A Fúria do Gambá

Estava na chácara, fotografando frutos em formação da planta chamada Lixeira (Curatella americana), quando passou próximo a mim, sem me ver, um gambá (40 cm de comprimento, sem o rabo; nome científico, Didelphis albiventris).

Segui-o para tentar algumas fotos. Para minha surpresa, ao invés de apressar o passo e fugir, ele virou-se e me encarou, ameaçador, com seus urros (raaaau! raaaau!), e posição de ataque. A cena se repetiu pelo menos 5 vezes: eu avançava um meio-passo, o gambá avançava contra mim; eu recuava, ele recuava. Pelo tamanho da sua boca eu achei mais prudente não abusar, deixando-o seguir seu caminho. Com os meus (e dele) avanços e recuos, as fotos tremeram um pouco. Reparem como ele se apoia no rabo para manter a posição ereta. (CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTAR).

Abaixo, um excelente vídeo mostrando uma mamãe gambá com seus filhotes (canal de camrl )

Nota:

Para conhecer uma CUÍCA, animalzinho da mesma família zoológica do gambá, clique neste linque: Uma Cuíca Prenha .

21 Respostas to “A Fúria do Gambá”

  1. Lau Says:

    Esses bicho é um diabinho. Deus livre nossos bichinhos de estimação porque matam sem dó.

  2. Yohana Valente Says:

    cãra. tenho um igual’zinho esse ;x
    _____
    do blog:
    Yohana: se puder, mande uma foto!

  3. Carla Says:

    Uma dúvida…
    Esse não é o timbu?
    Um marsupial típico do nordeste???
    Abraços.
    _____
    do blog:
    Carla: os nomes populares variam muito de região para região. O nome científico dele é Didelphis albiventris, dado por Lund em 1840. De acordo com o livro “Impressões do Cerrado e Pantanal”, de Simone B. Mamede e Cleber J. R. Albo, os nomes populares do bicho são: Gambá-de-orelha-branca, gambá e saruê. E a distribuição da espécie seria: Amazonia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Campos Sulinos.

  4. Jake Says:

    Que gracinha!!! Acho o gambá um animal mt bonitinho!!!
    Irritadinho ficou mais bonitinho ainda!!!!

  5. Aline Says:

    Ah… Que gracinha, Acho que os gambas são bichinhos muito lindos, só são incompreendidos. Tenho um e ele é lindooooooooo… só não é bravo assim hehe

  6. evaert Says:

    um abraço. Tenho um que e paraplegico, caiu de uma arvore e o cachorro pegou nunca mais caminhou, nunca mordeu ninguem. Gosta de todos e esta salvando muitos de sua expecie, que eram mortos indiscriminadamente na minha cidade e depois de conhecer o GIJO nunca mais mataram. Sao extremamente doceis.
    _____
    do blog:

    Obrigado pelo depoimento, Evaert! E parabéns pelo trabalho e carinho com o Gijo.
    O Evaert nos enviou, por e-mail, foto (pungente) do gambazinho:

    .

  7. guilherme Says:

    onten dia 19/07/10 estava voltando da cidade ibiuna notei um bicho de pequeno porte na pista era um gamba parei o carro e fui ver fiquei meio com medo de pegar mas peguei e notei que ele era cego de um olho e o coloquei na mata mas esse era muito dócil e assim prossegui a viagem!!!
    _____
    do blog:

    Guilherme:

    Geralmente animais feridos são mais dóceis, principalmente se você se aproxima dele silenciosamente e devagar…

  8. Jackson Says:

    FOTO EM TAMANHO GRANDE NO LINK ABAIXO :

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHbwx8zqeQmLkLBXjQbFkY06QeRHdvT3Jybum7Q5xaEblTbPUz2037GMYZsF8C_R8T-oJpFteYnT0vfpAlMSNU4Am1T1UDTjyXGVnFj9XffAeqEBjefg97_8.jpg

    FOTO EM TAMANHO GRANDE NO LINK ABAIXO :

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOxMDsnGlAQj-qjnr_YyXrILF5x0QVL2soOcx2DaEAoGQ1S4UR-anMnUsnZHFNVhzxkHqYyrLcjdesw9Yf23S8sAm1T1UPJksTmZVsnrc9yKchl4v4zcfM5U.jpg

    Oi, pessoal. Moro em Brasília e tenho um desses no meu quintal.
    Os meus dois pastores alemães é que não gostaram muito dele.
    Ele escalou a cerca de ferro lisa como se fosse uma árvore e nem se intimidou com meus cães, mas foi embora e não mandou mais notícias, nem cartão postal nem email. Batizei ele de Batman. Rsrsrs
    _____
    do blog:

    Boa reportagem, Jackson!

  9. BRUNO Says:

    Meu Pittbull matou um hoje. Alguém sabe se transmite doença…
    Valeu

  10. Luciana Says:

    Moro em Brasília e ontem 23/10/10 às 19:00h onde moro estava chovendo e para minha surpresa e de meu marido nosso cachorro sentiu o cheiro do gambá na sala. Ele entrou na sala e se escondeu no canto do sofá, colocamos ele numa gaiola mas ele é muito estressado ficava só grunhindo o tempo todo e enfrentava a gente. Como moro perto do parque nacional e do cerrado levamos ele pra lá. Quando abrimos a gaiola ele saiu correndo pro cerrado. Nós tiramos uma foto dele pra ter de lembrança e o batizamos de ESTRESSADINHO, pois ele era estressado demais.
    _____
    do blog:

    Obrigado pelo depoimento, Luciana! Parece que o bichinho é mais de se defender do que de atacar. Ele tenta nos atemorizar para que o deixemos ir em paz…

  11. Demetrius Says:

    olá amigo! ao lado da minha casa tem um terreno baldio e há 2 dias atrás, minha filha achou uma caixa,{de sapatos}com seis filhotes de gambás que logo depois me informei que a mãe desses havia sido morta por um cachorro. Estou tentando ajudá-los mas não tenho muita noção, poderia me dar alguma dica, parece que eles ainda estão em amamentação.
    Obrigado!!
    _____
    resposta do blog:

    Demetrius:

    Telefone para um órgão ambiental, ou, se não existir esse órgão na sua cidade, telefone para a Prefeitura, para que eles tomem as providências adequadas.

  12. Marcia Mello Says:

    meu deus que lindo o gamba

  13. Peterson Ficagna Says:

    legal… entao agora a noite apareçeu um meio filhote ali na frente de casa…moro no Mato Grosso, Primavera do LEste , os cachorros do vizinho queriam pegar ele. ai fui la salvá-lo, mas ele entrou justamente na casa do vizinho, comeu um pouco de ovo cozinho que joguei lá, parece um guaximim né… mas isso ai pessoal tem que cuidar dos bichinhos mesmo, aqui em casa tem uns 20 gatos, sempre vão e vem…valeu e sucesso a todos….
    __________

    O blog diz:

    Obrigado, Peterson!

  14. Márcia H.N.Silva Says:

    Apareceu um gambá na minha casa fiquei com muito medo , pois não conseguia identificar este bicho, depois fiquei morta de vergonha minha filha de 9 anos me disse ser um gambá , mesmo assim continuei com medo, achei estranho ter aparecido em minha casa, moro em uma metrópole no Estado de São Paulo, não é muito comum aparecer este tipo de bicho , provavelmente era um bicho de estimação de alguém e deve ter fugido.

  15. tainara piai serpa Says:

    quando a minha avó morava no sitio apareceu um gambá nas lenhas, fiquei com muito medo, fui correndo para dentro de casa, meu pai e meu tio pegaram um pedaço de madeira e mataram, mais antes deles matarem o gamba fez xixi e começou a feder e a minha mãe quase desmaiou por causa do cheiro, esse bicho é muito nojento.

  16. nilson Says:

    tem um aqui na minha casa so que nao sai do buraco

  17. iibiraci c.silva Says:

    ola bom dia moro em comprtas, jaboatão dos guararapes,pernambuco
    onde moro é um local de matas pois aqui tem tanto destes bichos que nem nos impressionamos +.
    na verdade eu nunca mim emportei que eles si alimenta-se.
    as vezes eles aparecem na varanda e comem ate a ração da minha gata.
    bem eu nunca tinha mim emportado que eles si alimenta-se
    por aqui ate eles mudarem o cardapio alimentar.
    Pois venho tendo problemas com os mesmeos.
    é que tenho uma gata que teve 4 gatinhos. e os bichos que por aqui é chamado de timbú estão querendo comer os 4 gatinhos novos já tive 3 incidentes, pois eles não são nada do que eu imaginei,
    pois são muito agrecivos e estão ataquando os gatinhos novos.
    pois a minha gata tentou proteger os filhotes colocando-os
    dentro do guarda roupa na parte de cima.
    mais os bichos voltarão a ataquar os gatinhos,
    hoje de madrugada infelismente eu tive que matar um destes ,
    pois fui salvar os gatinhos e 2 dos bichos tentarão avançar em min em quanto o outro bicho atacava um dos gatinhos ai eu tive que sair na porrada com eles matei um e coloquei os outros para correr peguei o gatonho que esta machucado e coloque remedio nele, pois para minha surpresa e confirmação que eles não são nada cimpaticos, aqui vai a prova.
    o que eu matei e coloquei lá fora enquato eu cuidava do gatinho,vinherão 2 dos bichos e comessarão a comer o que eu coloquei lá fora.
    pois comerão mesmo e o que min emprecionou foi a agrecividade deles com um da propia especie.

  18. Adenor Says:

    http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=curiosidade_gamba.htm

  19. Rodrigo Moraes Says:

    Muito legal. De vez em quando vejo um, mas os da minha região são marrons, com pelagem um pouco diferente, mas de resto as características são as mesmas. Veja este, que dormia dentro de um toco de árvore e ficou uma fera quando acordou:

    O video não é meu, acabei encontrando hoje ao pesquisar, porque vi um gambá ontem e acho esse bicho muito adorável. :D

  20. Aline Oliveira Says:

    Olá, moro em Belo Jardim PE- e apareceu um bichinho desse na minha rua.
    Ele estava assustado e subiu em uma árvore, e ficou lá quetinho no lugar dele. Só que depois de um tempo veio uns caras e começaram a jogar pedras nele, ele saiu correndo só que acertaram uma pedra na cabeça dele, e depois começaram a bater com um pau nele até ele morrer.
    Fiquei muito triste e com raiva por causa disso, o animal não estava fazendo nenhum mal pra ninguém, e mesmo assim o mataram.

  21. Mauricio Says:

    Muito legal o teu trabalho.Eu também gosto muito dos animais

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 69 outros seguidores

