Frutos Estranhos: Planta Identificada

Folheando o livro “Morfologia Vegetal”, de Eduardo G. Gonçalves e Harri Lorenzi, edição do Instituto Plantarum, intuí que a planta mostrada na postagem anterior deste blog era uma Ouratea, da família das Oquináceas. É que na página 97 do livro estava representada uma flor da Ouratea floribunda, que é muito parecida com a flor dessa planta até então misteriosa.

Resolvi porisso pesquisar as ourateas, e descobri, no site http://www.arvores.brasil.nom.br/ uma foto (mostrando folhas e frutos em crescimento) que correspondia à planta que viceja em minha chácara. Em outro site, http://cerradodademetria.blogspot.com , foto mostrando floração (igual à da “minha” planta) descrita como sendo de Ouratea spectabilis

Para confirmar, em Flora Brasiliensis, os desenhos da spectabilis correspondem à planta que é relativamente comum (já cataloguei mais de dez exemplares) por aqui. Falta agora mostrar aos leitores como é a bela floração dessa arvoreta típica do cerrado, que apresenta tronco tortuoso e casca grossa:

ouratea_hexasperma_2a

O exemplar mais alto que encontrei tinha cerca de 2 metros e meio.

P.S.- Analisando outras fotos, do livro “100 Árvores do Cerrado”, deu para ver que não se trata da Ouratea spectabilis, mas sim, da Ouratea hexasperma.

About these ads

2 Respostas to “Frutos Estranhos: Planta Identificada”

  1. André Says:

    Agradeço a atenção pelos dados anteriormente enviados, ao tempo em que solicito o ranking do IDH dos municipios Alagoanos, para ter conhecimento da colocação das cidades do meu Estado
    _____
    resposta do blog:
    André: o PNUD tem um Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Não consegui acessá-lo porque só existe, no momento, versão para Windows (discriminação contra quem roda Linux e Mac). Mas você pode baixá-lo e instalá-lo facilmente no computador ( clique aqui ) Você entra no site do PNUD Brasil, e lá pode clicar em “se você quer baixar o programa do Atlas inteiro (8,507 Mp)…” para baixar o arquivo tipo executável. Instalado, você acha facilmente Alagoas e seus municípios, provavelmente classificados pelo IDH.

  2. André Says:

    Agradeço mais uma vez, consegui os Números do IDH, mas o que está disponível do site do Pnud são de 1991 e 2000, mas na internet diz que foi feito um estudo do IDH em 2005 e publicado em 2006 e 2007 e não consigo obter este ranking mais atual se for possível gostaria de uma orientação como obter estes dados obrigado!
    _____
    André, infelizmente não descobri nada, ainda. Se descobrir, te mando por e-mail. Valdir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 75 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: