adultas. Quanto à exportação do produto, não temos informações a respeito…

  54. Jonas J Tavares Says:

    Giseli… Fevereiro 18, 2010 às 2:02 pm

    Favor acessar os sites a baixo: sou supervisor de vendas da Atlantida, empresa que comercializa o Balsamo da Amazonia (oleo da copaíba) em todo Brasil, veja duas materias independentes sobre este oléo fitoterapico que esta curando muita gente de norte a sul, tenho estoque e posso lhe enviar…..Jonas Joaquim e-mail atlantidapg@hotmail.com

    http://www2.uol.com.br/vyaestelar/oleo_copaiba.htm

    http://www.amazonlink.org/biopirataria/copaiba.htm

  55. Ju Bisete SAto Says:

    Maravilhoso…esclarecedor……muito bom, há tempos não via algo tão completo a respeito do aspecto de uma planta que nós aqui do sul estamos começando a conhecer.
    _____
    do blog:

    Obrigado pelo incentivo, Ju!

  56. Janaina Says:

    Pessoal, preciso saber agora se tem revendedores do oleo de copaiba aqui em Curitiba ou em qualquer outra cidade do Paraná, e quanto custa o óleo de copaíba aqui no Paraná, preciso saber urgente.. se tiver algum site que eu possa visualizar de algum revendedor aqui no Paraná fico agradecida.

    Obrigada a todos, espero resposta com urgencia.
    =]
    _____
    do blog:

    Janaina:

    1. Óleo de copaiba a gente encontra em qualquer farmácia ou drogaria, bem como em lojas de produtos naturais.
    2. Para saber de revendedores por atacado, contate o fabricante, obtendo seu endereço ou pela embalagem do produto ou através da farmácia ou loja revendedora no varejo.

    Se algum leitor dispuser de lista de revendedores no Paraná, favor entrar em contato.

  57. maria gorett bernardon Says:

    Olá Janaina !

    Moro em Humaitá-AM e venho por meio desta oferecer produtos 100% naturais, direto da Amazônia, temos vários entre esses óleo de copaíba , andiroba, sangue de dragão, guaraná em pó, marapuama, sucupira , unha de gato, uxi , etc. Se tiver interesse posso enviar pelo correio os produtos que desejar. Entre em contato no meu e-mail: mgorett@hotmail.com que envio a lista dos produtos com seus respectivos preços.

    Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais informações sobre nossos produtos, entre em contato conosco no fone 097 8114 5857/ falar com Marcos

    No aguardo de seu breve contato.

    Cordialmente,

    Maria Gorett

  58. fernano jose winttr emmerick Says:

    melhores fotos encontradas na net ,sobre este assunto,
    parabens
    _____
    do blog:

    Obrigado, Fernando!

  59. ruti Says:

    moro no interior de São paulo e gostaria de saber onde encontro muda de copaiba para replantar
    _____
    resposta do blog:

    Ruti:

    Pesquisando no google a expressão “mudas copaiba” obtém-se vários links. Analisei alguns e encontrei Click Mudas e Viveiro Florestal Copaiba. Os dois vendem mudas de copaiba. Provavelmente entregam através dos Correios.

  60. José Mauro de Mendonça Says:

    Tenho uma chácara de 39,6 ha, dos quais tenho registrado uma reserva legal e a reserva permanente.
    Mas tenho um mato de mais ou menos 1,5 alqueires goianos e tenho muitas arvores de Óleo ou Copaibeiras, além de Jatobás, Bingueiros, Aroeiras, Garapas, Feijão Cru, Angico rajado preto, peroba branca, entre outras, este mato é minha paixão, além deste mato tenho também uma parte de campo e cerrado que deixei natural, tenho também plantado mudas de Pequi, Mangaba, entre outras…..,
    Só me falta um pouco de dinheiro para contratar um botânico e um biólogo para catalogar todas as especies lá existentes e ensinar como usar de maneira sustentavel toda aquela diversidade, pois um Farmaceutico já esta formando que é meu filho.
    Sou um curioso neste assunto e gostei muito desta materia e fotos.
    Minha chácara fica em Morrinhos-Go.
    _____
    do blog:

    José Mauro:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo carinho com a Natureza. É assim, pela soma de iniciativas individuais, que vamos (espero) salvar o planeta de uma hecatombe ambiental…

    Eu também pensei em contratar um biólogo para a minha chácara de 1,5 ha, de cerrado, aqui em Campo Grande. Mas descobri a tempo que, fazendo a contratação, acabaria perdendo o prazer da contínua descoberta. Fiz o seguinte: comecei a consultar pessoas (geralmente mais velhas) que conhecessem as plantas pelo nome popular. A partir do nome popular, ia pesquisar em livros (há vários, atualmente, inclusive de goianos, muito bons, com muitas fotos) para confirmar, pelas fotos, os nomes populares, e achar os nomes científicos.

    No começo foi muito difícil, e o progresso, lento. Mas depois (agora, 2 anos e meio depois), fui me familiarizando com as plantas (hoje reconheço muitas de longe, e até mesmo quando são simples mudas). Atualmente estou conseguindo identificar uma árvore num parque da cidade que não tem uma foto sequer, na Internet ou em livros. Mas sabia, por semelhança com outras espécies mais documentadas, ser uma laurácea, mais precisamente do gênero Nectandra. A partir daí comecei a consultar teses de mestrado e doutorado aqui do MS, Goiás e Paraná, e acabei descobrindo a espécie: hihua (Nectandra hihua). E isto, por um detalhe microscópico: o tamanho do estilete comparado com o tamanho do ovário (constatei, esgarçando uma flor, que o ovário tem 1 mm e o estilete, curtíssimo, não mais do que 0,2 mm).

    Quanto aos usos para as plantas identificadas (importante saber o nome científico, para não confundir com espécies diferentes mas com certos detalhes parecidos), nos livros e na Internet a gente acha com mais facilidade.

  61. guilherme Says:

    q caracterização do cerrado a copaiba tem?? ela é uma angiosperma ?
    _____
    resposta do blog:

    Guilherme;

    1. As copaíbas estão incluídas na Divisão Angiospermae .
    2. Copaíbas não são árvores características do Cerrado. A distribuição das várias espécies vai desde a floresta amazônica até o Paraná. A Copaifera langsdorffii, especialmente, é frequente nas florestas latifoliadas da bacia do Rio Paraná, e também em áreas de Cerrado com solo mais rico (Cerradões, matas de galeria).

  62. Luciana Says:

    Olá, que lindas fotos! Gostaria muito de obter sua autorização para inserir algumas delas em um Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia, no qual avaliamos sua ação frente a microrganismos bucais. Por gentileza, se for possível, me encaminhe um email autorizando para lac@unifran.br. Grata!
    _____
    do blog:

    Ok, Luciana; aguarde o e-mail.

  63. Josefa Says:

    Oi.. utilizei anos atrás umas cápsulas de óleo de copaíba (uso interno) para problemas de baixa imunidade (cândida). O resultado foi excelente. Só que em meio a mudança e limpezas, acabei perdendo o frasco que era minha fonte de informação para futuras compras do mesmo produto. Minha tia trouxe de belém na época para mim. Eram cápsulas de copaíba em forma de pequenos ovinhos. Não tenho mais a fonte mas sei que eram do Amazonas. Alguém pode me ajudar? Não consigo localizar na internet.
    _____
    do blog:

    Josefa:

    Essas cápsulas podem ser adquiridas em drogarias e em lojas de produtos naturais. O líquido é também vendido em pequenos vidros…

  64. JONAS J TAVARES Says:

    Olá Josefa!

    Sou distribuidor, não da capsula ( que é proibido) vendo oleo de copaíba refinado em vidro escuro com 2 anos de validade entre em contato comigo que lhe atenderei….atlantidapg@hotmail.com

  65. Ana Says:

    Esta árvore é linda.As fotos geniais.
    Gostaria de saber como se diz no Brasil e outros paises o nome da planta e do azeite que extrai desta planta.
    Grata
    Ana
    _____
    do blog:

    Ana:

    Nomes populares dessa planta, segundo Harri Lorenzi: Copaíba, óleo-de-copaíba, copaíba-vermelha, bálsamo, oleiro, copaíba-da-várzea (no Amazonas), copaibeira-de-Minas, copaúba, cupiúva, óleo-vermelho, pau-de-óleo (em Minas Gerais) e podoi (Piauí e Ceará).

    O azeite extraído da planta para fins medicinais tem o nome, simples, de óleo-de-copaíba.

  66. sidineide da cruz Says:

    fiz uso do oleo da copaiba e assistindo a reportagem na televisao me interessei e gostaria de comprar mudas para reflorestar onde posso encontrar. Moro em votorantim e tenho um sitio em Ibiuna.

    onde encontro muda de jacaranda para reflorestar meu sitio!

    muito obrigada.
    _____
    do blog:

    Sidineide: creio que mudas de Jacarandá são mais fáceis de obter; provavelmente em um viveiro de mudas de sua cidade. Copaiba seria mais difícil, mas você pode entrar em contato com uma firma de Holambra – SP e negociar as condições para compra dessas mudas (Copaiba ou também Jacarandá), em tubetes ou em sacos plásticos ( clique aqui para entrar no saite da MF Rural).

  67. Gisel Says:

    Olá, achei o seu blog procurando fotos da copaíba.
    Posso usar algumas delas para o meu site?
    Vendo produtos brasileiros e em breve estarei oferecendo o óleo da copaíba e gostaria juntamento com o texto sobre a origem, mostrar algumas fotos.

    Muitíssimo grata,
    Gisele
    _____
    do blog:

    Ok, Gisele! Mas não esqueça de citar a fonte: (foto Timblimblim).

  68. lessyanne Says:

    A copaiba tem propriedades que faz emagrecer.

  69. ROMULO MORAES Says:

    Quero comprar sementes de copaiba

  70. washington Says:

    quero comprar copaiba em quntidade

  71. Alfredo Fabor Says:

    Hi,

    SALES Diesel Plant (Copaifera langsdorfii) seeds (Brazil) tropical rainforest®inc. contact now … alfredofabor@hotmail.com –Fast Ship to USA & Word – Fresh High Quality seeds

    Min. Order: 1 Kilogram

    Price: US $350

    Thanks in advance,

    Alfredo Fabor

  72. milena Says:

    adorei essas fotos tomara que tenha mais fotos bonita como essas e tambem adoro sp
    _____
    do blog:

    Valeu, Milena!

  73. sonia Says:

    amei as fotos e td o texto muito interessante. no momento me ajudou muito e tb me deixou triste…. sabendo que derrubam a copaibeira sem escrupulos somente para usar tb nas tintas e solventes, o que podemos fazer pra preservar as arvores inclusive a copaiba ?
    _____
    do blog:

    Realmente, Sonia, alguma coisa tem que ser feita. Quanto mais pessoas se preocuparem, como você, melhor. Plantar uma árvore, principalmente dessas nativas, seria uma boa dica. Plantar várias árvores, melhor ainda…

  74. ALBERTO CAETANO MAGALHÃES JUNIOR Says:

    gostaria de comprar algumas sementes ou ate mesmo mudas poderia me fornecer endereço ou e-mail, tenho algumas areas de APP para reflorestar e gostaria de plantar COPAIBA
    _____
    do blog:

    Alberto: você não informou em que região do Brasil reside. Não lidamos com sementes; você deve pesquisar na Internet anotando, no google, entre aspas, “mudas de copaiba” ou “sementes de copaiba”. A Embrapa Cerrados costuma ter mudas de uma grande variedade de árvores, inclusive Copaiba, mas parece que as mudas devem ser retiradas na sede da empresa, no Distrito Federal…

  75. COPAIBA Says:

    Tenho uma boa quantidade de copaiba trazida do norte, interessados favor entrar em contato. copaiba@LIVE.COM

  76. roberto Says:

    nos fazemos as mudas de arvores copaiba e etc ;roberto

  77. Tawane Florêncio Batistella Says:

    gostaria de saber se este tipo pode ser plantado na cidade?
    _____
    resposta do blog:

    Tawane:

    A Copaíba pode ser plantada na cidade, sem problemas.

  78. Tarcísio Gomes Says:

    Puxa vida , até que enfim encontrei a espécie………….., coletei algumas sementes de uma arvore frondosa que tinha cerca de uns 20 mt altura com vários exemplares no local , porém não sabia que tipo de arvore se tratava , depois de algumas procuras descobri que se trata da copaíba , estou feliz pois agora tenho plantado: Jatobá , copaíba , ipe braco , pau brasil, olho -de-cabra e ingá de metro , vou planta-las em alguma área de APP

  79. Ruth Lea Mello Says:

    Olá, comprei um terreno e estava acompanhando a limpeza(capina), e deparei com alguns pequenos pés de “mato” diferente dos demais (ervas daninhas já bem crescidas), e pedi que não as arrancasse pois poderia ser uma boa espécie e fui procurar na web folhas parecidas e encontrei as fotos (que por sinal estão excelentes), da copaiba e as folhas são muito parecidas, Como o terreno tem arvores frutiferas logo deduzi que os passaros tinhas feito o trabalho de plantio, mas as arvores estão ainda muito pequenas, cerca de 80 cm. Devo esperar para ter certeza ou voce pode indicar outra arvore que tem as folhas parecidas?
    __________
    resposta do blog:

    Ruth: mande algumas fotos da arvorezinha e de uma de suas folhas (estas últimas, de preferência usando o comando macro da máquina fotográfica – ativando a “folhinha”). O e-mail (que não reproduzo aqui para evitar spams) está indicado no quadro em azul CONTATO, neste blog.

  80. Nélli Fontes Mello Says:

    Bom dia! Posso enviar foto de uma planta para você tentar me dizer que planta é essa? Segundo informações, é bálsamo da amazônia e lendo a reportagem em vários lugares, não é a planta que a princípio imaginávamos ser. Como fazemos uso do leite(9 gotas para 2 litros de agua) fiquei preocupada, pois nada tem de semelhança com as fotos e não é óleo e sim, leite. Pode me ajudar e para onde posso mandar a foto?
    __________
    resposta do blog:

    Nélli:

    A página principal do blog tem duas colunas. Na coluna menor há um quadro em azul chamado CONTATO. Esse quadro indica o e-mail para onde você pode mandar as fotos, como anexos. Não repito o e-mail aqui para evitar spams.

    Mande as fotos e tentaremos identificar…

  81. heleno amorim Says:

    Em primeiro lugar, também, parabenizo-o pela beleza da fotos publicadas sobre a copaíba, moro em Campo Grande/MS e, conheço alguns espécimes fantásticos na região do assentamento Capão Bonito, às margens do Rio Vacaria, em algumas ocasiões presenciei bandos de macacos prego alimentando-se dos frutos da copaíba, coisa maravilhosa, indescritível.
    __________

    O blog diz:

    Obrigado pelo depoimento, Heleno! Não sabíamos que macacos aproveitam desses frutos. Provavelmente comem o arilo, a massinha amarela que envolve parcialmente as sementes da copaíba…

  82. heleno amorim Says:

    É exatamente como você mencionou, eles comem a massa amarela e soltam as sementes, nesse ínterim, embaixo, nas águas, piaus, piaparas, piracanjubas, pacus, abundantes no Rio Vacaria, deliciam-se com a iguaria farta.

  83. João Carcavallo Says:

    Onde posso comprar o óleo de copaiba, para uso medicinal, aqui na cidade de Curitiba?
    __________

    resposta do blog:

    João: esse produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias comuns…

  84. Maria Gorett Says:

    Olá!
    Quem tiver interesse em adquirir o óleo de copaíba, óleo de andiroba e a seiva de sangue de dragão, acessem o blog: http://amazoniaversusnaturais.blogspot.com/ ou mande-me um e-mail: naturais_humaita@hotmail.com
    Grata,
    Maria Gorett

  85. Silvan Says:

    Olá!
    Estou querendo plantar árvores na calçada da minha casa. Achei a copaíba muito bonita mesmo. Moro no DF, acho que ela se adapta bem, né?, já que é nativa do cerrado. Atinge uns 15 metros? E o diâmetro da copa, sabe dizer? As raízes são daquelas que detonam calçadas? Enfim, você recomenda ou contraindica?

    __________

    resposta do blog:

    Silvan:

    1. De acordo com Harri Lorenzi, a Copaíba pode chegar a 15 metros de algura, com diâmetro de até 80 centímetros.

    2. Se não há postes de iluminação no lado da rua onde fica a sua casa, nada impede o plantio dessa espécie. Aliás, o crescimento das árvores do Cerrado é geralmente lento, e vai demorar muitas décadas até atingir o tamanho máximo.

    3. “Detonamento” das calçadas não depende da espécie de planta, mas da pouca infiltração da água da chuva no solo abaixo da copa da árvore. Ideal é deixar, em torno do tronco, a maior área possível sem calçamento (só gramada ou com folhagens). Ideal seria que em torno do tronco houvesse um quadrado ou retângulo, sem calçamento, de pelo menos 4 metros quadrados. Não sendo possível, providencie para que a área livre de calçada, em torno do tronco, fique bem mais baixa do que a calçada e o meio-fio; que a inclinação da calçada faça com que boa parte da água de chuva que cai nessa calçada se direcione para o rebaixamento em torno do tronco, formando um laguinho provisório (água que infiltrará no solo, irrigando-o adequadamente).

    4. Se houver irrigação suficiente do solo debaixo da árvore (inclusive a parte debaixo da calçada), as raízes crescerão normal e harmoniosamente, dando ótima sustentação à árvore e impedindo que um vento mais forte a derrube. Se houver irrigação insuficiente, as raizes não encontrarão solo úmido para se expandirem e vão engrossar somente no ponto onde ocorre a irrigação, ou seja, apenas junto ao tronco. É esse engrossamento anormal que causa o rachamento das calçadas e muros e, por outro lado, facilita a derrubada da árvore por ventos mais fortes.

  86. Wilma Says:

    Acabei de comprar mudas de Copaiba no Viveiro de mudas florestais na Cidade de Meaipe, Espírito Santo. As mudas estão com média de 20 cm de altura e parece-me que paguei R$4,00 por cada muda. Fiquei bem contente com a compra, principalmente com as fotos que vi aqui, só fiquei meio preocupada com a informação de que o crescimento é lento….

  87. Jose Antonio Fazzio Says:

    “Descobri” esta arvore caminhando pela minha cidade – Ribeirão Preto SP – Ela fica em uma escola do SESI no Bairro Ipiranga. Fiquei pasmo no momento que vi a sua altura e copa arredondada. Quis logo saber que arvore era aquela.e através de uma amiga fiquei sabendo. Rendo a minha homenagem a DEUS, só ele poderia fazer uma arvore tão perfeita. Quando vi as fotos em detalhes dos frutos e folhas, fiquei pensando que ainda tem gente boa neste mundo velho. Parabéns pelo trabalho e fiquei conhecedor de mais uma especie de arvore e talvez a mais bonita delas todas. E ainda fornece óleo para algumas doenças, só DEUS mesmo na sua infinita bondade.
    Jose A. Fazzio – Ribeirão Preto – SP

  88. José Maria Says:

    Maravilhoso o seu blog,e com relação ao tamanho das copaíbeiras , tenho um exemplar que deve ter mais de dois metros de diâmetro.

  89. roque fernando gomes Says:

    Preciso de ajuda: Tenho um terreno na beira da represa, e existe uma arvore que é conhecida aqui por Capaúva . Acontece que os vizinhos laterais e frontais reclamavam que caia muita folha e sementes das flores, e semana passada quando viajava, descascaram o tronco da mesma (Mais de 2 mts de diametro) o que segundo a policia ambiental disse, impede a irrigação da arvore e esta provavelmente perecerá. O que seria possivel fazer para tentar salva-la??? me ajudem pois mantive o terreno até hje por conta dessa arvore. è linda … tenho urgencia…(ela tem urgencia). aguardo ansioso uma resposta.Já fiz um termo circunstanciado da Policia civil, para tentar achar o criminoso . Atenciosamente. Fernando.
    __________

    resposta do blog:

    Roque Fernando:

    Suponho que o criminoso retirou um anel da casca, de modo que a parte de baixo ficou totalmente separada da parte de cima.

    Você pode tentar um enxerto. Corte com uma faca afiada uma faixa horizontal da casca (acima da parte vandalizada), de uns 20 cm de comprimento e a mesma largura e grossura da tira retirada pelos vândalos. Pegue essa faixa e encaixe numa parte da “valeta” aberta pelos vândalos. Para fixar, coloque um pedaço de pano de algodão, dobrado algumas vezes, sobre o enxerto, e fixe com uma corda em volta do tronco. Vai ficar parecendo um tapa-olho do capitão gancho. Tire outras faixas (tiras), acima da primeira que você cortou, e encaixe em outras partes da “valeta”, fixando da mesma forma.

    A esperança é que os canais da parte de cima e da parte de baixo da casca voltem a se comunicar, restabelecendo o fluxo de seiva.

    Acho que, na pior das hipóteses, poderá haver brotações nos pontos de rompimento da casca, ficando a parte de cima “morta”.

    Boa Sorte!

  90. gilmar sampaio Says:

    Boa noite! Gostaria de saber, aonde encontro o óleo de copaiba aqui em BH/MG! Tenho micose nas unhas do pés e, me indicaram o óleo de copaiba para cura. O mesmo serve para isto? Obrigado.
    Gilmar (gilmarsampaio31@yahoo.com.br)
    __________
    resposta do blog:

    Gilmar:

    você encontra esse óleo em farmácia ou drogaria. Ou ainda em lojas de produtos naturais. Não sabemos se ele serve para essa finalidade. Mas há na farmácia produtos específicos para micoses de unha: vodol, por exemplo, ou outro que o farmacêutico indicar…

  91. Vanessa Nunes Says:

    Olá, já vi muitas Copaifera langsdorffii, mas gostaria de saber se voce saberia o nome da copaífera que é bem pequena, cerca de 1 a 1,5m de altura, estava carregada de frutos, vi aqui no cerrado. Obrigada

    __________

    resposta do blog:

    Vanessa:

    Há, neste blog, aqui, uma matéria sobre uma copaifera que não é a langsdorffii, mesmo porque é mais uma arvoreta. Veja se a que você encontrou é parecida com essa. Tenho quase certeza de que é Copaifera martii, mostrada por 1 foto (pág. 136) no livro Plantas do Pantanal, de Arnildo Pott e Vali J. Pott.

  92. Carlos Says:

    Ola, procuro alguém que me venda mudas de copaíba ára plantar no meu sitio. podem me ajudar ?. Fico agradecido desde já. Carlos

  93. marcos Says:

    ola, gostaria de saber se a copaiba existe de porte baixa e quanto tempo leva para produzir o oleo e onde consigo a semente, fico agradecido se me informarem moro interior de sp sorocaba – marcos
    __________
    resposta do blog:

    Marcos:

    Há uma espécie de Copaíba pequena, que chega no máximo a 3 metros de altura, com tronco fino, de até uns 8 cm de diâmetro. Trata-se da Copaifera martii (linque: Copaibinha). Na sua região, ou próximo (talvez mais para o centro do Estado de SP), deve haver várias faixas de Cerrado, e nessas faixas pode ocorrer a presença das arvorezinhas. Atualmente devem estar com sementes. Viveiristas ou raizeiros da região talvez tenham acesso a essas plantas e saibam sobre o seu óleo.

  94. gisele ribeiro Says:

    Olá! Gostei muito de encontrar tanto material aqui. Parabens pelas fotos. Gostaria de saber como se faz a coleta do óleo. Obrigado por tudo
    __________

    resposta do blog:

    Gisele:

    Para recolher o óleo, faz-se um furo adentrando o tronco por alguns centímetros. Por esse furo começará a sair o óleo.

  95. Nilo Ezequiel Fonseca Says:

    Tomei uma gotinha do oleo de copaiba misturada com meu, todos os dias duranta duas semanas, porem suspendi, porque estava me provocando muitos gazes, em todo o sistema gástrico. Abdomem distendido, Que devo fazer?

  96. maria sonia perin Says:

    Parabéns, ótima matéria!
    Gostaria de pedir autorização para usá-las (indicando a fonte), é claro.
    __________
    resposta do blog:

    Autorização dada, Maria Sonia! Bom trabalho.

  97. Mike J. Says:

    Saudações a todos. Eu estou crescendo uma plantação de Copaifera langsdorfii na Austrália e estou procurando uma pessoa de confiança para me vender sementes. Se você acha que pode ajudar eu ficaria muito grato. Para mim, ser autorizados a trazer a semente para a Austrália através do correio, deve ser limpo com o arilo removido e não tem insetos, besouros, sujeira, casca ou folhas no pacote. Por favor responda a Mike em mandjjubow@iinet.net.au e deixe-me saber o custo da semente e do frete. Quero 2 kg para um começo de semente que é recém-colhida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 73 outros seguidores